AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DOS COMPOSTOS POLIFENÓLICOS FLAVONÓIDES E TANINOS DE FOLHAS DE Eucalyptus grandis, MYRTACEAE. Sabrina Freitas de OLIVEIRA. Iniciação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA.
Advertisements

Raisa Maria Emanuelle Cunha Costa¹ ; Luciana Cavalcanti Azevedo² 1. Bolsista PIBIT- IF SERTÃO, estudante de graduação do curso de Tecnologia em Alimentos-IF.
POLUIÇÃO DAS ÁGUAS AULA 4.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
A voz e a vez das usuárias: Avaliação da satisfação de mulheres sobre atividade educativa desenvolvida na Semana Mundial do Aleitamento Materno Durante.
Fatores de risco para doenças crônicas não-transmissíveis: Inquérito domiciliário no município de São Paulo,
NUNES, Laís S.C. ¹; SILVA, Caroline O. 2 e ANARUMA, Silvia Marina³ 1,2 Estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas
Prof. Dr. Amilton Sinatora
Custos XP x Custos Tradicionais André Chinvelski.
AVALIAÇÃO OXIDATIVA DO ÓLEO RESIDUAL E BIODIESEL DURANTE A ESTOCAGEM Gabriela Menegon Buosi UFPR/TN Maria Cristina Milinsk Figura 1. Resultados das análises.
Introdução Materiais e métodos Referências Por ser uma forma simples e barata de acumular energia, as baterias chumbo ácido vem ganhando destaque desde.
Capturabilidade de pequenos mamíferos em uma área de mangue na Baía de Guaratuba, sul do Brasil. Vanessa Ketlenn Zavadzki Santos Programa de Capacitação.
Aspectos morfológicos e bioquímicos dos efeitos do cádmio em embriões de Gallus gallus Gisleine Jarenko Steil Iniciação científica/Fundação Araucária Orientadora:
O conhecimento de universitárias sobre o câncer de mama em mulheres: curso de nutrição Gisele Basso Zanlorenzi IC PIBIC/CNPQ Prof a Dr a Marilene Loewen.
Avaliação dos hábitos alimentares e da composição da dieta habitual dos pacientes com Diabetes Mellitus do tipo I portadores de neuropatia autonômica Thais.
Análise genotóxica em Rhamdia quelen (Siluriforme), após contaminação por injeção intraperitoneal com Chumbo II e nanopartícula de dióxido de titânio.
AVALIAÇÃO DE UMA FUCOMANOGALACTANA QUIMICAMENTE SULFATADA COMO HEPARINÓIDE Aline Guimarães Santana Bolsista PROBEM/PRAE - UFPR Orientador: Prof. Dr. Thales.
O USO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS COMO AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Bolsista: Ana Paula Scheffer Voluntária Orientador: Prof. Dr. Milton.
Análise do Processo de Interceptação na Bacia Experimental do Rio Saci –SC Bolsista PIBIC/AA: Eddie Gabriel Teixeira Orientador: Prof. Dr. Irani dos Santos.
Avaliação das zonas ripárias da bacia hidrográfica do rio Corredeiras, SC Pedro Thiago Ramin da Silva Orientador: Prof. Dr. Irani dos Santos Colaboradores:
RESULTADOS/DISCUSSÃO CONCLUSÕES REFERÊNCIAS O ocidente do século XIV vivenciou momentos de crise, mas também de prosperidade. Realidade transfigurada na.
Potencial antimicrobiano in vitro das cepas de Lactobacillus reuteri e Lactobacillus salivarius de aves, frente a microrganismo indicadores.
GERMINAÇÃO DE SOJA E AMENDOIM-BRAVO NA PRESENÇA DE EXTRATO DE SÁLVIA Angélica Luana Kehl da Silva Iniciação Científica UFPR/TN /2013 Orientadora:
ESTUDOS PARA SISTEMAS CADnD EM PROJETOS INTEGRADOS DE EDIFICAÇÕES - ANÁLISE DE DESEMPENHO DE SISTEMAS CONSTRUTIVOS Mariana Cassilha Stival PIBITI/CNPq.
Classe de condutividade hidráulica
ANÁLISE GENOTÓXICA EM Astyanax serratus (CHARACIDAE), APÓS A CONTAMINAÇÃO POR INJEÇÃO INTRAPERITONEAL COM CHUMBO II E NANOPARTÍCULAS DE TiO2. Para Pb II.
Isolamento e identificação de microrganismos endofíticos de mudas de Eucalyptus benthamii visando o controle biológico de doenças de viveiro Maíra Gomes.
VARIABILIDADE GENÉTICA DO GENE HLA-F EM UMA AMOSTRA DE AFRO-BRASILEIROS DO SUL DO BRASIL Fernanda Alcântara UFPR/TN Prof.ª Dr.ª Valeria Maria Munhoz Sperandio.
