01 de agosto de 2011 Curso de ACESSO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM SAÚDE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biblioteca Virtual en Salud en
Advertisements

FONTES DE INFORMAÇÃO TIPOLOGIA DOCUMENTAL. FONTES DE INFORMAÇÃO TIPOLOGIA DOCUMENTAL.
ORIENTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
Política Nacional de Acesso Livre à Informação Científica São Paulo, SP Março / 2006 Café Intercom/FNAC: Acesso Livre à Informação.
Open Archives Initiative Algumas definições ( Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade.
UNICEUMA – CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Oficina Nacional de Comunicação em Vigilância Sanitária
Publicações Eletrônicas
Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
O IBICT e a Open Archives Initiative
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
O IBICT e a Open Archives Initiative. Motivação Incremento de conteúdos brasileiros na Internet Promover o acesso livre à Informação em C&T Produtos e.
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Denise Perdigão BASE DE DADOS Denise Perdigão
Seleção de Materiais Especiais
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
Desenvolvimento cooperativo dos serviços de informação na BVS
Atuação do IBICT e os Open Archives
Universidade Presbiteriana Mackenzie Biblioteca George Alexander
É uma solução, via browser, para gestão de informações, com todas as rotinas necessárias para controlar, tratar, disseminar e circular as informações.
Manual de Uso e Serviços dos Recursos da Internet
Periódicos eletrônicos brasileiros: a experiência da SciELO - Scientific Electronic Library Online Mariana Rocha Biojone Gerente, Unidade SciELO BIREME/OPS/OMS.
Biblioteca Virtual em Saúde:
PORTAL.PERIODICOS CAPES Iniciado no ano 2000 o Portal oferece acesso ao texto completo de revistas científicas e tecnológicas, acesso a bases de dados.
A iniciação científica em ciências da saúde: pesquisa na graduação
Apresentado por Cristiano Motta Antunes
FONTES DE INFORMAÇÃO o conteúdo, a forma e o processo
Caráter informativo Conteúdo: - Ferramentas disponíveis no site da Biblioteca e Biblioteca Digital - Normalização das publicações - Fluxo de submissão.
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
BVS - Psicologia.
Instituições responsáveis:
MTPS 2 Roteiro para pesquisa bibliográfica na Internet.
SciELO: um modelo para publicação eletrônica de periódicos científicos
Escola de Redes A escola é a rede O Que é a Escola de Rede ???  É uma rede de pessoas dedicadas à investigação teórica e à disseminação de conhecimentos.
Navegando através das Fontes e Serviços de Informação da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS BIREME/OPAS/OMS.
Ulisses e Página das bibliotecas da UL - Princípios orientadores -
Tecnologias para gerenciamento de bibliotecas, bibliotecas virtuais e digitais Curitiba, Pr Julho,2005.
Processo de pesquisa: Pesquisa Bibliográfica;
Pesquisa Científica na Internet
SciELO Scientific Electronic Library Online Rosely de Fátima Pellizzon Universidade Federal de São Paulo Biblioteca Central
àPrimeiros contatos àInaugurada em março àObjetivo : acesso online eficiente, universal e eqüitativo à informação técnica e científica relevante.
Metodologia para textos completos
SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA
Desenvolvimento Cooperativo de Coleções na BVS Rosane Taruhn Desenvolvimento de Coleções BIREME/OPAS/OMS
COMUTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
Conformação dos Acordos de Cooperação na Biblioteca Virtual em Saúde C. Verônica Mendes Abdala Coord. Serviços de Informação BIREME/OPAS/OMS.
Aula Inaugural Biblioteca
Controle Bibliográfico – uma pequena revisão introdutória para a disciplina Análise da Informação José Antonio M. Nascimento.
Seminário de Pesquisa Aula 3.
Sistema de Bibliotecas da UFU Atualizado em fevereiro de 2009.
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
TEXTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E TÉCNICOS
A Divulgação do Conhecimento Através das Redes Virtuais: Publicações Eletrônicas Prof. Dra. Silvia Helena Cardoso Unicamp/Instituto Edumed.
5ª. AULA.
TREINAMENTO DE USUÁRIOS DA BIBLIOTECA WILHELM HEINRICHS
Sistemas de busca bibliográfica Ferramentas de busca e fontes de informação Demonstração de acesso online Ronaldo Gismondi.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
O modelo de cooperação técnica da Biblioteca Virtual em Saúde em prol do acesso eqüititativo à informação científica e técnica em saúde Abel L. Packer.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
ForçasFraquezas Existe vontade política para instalação do BVS ( Lançamento oficial previsto para Novembro), Existe financiamento para aquisição dos materiais.
Eliana Kátia Pupim Doutoranda em CI pela UNESP Marília.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA E PERIÓDICOS CIENTÍFICOS SENAC Ursula Blattmann Florianópolis, 17 de maio de 2012.
III REUNIÃO DA REDE BVS ePORTUGUÊSe Panorama da Rede ePORTUGUÊSe BVS Portugal Filipa Pereira Sofia Ferreira Alto Comissariado da Saúde.
I Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil BIREME/OPAS/OMS 08 de Outubro de 2009.
Transcrição da apresentação:

