Computadores e Sociedade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vírus.
Advertisements

CRIMES ELETRÔNICOS.
Criminalidade Juvenil
O crime informático O mundo está cada vez mais dependente dos sistemas de informação e das redes, com a massificação da banda larga e o acesso à Internet.
Direito da Comunicação
CORREGEDORIA-GERAL DA POLÍCIA FEDERAL
“Um melhor aprendizado não surge das descobertas de novas maneiras do professor instruir, mas de dar ao aprendiz melhores oportunidades de construir.”
ÉTICA E ASPECTOS LEGAIS EM COMPUTAÇÃO
INJÚRIA.
SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS
Você ACHA que está seguro? Daniel Marques Instituto de Computação Universidade Federal Fluminense, Niterói (RJ), Brasil
Cibercrime.
Criptografia e Segurança em Rede Capítulo 1
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
Anderson Soares André, Dr. Eng.
O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL NO COMBATE À PIRATARIA DE G.L.P. São Paulo, 12 de setembro de 2006 JEFFERSON APARECIDO DIAS Procurador da República.
QUESTÃO 01 João, funcionário público, conseguiu
Direitos Autorais, Know-How, Propriedade Intelectual, Patentes
Instrutor: Edson Santos
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Ética de Informática na administração
© 2005 Dannemann Siemsen. Todos os direitos reservados. Formas de proteção de software Maria Moura Malburg
PERÍCIA EM INFORMÁTICA
Calúnia – Difamação - injúria
Segurança e Auditoria de Sistemas
Aspecto Jurídicos da Internet
Ética na Computação e na Internet
Segurança na Internet Helena | Júlia | Maria | Ricardo | Sandra | Vasco.
Aurélio V. Schuelter Ameaças Virtuais Aurélio V. Schuelter
2010. Conteúdo pode ser livremente usado sem edição 1 CRIANÇA MAIS SEGURA NA INTERNET Como educar.
- Lei da ASSINATURA DIGITAL cria a infra-estrutura tecnológica e permite a Certificação nas transações eletrônicas com efetiva segurança e validade jurídica.
WORKSHOP Atualizações, Segurança e Responsabilidades
Prof. Jacques P. Sauvé - UFCG Novembro de 2006
Coordenadoria de Informática do Centro – CINF/CCT Normativa 02/2008 Licitações da Área Softwares Legalizados(entrega de softwaresja licitados) Solicitações.
Direito Penal – Crimes Informáticos
Direito Constitucional x Tecnologias da Informação e Comunicação.
Escolas Secundárias. Comunicar Aprender Jogar Explorar Partilhar.
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL
PERÍCIA EM INFORMÁTICA Aula 09 –Análise de sites e mensagens eletrônicas Curso de Sistemas de Informação. Prof. Diovani Milhorim.
Computador Como Instrumento para Crimes
Normas para Segurança da Informação
DICAS E SUGESTÕES PARA NAVEGAR EM SEGURANÇA NA INTERNET
Lei de Proteção da Propriedade Intelectual de Programa de Computador
Na Internet Segurança.
Trabalho de Tecnologias de Informação e Comunicação
Criminalização do preconceito ou discriminação contra homossexuais
Delitos Digitais Crimes na Internet Crimes por Computador.
1. Conceitos de Segurança
Segurança da Informação
O Valor da Segurança da Informação
Documentos Digitais Aula 11. Direito e Informática: Direitos autorais na Internet Lei 9.610/98 protege as criações do espírito “expressa por qualquer.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
LEGISLAÇÃO APLICADA A INFORMÁTICA FACULDADE PITÁGORAS
A Internet, hoje. Transações financeiras  Consulta de saldos, transferências…
Prof. Acimarney C. S. Freitas
VÍRUS.
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
Crimes na Internet Leomar Kossmann Thais Bergmann Julho, 2008.
Crimes Contra Seguran ç a na Internet Mário Heidrich Vicentim Crislane Spricigo.
O FENÔMENO DA INTERNET:
Segurança da Informação Digital
A RELAÇÃO ENTRE O DIREITO ELETRÔNICO E AS NORMAS DO ÂMBITO PENAL
Objetivos do Capítulo Identificar diversos problemas éticos causados pelo uso das tecnologias de informação em e-business, tais como os relacionados ao.
Crimes virtuais André Kuskowski Beatris Letzov Júlia Santi UDESC – CCT
Crimes virtuais e a legislação brasileira
NOME: LARA e LAUREN DISCIPLINA: INFORMÁTICA PROFESSORA: REGIANE
CIBERCRIMES José Olino de Campos Lima Júnior (joclj) Engenharia da Computação Tiago Laurentino Wanderley (tlw) Engenharia da Computação.
Crimes de computador e Ética SIC/ SIG Prof.Roberto Bittar
2008 PPP Advogados. Todos os direitos reservados. Dra. Patricia Peck Pinheiro Dra. Patricia Peck.
Transcrição da apresentação:

