Informática Básica André Mesquita Rincon Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio – 1º ano – 2010/1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dúvidas surgidas na aula prática de BCB. 2 Alocação de espaços int m = 3; // THE NUMBER OF ROWS. int n = 5; // THE NUMBER OF COLUMNS. data = new long.
Advertisements

Sistemas Operacionais
Lista 3!!!.
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Banco de Dados Aula 01: Conceitos Básicos
Técnicas e Projeto de Sistemas
Modelo planetário: errado Elétrons são descritos por meio de funções de onda Mecânica Quântica : probabilidades.
Dicas práticas para o uso do FEMM
Técnicas e Projeto de Sistemas
FORTRAN 90 Denise Yumi Takamura.
Estruturas de Dados para projeto de SGBD. Estruturas de dados analisadas Estruturas de nível Esparso Denso Combinadas Arvore B+ Tabela de hash.
Atividade de Hoje: Fazer uma Reportagem ou Jornalzinho Equipes de 4 pessoas: 3 alunos e um monitor A atividade será dividida em 2 partes: –PARTE 1 : Preparação.
ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS
Fev./ /06/10 DGTI DIVISÃO DE TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Sistema Integrado de Bibliotecas São Paulo – Março/2011.
Sistemas Operacionais
Servidores e Programação Web Redes de Computadores.
Solver (Microsoft Excel) Ferramentas disponíveis para utilização
Solver (Microsoft Excel) Ferramentas disponíveis para utilização
Fazendo Slides no Power Point
Conceitos iniciais Hardware/Software
1 Oi BlackBerry. 2 Índice 1Configurando o seu aparelho BlackBerry 2Formatando o seu aparelho BlackBerry 3Solicitando senha de ativação empresarial 4Indicador.
HAND: Height Above the Nearest Drainage
Como extrair o LDD utilizando o TerraHidro
Arquitetura da informação Por Luiz Siqueira. O nome é imponente e a técnica está na moda. Contudo, o importante é o seguinte: a Arquitetura de Informação.
Tipografia Livro: Princípios de Disenõ Básicos para la Creación de Sítios WEB Autores: Patrick J. Lynch, Sara Horton.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Página de entrada A página de entrada, ou a index, representa um convite para o seu site.
UD de Sorocaba/ Iperó UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Recursos Computacionais Antonio Martins.
Campus de Sorocaba UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Recursos Computacionais Antonio Martins.
Técnicas de Amostragem
Controlador Lógico Programável - CLP
Guia de Navegação Orientações básicas para a navegação no campus virtual.
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
CES-11 LAB 03 Bitmap Quadtree
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2013 Capítulo III Comandos de Controle.
Jumpers 1. O que são Jumpers
GESTÃO DE CONFLITOS CONFLITOS
Simulado Técnico Judiciário – TRE SP Informática.
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS
Desenho Industrial Assistido por Computador CATIA® V5 – Introdução e Preparação para Desenhos Técnicos ____________________________________________ DIAC.
BlastPhen Aluno: Ricardo Nishikido Pereira
EEL170 COMPUTAÇÃO I Antonio Cláudio Gómez de Sousa 5a série de slides Versão 26/04/2012.
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
7. INTEGRAÇÃO NUMÉRICA Parte 1
Tecnologia para Web JavaScript Enrique Pimentel Leite de Oliveira
Sistema de Planejamento da Produção
Comandos básicos do MS-DOS
Marco Antonio Montebello Júnior
Autenticação em ASP.NET
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Internet Aula 03. Histórico Durante a guerra fria, os EUA tiveram a necessidade de interligar laboratórios que trabalhavam para os militares; Essa interligação.
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
Redes para Automação Industrial Capítulo 1: Automação Industrial
Sistemas Operacionais e Windows XP Aula 04 – DCA0302.
04:27 Introdução Tipos de Fluxo de Dados e de Arquivos Manipulação de Arquivos em Java Classes FileReader e FileWriter Classes FileInputStream e FileOutputStream.
Sistemas de Informação Prof. Me. Everton C. Tetila Modelo de dados relacional Banco de Dados I.
Robótica: Sistemas Sensorial e Motor
Comunicação CLP através do Driver OPC
Introdução Ciência da Computação estudo de algoritmos –ÊNFASE ao estudo de DADOS armazenamento manipulação refinamento (a partir de dados cru) estrutura.
1 Seja o resultado de um experimento aleatório. Suponha que uma forma de onda é associada a cada resultado.A coleção de tais formas de ondas formam um.
Converter discos básicos para disco dinâmico. Basic to Dynamic Step 1 Escolher o Module 1: Managing and Maintaining a Microsoft Windows Server, Managing.
Aula Gráfica de LP2 Professor: André Santos Monitor: José Edson.
OI AMIGUINHOS! QUE LEGAL TE VER AQUI É O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA.
Ronaldo Santos de Sá. 1. Ambiente Windows Manipulando Janelas do Windows.
LINUX EDUCACIONAL. COMPUTADOR, que máquina é essa?
SISTEMA OPERACIONAL. Área de trabalho; Como personalizar a área de trabalho; Como criar atalhos; Como personalizar o menu Iniciar; Como associar sons.
Conceitos Básicos do Excel. O Excel é um editor de planilhas eletrônicas para visualização, gerenciamento e análise de dados, mas também possui alguns.
Instrutor: Joel Raitz Antunes Projeto: Comunidade Digital Curso: Informática Básica/Noturno/UAB CETAM 2019/MAUÉS/AM.
Transcrição da apresentação:

Informática Básica André Mesquita Rincon Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio – 1º ano – 2010/1

Princípio de tudo... o Ligar os dispositivos de hardware (computador e monitor) o Usuário e senha (login) o O que acontece quando se efetua login? o Log de dados é o termo utilizado para descrever o processo de registro de eventos relevantes num sistema computacional (Wikipédia) o Log – in o Log – out

Dispositivos essenciais o Mouse o Botão esquerdo o Botão direito o Botão de rolagem

Windows o Área de trabalho: é a tela principal do Windows e dos demais Sistemas Operacionais, é o ponto de partida para a realização dos trabalhos, pois, é neste local que geralmente encontram-se os ícones e a barra de tarefas o Temas o Área de trabalho o Proteção de tela o Aparência o Configurações (Resolução de tela)

Windows o Barra de tarefas: a barra de tarefas normalmente é encontrada na parte inferior da tela, nela estão disponíveis o menu iniciar o relógio, controle de volume, etc o Serve também para mostrar quais os programas que se encontram abertos no momento o Os ícones na área de notificação (ao lado do relógio) ficarão ocultos quando não estiverem em uso por algum tempo

Windows o Barra de tarefas: continuação o Personalizando a Barra de Tarefas o Clique com o botão direito na barra :: Propriedades o Exemplos o Ocultar a barra de tarefas o Agrupar janelas o Reorganizar janelas abertas o Acrescentar elementos na barra de tarefas o... o Bloquear barra de tarefas o Esticando a barra de tarefas o Mudando a barra de lugar

Windows o Menu iniciar: exibe um menu que oferece acesso rápido à maioria dos itens mais úteis do computador o Você pode clicar em Ajuda e suporte para aprender a usar o Windows, obter informações sobre a solução de problemas e receber suporte o Quando você clica em Todos os programas, é aberta uma lista dos programas instalados no computador o A lista de programas no menu Iniciar é dividida em duas partes: o Lista de itens fixos e lista dos programas mais usados

Windows o Menu iniciar: continuação o Você pode personalizar o menu Iniciar o Clique com o botão direito do mouse sobre o botão iniciar e depois clique em Propriedades o Menu iniciar o Menu iniciar clássico o Personalizar: Essas seleções adicionais incluem a especificação dos itens que você deseja exibir no menu Iniciar, a configuração de submenus para que sejam abertos quando você mantiver o mouse sobre eles e a limpeza da lista de programas, documentos e sites usados recentemente