01 de agosto de 2011 Curso de ACESSO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM SAÚDE

A Biblioteca como Fonte de Informação em Ciência e Tecnologia Luciana Danielli

3500 a.C a.C a.C. Arte, pintura e gravura rupestre Escrita cuneiforme Papiro Séc VIII d.C. Bibliotecas dos Mosteiros 1440 Gutenberg desenvolve a tecnologia da prensa móvel Séc III a.C. Biblioteca de Alexandria * * * * * * Linha do Tempo

Bases hospedadas em mais de 40 Bancos de Dados (acesso em rede) Linha do Tempo 1665 Le Journal des Sçavans / The Philosophical Transactions of the Royal Society 2000 Milhões de computadores ligados em rede. Globalização da informação Bases de dados numéricos 1960 Bases de dados bibliográficos Bases disponíveis em 2 Bancos de dados (acesso on line) 1986 Bases em suporte de CD-ROM * * * * * * * 1909 Primeiro Periódico Científico Brasileiro * 1879 Index Medicus (Medline) *

Comunicação científica... Informação científica...

Categorias de Fontes e Recursos de Informação Primários Periódicos científicos, os anais de conferência, as monografias e os relatórios técnicos. Secundários Bibliografias, os dicionários e enciclopédias, os manuais, as publicações ou periódicos de indexação e resumos, artigos de revisão, catálogos etc. Terciários Raramente encontra-se a distinção entre fontes secundárias e terciárias. São elas bibliografias de bibliografias, diretórios, almanaques etc.

Como se dá o acesso aos acervos? Seleção e Aquisição Descrição Bibliográfica Indexação e Classificação Serviços técnicos Serviços aos usuários Referência Circulação Comutação

Biblioteca Digital Biblioteca com informações existentes apenas em forma digital, armazenada em diferentes meios “como as memórias eletrônicas (discos magnéticos e óticos)”; “não contém livros na forma convencional e a informação pode ser acessada, em locais específicos e remotamente, por meio de redes de computadores” (Barcker, 1994). Exemplo Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - IBICT

Biblioteca Virtual Bibliotecas que existem somente virtualmente – isto é, não existe na “vida real”. Pode ser composta de materiais de várias bibliotecas separadas e que foram organizadas em um espaço virtual, usando computadores e redes de computadores. (Tennant, 1999). Exemplo Biblioteca Virtual em Saúde - Fiocruz

Onde o documento reside não é mais o mais importante; conceito de lugar tornou-se secundário para o bibliotecário e para o usuário; importante passa a ser o acesso e a confiabilidade da informação; conceito de tempo se altera; a instantaniedade passa a ser a palavra de ordem. Biblioteca Virtual

Grupo 1: Apresenta informações básicas sobre a estrutura da biblioteca, serviços e produtos, sem possibilidade de acesso on-line aos recursos bibliográficos. Responde questões simples de referência com uma home-page estática, sem a interação dos conteúdos com os usuários. Estágio no qual as bibliotecas se encontram em relação a virtualização Biblioteca Virtual

