Representação Binária da Informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Melhoramento de Imagens
Advertisements

Lista 3!!!.
Lista 3!!!.
SISTEMA BINÁRIO Hardware de Computadores. SISTEMA BINÁRIO Hardware de Computadores.
PROGRESSÃO ARITMÉTICA P.A.
Modelo planetário: errado Elétrons são descritos por meio de funções de onda Mecânica Quântica : probabilidades.
PGF5001 – Mecânica Quântica 1 Prof. Emerson Passos.
Prof. Celso Gramática.
SISTEMAS DE NUMERAÇÃO Material elaborado pelo Prof. José Luiz Mendes e alterado pela Profa Janine.
Arquitetura de computadores
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Utilização do montador Daedalus
1. Equivalência entre portas 2. Derivação de expressões booleanas 3
COMPRESSÃO DE FILMES GRUPO: Alessandra Antunes Vargas Anderson Konzen
Compressão de Voz Francisco Socal Tiago Peres Leonardo Silveira.
Gustavo Vieira Pereira
Compressão por Hardware
Os dez mandamentos para o bem planejar
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra.
DISPONÍVEL EM: tema 1.1. Elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas, na qual você discuta a relação do progresso tecnológico do.
Algoritmos Genéticos - Capítulo 10 Desvantagens da Representação Binária Prof. Ricardo Linden.
Ilusão de Ótica O termo Ilusão de óptica aplica-se a todas ilusões que «enganam» o sistema visual humano fazendo-nos ver qualquer coisa que não está presente.
Técnicas de Processamento Imagens
Fazendo Slides no Power Point
Conceitos iniciais Hardware/Software
1 Oi BlackBerry. 2 Índice 1Configurando o seu aparelho BlackBerry 2Formatando o seu aparelho BlackBerry 3Solicitando senha de ativação empresarial 4Indicador.
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER 202 Aula 01 - ANO 2013 Camilo Daleles Rennó
Arquitetura da informação Por Luiz Siqueira. O nome é imponente e a técnica está na moda. Contudo, o importante é o seguinte: a Arquitetura de Informação.
Planejando seu site Objetivos Abordagem Sílvia Dota.
Página de entrada A página de entrada, ou a index, representa um convite para o seu site.
Informática Instrumental
UD de Sorocaba/ Iperó UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Recursos Computacionais Antonio Martins.
Campus de Sorocaba UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Recursos Computacionais Antonio Martins.
Sensor Fotoelétrico por Sistema de Difusão
Prof: Encoder Angular Prof:
Física Quântica Exercícios
3° Aula – Práticas Profissionais
Técnicas de Amostragem
CES-11 LAB 03 Bitmap Quadtree
Capítulo VII – Tipos Enumerativos e Estruturas 7.1 – Tipos enumerativos 7.2 – A necessidade de estruturas 7.3 – Manipulação dos campos de uma estrutura.
Discos Rigídos 1. Tecnologia Raid
Jumpers 1. O que são Jumpers
1. Função: - Criar meios para que o processador possa comunicar-se com todos estes componentes com a maior velocidade e confiabilidade possíveis. - Na.
Capítulo I – Conceitos Primários 1.1 – Estrutura de um computador 1.2 – Informações manipuladas por um computador 1.3 – Evolução das linguagens de programação.
Função Gráficos. Domínio e imagem no gráfico.
I – Informação Digital – Tema de Discussão Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
I – Informação Digital – Trabalho Grupo Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP-018 – O Produto Internet e suas Aplicações.
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS
MAC499 - Trabalho de Formatura Supervisionado Sistema de Reconhecimento de Escrita On-Line.
TÉCNICAS DE CODIFICAÇÃO DE SINAIS
TÉCNICAS DE CODIFICAÇÃO DE SINAIS INTRODUÇÃO Evelio M. G. Fernández
PRINCÍPIOS DE COMUNICAÇÕES
Introdução à Codificação de Canal Evelio M. G. Fernández
INTRODUÇÃO À TEORIA DE INFORMAÇÃO Evelio M. G. Fernández
Aritmética de ponto flutuante Erros
Organização de Sistemas de Computadores
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
7. INTEGRAÇÃO NUMÉRICA Parte 1
Marco Antonio Montebello Júnior
Prof: Graciano Notação Científica.
FREQUÊNCIA CARDÍACA EXERCÍCIO FÍSICO
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Internet Aula 03. Histórico Durante a guerra fria, os EUA tiveram a necessidade de interligar laboratórios que trabalhavam para os militares; Essa interligação.
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
Conceitos Básicos de Redes de Computadores e acesso a Internet
04:27 Introdução Tipos de Fluxo de Dados e de Arquivos Manipulação de Arquivos em Java Classes FileReader e FileWriter Classes FileInputStream e FileOutputStream.
Sistemas de Informação Prof. Me. Everton C. Tetila Modelo de dados relacional Banco de Dados I.
Introdução Ciência da Computação estudo de algoritmos –ÊNFASE ao estudo de DADOS armazenamento manipulação refinamento (a partir de dados cru) estrutura.
MPEG-4 x MPEG-2 na Implantação do Sistema Brasileiro de TV Digital
Transcrição da apresentação:

Representação Binária da Informação Prof. Jorge Manuel Lage Fernandes Arquitetura e Organização de Computadores

Tipos de Informação Escrita e Numérica (Dados) Sons Imagens Vídeos / Multimídia (Sons + Imagens)

O que é informação? Definição: Hoje em dia: - Conjunto de dados a cerca de alguém ou algo... - Notícia transmitida à alguém ou público - Elemento básico da memória. Hoje em dia: - Nossa geração tem mais informação disponível do que em qualquer tempo da história. - Informação é poder - Pergunta: Como chegamos a essa conjuntura?

