Efeito do Tratamento com Metilfenidato sobre a Ritmicidade Circadiana em Modelo Animal do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade Laura Simões.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
H/D H/D H/D H/D H/D H/D H/D H/D III- Tratamento Quântico para Átomos em Campos Magnéticos A construção do hamiltoniano E e M a partir de V e A 1a. Teoria.
Advertisements

Técnicas e Projeto de Sistemas
Método de diferenças finitas para problemas lineares
MONITORIZAÇÃO DE DOENÇAS DIARRÉICAS AGUDAS
Construção de Indicadores
Influência da espessura e da natureza de um filme de óxido na transferência de calor em uma microestrutura. IC: Alexandre Martins Orientador: Amilton Sinatora.
Estudo da Influência da Taxa de Resfriamento na Distribuição de Tensões Residuais Durante a Têmpera de um Cilindro de Aço SAE4140H Cristiano Fernandes.
Aluno: Gustavo S. Böhme Orientador: Prof. Dr. Roberto Martins de Souza
Validação do Algoritmo de Backprojection aplicado a Tomografia de Impedância Elétrica com o Uso de Problema Direto Fernando Silva de Moura Pai Chi Nan.
Introdução à Consulta 24/3/06. Categorias de comandos DDL : estruturação de objetos de BD Ex. create table, drop index, alter table... DML: manipulação.
Prof. Dr. Amilton Sinatora
Capturabilidade de pequenos mamíferos em uma área de mangue na Baía de Guaratuba, sul do Brasil. Vanessa Ketlenn Zavadzki Santos Programa de Capacitação.
Aspectos morfológicos e bioquímicos dos efeitos do cádmio em embriões de Gallus gallus Gisleine Jarenko Steil Iniciação científica/Fundação Araucária Orientadora:
ESTUDO DA SENSIBILIDADE MECÂNICA E AO FRIO EM MODELO DE DOR NEUROPÁTICA INDUZIDA POR CONSTRIÇÃO DO NERVO CIÁTICO: PAPEL DOS RECEPTORES TRPA1 E TRPM8. SCARANTE,
Avaliação dos hábitos alimentares e da composição da dieta habitual dos pacientes com Diabetes Mellitus do tipo I portadores de neuropatia autonômica Thais.
Análise genotóxica em Rhamdia quelen (Siluriforme), após contaminação por injeção intraperitoneal com Chumbo II e nanopartícula de dióxido de titânio.
AVALIAÇÃO DE UMA FUCOMANOGALACTANA QUIMICAMENTE SULFATADA COMO HEPARINÓIDE Aline Guimarães Santana Bolsista PROBEM/PRAE - UFPR Orientador: Prof. Dr. Thales.
O USO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS COMO AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Bolsista: Ana Paula Scheffer Voluntária Orientador: Prof. Dr. Milton.
Avaliação das zonas ripárias da bacia hidrográfica do rio Corredeiras, SC Pedro Thiago Ramin da Silva Orientador: Prof. Dr. Irani dos Santos Colaboradores:
AVALIAÇÃO IMUNOISTOQUÍMICA DE BIOMARCADOR ANTI- APOPTÓTICO TRAP-1 EM AMOSTRAS DE MIOCÁRDIOS DE PREMATUROS HIPOXÊMICOS Patricia Kiyori Watanabe PIBIC/CNPq.
GERMINAÇÃO DE SOJA E AMENDOIM-BRAVO NA PRESENÇA DE EXTRATO DE SÁLVIA Angélica Luana Kehl da Silva Iniciação Científica UFPR/TN /2013 Orientadora:
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADnD EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES - ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS Mariana Cassilha Stival PIBITI/CNPq.
Classe de condutividade hidráulica
Eireli no Brasil: Análise pragmáticas e perspectivas Nome dos Bolsistas: Guilherme Bonato Campos Caramês Tipo de Bolsa/Agência de Fomento: PIBIC/CNPQ Orientador/Colaboradores:
ANÁLISE GENOTÓXICA EM Astyanax serratus (CHARACIDAE), APÓS A CONTAMINAÇÃO POR INJEÇÃO INTRAPERITONEAL COM CHUMBO II E NANOPARTÍCULAS DE TiO2. Para Pb II.
