Técnicas e Projeto de Sistemas

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Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon andrerincon@ifto.edu.br andre.rincon@gmail.com Técnicas e Projeto de Sistemas Engenharia de requisitos – Retomando Técnico Subsequente – Módulo III (26/04/2010)

Engenharia de requisitos A Engenharia de Requisitos é o processo de identificar todos os envolvidos (stakeholders), descobrir seus objetivos e necessidades, e documentá-los de forma adequada para análise, comunicação e posterior implementação A maioria dos processos de Engenharia de Requisitos é composta das seguintes atividades: Elicitação de requisitos Análise de requisitos Especificação de requisitos Validação de requisitos

Engenharia de requisitos Visão geral de UML Unified Modeling Language (Linguagem de Modelagem Unificada) UML é uma linguagem para visualização, especificação, construção e documentação de artefatos de um software orientado a objeto Visa facilitar a comunicação entre “clientes” e desenvolvedores

Exemplo de diagrama de caso de uso Casos de uso Exemplo de diagrama de caso de uso

Podem constituir restrições aos requisitos funcionais Requisitos não funcionais Requisitos não-funcionais descrevem características do sistema (como o sistema é) ao invés de suas funcionalidades (o que ele faz) Podem constituir restrições aos requisitos funcionais Assim como os funcionais eles devem ser verificáveis

Requisitos não funcionais Uma prática comum é estabelecer a ISO/IEC 9126 como base para especificação dos requisitos não funcionais Confiabilidade Usabilidade Eficiência Manutenibilidade Portabilidade

Confiabilidade Requisitos não funcionais Capacidade do produto de software de manter um nível de desempenho especificado, quando usado em condições especificadas Exemplo 1: O tempo médio suportado para recuperação de uma falha no sistema nas funcionalidades essenciais para se realizar XPTO deve ser menor que 1 hora Exemplo 2: O tempo médio suportado para recuperação de uma falha no sistema em funcionalidade não crucial para a realização de XPTO deve ser menor que 6 horas

Requisitos não funcionais Usabilidade Capacidade do produto de software de ser compreendido, aprendido, operado e ser atraente ao usuário, quando usado sob condições especificadas Exemplo 1: O sistema deverá fornecer tópicos de ajuda para cada tela apresentada ao usuário, descrevendo o funcionamento e a descrição dos campos da tela Exemplo 2: Os usuários deverão ser capazes de utilizar o software, executando todas as funcionalidades disponibilizadas após uma demonstração de no máximo 10 minutos para cada uma das funcionalidades e características do software Exemplo 3: O sistema deverá ter como único idioma (Português do Brasil)

Requisitos não funcionais Eficiência Capacidade do produto de software de apresentar desempenho apropriado, relativo à quantidade de recursos usados, sob condições especificadas Exemplo 1: O sistema deve permitir o acesso de pelo menos 50 usuários simultâneos sem perdas perceptíveis (ao usuário) de desempenho

Manutenibilidade Capacidade do produto de ser modificado Requisitos não funcionais Manutenibilidade Capacidade do produto de ser modificado Exemplo 1: Devem ser entregues documentos de design que especifiquem a arquitetura e o design detalhado do software Exemplo 2: O código desenvolvido e entregue deve ser compatível com o produto do design de software

Portabilidade Requisitos não funcionais Capacidade de um produto ser transferido de um ambiente para outro Exemplo 1: O sistema deve executar sem perda de funcionalidades em ambiente Linux e Windows, utilizando- se o navegador Firefox versão 3.0 ou superior Exemplo 2: O servidor que executará a aplicação deverá tem pelo menos 1GB de memória RAM e processador compatível com Pentium V, com um servidor de aplicação Java e um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados devidamente instalados e configurados Exemplo 3: A interface gráfica para o ambiente de mesa de trabalho poderá ser executada em máquinas com, no mínimo, 512 MB de memória RAM

Atividade Adequação dos requisitos não funcionais ao contexto do seu projeto

Casos de uso expandido Detalha as ações dos usuários no sistema em forma de sequencia de interações dos atores com o sistema É criado um caso de uso expandido “para cada” funcionalidade do sistema que está presente no diagrama de casos de uso Pode utilizar protótipos de tela para facilitar o entendimento do usuário

Elementos do cabeçalho Casos de uso expandido Elementos do cabeçalho Nome do caso de uso com um identificador único (UC1, UC2, UC3...) Descrição breve sobre o caso de uso Ator(es) envolvidos no caso de uso Pré-condições para realização do caso de uso Pós-condições que representa o estado do sistema após a realização do caso de uso

Casos de uso expandido Fluxo principal Descrição numerada da sequencia de passos que o ator irá executar durante a realização do caso de uso 1... 2... 3... 4...

Fluxo alternativo Observações Casos de uso expandido Fluxo alternativo Ações que ocorrem dentro do sistema, mas que não correspondem ao fluxo “normal” que o usuário esperava Faz referência ao passo que o fluxo alternativo acontece 4... no passo 4 o sistema faz XPTO Observações Informações complementares que podem auxiliar no entendimento do caso de uso

Casos de uso expandido – exemplo 1 Processo de autenticação em um sistema web em que é exigido nome de usuário e senha para ter acesso às funcionalidades internas da aplicação A) a única página do sistema que usuário tem acesso aberto (isto é: sem estar autenticado) é a página que apresenta o formulário de autenticação. B) o sistema deve registrar um log de acesso a cada entrada (log-in) e saída (log-out) do sistema em que as seguintes informações serão armazenadas: nome do usuário, data/hora do log-in ou log-out, IP da máquina e operação realizada (log-in ou log-out). C) a seguinte funcionalidade deverá estar presente na sua descrição de caso de uso (seja no fluxo principal ou no fluxo alternativo): “Quando o ator ficar sem realizar ações no sistema por 20 minutos, seu log-out será feito automaticamente”.

Casos de uso expandido – exemplo 1

Casos de uso expandido – exemplo 1

Casos de uso expandido – exemplo 1

Casos de uso expandido – exemplo 2

Casos de uso expandido – exemplo 2

Casos de uso expandido – exemplo 2

Casos de uso expandido – exemplo 2

Atividade Descrever os casos de uso de vocês utilizando a técnica de casos de uso expandido