Arquitetura de computadores

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Transcrição da apresentação:

Arquitetura de computadores O que é ? Arquitetura do conjunto de instruções + Organização da máquina Coordenação de muitos Níveis de Abstração

Objetivos da aula 5 componentes clássicos de um computador Dados podem ser qualquer coisa (inteiros, ponto flutuante, caracteres); um programa determina o que ele é Conceito de programa armazenado: instruções são apenas dados Princípio de Localidade, explorado via hierarquia de memória (cache)

Para que servem esses níveis ? Uma importante abstração interface entre hardware e software de baixo nível padronização das instruções, linguagem de máquina, etc... Vantagens: diferentes implementações da mesma arquitetura desvantagem: algumas vezes impossibilita o uso de inovações

Organização da máquina Características de performance e capacidade das principais unidades funcionais. Ex. Servidor de armazenamento e PC Registradores, Unidade lógica e aritmética, Unidade de controle ... Como estas unidades funcionais são conectadas. A natureza das informações trocadas entre componentes. A lógica e os meios pelos quais é controlado este fluxo de informações.

Classificação de computadores capacidade de processamento; velocidade de processamento e volume de transações; capacidade de armazenamento das informações; sofisticação do software disponível e compatibilidade; tamanho da memória e tipo de UCP

Arquiteturas Modernas arquiteturas de conjunto de instruções: Intel (80x86/Pentium/K6/MMX) PowerPC DEC Alpha SGI MIPS ( mainframe ) SUN SPARC HP PA-RISC

Arquitetura Multinível

Computador Moderno Nível 5 Nível 4 Nível 3 Nível 2 Nível 1 Nível 0 Interpretação (microprograma) Nível de linguagem orientada para problemas Nível 5 Nível de linguagem de montagem Nível 4 Nível de sistema operacional Nível 3 Tradução(montador) Tradução(compilador) Nível convencional de máquina Nível 2 Interpretação parcial (sistema operacional) Nível de microprogramação Nível 1 Microprogramas são executados diret. pelo HW Nível de lógica digital Nível 0

Anatomia: componentes de qualquer computador

Arquitetura de CPU/UCP ou processador Cálculos de operações aritméticas e comparações lógicas.

Arquitetura de CPU/UCP ou processador Manter o funcionamento do conjunto, através da UC (unidade de controle) que interpreta e gerencia a execução de cada instrução do programa dos equipamentos periféricos, da ULA e o acesso à máquina). Administrar na memória central (principal/ RAM): programa submetido, os dados transferidos de um elemento ao outro da máquina para processamento

Processador O processador (datapath e controle) Implementado por milhões de transistores Impossível de entender olhando cada transistor Necessárias abstrações

Memória RAM Random Access Memory (Memória de Acesso Aleatório) Volátil Suporta os dados em uso e programas em execução. Operações do processador ocorrem aqui

Memória Auxiliar/ Secundária Armazenamento definitivo de programas e dados Não volátil Disquetes, Discos Rígidos/winchester e CD-ROM's.

Memória Auxiliar/ Secundária Forma de armazenamento de dados do HD é magnética Cabeça de leitura para transformar os dados magnéticos em impulsos elétricos. DEFRAG !

Memória Cache Prioridade : Velocidade de acesso pequena porção entre a UCP e a MP funciona como um espelho de parte da MP

Comunicação entre UPC e MP BARRAMENTO (bus): conjunto de condutores elétricos que interligam os diversos componentes do computador e de circuitos eletrônicos que controlam o fluxo dos bits.

Hierarquia de memória Tipo Capacidade Velocidade Custo Localização   Tipo Capacidade Velocidade Custo Localização Volatilidade Registrador Bytes muito alta muito alto UCP Volátil Memória Cache Kbytes alta alto UCP/placa Memória Principal Mbytes média médio Placa Memória Auxiliar Gbytes baixa baixo Externa Não Volátil

Dispositivos de armazenamento e hierarquia de memória

Dispositivos de memória

Bit ? Byte ? BIT é uma contração de BInary DigiT e representa um dos valores possíveis em binário, 0 ou 1.

Byte BYTE é um grupo de 8 bits Lembre que 23 = 8. Em um byte, há 28 = 256 combinações * pode-se representar 256 diferentes valores, desde 00000000 até 11111111.

Medidas de bytes 1 kbyte ( 1 kB ) 1 kilobyte = 210 bytes = 8.192 bits

Medidas de bytes 1 megabyte (MB) 220 =210 x 210 = 1.048.576 bytes ... 1 giga, equivale a 230 ou 1024 megas, 1 tera, equivalente a 240

Referências http://www.museudocomputador.com.br/ http://venus.rdc.puc-rio.br/rmano/comp.html http://terra.dcc.ufmg.br/material_referencia/mrf_ComoFuncionaComputador/mrf_ComoFuncionaComputador.html www.wikipedia.org http://www.inf.ufsc.br/~lucia/Arquivos-INE5607/OrgEstruturada.pdf http://www.forumpcs.com.br/coluna.php?b=145565