Evandro Albuquerque de Andrade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A era dos impérios
Advertisements

O IMPERIALISMO.
As origens do mundo atual
Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia (Neocolonialismo)
1914 – 1918.
Imperialismo.
Unidade 1 A ERA DO IMPERIALISMO.
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
As origens do mundo atual
Frente 2 Aula 14 – Imperialismo norte-americano
Conflitos imperialistas:
1. Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia.
- CAPITALISMO INDUSTRIAL.
IMPERIALISMO.
IMPERIALISMO SÉCULO XIX OU NEOCOLONIALISMO
O IMPERIALISMO Prof. Ms. Wladmir coelho
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO NA ÁFRICA OBJETIVOS.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO OBJETIVOS ANALISAR.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO NA ÍNDIA E NA CHINA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O IMPERIALISMO JAPONÊS OBJETIVOS.
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
O IMPERIALISMO NA ÁSIA E NA ÁFRICA
JAPÃO E OS TIGRES ASIÁTICOS
Imperialismo - séc XIX (Neocolonialismo)
IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO
‘’Trabalho de historia o imperialismo’’
SÉCULO XIX – O SÉCULO DAS TRANSFORMAÇÕES
MUNDIALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO.
IMPERIALISMO Imperialismo é a política de expansão e domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras, ou sobre uma ou várias regiões.
Imperialismo no Século XIX
IMPERIALISMO ( NEOCOLONIALISMO )
Imperialismo - séc XIX (Neocolonialismo)
A globalização econômica nos anos 1950 e 1960 (2ª Parte)
IMPERIALISMO DEFINIÇÃO: “ [...] dominação política e econômica, direta ou indireta, de uma nação mais rica e poderosa sobre outra mais pobre e fraca.
A Segunda Revolução Industrial e o Imperialismo
O imperialismo europeu
Multimídia em aulas de História
IMPERIALISMO E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Prof. Cap Queiroz.
Neocolonialismo: O Imperialismo no século XIX
Imperialismo ou Neocolonialismo
Neocolonialismo e o caso africano. O que é neocolonialismo? Durante o século XIX, principalmente em sua segunda metade, desenvolveu-se um processo de.
IMPERIALISMO Professor Ricardo Professor Ricardo.
AVALIAÇÃO BIMESTRAL -HISTÓRIA– VII ANO Professora: Poliane Camila
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
FORMAÇÃO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO RETA FINAL SOMA
"A burguesia não pode existir sem constantemente revolucionar os instrumentos de produção e, portanto, as relações de produção e, com elas o total das.
Neocolonialismo na Ásia – anexação da china
Evandro Albuquerque de Andrade
O imperialismo (Neocolonialismo)
Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia (Neocolonialismo)
Imperialismo – neocolonialismo do séc XIX
Imperialismo - séc XIX (Neocolonialismo)
A distribuição territorial das atividades econômicas
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
Imperialismo - séc XIX (Neocolonialismo)
Japão e Tigres asiáticos
Morte de Bin Laden estampa camisetas, canecas e calcinhas nos EUA
A ERA DOS IMPÉRIOS.
O Imperialismo na Índia
Neocolonialismo na áfrica e na ásia
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) Do avanço fascista ao Dia D
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO NO SÉCULO XIX.
IMPERIALISMO.
 EUROPEUS FIXADOS SOLIDAMENTE  TRADIÇÃO E CULTURA MILENAR  MAIOR ORGANIZAÇÃO MILITAR.
1° Guerra Mundial e Revolução Russa
Prof. Natania A Silva Nogueira
Século XIX ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
IMPERIALISMO e suas consequências
Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia (Neocolonialismo);
Transcrição da apresentação:

Evandro Albuquerque de Andrade Imperialismo Evandro Albuquerque de Andrade

conceito Termo empregado para caracterizar a expansão ou tendência de ampliação política e econômica de uma nação. Os meios utilizados para a consecução desses objetivos são variados, indo das negociações à anexação ou conquista de territórios, da obtenção de protetorados à concessão de monopólios e controle de mercado.

contexto 2ª Revolução Industrial – avanços tecnológicos expressivos que levam as potencias industriais a disputarem mercados consumidores, áreas fornecedoras de matéria prima, para escoamento de capital e população excedente. Capitalismo financeiro ou monopolista - o sistema bancário e as grandes corporações financeiras tornam-se dominantes e passam a controlar as demais atividades. 2ª metade do século XIX (ou seja, depois de 1850).

Conferência de Berlim (reunião que decidiu as regras da partilha afro-asiática)

O fardo do homem branco "Toma o fardo do Homem Branco, as guerras selvagens da paz. Enche o estômago da fome e faz com que cesse a doença. E quando estiver mais próximo nessa busca em favor de outrem, vê como a indolência e a loucura pagã arruinam tuas esperanças". (poeta inglês Rudyard Kipling) Levar o progresso e a civilização a estes povos inferiores é uma espécie de “dever moral” dos europeus!

O que os europeus querem, de verdade? Aplicar o capital excedente; Encontrar mão de obra barata para suas indústrias; Desenvolver um mercado consumidor para seus produtos; Encontrar uma válvula de escape para o excedente populacional da Europa;

Ingleses na Índia Dominação favorecida pela ausência de unidade política Domínio da Cia das Índias Orientais Resistência Armada: Guerra dos Sipaios Milícias locais aliadas a muçulmanos (1857-1859) Resistência Política: Gandhi, com a política de não-violência e desobediência civil durante o século XX.

China O poder central forte, somado ao orgulho cultural dificulta a dominação chinesa e provoca inúmeras guerras O ópio era produzido na Índia. Os ingleses, através da Cia das Índias Orientais, vendiam aos chineses, obtendo grande lucro, de forma ilegal... O conflito entre China e Inglaterra ficou conhecido como Guerras do Ópio A China perdeu e foi dividida em “zonas de influência” (abertura dos portos) Revolta de Taiping e Guerra dos Boxers: movimentos nacionalistas radicais O Tratado de Nanquim obrigou os chineses a aceitarem o controle inglês sobre Hong Kong

Japão Fechado para o ocidente desde o século XVII, com a pressão norte-americana no século XIX (esquadra do comandante Perry), assina acordos comerciais com os EUA e com outras nações... Os contratos iniciam um processo de ocidentalização e industrialização, a chamada Era Meiji Reformas econômicas que consistiram na eliminação de entraves e resquícios do modo de produção feudal, na liberação da mão-de-obra, e na assimilação da tecnologia ocidental, preparando o Japão para o capitalismo. Um dos problemas era a falta de matéria-prima e de fontes de energia, além da limitação do seu mercado interno. O Japão investiu em seu poderio bélico, a fim de obter uma expansão militar. Ocupou a Coréia, Taiwan e a Manchúria. Acaba entrando na I Guerra Mundial, principalmente por sua briga com a China...