Computadores e Sociedade Crimes e Computadores Maio de 2007

Crimes e Computadores Questões: Computadores podem ser usados para cometer crimes já previstos em Lei, e também outros tipos de crimes específicos da área de Informática, que requerem ainda leis adequadas. Muitos delitos ficam impunes por conta disso.

Crimes e Computadores Questões: Falta de legislação adequada: “não pode haver conduta punível se não existe lei que defina que tipo de conduta é proibida” (Brasil, 2000) Referências: Brasil, A. B., “Crimes de Computador”, fev. 2000, em http://www.advogado.com/internet/zip/crimesdecomputador.htm

Crimes e Computadores Crimes já previstos, apenas favorecidos pelo uso de computadores: (Colares) calúnia, difamação, injúria, ameaça, divulgação de segredo, furto, dano, apropriação indébita, estelionato, violação ao direito autoral, escárnio por motivo de religião, favorecimento da prostituição, ato obsceno, escrito ou objeto obsceno, incitação ao crime, apologia de crime ou criminoso, falsa identidade, inserção de dados falsos em sistema de informações, adulteração de dados em sistema de informações, falso testemunho, exercício arbitrário das próprias razões, jogo de azar, crime contra a segurança nacional, preconceito ou discriminação de raça-cor-etnia-etc, pedofilia, crime contra a propriedade industrial, interceptação de comunicações de informática, lavagem de dinheiro e pirataria de software .

Crimes e Computadores Novos crimes, específicos do uso de computadores: acesso indevido ou não autorizado a dados ou informações armazenadas em computador; alteração de senha ou de meio de acesso a programa de computador ou dados; obtenção, manutenção ou fornecimento indevido, ou não autorizado de dado ou instrução de computador; dano a dado ou programa de computador; criação, desenvolvimento ou inserção em computador de dados ou programa de computador com fins nocivos (programas de vírus de computador, worms ou cavalos-de-tróia); violação de segredo armazenado em computador, meio magnético, de natureza magnética, óptica ou similar. Referências Colares, R.G. “Cybercrimes - os crimes na era da informática”, em http://www.infoguerra.com.br/infonews/viewnews.cgi?newsid1027655485,24160,

Legislação específica lei do Software, Lei 9.609 de 19 de fevereiro de 1998 (Brasil) Lei da criminalidade informática - Lei n.º 109/91 (Portugal)

Computadores no combate à criminalidade Em fevereiro 2006, a divisão antiterrorista do Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD na sigla em inglês) começa a utilizar um sistema arrojado de análise de dados para identificar e juntar peças de investigações, ajudando suas delegacias a deter e combater ataques terroristas. Usado desde 1993 pela Polícia Metropolitana de Londres, a Scotland Yard, o software também fará análises de dados ligados ao crime organizado, a gangues de rua e lavagem de dinheiro. O programa da empresa Memex Inc. utiliza recursos de data mining, ferramentas de análise e virtualização. Com ele, 80 agências do LAPD poderão fazer buscas em múltiplas bases de dados de inteligência, fornecer notificações pró-ativas e enviar alertas por e-mail às delegacias quando determinados padrões forem identificados. Ref: http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2006/01/12/idgnoticia.2006-02-06.6875425157/IDGNoticia_view