Armazenamento e Transmissão de Informação Antes da Era da Informação: - Inscrições em Pedras (Pré-História) - Papiros - Livros e Registros Era da Informação - Globalização - Internet Tudo isso graças: Armazenamento Digital

Armazenamento Digital Computadores - Eletrônica Digital (ENIAC) Álgebra de Boole Circuitos Digitais (Válvula/Transistor) Estados ON (1) e OFF (0). Processamento desses Estados ou Conjunto desses Estados (Dados) Armazenamento Mas como representar informações se só existem 2 estados? Utilizando representação numérica de dos estados: 0s e 1s S i s t e m a B i n á r i o

Números Binários Sistemas de Numeração: Representação das quantidades através de símbolos (pré-história) Decimal (intuitivo ao homem) Hexadecimal (0 a F) Sistema Binário Baseado em 2 elementos: 0 e 1 (bits) Como representar os números? Matemática: Permutação dos elementos (2n) Exemplo: Para 3 bits => 8 valores 1 2 3 4 5 6 7 000 001 010 011 100 101 110 111

Representação Binária da Escrita A representação dos números é bastante simples e intuitiva, conforme a disponibilidade de bits. Como poderíamos representar escrita(caracteres)? Codificando cada caractere Código ASCII (American Standard Code for Information Interchange) Constituído pela combinação de 8 bits Quantos caracteres? Exercício: Escreva seu nome em uma seqüência de bits de acordo com a tabela ASCII.

Código ASCII Exercício: Escreva seu nome em uma seqüência de bits de acordo com a tabela ASCII.

Representação de Sons Definição da Física: O som é composto por ondas sonoras. Esssas ondas são ondas mecânicas, longitudinais e tridimensionais. Por serem longitudinais, são ondas de pressão, e caminham no meio de propagação através de sucessivas compressões e rarefações das partículas do meio (veja abaixo). As ondas ao se propagarem através de um meio elástico alcançam o ouvido causando a sensação sonora. O aparelho auditivo humano é sensível a sons cujas freqüências estão compreendidas na região de 20 Hz à 20 kHz . Se o som é uma onda, como representar essa informação?

Representação de Sons A uma “velocidade” fixa a cada segundo (freqüência) vamos amostrando esse sinal (medindo), e transformamos esses níveis em informação numérica que é convertida em grupos de bits. A amostragem de um sinal nada mais é que um “jogo de ligar pontos” para representar a forma da onda do sinal. Um DVD por exemplo grava 20 níveis de sinal, ou seja:         0000 0000 0000 0000 0000 0000 N= 0         1111 1111 1111 1111 1111 1111 N= 1.048.575  

Representação de Imagens “Uma imagem vale mil palavras”? Uma imagem digital é composta por diversos (ou em alguns casos) milhares de pontos denominados pixels. + Pontos estamos+ Perto da Realidade (Resolução) Cada pixel possui uma determinada cor e essa cor pode ser representada por um conjunto de bits. Atualmente a resolução de uma imagem é medida em megapixels (ou seja milhões de pixels)

Representação de Imagens Esta imagem (320x230) é composta por cerca de 73600 pixels (0,07mega pixels) Cada pixel é definido por 16 bits, ou seja, temos 1177600 bits (147.200 bytes). Cor: 25543 = 0110001111000111

Representação de Imagens 1 – 1 bit (2 cores) 2 – 4 bits (16 cores) 3 – 6 bits (64 cores) 4 – 8 bits (256 cores) 5 – 16 bits (65536 cores) 1 2 3 4 5

Representação de Multimídia Vídeo + Áudio Diversas imagens são dispostas uma após outra em uma seqüência uniforme de tempo. Ou seja, o mesmo princípio de um filme em película. A estas imagens denominamos frames. Quanto maior a disposição de frames por segundo (FPS) mais próximo da realidade este vídeo será. Por sua vez, o áudio é incorporado e sincronizado sua execução com os frames. A codificação em bits é a mesma utilizada em imagens e áudio. A qualidade do som e imagem é diretamente proporcional a quantidade de bits utilizados por frame.

Compactação das Informações Não podemos falar de representação binária de informação se não levarmos em conta que muitas vezes nossa capacidade de armazenamento ou transmissão possui limitações. A Compactação elimina as redundâncias e organiza os bits de forma que ocupem menos espaço no dispositivo de armazenamento ou transmissão. "Não pergunte o que o seu país pode fazer por você - Pergunte o que você pode fazer por seu país!" John F. Kennedy Quais as redundâncias que encontramos, que poderiam ser compactadas?

Compactação das Informações Não pergunte o que o seu país pode fazer por você - Pergunte o que você pode fazer por seu país! (93 bytes = 774 bits ) 1 – “Pergunte “ - 2 vezes 2 – “o que “ - 2 vezes 3 – “você ” - 2 vezes 4 – “país” - 2 vezes 5 – “pode” - 2 vezes 6 – “fazer “- 2 vezes 7 – “por “ - 2 vezes 8 – “seu “ - 2 vezes Compactado: Não_12_o_845673_-_12356784!(28 bytes = 224 bits) Obs: Precisamos de um elemento chamado dicionário de dados que neste caso ocupa quase o mesmo volume que a frase descompactada. Mas imaginemos um texto de algumas páginas, aí a economia é bastante relevante! Em imagens, áudio e vídeos a ocorrência de redundância é ainda maior!

Exemplos de Compactação das Informações Arquivos Compactados (Zip, RAR, Arj..) Imagens JPG (Joint Photographic Experts Group) e GIF (Graphics Interchange Format) Arquivos de Áudio MP3 e WMA (Windows Media Audio) Vídeos MPEG (Moving Picture Experts Group)