Windows o Menu iniciar: continuação o Acessar: o Menu iniciar :: Todos os programas :: Acessórios :: Bloco de Notas

Dispositivos essenciais o Teclado o Minúsculo e maiúsculo (Shift, Caps Lock, Alt Gr) o Teclado numérico (Num Lock) o Enter, back space, tab e espaço o Setas de navegação o Windows o Teclas de função (Fn) o Print Screen o Scroll Lock o Home, Page Down, Page Up, End o Tecla de Propriedades

Windows o Ícones: pequenas figuras que representam os programas e as pastas que encontram-se no computador (apontadores) o Com eles fica mais fácil ter acesso aos programas e pastas o Para abri-los basta dar um clique duplo no ícone que representa o programa ou pasta que você deseja executar o Cada ícone contém o nome, do programa ou pasta, correspondente e pode ser modificado

Windows o Ícones: continuação o É possível usar letras, números, espaços e alguns sinais de pontuação nos nomes dos ícones da área de trabalho o Não é possível usar os seguintes caracteres nos nomes dos ícones: \ : / * ? " > < | o Também é possível renomear um ícone clicando lentamente em seu nome duas vezes e digitando o novo nome o Para adicionar um ícone na área de trabalho: o Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho, aponte para Novo e, em seguida, clique em Atalho o Em Linha de comando, digite o caminho e o nome do arquivo ou programa que você deseja adicionar como ícone ou clique em Procurar para procurar pelo nome de arquivo e, em seguida, clique em Avançar o Digite o nome que você deseja exibir no ícone e, em seguida, clique em Concluir

Windows o Ícones: continuação o Os arquivos de programa normalmente utilizam a extensão.exe ou.dll o Os programas do Windows, como o Bloco de notas (Notepad.exe), normalmente se encontram na pasta Windows o Os outros programas geralmente se encontram na pasta Arquivos de programas no computador

Windows o Janelas: todos os arquivos e programas são exibidos dentro de janelas que são caracterizadas pelos seguintes itens: o Barra de títulos, localizada na parte superior e que traz o nome do arquivo ou programa que está sendo executado no momento o Nela também temos os botões minimizar, maximizar e fechar, localizados no canto direito da barra de títulos o Barras de rolagem vertical e horizontal o A barra vertical aparece ao longo do lado direito de qualquer janela quando esta contém informações maiores que o comprimento da janela o A barra horizontal aparece ao longo da parte inferior de qualquer janela, quando esta contém informações maiores que a largura atual da janela

Windows o Ainda sobre as janelas o Janelas ativas o Janelas minimizadas o Janelas maximizadas o Restaurar janelas o Fechar janelas o Abrem programas, pastas, propriedades...

Elementos básicos o Mouse: dispositivo de hardware que funciona como extensão da nossa mão e permite a seleção/mudança da posição de elementos que se encontram na tela o Cursor do mouse: elemento gráfico que corresponde às ações do mouse e se move de acordo com o movimento do dispositivo de hardware o Pode assumir diversas formas:

Elementos básicos o Cursor do mouse o Pode assumir diversas formas:

Elementos básicos o Botões do mouse o Clique: pressionar e soltar o botão rapidamente (geralmente usado tanto no botão esquerdo quanto no direito) o Clique duplo: pressionar e soltar o botão duas vezes rapidamente o Arrastar: pressionar o botão do mouse enquanto se movimenta o Apontar: deslizar o mouse até o ponto (ou elemento) escolhido o Botão de scroll do mouse serve para movimentar a barra vertical das janelas

Elementos básicos o Menus e submenus: apresentam opções relacionados a um determinado contexto o Propriedades de um ícone o Propriedades de uma janela o Propriedades da área de trabalho o Propriedades da barra de tarefas o Botões do windows o Iniciar, maximizar, minimizar, restaurar, fechar, ok, cancelar, aplicar o Abas o Agrupa um conjunto de funções ou propriedades