IDENTIFICAÇÃO DE CÉLULAS DE DERIVA LONGITUDINAL LITORÂNEA, NAS PRAIAS DO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO SUL (SC). Ana Paula de Martini de Souza Bolsa voluntária.
LEITURAS DA SUSTENTABILIDADE NOS TERRITÓRIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPONESA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA Bolsista: Vinicius Antonio Banzato.
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL TERAPÊUTICO DE POLISSACARÍDEOS PARA O TRATAMENTO DE DISTÚRBIOS DA MOTILIDADE GASTROINTESTINAL Tamyres Mingorance Carvalho - Iniciação.
Testar a Eficiência do Dispositivo de Inclinação Desenvolvido pelo LAGEH Nanúbia Pereira Barreto Iniciação Tecnológica / PIBIT/CNPq Claudia Pereira Krueger/Anderson.
1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Diretoria de Hospitais Universitários Federais e Residências em Saúde Coordenação-Geral dos Hospitais.
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Criptografia Quântica : Um Estudo
Processos de separação de misturas PROF. BETO
Diretoria de Ensino – Região de Mogi Mirim. Questões de múltipla escolha: elaboradas por professores e analisadas por especialistas; pré-testadas; realiza.
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
PotenCial ElÉTRICO Universidade Federal do Paraná
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO QUÍMICA BACHAREL
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
RELATÓRIO CIENTÍFICO: princípios de elaboração e redação
Resultados parciais dos trabalhos da Comissão Qualis Periódicos Helenice Jane Cote Gil Coury José Ângelo Barela Maria Cecília Iorio Martinelli Assessoria:
Reconexão por Caminhos Marcone Jamilson Freitas Souza Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto
Aprendizado Baseado em Problemas para Economia de Energia Jari Hovila, Tomi Ristimaki, Kimmo Laitinen, Petri Trygg, Sampsa Kuusiluoma, Leena Korpinen Tampere.
Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Avaliação de direcionadores de Custos - Estudo de Caso Edson de Oliveira Pamplona 1999 OBJETIVO.
Composição centesimal
TA 713 ANÁLISE DE ALIMENTOS PROF. RESPONSÁVEL: Dra. HELENA GODOY AUXILIARES: MARCELO PRADO.
Sedimentação Universidade Estadual de Campinas
ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO EMERGÉTICO DE DUAS USINAS HIDRELÉTRICAS DO SUDOESTE DE GOIÁS: UHE Caçu e UHE Barra dos Coqueiros, no rio Claro, afluente do rio.
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE VERDANA, TAMANHO 66, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO SOBRENOME, Autor 1., SOBRENOME, Autor 2…., Verdana, 32, negrito,
CONCLUSÕES A apresentação deste poster ocorrerá na I Jornada da ABEAD na Paraíba que acontecerá do dia 03 à 05 de novembro de 2010 no Hotel Caiçara em.
TRIPOLIFOSFATO DE SÓDIO NOS DETERGENTES EM PÓ
BlastPhen Aluno: Ricardo Nishikido Pereira
MAC499 Trabalho de Formatura Supervisionado Animação Facial Aluno: Marcos Paulo Moreti Orientador: Roberto M. Cesar Jr. Introdução Animação de faces humanas.
A Importância da Computação Científica Profa. Dra. Marli de Freitas Gomes Hernandez UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CENTRO.
Clonando o metagenoma do solo: uma estratégia para o acesso à diversidade genética e funcional de microrganismos não cultivados.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
M e d A d m i n M e d A d m i n Solução Móvel de Apoio à Administração de Medicamentos Paulo Afonso Parreira Júnior Fase 2: Apresentação do Projeto.
OPERAÇÃO ARCO VERDE Programa de Agrobiodiversidade da Reforma Agrária Brasília, Julho de 2010.
PROJETO DE P & D ANEEL /2005 CELESC/UNISUL USO DA TURFA PARA TRATAMENTO DE ÓLEO DE TRANSFORMADORES.
© O processo empreendedor nas empresas incubadas de base tecnológica José Dornelas Pesquisa financiada pelo Arthur Blank Center for.
PROTEÍNAS.
EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO DE ÁCIDO FÓLICO SOBRE AS CONCENTRAÇÕES DE
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA INGESTÃO ALIMENTAR DE ATLETAS POR MEIO DO ÍNDICE DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ADAPTADO (IASA) Viviane Mariotoni.
Avaliação da qualidade da dieta através do Índice de Alimentação Saudável (IAS) dos motoristas da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Rinaldi, A.E.M.;
PREVALÊNCIA DE SÍNDROME METABÓLICA EM PROFISSIONAIS MOTORISTAS.
Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DOS COMPOSTOS POLIFENÓLICOS FLAVONÓIDES E TANINOS DE FOLHAS DE Eucalyptus grandis, MYRTACEAE. Sabrina Freitas de OLIVEIRA. Iniciação científica/voluntária. Profª. Dra Tomoe NAKASHIMA/ Ana Claudia da SILVEIRA; Allan LOURENÇO. Introdução/Objetivos O doseamento de flavonóides seguiu o cálculo expressos em quercetina, sendo considerada a absorvidade específica da quercetina como A (1%, 1 cm)= 500. O valor encontrado no doseamento de flavonóides apresentou 0,72%. Segundo a F. B. (2010). Para o doseamento de taninos totais o valor encontrado foi de 9,89%, seguindo a fórmula proposta pela Farmacopéia Brasileira sendo expresso em pirogalol. O perfil cromatográfico evidenciou a presença da quercetina, frente ao padrão-referência utilizado, um flavonoide pertencente a subclasse dos flavonóis, assim como outros compostos flavônicos que estão em análises. Os doseamentos de flavonóides se apresentaram muito bons e de acordo com a metodologia utilizada. Para os taninos o valor encontrado se mostrou superior ao mínimo proposto para as plantas da família Myrtaceae, que segundo a F. B. (2010) sugere 5,0%. Em relação aos valores encontrados para o doseamento de flavonóides, esses se encontram dentro dos padrões previstos. Na pesquisa de compostos fenólicos foi evidenciada a presença de quercetina, evidenciando também a presença de outros flavonóides pertencentes a subclasse dos flavonóis (BEHLING et al., 2004). Os resultados da atividade antioxidante estão em análise e discussão. As plantas que apresentam polifenóis em sua composição, são muito estudadas pois possuem alto poder de remoção de radicais livres do organismo, diminuindo assim doenças associadas a eles (NUNES, 2007). Resultados/Discussão. O eucalipto pertence ao gênero Eucaliptus reunindo cerca de 600 espécies diferentes, pertencente à família Myrtaceae. O seu cultivo é realizado para os mais variados fins, estando entre eles, uso de óleos essenciais em indústrias farmacêuticas, cosméticas e domissanitários. O uso popular desta espécie é relacionado principalmente às doenças respiratórias, devido ao bioativo eucaliptol, principal componente do óleo essencial. O objetivo deste trabalho foi a avaliação da pesquisa de compostos bioativos e a análise quantitativa dos compostos polifenólicos de folhas de Eucaliptus grandis. Doseamento de Flavonóides totais: O doseamento seguiu a metodologia proposta pela Farmacopéia Brasileira (2010). Essa prevê a preparação de uma solução estoque a partir de 0,4g de folhas moídas e demais reagentes usados para a extração desse bioativo (flavonóide). Sendo esta solução a responsável pela origem da solução amostra e branco; ambas as leituras foram realizadas em 425 nm. Doseamento de Taninos totais: A partir de 0,75g de folhas trituradas e 150mL de água destilada, a solução estoque foi preparada, originando assim três outras soluções amostras: para polifenóis totais, para polifenóis totais absorvidos por pó de pele, e solução padrão-referência. Farmacopéia Brasileira (2010). Perfil cromatográfico: Para as frações orgânicas acetato de etila, butanol e hidroalcoólica, as cromatoplacas de celulose (Merck®) foram usadas como fase fixa, sendo a fase móvel clorofórmio: metanol: água: ácido acético (36:12:1:1). O reagente de NEU como revelador dos compostos. Os padrões usados como referência foram a rutina e a quercetina. Atividade antioxidante: A atividade antioxidante seguiu o método usual do laboratório de Fitoquímica da UFPR, na qual as amostras de acetato de etila (F3), butanol (F4) e hidroalcoólico (F5), foram diluídas para as concentrações de 250, 200, 150, 100, 50, e 25 µg/mL. O DPPH foi usado para a curva de calibração e preparo das soluções amostras para leitura em 515nm. Métodos. Conclusões. Conclui-se que a pesquisa de polifenóis totais foi bem sucedida para essa espécie de eucalipto, pois apresentou resultados esperados, de acordo com a metodologia. Em relação aos taninos totais houve uma surpresa quando comparado com a literatura, pois este foi superior. Por fim que os polifenóis totais encontrados na espécie Eucalyptus grandis, são de grande importância, pois possibilitam resultados relevantes para a avaliação da atividade antioxidante deste vegetal. Referências. BEHLING B. E, et al. Flavonóide quercetina: aspectos gerais e ações biológicas. Alim. Nutr., Araraquara, V. 15, n. 3,p. 285-292, 2004. FARMACOPÉIA BRASILEIRA. 2010. 5ª edição. São Paulo: Atheneu. NUNES, R. S. Avaliação da atividade antioxidante e antimutagênica da acerola (Malpighia glabra L). Dissertação de mestrado em Genética e Toxicologia. Aplicada. Universidade Luterana do Brasil, 85p. 2007.