REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E OS ESPAÇOS DA GLOBALIZAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capitalismo e Globalização
Advertisements

AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
ÁSIA E BACIA DO PACíFICO
ACOMPANHARAM AS TRÊS REVOLUÇÕES
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E OS ESPAÇOS DA GLOBALIZAÇÃO.
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Segunda Revolucao industrial Luana e Mariana prof luiz ribeiro
Subdesenvolvimento.
Significado do processo de urbanização ao refletir sobre os condicionantes das mudanças sociais Produção Circulação Consumo.
GLOBALIZAÇÃO E REVOLUÇÃO
OS TIGRES ASIÁTICOS Capítulo 11 – pg. 218 a pg.223
IMPERIALISMO.
Capitalismo e globalização
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
3ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL PESQUISA,CONHECIMENTO, GLOBALIZAÇÃO
BLOCOS ECONÔMICOS.
SOCIOLOGIA Professora Salete A. Aragão Ensino Médo
Globalização, Geopolítica e Políticas Públicas
Organizações mundiais e Blocos econômicos cap. 4- p.62
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Geografia Geral Prof. JORGE.
Novas Tecnologias Ao longo do século XIX, pesquisas no campo da tecnologia permitiram que novos inventos chegassem às indústrias e impulsionassem a.
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
A produção do Espaço Geográfico no Capitalismo
O Domínio da Tecnologia
A globalização econômica nos anos 1950 e 1960 (2ª Parte)
A Terceira Revolução Industrial
MUDANÇA DO ESPAÇO URBANO
CARACTERÍSTICAS DA PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
A Segunda Revolução Industrial
A globalização econômica nos anos 1990
A primeira Revolução Industrial
Capítulo 22 – Os países emergentes
GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Iniciou na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII onde substituía a mão-de-obra por maquinários.
Evolução Industrial.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Organizações mundiais e Blocos econômicos cap. 53- p.471
Revolução Industrial na Europa (Séc. XVIII e XIX)
Revolução Industrial Slide já disponível em
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
Para uso exclusivo de professores adotadores da GEOGRAFIA Geral e do Brasil 4.ª edição Paulo Roberto Moraes.
Professor Luiz Felipe Geografia
A partir do século XVIII
O COMÉRCIO E OS SERVIÇOS MUNDIAIS NA GLOBALIZAÇÃO.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Século XIX – 2ª fase.
Módulo 05 – Capítulo 1 O processo de industrialização
Comunidade Européia (pág 06) - –Surgiu na Guerra Fria onde colaborou para a hegemonia norte-americana sobre a Europa ocidental. –Na década de 1990, as.
Blocos Econômicos Década de 40 – pós – guerra .
Glauco Martorano Vieira Filho. Condição atual do mundo, processo impulsionado pelo Capitalismo moderno. *Padronizações culturais. *Integração entre mercados.
INDÚSTIA E TRANSFORMAÇÕES NO ESPAÇO GEOGRÁFICO
Trabalho de Geografia Nome :Tatiane Lima de Souza Nº 34
GUARDIÕES DA VIDA A PRODUÇÃO + LIMPA = CONSUMO SUSTENTÁVEL.
Módulo 20 - Indústria Prof Claudinei Perencin.
Origens e bases do mundo global.
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
Segunda Revolução Industrial. Terceira Revolução Industrial.
O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
TIGRES ASIÁTICOS. CINGAPURA CORÉIA DO SUL TAIWAN HONG KONG.
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
Blocos Econômicos.
3° REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
O MUNDO EM QUE VIVEMOS.  Século V – invasões bárbaras – queda do Império Romano  Até século XV – Europa vive no feudalismo  Colonização – Continente.
CAPITALISMO, COMUNISMO E SOCIALISMO
Geohistoriaenem.blogspot.com.br REVOLUÇÃO INDUSTRIAL DEFINIÇÃO:  TRANSFORMAÇÕES TÉCNICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS QUE ALTERARAM A ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO.
Transcrição da apresentação:

REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E OS ESPAÇOS DA GLOBALIZAÇÃO.

Objetivos  Compreender as transformações ocorridas no espaço geográfico com a Revolução Industrial; Identificar os atores sociais envolvidos no processo de industrialização ;  Reconhecer as três fases que integram a Revolução Industrial;  Compreender o desenvolvimento técnico-científico ocorrido na terceira Revolução Industrial;  Identificar os blocos econômicos criados com a Globalização .