Grupo 2: Apresenta as informações do grupo anterior, mas disponibiliza Catálogo on-line, e outros serviços on-line aos usuários como: material instrucional; solicitação de documentos; empréstimo e reserva de livros; permuta; sumários correntes, entre outros. Responde questões simples de referência com uma home-page dinâmica que permite a interação dos conteúdos com os usuários. Biblioteca Virtual Estágio no qual as bibliotecas se encontram em relação a virtualização

Grupo 3: Apresenta as informações dos grupos anteriores, oferece acesso as bases de dados locais, em CD-ROM ou on-line, aos usuários remotos; apresenta SR on-line em estruturação. Responde questões simples/complexas de referência com home-page dinâmica que permite interação dos conteúdos com os usuários. Biblioteca Virtual Estágio no qual as bibliotecas se encontram em relação a virtualização

Biblioteca Virtual em Saúde - BVS A BVS é uma coleção descentralizada e dinâmica de fontes de informação que tem como objetivo propiciar o acesso ao conhecimento científico atualizado. Opera como uma rede de produtos e serviços na Internet, de maneira a atender às necessidades de informação em saúde de autoridades, administradores, investigadores, professores, estudantes, profissionais de saúde e público em geral. Diferencia-se do conjunto de fontes de informação da Internet por obedecer a critérios de seleção e controle de qualidade. [Modelo BIREME]

Busca da equidade no acesso à informação em saúde; Promoção de alianças e consórcios para maximizar o uso compartilhado de recursos; Promoção do trabalho cooperativo e do intercâmbio de experiências; Desenvolvimento e operação descentralizada em todos os níveis; Desenvolvimento baseado nas condições locais; e Estabelecimento e aplicação de mecanismos integrados de avaliação e controle de qualidade. Biblioteca Virtual em Saúde - BVS Princípios

Bases clássicas e serviços (bases de dados referênciais); Publicações eletrônicas; Educação e tomada de decisão; Disseminação seletiva (perfis de interesse, newsletter); Comunicação (notícias, comunidades de prática, fóruns); De integração (terminologia, catálogo LIS, metodologias); Tipos de fontes de informação Biblioteca Virtual em Saúde - BVS

106 iniciativas nacionais e temáticas- nacionais – Trinta e duas no Brasil 20 iniciativas temáticas-regionais 126 BVS em diferentes status de desenvolvimento Situação Atual Biblioteca Virtual em Saúde - BVS

Dificuldades Definição de padrões de representação das fontes eletrônicas (metadados) e de metodologias para o desenvolvimento de bibliotecas virtuais capazes de lidar com a diversidade; Políticas de compartilhamento de recursos, de custos, de arquitetura de sistemas distribuídos, tão necessárias ao ambiente de rede A questão do direito autoral ou das relações sociais de propriedade ainda impossibilita o perfeito fluxo de grande parte dos novos nutrientes informacionais;

Perspectivas Biblioteca Híbrida Espaços, serviços e coleções simultaneamente físicos e virtuais, em que as novas tecnologias de informação e comunicação passam a ser a base do serviço e da inter-relação com o usuário; possibilitando uma maior rapidez de acesso à informação. Acesso Livre “Acesso livre (AL), do inglês Open Access (OA), significa a disponibilização livre na Internet de literatura de carácter acadêmico ou científico, permitindo a qualquer usuário ler, descarregar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos. ” Hélio Kuramoto

Fonte: DOAJ, abril de 2009 Movimento de Acesso Livre Directory of Open Access Journals [ revistas incluídas; 1425 (30%) de acesso aberto com consulta aos textos completos dos artigos; 346 não cobram para publicar, dentre eles as revistas SciELO; No Brasil, foi iniciado pela SciELO, e dá visibilidade às revistas nacionais.

"A nova fonte de poder não é o dinheiro nas mãos de poucos, mas informação nas mãos de muitos.” John Naisbitt