Igreja Presbiteriana do Jardim Guanabara

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DOIS CAMINHOS E UMA DECISÃO - PENIEL.
Advertisements

I Epístola de João.
O crente perde a salvação ?.
As Intenções Presentes de Deus A Igreja como uma Janela
JOVENS COMO MODELOS DE DEUS
DE NÃO SERMOS CONSUMIDOS...
A Oração.
Pela Espiritualizadade ( 1 Co 2.14; Is 30.21)
“Ouça o Espírito, Ouça o mundo” – John Stott P. Lane Agosto 2007
O Cristão Contemporâneo Ouça o Espírito, Ouça o Mundo
O DISCIPULADO E A MATURIDADE
De 1 a 3 a exigência de uma vida cristã sadia;
Que é discipulado cristão
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
AULA 4 VT 1 A QUEDA DO HOMEM.
A ORAÇÃO NO ESPÍRITO Efésios 6.18.
A Revelação e sua transmisão
Tiago/Pedro/João/Judas ”Se dissermos que temos comunhão com ele, e
Confissão, Perdão e Libertação
TEMA DA MENSAGEM: “...O SANGUE DE JESUS CRISTO, SEU FILHO, NOS PURIFICA DE TODO PECADO.” I JOÃO 1:7 DOIS ASPECTOS DA GRAÇA 1. O HOMEM DIANTE DO ATO (HEBREUS.
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
Introdução “Quando ouviram isso, ficaram aflitos em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: ‘Irmãos, que faremos?’ Pedro respondeu:
TEXTO BASE: Tito 2.1 “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina”.
SENIB DOUTRINAS 1.
Por quantos testes você já passou na vida?.
A Ressurreição do Corpo
IGREJA DE CRISTO MINISTÉRIO APOSTÓLICO NOVA TERRA FORTALEZA - CE
Edições Biblioteca VIDA NOVA de Recursos Pedagógicos para Teologia Sistemática, de Wayne Grudem.
Jan Gottfridsson Igreja em Porto Alegre.
Em Gálatas, Paulo combate a ação dos religiosos que pregavam a necessidade de ações humanas para se alcançar a salvação.
Vivendo na Santidade Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. - Hebreus 12:14.
Alcançando As Promessas
1 – ANTES DA LEI A Palavra de Deus na consciência
A LEI DE DEUS “Felizes somos porque temos um referencial para nos guiar.”
A Síndrome De Caim Pr. Marcelo Jammal.
Hebreus 7 A Aliança Superior
INTRODUÇÃO Páscoa (Pessach, Hebraico) = Passagem;
MÓDULO BÁSICO APOSTILA 04 TEMA: ORAÇÃO CAMINHO DE SANTIDADE
Quem é aceito por Deus? Qual é a função da Lei de Moisés ?
UMA BOA PARCERIA PARA TRANSFORMAR E ABENÇOAR A SUA VIDA
“O que tens de fazer, faze-o depressa”. (Jo 13.27b)
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Algumas funções do sangue:
TEXTO DE REFERÊNCIA  Rm
SENIB DOUTRINAS 1.
I Jo 2.8 – 14. I Jo 2.8 – 14 “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno” I Jo 5.19.
DISCIPULADO – ESTILO DE VIDA Lucas
IGREJA DE CRISTO- Fortaleza Ce LIÇÃO N. 08
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Fortalecidos no Senhor e na Força do Seu Poder
O Livro de 2 Pedro TEXTO BASE: 2 Pedro 3.13
INTEGRIDADE “Quando se perde as riquezas, nada se perdeu; quando se perde a saúde, houve alguma perda; porém, quando se perde o caráter, tudo está.
“Vós sois Meus amigos, se fazeis o que Eu vos mando”. Jo 15:14.
É inspiradaé útil ensinar condenar corrigir ensinar para que o servo de Deus esteja  16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para.
MORTOS-VIVOS ENTRE NÓS!!
“Você crê que existe um só Deus. Muito bem
CAPACITAÇÃO 2015 Nordeste Oriental.
Aprendendo verdades sobre a graça do Senhor para todos nós
Série: O maravilhoso caráter de Deus
CURSO BÍBLICO.
Pr. Deroci Texto Base: II Pedro 1.10
Certezas Sobre o Arrebatamento
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre...” João
É TEMPO DE BRILHAR Parte 1 Filipenses 2.15 Pr. Ricardo Sena
QUARTA SEMANA SANTIDADE NA FAMÍLIA..
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Primeira carta do Apóstolo João, capítulos 1 e 2
Isaías 6:1-8.
Introdução Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a.
Esperança de Perdão. Esperança de Perdão O primeiro móvel que encontramos em nosso caminho para o santuário é o altar de sacrifício.
Transcrição da apresentação:

Igreja Presbiteriana do Jardim Guanabara Deus é luz (1 João 1.5-10) Prof. Iberê Arco e Flexa Escola Dominical Igreja Presbiteriana do Jardim Guanabara 12/11/2006

1 João A absoluta pureza, perfeição e santidade de Deus usando a “luz” como metáfora; A absoluta incompatibilidade do pecado com a santidade de Deus, tanto quanto a absoluta incompatibilidade das trevas com a luz.

1 João A natureza do homem, a natureza do pecado e a nossa correta atitude para com o pecado.

1 Jo 1.5 ARA 5 Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. LH 5 A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz, e não há nele nenhuma escuridão.

1 Jo 1.6 ARA 6 Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. LH 6 Portanto, se dizemos que estamos unidos com Deus e ao mesmo tempo vivemos na escuridão, então estamos mentindo com palavras e ações.

1 Jo 1.7 ARA 7 Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. LH 7 Porém, se vivemos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo pecado.

1 Jo 1.8 ARA 8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. LH 8 Se dizemos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós.

1 Jo 1.9 ARA 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. LH 9 Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade.

1 Jo 1.10 ARA 10 Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. LH 10 Se dizemos que não temos cometido pecados, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua mensagem não está em nós.

O combate de João aos falsos ensinamentos Ensinamentos errados conduzem a práticas reprováveis. Os fiéis se descuidavam de agradar a Deus por meio de uma vida santa. O verdadeiro cristianismo produz uma vida em que o pecado é (1)notado, (2)combatido e (3)deixado.

Absoluta autoridade do texto Absoluta autoridade do texto ...”a mensagem que da parte Dele temos ouvido”... “Ele” é Jesus!

Nos evangelhos Jesus... Ensinou que Ele próprio era a luz do mundo (Jo 8.12; 9.5; 11.9,10) Ensinou que nós crentes, por conseqüência, somos a luz do mundo (Mt 5.14) Portanto... João se refere a (a) ensino que os evangelhos não registraram ou (b) ao caráter santo (Jo 17.11), justo (Jo17.25) e perfeito de Deus (Mt 5.48) tantas vezes afirmado por Jesus.

1 Jo 1.5 ARA 5 Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. LH 5 A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz, e não há nele nenhuma escuridão. Deus é puro e separado do pecado, incapaz de errar, assim como a luz é pura e cristalina (Tg 1.17; 1 Tm 6.16). Em Deus nada há de treva: pecado, erro, ignorância, contradição e iniqüidade (Tg 1.13; 2 Tm 2.13)

1 Jo 1.5 ARA 5 Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. LH 5 A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz, e não há nele nenhuma escuridão. A santidade de Deus traz à luz os pecados mais íntimos das pessoas. Nada pode continuar oculto Dele assim como nada se oculta da luz quando esta brilha em seu esplendor (Jo 3.19-21; Ef 5.11-14). Isaías sentiu-se compelido a confessar seus pecados quando se viu perante a luz brilhante da glória de Deus (Is 6.1-5). Se Deus é luz, quem professa estreito relacionamento com ele deve exibir certa qualidade na vida (1 Pe 1.15,16).

O ser humano tem duas alternativas...

1 Jo 1.6 1) Andar em trevas Duas alternativas: ARA 6 Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. LH 6 Portanto, se dizemos que estamos unidos com Deus e ao mesmo tempo vivemos na escuridão, então estamos mentindo com palavras e ações. Duas alternativas: 1) Andar em trevas Andar em trevas (espirituais e morais) significa viver no erro, no pecado, na ignorância de Deus, e em hostilidade a ele (1 Jo 2.8-11) O verdadeiro cristão reflete o caráter santo de Deus em seu caminho diário Os atos de um cristão professo são mais eloqüentes do que suas palavras e revelam o estado de sua relação com Deus (Ap 3.17,18)

Duas alternativas: 1 Jo 1.7 2) Andar com Deus ARA 7 Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. LH 7 Porém, se vivemos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo pecado. Duas alternativas: 2) Andar com Deus Manter comunhão com Deus significa participar com ele de algumas coisas em comum (koinonia = comunhão, At 2.44) Ter comunhão com Deus significa se identificar estreitamente com o que ele é, e com o que ele faz. A idéia implícita é “viver na presença de Deus”, pronto a admitir seus pecados quando a luz divina os revelar.

