Salivares, Sudoríparas,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Endócrino.
Advertisements

Sistema Endócrino.
Sistema Endócrino.
ANATOMIA E FISIOLOGIA DO SISTEMA ENDÓCRINO
Sistema Endócrino Aula Programada Biologia Tema: Sistema Endócrino.
SISTEMA ENDÓCRINO Conjunto de órgãos que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios, que são lançados na corrente.
SISTEMA ENDÓCRINO.
SISTEMA ENDOCRINO.
Glândulas endócrinas.
Colégio INEDI Biologia
SISTEMA ENDÓCRINO Glândulas e Hormônios.
Glândulas e Hormônios Prof.César Lima
SISTEMA ENDÓCRINO PROF HARE.
Sistema Endócrino CIÊNCIAS 2011
O que é Sistema Endócrino?
SISTEMA ENDOCRINO.
Sistema Endócrino e Nervoso
SISTEMA HORMONAL SISTEMA ENDÓCRINO.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Glândula tireóide.
SISTEMA ENDÓCRINO Os hormônios, secreções produzidas pelas glândulas endócrinas (não apresentam dutos), sendo suas secreções eliminadas diretamente no.
SISTEMA ENDÓCRINO Prof. Regis Romero.
Sistema endócrino (glândulas e hormônios)
Sistema endócrino.
HORMÔNIOS NÃO-ESTERÓIDES
Colégio Maria Imaculada
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Capítulo 23 – Sistema Endócrino
Revisão Avaliação Mensal Ciências 4º Bimestre/2010 – 8º Ano
Sistema Endócrino.
SISTEMA ENDÓCRINO GLÂNDULAS & HORMÔNIOS.
Pré-vestibular Frei Seráfico
Sistema Endócrino.
Sistema Endócrino I.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Sistema Endócrino.
Sistema Endócrino V) Supra-renais (adrenais)
Sistema Endócrino.
Revisão Avaliação Bimestral Ciências (8º anos A e B) 4º bimestre
Sistema Endócrino O que define a hora de o beber nascer?
Sistema Endócrino Aula Programada CIENCIAS Tema: Sistema Endócrino.
SISTEMA ENDÓCRINO Lourenzo Brito.
Ciências Naturais 9º ano
Nome: Angelo e Maryna Turma: 81
4/23/2017 SISTEMA ENDÓCRINO Professor Marcello.
Sistema Endócrino.
SISTEMA ENDÓCRINO.
SISTEMA ENDÓCRINO * O CONTROLE MESTRE.
Profa Ms Camila Bosquiero Papini ASSER
Colégio São José Biologia -Professora Vanesca 2º ano- 2015
Sistema endócrino.
Sistema Endócrino As glândulas dependendo do local em que eliminam suas secreções classificam-se em: Exócrinas : glândulas que eliminam seus produtos para.
Sistema Endócrino.
Disciplina de Fisiologia
SISTEMA ENDÓCRINO.
CONTROLE HORMONAL E EXERCÍCIO FÍSICO
SISTEMA ENDÓCRINO Glândulas endócrinas x exócrinas Ação dos hormonal
SISTEMA ENDÓCRINO Glândulas e Hormônios Controle químico 1 Prof. Lívia Pola.
Sistema Endócrino Glândulas exócrinas e endócrinas.
Sistema Endócrino Conjunto de glândulas endócrinas produtoras de hormônios – substâncias lançadas no sangue que influenciam a atividade de vários órgãos,
SISTEMA ENDÓCRINO.
SISTEMAS DE COORDENAÇÃO. COORDENAÇÃO ENDÓCRINA OU HORMONAL. GLÂNDULASAgrupamento de células ou órgãos especializados na produção e na eliminação (secreção)
SISTEMA ENDÓCRINO Coordena diversas funções do organismo – vida de relação; metabolismo, crescimento, reprodução, respostas a situações de perigo, etc.
SISTEMA ENDÓCRINO.
Transcrição da apresentação:

Salivares, Sudoríparas, Tipos de Glândulas Hipófise Tireóide Adrenais Paratireóides Endócrinas Salivares, Sudoríparas, Lacrimais. Exócrinas Mistas Pâncreas e Gônadas

S I S T E M A H O R M O N A L HIPOTÁLAMO HIPÓFISE TIREÓIDE PARATIREÓIDE T I M O SUPRARENAIS PÂNCREAS OVÁRIOS TESTÍCULOS S I S T E M A H O R M O N A L

SISTEMA ENDÓCRINO

Sistema Endócrino Difere funcionalmente do sistema nervoso. Secretam seus produtos (hormônios), na corrente sanguínea. Hormônios (do grego hormaein, “excitar”) são mensageiros químicos capazes de estimular ou inibir a atividade de um órgão-alvo.

