FA-023 – Adequação Trator-implemento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Lista 3!!!.
Advertisements

Lista 3!!!.
O Pêndulo de Torção Suspensão por Barra de Torção.
Algoritmos em Grafos Celso C. Ribeiro Caroline T. Rocha.
Modelo planetário: errado Elétrons são descritos por meio de funções de onda Mecânica Quântica : probabilidades.
Espelhos planos e esféricos
Dicas práticas para o uso do FEMM
Transporte em Nanoestruturas. I) Transporte balístico Um material unidimensional (confinado em duas dimensões) transporta carga quando uma voltagem é
PGF5001 – Mecânica Quântica 1 Prof. Emerson Passos.
CLIMATOLOGIA NO BRASIL
CARACTERIZAÇÃO DE FILMES FINOS
SIMULAÇÃO E ANÁLISE DE TENSÕES RESIDUAIS TÉRMICAS EM CILINDROS Eleir Mundim Bortoleto Cristiano Fernandes Lagatta Roberto Martins de Souza.
Avaliação das zonas ripárias da bacia hidrográfica do rio Corredeiras, SC Pedro Thiago Ramin da Silva Orientador: Prof. Dr. Irani dos Santos Colaboradores:
IDENTIFICAÇÃO DE CÉLULAS DE DERIVA LONGITUDINAL LITORÂNEA, NAS PRAIAS DO MUNICÍPIO DE SÃO FRANCISCO DO SUL (SC). Ana Paula de Martini de Souza Bolsa voluntária.
INTRODUÇÃO À GEOMETRIA DO ESPAÇO-TEMPO
CAPÍTULO 9 cosmologia relativística.
►► outras formas dessa equação:
 MORAL DA HISTÓRIA?? Nesse caso, os e - de maior  contribuição importante   pressão do gás; é a chamada PRESSÃO DE DEGENERESCÊNCIA. ►►
VI: EQUILÍBRIO RADIATIVO
1 III - CONDIÇÕES FÍSICAS NO INTERIOR ESTELAR »» Teoria da estrutura estelar === extremamente complexa: Reações nucleares; Transformações químicas ? estrutura.
GEOMETRIA DE ESPAÇOS CURVOS
(projetado sobre o plano)
Ronaldo E. De Souza Depto. Astronomia, IAG/USP. Como podemos ter uma percepção das distâncias astronômicas em termos da nossa experiência diária? Unidade.
Exemplos de 3 posições relativas de prédio fronteiro
O Modelo de Heckscher-Ohlin-Samuelson
Desempenho de Tratores aula 3
Considerações gerais a respeito de ferramentas de preparo de solos
EQUILÍBRIO DINÂMICO DE UMA MASSA EM TRANSLAÇÃO - 2º Lei de Newton
1. Equivalência entre portas 2. Derivação de expressões booleanas 3
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb
PROFESSOR: MARCELO ALANO. REVISÃO PARA 3º ANO
Diretoria de Ensino – Região de Mogi Mirim. Questões de múltipla escolha: elaboradas por professores e analisadas por especialistas; pré-testadas; realiza.
PotenCial ElÉTRICO Universidade Federal do Paraná
TOLERÂNCIA GEOMÉTRICA
Sensor de Proximidade Capacitivo
Sensor Magnético de Efeito HALL
Prof: Encoder Angular Prof:
Função Gráficos. Domínio e imagem no gráfico.
Reômetros e viscosímetros
Materiais Propriedades mecânicas Reologia.
Introdução Geral.
CARACTERIZAÇÃO DE PARTÍCULAS
TA 733 A – Operações Unitárias II
Transferência de Calor em Interfaces de Sistemas Não-Isotérmicos
ANÁLISE CUSTO-BENEFÍCIO EMERGÉTICO DE DUAS USINAS HIDRELÉTRICAS DO SUDOESTE DE GOIÁS: UHE Caçu e UHE Barra dos Coqueiros, no rio Claro, afluente do rio.
TA 733 A – Operações Unitárias II Transferência de Calor
TA 733 A – Operações Unitárias II
Probabilidade e Esperança Condicional
Estatística Dados valores (amostras) de variáveis aleatórias X 1, X 2,..., X n, cuja distribuição conjunta é desconhecida, inferir propriedades desta distribuição.
Mecânica dos Materiais TA-431 FEA/Unicamp
Mecânica dos Materiais TA-431 FEA/Unicamp
Modelos de Iluminação Daniel Lemos. Definição MODELOS DE ILUMINAÇÃO são técnicas usadas para calcular a intensidade da cor de um ponto a ser exibido.
Modelos de Iluminação e Tonalização
Já definimos o coeficiente angular de uma curva y = f(x) no ponto onde x = x 0. Derivadas Chamamos esse limite, quando ele existia, de derivada de f em.
TE 043 CIRCUITOS DE RÁDIO-FREQÜÊNCIA
Sistemas Lineares Parte 2
Resolução de Sistemas Lineares- Parte 1
Aluno: Wagner Silva Ferreira
Função Exponencial.
Função Afim O propósito desta sessão é estudar a função afim por meio de atividades interdisciplinares e contextualizadas. Pretende-se: analisar a dependência.
Introdução à Probabilidade
Cartografia.
CLIMATOLOGIA.
Introdução à Mecânica Bibliografia:
Visão Computacional Shape from Shading e Fotométrico Eséreo
Robótica: Sistemas Sensorial e Motor
Computação Gráfica Geometria de Transformações
ESTÁGIOS DA RECEITA RECOLHIMENTO . ARRECADAÇÃO LANÇAMENTO PREVISÃO.
1 Seja o resultado de um experimento aleatório. Suponha que uma forma de onda é associada a cada resultado.A coleção de tais formas de ondas formam um.
8. Uma Função de duas Variáveis Aleatórias
Transcrição da apresentação:

FA-023 – Adequação Trator-implemento Prof. Paulo Graziano Magalhães Domingos Guilherme Cerri

Introdução esforços mecânica de solos compressivos ou tensional solos os cedem ao longo de superfícies de fratura definidas. Os engenheiros civis acharam esta hipótese suficiente para calcular cargas de ruptura e a elevação em fundações.

