Unidade de Processamento e Sistema de Visão para um Robô Humanóide Mauro André Moreira Rodrigues Universidade de Aveiro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes

Advertisements

Departamento de Electrónica Industrial
4 Legged League 3º Ciclo de apresentações do NEIIST (por Hugo Pereira)
Capítulo 1 Introdução.
Arquiteturas de Barramento
12 de Dezembro de 2002 Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Mestrando: Rogério Dias Paulo Orientador: Professor Doutor Adriano Carvalho.
Programa de Navegação e Comunicações para um Robot Móvel
Projecto Humanóide Universidade de Aveiro
1. Introdução ENQUADRAMENTO A concepção de um Robot Humanóide constitui um dos maiores desafios na área da robótica: Construir um ser artificial semelhante.
UNIVERSIDADE DE AVEIRO
Desenvolvimento de Algoritmos de Controlo para Locomoção de um Robot Humanóide UNIVERSIDADE DE AVEIRO Departamento de Electrónica, Telecomunicações e Informática.
Desenvolvimento de Algoritmos de Controlo para a Locomoção de um Robot Humanóide UNIVERSIDADE DE AVEIRO Departamento de Electrónica, Telecomunicações e.
1. Introdução ENQUADRAMENTO A concepção de um Robot Humanóide constitui um dos maiores desafios na área da robótica: Construir um ser artificial semelhante.
ANALÍSE E ESTUDO COMPARATIVO DE ACTUADORES LINEARES PARA IMPLEMENTAÇÃO
Robot Autónomo para Competição no Robótica 2004
Sistema de Visão Tempo-Real Mauro Rodrigues Sistema de Tempo-Real 07/08 Universidade de Aveiro.
Unidade de Processamento e Sistema de Visão para um Robô Humanóide Mauro André Moreira Rodrigues Universidade de Aveiro.
Sistema de Visão Tempo-Real
Unidade de Processamento e Sistema de Visão para um Robô Humanóide Prof. Dr. Filipe Miguel Teixeira Pereira da Silva Prof. Dr. Vítor Manuel Ferreira dos.
Unidade de Processamento e Sistema de Visão para um Robô Humanóide
Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro
Amaro de Sousa Instituto de Telecomunicações
Inteligência Artificial Alex F. V. Machado. Tecnologia de Processamento da Informação que envolve processos de raciocínio, aprendizado e percepção. Winston.
1. RESPOSTA DE UM SISTEMA SISTEMAS II SISTEMA RESPOSTA TOTAL =
Captura de Texto em um Quadro Branco
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Computação Exploração do espaço de projeto para uma arquitetura de processamento.
CAPÍTULO Equações dinâmicas de um robô
CINEMÁTICA DIFERENCIAL
Recursos Computacionais
III – Aplicações – Teleconferência Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP-018 – O Produto Internet e suas Aplicações.
Arquitectura interna de um computador
Jorge Almeida Seguimento de objectos dinâmicos com oclusão usando dados laser Universidade de Aveiro 2010 Departamento de Engenharia Mecânica Laboratório.
ETHERNET - Engenharia de Tráfego em Redes Ethernet baseadas na Norma IEEE 802.1s MSTP Amaro de Sousa Instituto de Telecomunicações DETI, Universidade de.
Desenvolvimento de uma garra robótica para operações de bin-picking
Cap 6 – Efeitos da Realimentação e Erros em Regime Permanente
Sistema de Alimentação
Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide
Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide
Desenvolvimento do tronco e membros de uma plataforma humanóide
Enterprise Architecture Validation Edgar Nunes Diogo LopesGrupo 1 Francisco Santos.
ANÁLISE DE UM SISTEMA MULTI-ELETRODOS EM PROCESSOS ELETROQUÍMICOS Vinicius Flores Resumo A utilização de multi-eletrodos no estudo de processos eletroquímicos.
Posto de Abastecimento Seguro
INICIAÇÃO À INFORMÁTICA. O que são as Tecnologias de Informação ?... As Tecnologias de Informação dizem respeito a processos de tratamento, controlo e.
Estrutura Híbrida de Locomoção para um Robô Humanóide
Sistema de Segurança Baseado em Análise de Imagens
Universidade de Mogi das Cruzes Tec
Componentes do Computador
Sistemas Operacionais
SISTEMAS OPERACIONAIS I
Apresentação SISRCA Módulo de Captação do Atendimento.
Capítulo III – Processamento de Imagem
Montagem e Manutenção de Computador I Curso Técnico em Rede de Computadores Aula 05.
Desenvolvimento de uma plataforma humanóide autónoma de custo limitado: Componentes e Soluções Tecnológicas Autores: A. Cardoso L. Gomes N. Pereira M.
Placa de rede, Memória RAM, Hub
Resultados Recentes de HERA-B 1 Física 2000 Resultados Recentes de HERA-B João Carvalho LIP-Coimbra e Departamento de Física da Universidade de Coimbra.
APRENDIZAGEM POR DEMONSTRAÇÃO APLICADA A UM ROBÔ HUMANOIDE DISSERTAÇÃO FILIPE SERRA MIEET Filipe Silva(DETI-IEETA) Vítor Santos(DEM-IEETA)
Marcelo B. Nogueira Bruno Xavier da Costa Adelardo A. D. Medeiros
1 Universidade Federal de Santa Catarina Uma Ferramenta de Suporte a Simulação de Redes com o ns-2 Adriano Orlando Campestrini Florianópolis
Atividades de pesquisa 2009 Grupo de Robótica, Automação e Visão Computacional - GRAV Laboratório de Automação, Visão e Sistemas Inteligentes - LAVSI Departamento.
Introdução às TIC Prof. Carlos Freire Copyright, Carlos Freire.
Jul. 2005RAC - Robótica Académica de Coimbra 1 RAC – Robótica Académica de Coimbra Jorge Lobo Rui Rocha.
PCS - Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais Projeto de Formatura – Turmas 2009 Integrantes: Professor Orientador: Co-orientador:
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Teresa Maria Vazão Fevereiro 2003 IST/INESC Contactos:IST/Tagus-Park Tel:
Sistemas de Arquivos Paralelos Alternativas para a redução do gargalo no acesso ao sistema de arquivos Roberto Pires de Carvalho carvalho arroba ime ponto.
RoboCup Criação de uma Equipa para Liga Mixed Reality do RoboCup Orientador: Prof. Dr. Luís Paulo Reis Hugo Mendes – 2.
Bin-picking de objectos toroidais Luís Rodrigues Universidade de Aveiro Departamento de Engenharia Mecânica Laboratório de Automação e Robótica Orientador:
Introdução Fundamentos de Controlo DEEC/ISTIsabel Lourtie Introdução O que é um sistema de controlo? Definição Controlo de posição de um elevador Controlo.
Projeto do CBPF Grid SSOLAR Bruno Lima Felipe da Matta Roberto Kishi Thagor Baiocco Tiago Olimpio
Escalonamento de Operações de Reconfiguração Dinâmica Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Aluno: Ricardo Ferreira Orientador:
Transcrição da apresentação:

Unidade de Processamento e Sistema de Visão para um Robô Humanóide Mauro André Moreira Rodrigues Universidade de Aveiro

Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações Mauro Rodrigues Resumo da Apresentação Objectivos Enquadramento Unidade de Processamento Ambiente de Desenvolvimento Sistema de Visão Resultados Conclusões Trabalho Futuro

Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações Mauro Rodrigues Objectivos Integração da Unidade Central de Processamento Autonomia Computacional Implementação de um Ambiente de Desenvolvimento Desenvolvimento do Sistema de Visão

Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações Mauro Rodrigues Enquadramento Robô Humanóide desenvolvido na Universidade de Aveiro. A ambição é a participação no RoboCup.

Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações Mauro Rodrigues Enquadramento A plataforma humanóide é constituída por 22 graus de liberdade: 2 em cada pé (2x2); 1 em cada joelho (1x2); 3 em cada anca (3x2); 2 no tronco (2x1); 3 em cada braço (3x2); 2 na cabeça (PTU) (2x1). Atinge os 70 cm de altura e uma massa total de 6,5 kg.

Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações Mauro Rodrigues Enquadramento Arquitectura de controlo distribuída Três tipo de unidades, formando uma rede de controladores. Interligação por barramento CAN em configuração Master/Multi-Salve.

Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações Mauro Rodrigues Unidade Central de Processamento Responsável pela gestão global dos procedimentos: Cálculo das configurações que as juntas devem adoptar com base em directivas de alto nível Processamento de Imagem e Controlo com Realimentação Visual Interacção com computador externo para monitorização, debug ou tele-operação

Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações Mauro Rodrigues Unidade Central de Processamento CPU standard PCI-104 AMD Geode 500MHz 512Mb RAM SSD 1Gb

Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações Mauro Rodrigues Unidade Central de Processamento Captura de Sinal Vídeo Placa PCMCIA FireWire Módulo Dual PCMCIA p/ PC104

Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações Mauro Rodrigues Unidade Central de Processamento Alterações à estrutura

Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações Mauro Rodrigues Ambiente de Desenvolvimento Sistema Operativo GNU/Linux Debian 40r0 i386 Net Install Versão mínima, ≈200Mb. Gestão de Memória Ciclos de escrita limitados no SSD Sem Área de Swap Utilização de Ramdisk

Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações Mauro Rodrigues Ambiente de Desenvolvimento Ferramentas de Sistema Xfce Coriander Bibliotecas OpenCV Ferramentas de Programação Editor Vim Compilador GCC Make IDE Kdevelop

Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações Mauro Rodrigues Sistema de Visão

Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações Mauro Rodrigues Sistema de Visão Graus de Liberdade Unidade Pan&Tilt Inclinação do tronco Câmara UniBrain 30fps (640x480)

Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações Mauro Rodrigues Sistema de Visão Aquisição Máscara Segmentação - Componentes H, S e V Localização do Objecto Pré-processamento

Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações Mauro Rodrigues Sistema de Visão Região de Interesse (ROI) Dinâmica

Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações Mauro Rodrigues Sistema de Visão Região de Interesse (ROI) Dinâmica Com ROISem ROI

Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações Mauro Rodrigues Sistema de Visão Algoritmo baseado em Imagem Lei proporcional com ganhos fixos,, é o vector de incrementos nas juntas, matriz de ganhos constantes, é o vector de erro definido pelo desvio da bola Lei proporcional com ganhos variáveis,

Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações Mauro Rodrigues Resultados Unidade de Processamento Aquisição Aquisição pela biblioteca OpenCV: 68ms Recurso a biblioteca proprietária Aquisição directa a 160x120: 3ms Aquisição a 320x240 com pyr down: 14ms Processamento Sem ROI: 15ms Com ROI: 11ms Tempos (ms) maxminmediodesvio aquisição32,402011,878013,68202,0275 pyr down25,90509,47309,84321,6330 segmentação41,60309,33209,84562,4185 centro de massa3,25500,39701,30790,4478 controlo0,15900,01400,01540,0093 actuação37,24602,16704,48502,6913 total118,660035,906039,15207,1468

Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações Mauro Rodrigues Resultados Realimentação Visual Alinhamento com a bola Rápido (~1s) Erro em regime estacionário (~7 pixels)

Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações Mauro Rodrigues Resultados Realimentação Visual Seguimento em Pan com ganhos fixos Seguimento em Pan Erro aumenta na zona frontal ao robô

Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações Mauro Rodrigues Resultados Realimentação Visual Seguimento em Pan com ganhos variáveis Redução do erro na zona frontal Ganhos FixosGanhos Variáveis

Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações Mauro Rodrigues Conclusões Plataforma Humanóide autónoma computacionalmente. Controlador PC/104 baseado em Linux revelou-se um bom compromisso entre capacidade de processamento, versatilidade, consumo e tamanho. Ambiente de desenvolvimento versátil que permite desenvolvimento directo na plataforma ou remoto. A arquitectura implementada separa o processamento de visão alto-nível, do controlo baixo-nível, em malha fechada, dos actuadores. Taxa média de processamento de 25Hz, um número suficiente para permitir estímulos rápidos e outros tipos de entradas visuais com variação rápida. O processo de localização e alinhamento quando a bola se encontra numa posição fixa exibe valores de erro baixos, e rápida convergência.

Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações Mauro Rodrigues Trabalho Futuro Avançar para a detecção de forma para validar a detecção da bola Reconhecimento de outros elementos, por exemplo, os presentes no terreno de jogo da competição RoboCup Explorar a utilização do Jacobiano da imagem Testar o efeito de um controlador PI (ou outros mais robustos) no desempenho do sistema Estudar a influência do movimento do robô na informação visual e no desempenho do sistema de seguimento

Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações Mauro Rodrigues Muito obrigado pela atenção.