HIPÓFISE OU PITUITÁRIA Localização – base do cérebro Tamanho – grão de ervilha Lobos anterior(Adenoipó-fise) posterior (Neuroipófise)

STH Baixa produção na infância-Nanismo                                                   Baixa produção na infância-Nanismo Alta produção durante a fase de crescimento –Gigantismo Produção significativa no adulto - Acromegalia

FSH e LH EFEITOS NA MULHER FSH – Determina o crescimento do folículo ovariano; LH – Responsável pelo rompimento do folículo; - Transforma o folículo rompido em corpo lúteo ou amarelo; - Estimula a produção de progesterona.

TIREÓIDE

TIREÓIDE Localização- primeiros anéis da traquéia. Hormônios- Tiroxina e Calcitonina

HORMÔNIOS DA TIREÓIDE Tiroxina Função- Acelera o metabolismo celular.(metabolismo basal) Produção excessiva -Hipertireoidismo. - causa: nervosismo,perda de peso ,exoftalmia aumento da pressão arterial, freqüência cardíaca elevada etc.

Bócio Endêmico Decorre da carência de sais de iodo na alimentação

HIPOTIREOIDISMO Baixa produção de Tiroxina. Determina pele seca, intolerância ao frio, cansaço, obesidade, apatia etc. Nas crianças o hipotireoidismo pode comprometer o seu desenvolvimento físico, sexual e mental.

PARATIREÓIDES Localização – face posterior da Tireóide                                                                    Localização – face posterior da Tireóide São em número de 4. Hormônio - Paratormônio. Função: Elevar a concentração de cálcio no sangue.

PÂNCREAS Hormônios INSULINA GLUCAGON

INSULINA Efeitos da insulina no metabolismo dos carboidratos: aumento no transporte de glicose através da membrana celular aumento na disponibilidade de glicose no líquido intracelular aumento na utilização de glicose pelas células

"HORMÔNIOS" "SALVE AINSULINA QUE O PÂNCREAS FABRICA AOS MONTÕES SE NÃO FABRICA DIABETES VÊM; CONPLICAÇÕES E A ADRENALINA É FEITA NA SUPRARENAL TIROXINA TIREÓIDE, BÓCIO, IODO E SAL.

glucagon É muito importante principalmente para evitar que ocorra uma hipoglicemia acentuada no organismo de uma pessoa. O glucagon, então, faz com que a glicose sanguínea aumente e retorne aos valores aceitáveis como normais .

Tipos de diabetes melito Diabetes melitos tipo II. Neste caso os órgãos alvo perdem a capacidade de responder à insulina, mesmo que ela esteja em níveis normais. Diabetes melitos tipo I. Também denominada insulinodependente. Pode se manifestar na infância e na adolescência

SUPRA - RENAIS ou ADRENAIS Hormônios – Adrenalina e Noradrenalina Funções: aumento do nível de açúcar, da pressão do sangue e da força muscular para reagir a situações de emergência; papel importante nas sensações de medo, de angústia ou de ansiedade.

HORMÔNIOS OVARIANOS *Estrógeno – estimula o crescimento do endométrio; - determina o aparecimento das características sexuais secundárias. *Progesterona – torna o útero espesso e vascularizado - garante a gestação.

TESTOSTERONA O hormônio masculino. A testosterona é produzida pelas células de Leydig nos testículos que são estimuladas por hormônios produzidos por uma glândula na base do cérebro chamada Hipófise. A testosterona na adolescência é responsável pelas características sexuais: Desenvolvimento do pênis; Aumento dos pelos; Mudanças da voz; Aumento da massa muscular.