UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO 3. A MUDANÇA DO PADRÃO ENERGÉTICO –O FERRO ANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO, HAVIA A RECUSA A ADOÇÃO DOS MATERIAIS PREPARADOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A arte GREGA Considerada o berço da civilização ocidental.
Advertisements

Acústica Urbana 6º período UFAL / ARAPIRACA.
Eficiência Energética em Edifícios
Metais Não Estruturais
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO
O curso A Química é a ciência que estuda a composição, estrutura, propriedades e aplicações da matéria, suas transformações, e a energia e mudanças energéticas.
Arcadismo Contexto Histórico.
PRIMEIRA REAÇÃO À ARTE NEOCLÁSSICA
Independência do Brasil
A família real portuguesa
A indepêndencia do Brasil
CARACTERÍSTICAS DO NEOCLÁSSICO NO BRASIL
Arquitetura Funcional “Bauhaus”
Administração Científica
Como fazer uma vistoria dentro da Lei.
AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
CONDIÇÕES REGIONAIS PARA A IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA CONSTRUTIVO “STEEL FRAME” EM EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS. Nome da Orientadora: Mara Regina Gomes. Nome do.
HISTÓRIA DA ARTE Prof.Overlane Especialista em História das Artes e
Sir NORMAN FOSTER.
ALVENARIA ESTRUTURAL EM BLOCOS CERÂMICOS
Movimento Moderno Le Corbusier Walter Gropius Mies Van der Rohe
A AFIRMAÇÃO DO MODERNISMO
Ciclo de conferências no âmbito do Centenário do Sismo de 1909 Benavente, 26 de Junho de 2009 CONCEPÇÃO ANTI-SÍSMICA DE EDIFÍCIOS E CONSTRUÇÕES DE PEQUENO.
UTILIZAÇÃO E CONSEQUÊNCIAS
Professora Carol/Geografia
Restauração do prédio da FAZESP
Apresentação.
Origens da Cidade Moderna
OS PARADIGMAS DA ARQUITETURA MODERNA
Desempenho térmico de esquadrias Prof. Dr. Fernando Simon Westphal
PERDAS E MELHORIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II O USO DA MADEIRA.
António Manuel Corado Pombo Fernandes
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO
Docente: Sónia Fernandes Discente: Inês Solange Câmara Gonçalves
ILUMINISMO MOVIMENTO DE CARÁTER CULTURAL E FILOSÓFICO DOS SÉCULOS XVII E XVIII (O SÉCULO DAS LUZES) RAZÃO LIBERDADE ANTIABSOLUTISMO ANTICLERICALISMO A.
Arquitetura vernacular
COLÉGIO SALESIANO BELO HORIZONTE
TEATRO NACIONAL DE BEIJING
Arquitetura românica.
Les serres royales de Laeken As Estufas Reais.
Arquitetura Bioclimática
Final do século XIX e início do século XX
SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL.
Conjuntura europeia fins do séc. XVIII e início do XIX
História da Cultura e das Artes
ROMANTISMO Profª: Indianara..
A CIDADE MODERNA Busca de um novo modelo de cidade;
Biblioteca Sérgio Milliet (Pública – Centro Cultural de São Paulo)
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO
Luís Fernando Prates carrion
ELEMENTOS ESTRUTURAIS
O Palácio-Convento de Mafra
Neoclassicismo – a arquitetura da razão e do Estado ( )
Edíficio Fidalga 727.
Arte Realista Introdução  Entre 1850 e 1900 surge nas artes européias
A Vinda da Família Real para o Brasil
Relação Arquitetura - Estrutura
Aço na Construção Civil
EDIFÍCIO NEW CENTURY Este edifício, concebido para abrigar grandes escritórios de empresas É composto por vinte e sete pavimentos. A propósito, é a maior.
Família Real portuguesa no Brasil
CCT/UDESC Sociologia das Organizações Prof.ª Kênia Gaedtke.
Arte e técnica na formação do arquiteto
Projeto CASA DO FUTURO “A sua contribuição para um mundo melhor”
História | Professora Arluce Dantas Bezerra | 8º ano
(Projeto residencial)
1 ART NOVEAU  Ferro, aço e vidro – materiais do art noveau  Papel de parede – industrialização  Conceito ligado ao romantismo – volta à natureza – usado.
O mais recente projeto de Niemeyer. “São tantos os projetos recentes – no Brasil e no exterior. Eu poderia, ao menos, lembrar dois trabalhos que me.
Docente: Ilídio Sebastião
Transcrição da apresentação:

UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO 3. A MUDANÇA DO PADRÃO ENERGÉTICO –O FERRO ANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO, HAVIA A RECUSA A ADOÇÃO DOS MATERIAIS PREPARADOS PELA MÃO DO HOMEM E PELA “ARTE DO HOMEM” (HOMINUM MANU ET ARTE) SÓ ADQUIRE IMPORTÂNCIA A SUA UTILIZAÇÃO APÓS A INDUSTRIALIZAÇÃO EM FUNÇÃO DO NOVO PROCESSO DE OBTENÇÃO (ESCALA DE PRODUÇÃO, CUSTOS, FACILIDADE DE OBTENÇÃO...) A DIMINUIÇÃO DO ABASTECIMENTO DE CARVÃO VEGETAL OBRIGOU A BUSCA POR NOVAS FONTES ENERGÉTICAS A UTILIZAÇÃO DO CARVÃO MINERAL EM SUBSTITUIÇÃO AO VEGETAL, AGREGOU MAIOR CAPACIDADE ENERGÉTICA E FOI O FATO FUNDAMENTAL PARA O AUMENTO DA ESCALA DE PRODUÇÃO DO FERRO ABRAHAM DARBY (1747) – PRIMEIRA FUNDIÇÃO DO MINÉRIO EM LIGA DE FERRO (1750) – FORJA A LIGA (1767) – FUNDE OS PRIMEIROS TRILHOS ( ) – EXECUTA A PONTE SOBRE O RIO SEVERN, EM ARCO ÚNICO DE 5 NERVURAS, COM UM COMPRIMENTO DE 30,15 METROS E COM 13,50 METROS DE ALTURA

UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO VICTOR LOUIS (1786) – TROCA A ESTRUTURA DA COBERTURA DO TEATRO FRANCÊS THOMAS PAINE ( ) – PROJETOU A PONTE SUNDERLAND COM UM ARCO ÚNICO DE 70,80 METROS, COM 6 NERVURAS, CONSTRUÇÃO DE BURDON FRANÇOIS-JOSEPH BÉLANGER E FRANÇOIS BRUNET (1811) – TROCAM A CÚPULA DA BOLSA DE CEREAIS DE PARIS

UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO MARC SEGUIN (1827) – REALIZA A PRIMEIRA PONTE SOBRE O RIO RÓDANO THOMAS TELFORD ( ) – PONTE MENAI – VÃO LIVRE 177 m – EXTENSÃO TOTAL – 521 m

UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO 4 – APLICAÇÕES DO FERRO E DO VIDRO EM EDIFÍCIOS 1736 – A ESTRUTURA DA COBERTURA DO TEATRO FRANCÊS É SUBSTITUÍDA

UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO 1794 – LIVRARIA LECKINGTON – ESTRUTURAS DE FERRO APARENTE NO INTERIOR DO EDIFÍCIO 1801 – FIAÇÃO ALGODOEIRA EM SALFORD – EDIFÍCIO EM MÚLTIPLOS PAVIMENTOS EM FERRO (07 PAVIMENTOS) – PRIMEIRO EDIFÍCIO COM ESTRUTURA TOTALMENTE EM FERRO – EDIFÍCIO COM 42 METROS DE COMPRIMENTO E 12,60 METROS DE LARGURA, DIVIDIDO EM VÃOS MODULADOS COM VIGA EM I – CRIADA A ESCOLA DE BELAS ARTES EM OPOSIÇÃO À ESCOLA POLITÉCNICA (1794) A ESCOLA POLITÉCNICA NASCEU DA REVOLUÇÃO FRANCESA APÓS A PROCLAMAÇÃO DA LIBERDADE DO TRABALHO – PROPUNHA UMA PREPARAÇÃO CIENTÍFICA UNIFORME PARA AS ESCOLAS SUPERIORES. ASSUMIA A FUNÇÃO DE UNIR A CIÊNCIA TEÓRICA E A PRÁTICA. A ESCOLA DE BELAS ARTES FUNDADA POR NAPOLEÃO I, BUSCAVA REUNIR EM SEU PROGRAMA TODO O CAMPO DAS ARTES PLÁSTICAS MANTENDO A UNIDADE DA ARQUITETURA COM AS DEMAIS ARTES. DICOTOMIZA A ARTE COMO PRODUTO SUBJETIVO OPOSTO À OBJETIVIDADE DA RACIONALIDADE CIENTÍFICA.

UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO 1811 – A SUBSTITUIÇÃO DA ESTRUTURA DA CÚPULA DA BOLSA DE CEREAIS DE PARIS, SINTETIZA ESTA DICOTOMIZAÇÃO: BÉLANGER (ARQUITETO) CONCEBE A NOVA APARÊNCIA DO EDIFÍCIO QUE BRUNET (ENGENHEIRO) CONSTROI – PAVILHÃO REAL EM BRIGHTON – INGLATERRA - PROJETADO E CONSTRUÍDO POR JOHN NASH, APLICANDO EM TODO O EDIFÍCIO, ESTRUTURA EM FERRO E FECHAMENTO DAS ABERTURAS EM VIDRO – GALERIA ORLEANS – PARIS - FONTAINE USA O FERRO E O VIDRO NA COBERTURA DANDO SOLUÇÃO AOS PROBLEMAS DAS INTEMPÉRIES NAS ÁREAS COMERCIAIS, SEM PERDER AS QUALIDADES AMBIENTAIS DE LUZ E VENTILAÇÃO.

UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO 1833 – ESTUFA DE PLANTAS DO JARDIM BOTÂNICO DE PARIS, PROJETADA E EXECUTADA POR ROUHAULT – ESTRUTURA DE FERRO E TODAS AS SUPERFÍCIES DE VEDAÇÃO EM VIDRO – HENRI LABROUSTE – PROJETA E CONSTROI A BIBLIOTECA SAINT GENEVIEVE EM PARIS – EDIFÍCIO TODO ESTRUTURADO EM FERRO E REVESTIDO EXTERNAMENTE POR ELEMENTOS DE UMA ARQUITETURA HISTÓRICA.

UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO 1848 – JAMES BOGARDUS SUBSTITUI AS PAREDES EXTERIORES DE ALVENARIA POR ELEMENTOS ESTRUTURAIS DE FERRO EM EDIFÍCIOS DE HABITAÇÃO EM NEW YORK 1851 – JOSEPH PAXTON – PROJETA E CONSTROI O PALÁCIO DE CRISTAL EM LONDRES – BASEADONOS PRINCÍPIOS DE SE OBTER MAIOR RACIONALIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO ATRAVÉS DA PADRONIZAÇÃO E MODULAÇÃO DE TODOS OS ELEMENTOS DA COMPOSIÇÃO – m2 DE ÁREA – EDIFÍCIO DE 555,30 METROS DE COMPRIMENTO E ABÓBADA COM VÃO DE 21,60 METROS – CONSTRUÍDO EM 6 MESES – ESTRUTURA DE FERRO E VEDAÇÕES DE VIDRO.

UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO