A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FONTES DE INFORMAÇÃO o conteúdo, a forma e o processo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FONTES DE INFORMAÇÃO o conteúdo, a forma e o processo"— Transcrição da apresentação:

1 FONTES DE INFORMAÇÃO o conteúdo, a forma e o processo
Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Ciência da Informação Florianópolis, 2006

2 Repertórios do ser humano
Cultura e educação: quais as referências pessoais e profissionais? As necessidades de informação no contexto humano. A busca da informação no contexto social, educacional, econômico e político. Como formular uma solicitação específica de informação Necessidade concreta da informação Linguagem natural X Linguagem artificial

3 Uso de fontes de informação
Como recuperar determinada informação? Qual a necessidade da informação? Transferência da informação: O indivíduo busca informação Expressar sua necessidade Fontes de informação Resultado do processo Barreiras : tempo, espaço, acesso, idioma, políticas internas e externas

4 Informação vs suporte & atividades
Linha da frente Informação como Produto Links CD-ROM livro Suporte da informação físico digital virtual At1 Ad1 Av1 Conjunto de atividades nas bibliotecas At2 Ad2 Av2 Ad3 Av3 At3 Retaguarda At Atividades tradicionais Ad Atividades digitais Av Atividades virtuais

5 Tipos de fontes e recursos informacionais
Atlas Biografias Catálogos Catálogos coletivos Dicionários Enciclopédias Guias da literatura Indicadores/Diretórios Índices/Bibliografias/ Resumos Manuais, monografias/ tratados Revisões (reviews) Teses/ dissertações/ relatórios de pesquisa

6 Atitudes no manuseio de fontes de informação
Conhecer o acervo Especificar o tipo do documento Caracterizar a forma Identificar conteúdos Conhecer recursos informacionais Obter o perfil da comunidade Identificar as necessidades Aplicar estratégias na recuperação da informação Gerenciar serviços e produtos de informação

7 Características dos recursos informacionais
Aplicação de critérios de qualidade na seleção e uso das fontes de informação: Aspectos da forma, do conteúdo e do processo Disponibilidade e acessibilidade: pronto para uso; localização; custo (direitos autorais) Pertinência e relevância Confiabilidade: clareza, objetividade, precisão, autoridade (citação e referência)

8 Usuários dos recursos informacionais
Perfil dos usuários: motivação (atualizar constantemente) Autonomia do usuário Serviços dirigidos Produtos conforme a demanda Inovação Ambiente dinâmico: do tradicional ao virtual

9 Relação no processo de interação
Definição específica do usuário Empatia: demonstrar interesse no usuário e na sua questão Ambiente de interação: oportunidade do diálogo com o usuário Delimitações e o atendimento aos requisitos Orientação na citação em referenciar Mediador entre os recursos de informação e a satisfação das necessidades informacionais

10 Critérios em delinear questões de referência
Conhecer a natureza da busca de informação Identificar a necessidade Especificar o uso de determinados recursos Reconhecer : saber o que... Para que? Utilizar estratégias de busca : como fazer Definir limites: acervo, tipo de fontes, período de tempo, idiomas, preço, Da recepção ao momento da entrega: procedimentos, técnicas e métodos

11 Comunicação no ambiente: a interatividade no tempo, velocidade e espaço
Presencial Telefone Telefax Internet: formulário específico, tutorial, ajuda on-line, Correio tradicional Vídeo, teleconferência, visita virtual...

12 Como realizar um levantamento bibliográfico
Tipo de pesquisa : caracterização Clareza na formulação: objeto da pesquisa Estratégias de busca: escolha dos termos, fontes, cobertura Delimitação: quem, o que, quando, como, quanto, por que...

13 Habilidades no manuseio
Conhecer os recursos informacionais disponíveis Características qualitativas do acervo Saber qual instrumento utilizar em determinado momento Comunicar a necessidade informacional Identificar o que se precisa, para que, quando Ambiente adequado e propicio na recepção do usuário Relação profissional X relação de pesquisa Atividades e funções para solucionar questões de referência

14 O ambiente de referência
Quais são as informações necessárias para realizar o levantamento de dados? Características do ambiente: pessoas, recursos financeiros (orçamento), equipamentos (instalações físicas), produtos e serviços. Identificar áreas de concentração, pesquisadores, tipos de recursos. Aplicação de critérios de avaliação: alcance da coleção, tratamento dos assuntos, idiomas

15 Atitudes Saber negociar: identificar necessidades, estabelecer prazos, oferecer a informação requerida. Relações humanas: respeito, ética, dignidade, solidariedade, limites no processo de aprendizagem. Conhecer estrutura interna, diagnosticar viabilidades e utilizar recursos existentes. Relações externas, cooperação e união.

16 O fluxo do processo: centrado no usuário
Seleção da mensagem Recepção (início) Negociação Processo de comunicação no processo de referência Recebimento da busca (entrega) Seleção da resposta Desenvolvimento da estratégia de busca (bibliotecário) Busca da Informação (bibliotecário) Renegociação

17 vigilância e inteligência
VERGARA, Juan Carlos. Uso de las patentes en la práctica de la Vigilancia Tecnológica e Inteligencia Competitiva. PUZZLE, v. 3, n.10, p. 8 Marzo-Abril 2004, ISSN II Obter A informação Fases do processo de vigilância e inteligência III Analisar, processar e valorizar a informação I Identificar as necessidades IV Difundir os resultados VI Proteger os resultados V Usar a informação (decidir)


Carregar ppt "FONTES DE INFORMAÇÃO o conteúdo, a forma e o processo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google