Payne, executou os primeiros experimentos Hipótese: As curvas típicas de tensão-deformação seriam válidas apenas para os esforços abaixo dos que causam ruptura. na vizinhança imediata de um implemento em movimento, onde existem tensões grandes o suficiente para causar o rompimento do solo a teoria da plasticidade é a que deve prevalecer.

Aplicação da teoria. solos homogêneos artificiais exibem um padrão de ruptura regular sob a influência de uma lâmina em movimento. no campo, as características principais são idênticas. Terzaghi: O solo está inicialmente, todo em estado de equilíbrio elástico.

A medida que a lamina move-se, uma zona de solo imediatamente à frente é gradualmente levado ao estado de equilíbrio plástico. Isto quer dizer que um aumento maior no esforço não afetará a condição de tensão, mas sim levará o solo a romper-se.

a tensão máxima acontece no instante que o solo atinge o ponto de ruptura, caindo rapidamente para um valor 30% abaixo do seu máximo

Mecânica do Solo (Cont.) A figura mostra a convenção de tensões adotadas para solos e o resultado gráfico das equações de Mohr

Equação de Coulomb

Mecânica do Solo (Cont.)

Mecânica do Solo (Cont.) O limite de tensão forma duas linhas retas no gráfico formando ângulos   com o eixo n, e interceptando o eixo  em  c. É possível para um solo obedecer simultaneamente as leis de Coulomb para fricção e coesão e a descrição de Mohr de equilíbrio.

Mecânica do Solo (Cont.) O ângulo do plano relativo de ruptura com o plano 1 pode ser calculado por: f =  (/4 + /2) Deve-se notar que o equilíbrio pode ser mantido somente se o círculo de Mohr tocar cada linha de limite de tensão em apenas um ponto.

Mecânica do Solo (Cont.) O total de tensão de cisalhamento do material é a soma destas duas componentes. s = c + n tan  (1) onde s = tensão de cisalhamento [força/área] c = coesão [força/área] n = tensão normal (tração ou compressão) tan  = coeficiente de atrito interno  = ângulo de atrito interno

Mecânica do Solo (Exercício) Na figura é mostrado um elemento de um solo arenoso sem coesão no estado de ruptura. Encontre o ângulo de fricção interna do solo, o ângulo do plano de ruptura mostrado na figura como 1.

Método de Caracterização das Tensões (Cont.) onde: q = ângulo que a maior tensão principal faz com a horizontal.

Método de Caracterização das Tensões (Cont.) Os planos de ruptura (são dois os possíveis planos de ruptura), são designados por  e  que tem o valores da tensão de cisalhamento positiva e negativa respectivamente. Estes planos fazem um ângulo m com a direção da tensão principal.

Método de Caracterização das Tensões (Cont.) Em um caso complexo de ruptura de solo, por movimento de terra ou por preparo de solo, o nível de tensão muda de ponto a ponto no bloco de solo. Neste caso o círculo de Mohr e a lei de Coulomb não são suficientes para calcular a variação de tensão. Para podermos executar um projeto de um implemento de preparo de solo, o conhecimento da variação de tensões nos diferentes pontos é necessária para calcular a distribuição de pressão agindo em uma ferramenta.

Método de Caracterização das Tensões O método descrito no item anterior, permite localizar o plano de ruptura e combinado com as condições de equilíbrio e ruptura (limite de equilíbrio) nos fornece uma relação entre as tensões principais.

Método de Caracterização das Tensões (Cont.) A tensão média de um material tem a sua magnitude representada pelo centro do círculo de distribuição de tensões, representado por  na figura acima e seu valor é dado pelas equações: As variáveis s e t são suficientes para descrever o estado completo de tensão e deformação de solos em todas as posições no ponto de ruptura.

Condições de Contorno O solo vai mover-se na região ABC, onde BC representa uma linha de ruptura do solo, tendo uma tensão de cisalhamento tf e uma tensão normal sf .

Condições de Contorno (Cont.) Na região AC a maior tensão principal é horizontal, e o ângulo formado entre o plano de ruptura h com a horizontal é m, sendo que a tensão é calculada pela equação:

Condições de Contorno (Cont.) Outra região de interesse é ao longo da linha AB. É nesta região que desejamos conhecer as forças que estão agindo para podermos dimensionar a ferramenta. Geralmente é suficiente conhecermos a direção e o valor das tensões principais.

Condições de Contorno (Cont.) Uma variação da lei de Coulomb pode ser escrita para esta interface. onde : ca = adesão do solo, é independente da pressão normal d = angulo de fricção entre o solo e outro material. A adesão afeta a resistência do solo de dois modos, primeiro na magnitude da força que age ao longo da linha AB, e em seguida porque a força que age no solo é função da adesão.