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Revolução Industrial iniciou-se na segunda metade do século XVIII, e segue até nos dias de hoje. A Revolução Industrial se originou no Reino Unido e depois se espalhou para outros países e regiões do globo. Seu principal símbolo foi a máquina a vapor e a indústria têxtil a mais importante, tendo o carvão como principal fonte de energia.

SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A segunda Revolução Industrial, que se estendeu do fim do século XIX até o fim do século XX, foi simbolizada pelo automóvel. A principal fonte de energia era o petróleo e as indústrias de vanguarda eram a automobilística a petroquímica, a mecânica, e a siderúrgica. O grande líder da segunda revolução industrial, o que mais avançou nessa fase e servia como exemplo para os demais foram os Estados Unidos, a maior economia durante todo o século XX.

A TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL OU REVOLUÇÃO TÉCNO-CIENTÍFICA A terceira Revolução Industrial, que se encontra em andamento e deverá atingir o seu maior desenvolvimento no transcorrer do século XXI, iniciou-se no fim dos anos 1970. Ela é marcada pela substituição do petróleo por outras fontes de energia - hidrogênio e solar.

O SURGIMENTO DE NOVOS SETORES DE VANGUARDA: O surgimento da informática; A origem da biotecnologia e clonagem; A introdução da robótica na indústria automobilística; Pesquisas no ramo da nanotecnologia ou microinformática; Qualificação e especialização da mão de obra.

AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: Mudança nos meios de produção; Acúmulo de capital; Redução dos custos de produção; Aumento da produção; O surgimento de classes sociais; A introdução da linha de montagem; A livre concorrência de mercado.

ESPAÇOS DA GLOBALIZAÇÃO Entende-se por globalização o processo de interligação econômica e cultural, em nível planetário, que ganhou intensidade a partir de 1980, devido sobretudo ao crescimento vertiginoso dos principais centros nervosos das sociedades moderna: os mercados financeiros e as redes de informações.

No espaço globalizado contemporâneo, emergem novas potências econômicas e se organizam as relações entre os focos tradicionais de poder. Ao mesmo tempo, sob o impacto de uma revolução técnico-científica, todo o processo produtivo se transforma. As repercussões dessas mudanças nas regiões industriais, nas economias urbanas e nas estruturas de emprego configuram verdadeiros cataclismos. “Um mundo está morrendo e outro está nascendo”. Luiz Navarro de Brito

AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NO ESPAÇO COM A GLOBALIZAÇÃO. Aumento nos fluxos de capitais, mercadorias, e pessoas; Rapidez na logística mundial denominado just in time; A utilização da Internet e a telefonia móvel para agilizar as transações financeiras internacionais; O surgimento das redes de fast-food; A fusão de grandes empresas nacionais e transnacionais; A formação dos NPIs, Novos Países Industrializados;

A FORMAÇÃO DOS PRINCIPAIS BLOCOS REGIONAIS União Europeia; Nafta (EUA, Canadá e México) Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai); Tigres Asiáticos (Cingapura, Hong Kong, Coréia do Sul e Taiwan); Pacto andino (Venezuela, Bolívia, Equador e Peru); CEI – Comunidade dos Estados Independentes.

Metodologia utilizada Tempestade cerebral (brainstorm); Apresentação dos slides; Apresentação do filme “Tempos modernos”; Debate entre os alunos; Bloco de exercícios; Duração: 4 aulas

Referências Bibliográficas MAGNÓLI, Demétrio. Globalização: Espaço Nacional e espaço mundial. Editora Moderna 1997 SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. Editora Record. 2008. VESENTINI, J. William. Geografia Crítica. Editora Ática.2008. DA SILVA, Wagner. Geografia do Brasil e Geral. Editora Escala Educacional. 2005.

E.M. Altina Olívia Gonçalves “Interagindo com as diferenças” Rua José Jorge Chain, 55 – Iguaçu – tel.: 3829.8346 E-mail: ipatinga.emaog@gmail.com Iracélia Pereira Chaves Professora de Geografia e História Maria Rodrigues Pinho Professora de História Orestes Esposito Neto Professor de Geografia/História