1 Jo 1.7 ARA 7 Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. LH 7 Porém, se vivemos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo pecado. Benefício desfrutado pelos que vivem em comunhão com Deus: comunhão com os irmãos! Relacionamento estreito, transparente e mútuo entre os crentes: verdadeira comunhão dos santos (At 2.42-47) em torno da doutrina dos apóstolos.

1 Jo 1.7 ARA 7 Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. LH 7 Porém, se vivemos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo pecado. O sangue de Jesus é eficaz para purificar de todo pecado aqueles que andam na luz. Os pecados dos que andam na luz são trazidos a esta luz de Deus por meio da confissão e ali purificados pelo sangue precioso e poderoso de Jesus.

A atitude correta para com o pecado

O ensino de João sobre como encaramos o nosso pecado e quais são suas conseqüências: 1) Indisposição para o reconhecimento de nossa pecaminosidade; 2) Atitude humilde e franca de reconhecimento de nossa pecaminosidade.

1 Jo 1.8 ARA 8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. LH 8 Se dizemos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós. Reflexo da doutrina de falsos mestres, que negam a pecaminosidade natural do homem. Conseqüências: 1) A nós mesmos nos enganamos. 2) A verdade, ou seja, a Palavra de Deus, não está em nós.

1 Jo 1.9 ARA 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. LH 9 Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade. Confessar significa concordar com o diagnóstico de Deus a nosso respeito: Que somos pecadores e que temos cometido pecados. O Espírito Santo fala à nossa consciência apontando nossos pecados e nossa reação correta deve ser concordar plenamente, declarando sem reservas nossa culpa e maldade (Sl 51.1-12).

1 Jo 1.9 ARA 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. LH 9 Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade. O que todos os verdadeiros crentes experimentam quando confessam seus pecados: Deus cumpre o que promete! A fidelidade de Deus significa, acima de tudo, que ele sempre cumpre o que promete! Nossa certeza do perdão não é uma questão de sentirmos que fomos perdoados, mas de Deus ser fiel ao que prometeu! (2 Tm 2.13).

1 Jo 1.9 ARA 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. LH 9 Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto: ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade. As duas coisas que Deus faz quando confessamos sinceramente nossos pecados: Perdão: Deus envia para longe os nossos pecados! Purificação: Deus remove as manchas e as conseqüências do pecado em nossas vidas (Ez 36.25; Ef 5.26)

1 Jo 1.10 ARA 10 Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós. LH 10 Se dizemos que não temos cometido pecados, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua mensagem não está em nós. O homem é um ser caído, moral e espiritualmente (Gn 6.5,6); ao negarmos isso, negamos o diagnóstico de Deus a nosso respeito e o fazemos mentiroso. (1 Jo 5.10)

Conclusão: Ensino central da Palavra de Deus em 1 João...

1 Jo 1.7 Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

1 Jo 1.7 ARA 7 Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. LH 7 Porém, se vivemos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo pecado. A eficácia purificadora do sangue de Jesus é prometida apenas aos que andam na luz! O sangue de Jesus é eficaz para purificar de todo pecado aqueles que andam na luz. Os pecados dos que andam na luz são trazidos a esta luz de Deus por meio da confissão e ali purificados pelo sangue precioso e poderoso de Jesus.

1 Jo 1.7 ARA 7 Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. LH 7 Porém, se vivemos na luz, como Deus está na luz, então estamos unidos uns com os outros, e o sangue de Jesus, o seu Filho, nos limpa de todo pecado. A eficácia purificadora do sangue de Jesus é prometida apenas aos que andam na luz! O sangue de Jesus é eficaz para purificar de todo pecado aqueles que andam na luz. Os pecados dos que andam na luz são trazidos a esta luz de Deus por meio da confissão e ali purificados pelo sangue precioso e poderoso de Jesus. 1 Pe 1.14-16 14Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; 15pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, 16porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.