Isolamento e identificação de microrganismos endofíticos de mudas de Eucalyptus benthamii visando o controle biológico de doenças de viveiro Maíra Gomes.
RAMIFICAÇÃO DO TRONCO BRAQUIOCEFÁLICO EM AVES DA LINHAGEM COBB X SLOW Aluna: Lucas Pedro de Souza Glaeser Pibic-Jr/F.A. Orientador: Arlei José.
IDENTIFICAÇÃO DE CÉLULAS DE DERIVA LONGITUDINAL LITORÂNEA, NAS PRAIAS DO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO SUL (SC). Ana Paula de Martini de Souza Bolsa voluntária.
LEITURAS DA SUSTENTABILIDADE NOS TERRITÓRIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPONESA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA Bolsista: Vinicius Antonio Banzato.
ENTRE EDUCAÇÃO, ECOSOFIA, INVENÇÃO: OUTROS MUNDOS SÃO POSSÍVEIS Emerson Biernaski Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) Orientadora: Kátia Maria Kasper INTRODUÇÃO:
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL TERAPÊUTICO DE POLISSACARÍDEOS PARA O TRATAMENTO DE DISTÚRBIOS DA MOTILIDADE GASTROINTESTINAL Tamyres Mingorance Carvalho - Iniciação.
Introdução O Brunswikian Lens Model (Juslin & Laukka, 2004) é um modelo científico que se propõe a explicar os processos psicológicos que regem a comunicação.
Testar a Eficiência do Dispositivo de Inclinação Desenvolvido pelo LAGEH Nanúbia Pereira Barreto Iniciação Tecnológica / PIBIT/CNPq Claudia Pereira Krueger/Anderson.
Reconstrução filogenética: Inferência Bayesiana
Teste Estrutural de Software
Criptoanálise Integral Criptoanálise diferencial: diferença (subtração) entre duas cifragens Criptoanálise integral: efeito cumulativo (soma) entre várias.
Serpent-1 O Serpent-0 refinado Paulo Estima Mello
Registro de Carta Topográfica
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
Diretoria de Ensino – Região de Mogi Mirim. Questões de múltipla escolha: elaboradas por professores e analisadas por especialistas; pré-testadas; realiza.
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS DE EFEITO GERAL
Resultados e Discussão
Controle Digital Prof. Cesar da Costa 6.a Aula – Equações às diferenças.
Reconexão por Caminhos Marcone Jamilson Freitas Souza Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
29/3/2014Prof. José Arnaldo B. Montevechi1 Pesquisa Operacional Universidade Federal de Itajubá Informações sobre o trabalho final.
TA 733 A – Operações Unitárias II
Aula 1 – 10/09 Introdução ao Curso Marcelo Paiva
Modelos de Iluminação Daniel Lemos. Definição MODELOS DE ILUMINAÇÃO são técnicas usadas para calcular a intensidade da cor de um ponto a ser exibido.
Avaliação da contribuição do P-detergente cenário crítico (dados IBOPE) População estimada: 600 mil 1)Quanto da carga sub-total urbana é proveniente do.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE POLÍTICA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE MENTAL EXPERIÊNCIA INOVADORA SEGUIMENTO E AVALIAÇÃO DA.
BlastPhen Aluno: Ricardo Nishikido Pereira
Superintendência de Serviços Públicos Roberto Pinto Martins Salvador, 19 de agosto de
TE 043 CIRCUITOS DE RÁDIO-FREQÜÊNCIA
CARACTERÍSTICAS DOS INDIVÍDUOS Grupo Eutrófico (GE) 44,8% (n=13)
EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO DE ÁCIDO FÓLICO SOBRE AS CONCENTRAÇÕES DE
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA INGESTÃO ALIMENTAR DE ATLETAS POR MEIO DO ÍNDICE DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ADAPTADO (IASA) Viviane Mariotoni.
Aprimorando (A2): Fernando Moreto
Avaliação da qualidade da dieta através do Índice de Alimentação Saudável (IAS) dos motoristas da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Rinaldi, A.E.M.;
Trabalho apresentado no Congresso Paulista de Nutrição (IMEN)
PREVALÊNCIA DE SÍNDROME METABÓLICA EM PROFISSIONAIS MOTORISTAS.
FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU
1.
Teste.
Teste.
Teste.
Teste.
Teste\. testes.
Transcrição da apresentação:

Efeito do Tratamento com Metilfenidato sobre a Ritmicidade Circadiana em Modelo Animal do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade Laura Simões da Costa Pinto PIBIC/CNPq Orientador: Fernando M. Louzada Colaboradores: Bruno J. Martynhak, Roberto Andreatini INTRODUÇÃO MATERIAL e MÉTODOS Para avaliar parâmetros do ciclo atividade/repouso, ratos Wistar (WIS) e SHR foram mantidos isolados em gaiolas individuais a partir do dia pós-natal 28 em ciclo claro/escuro 12:12 (5 animais por grupo) ou em escuro constante (4WIS/5SHR), com a atividade locomotora registrada durante 40 dias. Os dados de atividade foram agrupados em blocos de 5 minutos e plotados em actogramas. Foi realizada análise espectral para ambas as condições e comparação de atividade na fase clara e escura entres os animais mantidos em ciclo normal para comparar as diferentes linhagens. Diferenças no ciclo atividade/repouso foram avaliadas através do teste U de Mann-Whitney. Para a escolha da dose de metilfenidato a ser utilizada durante o tratamento crônico foram realizados testes com administração aguda de metilfenidato [3mg/kg (n=11); 5mg/kg (n=11); 7 mg/kg (n=11); 10mg/kg (n=5)] ou solução salina (n=11) em ratos Wistar, com avaliação do efeito do tratamento na locomoção no aparato de Campo Aberto. Estas variáveis foram analisadas por ANOVA de uma via, seguidas de teste post-hoc de Fisher. Valores de p<0,05 foram considerados significativos. O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é o transtorno psiquiátrico mais comum na infância e adolescência e a droga mais utilizada no tratamento é o metilfenidato. Ratos da linhagem SHR são espontaneamente hipertensos e apresentam hiperatividade locomotora, impulsividade e atenção reduzida¹, têm sido propostos como um bom modelo animal para o subtipo combinado de TDAH². Até o momento, o efeito crônico do metilfenidato sobre a ritmicidade circadiana não foi avaliado neste modelo animal, sendo o objetivo deste estudo avaliar o efeito do tratamento crônico sobre a ritmicidade circadiana em ratos SHR. Nossos resultados apontam para não existência de diferenças na atividade locomotora nas fases clara e escura quando as linhagens são comparadas. Devido às divergências entre os estudos, são necessários outros experimentos para caracterizar melhor os ritmos circadianos da linhagem de ratos SHR. CONCLUSÃO As atividades nas fases clara e escura não foram diferentes entre as linhagens, e ambas mostraram-se sincronizadas ao ciclo claro/escuro, com ritmo circadiano de atividade/repouso com período de 24h. Em escuro constante, ratos Wistar expressaram um período em livre curso maior {24,73(0,29)h} quando comparados aos ratos SHR {24,06(0,07)h}. RESULTADOS Figura 1. Actogramas gerados a partir do registro de atividade. O gráfico está duplicado na horizontal para facilitar a visualização dos dados. Cada linha representa um dia, e as barras verticais pretas indicam atividade do animal. A - rato Wistar mantido em ciclo claro/escuro 12:12. B - rato SHR mantido em ciclo claro/escuro 12:12. C - rato Wistar mantido em escuro constante. D - rato SHR mantido em escuro constante. Entre as doses de metilfenidato testadas no Campo Aberto, a equivalente a 5mg/kg foi a maior dose que não interferiu nos parâmetros de locomoção, sendo então a dose escolhida para o tratamento crônico. REFERÊNCIAS ¹FOX AT et al. Impulsive choice in a rodent model of attention- deficit/hyperactivity disorder. Behav Brain Res Feb 11;187(1): ²SAGVOLDEN T et al. The spontaneously hypertensive rat model of ADHD--the importance of selecting the appropriate reference strain. Neuropharmacology. 2009;57(7-8):