REDAÇÃO 5.1 "Ação à distância, velocidade, comunicação, linha de montagem, triunfo das massas, Holocausto: através das metáforas e das realidades que marcaram.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FUVEST 2010 Na civilização em que se vive hoje, constroem-se imagens, as mais diversas, sobre os mais variados aspectos; constroem-se imagens, por exemplo,
Advertisements

MÓDULO VII – PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS
A Sociedade da Informação versus a Sociedade do Conhecimento
TEXTO DISSERTATIVO Professora Andréa.
Curso de redação Aula 1.
COLÉGIO MACHADO DE ASSIS - CEMA
O mundo em nossas mãos 6ºA.
DESPEDIDA DUM GÉNIO CLIQUE.
Professor João Gilberto
HOMO SAPIENS... SEREMOS REALMENTE SÁBIOS? CLICAR.
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
MENSAGENS DE VIDA.
Imagem que transforma.
MÉTODOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL.
MURAL DA TAM Música: Imagine/John Lennon.
Vença as preocupações Mateus 6. 33, 34.
INDÚSTRIA CULTURAL.
veio morar no meio de nós
Professor Felipe Monteiro Lima
Dez Mandamentos para um “Chefe” Destruir a Empresa sem Fazer Força
Aluno: Leandro Lopes Ramos Plano de Trabalho Individual
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA 2011
Amando a Vida ::: Sempre é tempo de recomeçar,
Redação O melhor modo de aprender a ler e escrever é ouvir atenciosamente, compreender o valor das palavras e como elas emitem som, força e significado.
A OPINIÃO DOS OUTROS.
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
MENSAGEM Pr. Luiz Carlos
O Segredo do Sucesso.
Clicar Nosso adorável Nosso adorável PLANETA está passando por transformação radical... parece ser a mais acelerada... a mais complexa... a mais imprevisível...
Verbo Língua Portuguesa.
Terapeuta Multidimensional
ATIVIDADE DE PAUSA PROTOCOLADA.
Revisão para a prova – 9º ano Grupo 8 – A sociedade de consumo Grupo 9 – Maiorias e minorias Grupo 10 – Pobreza Grupo 11 – Violência ATENÇÃO: Essa revisão.
FUNDAMENTOS DE BIOLOGIA
O texto argumentativo.
Profª. Taís Linassi Ruwer
Você já pensou em si mesma hoje?
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
INFORMÁTICA.
Não só de pão vive o homem! 9 de março de º Domingo da quaresma.
VAMOS POR O CIGARRO NO BANCO DOS RÉUS…
Você já pensou em si mesma hoje. Tem certeza
Produção de texto: Texto de opinião Definição Planificação Estrutura
Tendências da Linguagem Publicitária
aos poucos foi me cativando e no meu coração quis ficar.
Em certa esquina por onde passavam muitas pessoas, um mendigo sentava-se na calçada e ao lado colocava uma placa com os dizeres:
Profa. Dra. Renata Medici Metodologia Científica e Tecnológica (Eng. 2510)
A TECNOLOGIA E A ALIMENTAÇÃO
Terceiro milênio: desafios da humanidade.
MÓDULO VII – PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS
MULHER Autor : Desconhecido ligue o SOM.
Tese para uma Síntese a partir da Antítese Propostas reflexivas para uma perspectiva integradora.
COLACIO. J SLIDES APRESENTA LIGUE O SOM... Colacio.j 001 Click para mudar slide.
CONSPIRAÇÃO ESPIRITUAL.
A VIDA E AS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS
#SalveaHumanidade #ProtocoloMundo
V IDA D IGITAL. O QUE SERIA V IDA D IGITAL ? TV Digital, Máquina Digital, Aparelho de Som Digital... A palavra “digital” é cada vez mais usada para caracterizar.
ORIGENS COMO TUDO COMEÇOU.
TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO EM PROSA
Sábado, 26 de Setembro de 2015 MELHORAR O MUNDO É, TÃO SÓ, MELHORAR AS PESSOAS… Escrevi isto enquanto lia, em Mandarim, os pensamentos do Dalai Lama.
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 02 A organização do conhecimento: uma visão holística e fenomenológica de como as pessoas usam e produzem informação.
COESÃO TEXTUAL Professora Ana Bueno.
Terceiro milênio: desafios da humanidade.
DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA PROFa. Ana Maria Bernardelli.
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
Esta mensagem foi elaborada por PL Mensagens – Cadastre-se no site
TECNOLOGIAS & MÍDIAS PROFESSOR CASÉ AULA 1.
Há 65 milhões de anos um asteróide, com diâmetro aproximado de 15 km, colidiu com o planeta Terra, numa região que hoje pertence ao México. O impacto.
Introdução: - A evolução da comunicação Elaborado por: Ricardo Magalhães & Pedro Santos & IINE Inês Teixeira.
Transcrição da apresentação:

REDAÇÃO 5.1 "Ação à distância, velocidade, comunicação, linha de montagem, triunfo das massas, Holocausto: através das metáforas e das realidades que marcaram esses 100 últimos anos, aparece a verdadeira doença do século…” (extraído de "Rápida Utopia", Umberto Eco, em Veja — 25 ANOS: Reflexões para o futuro) Dê continuidade a esse texto, desenvolvendo o tema destacado. Selecione, da enumeração abaixo e de seu universo de informações, os argumentos necessários para a defesa de sua tese.  

1. Qual seria a verdadeira doença do século 1. Qual seria a verdadeira doença do século? Existe realmente a doença a que se refere o autor ou se trata de uma figura de linguagem? 2. Há apenas uma doença ou um conjunto de doenças? Quais os sintomas? Quais as causas? 3.  O século XX traz consigo a soma das conquistas humanas e das contradições seculares não resolvidas. 4.  Século das massas - inúmeros direitos conquistados; outros por conquistar. Isso seria uma doença?

5. Século da vertiginosa corrida tecnológica e científica: deixamos para trás o barco a remo, a energia eólica e viajamos no foguete interplanetário ou pela Internet. Daí a hiperespecialização (outra doença?). A ciência e a tecnologia, definitivamente, tornarão o homem um escravo (3ª doença?) ou garantirão a sua sobrevivência no planeta? (A tecnologia que destrói a camada de ozônio será capaz de reparar os danos causados à natureza?   Os homens da ciência nos salvarão do câncer e da Aids, ainda que continuem poluindo os rios, contaminando-nos com produtos tóxicos?).

6. Século da comunicação rápida: já trocamos o carro de boi por cartas e celulares. Um tornado nos Estados Unidos, uma bomba no Oriente Médio, um recorde quebrado na maratona de Sidney, um vírus ebola na África, tudo isso pode ser dividido conosco, em frações de segundo, sem que precisemos sair de casa. A velocidade desse século fez com que a comunicação transformasse a informação em espetáculo (4ª doença?). Assistiremos, confortavelmente no sofá de nossa sala, à descida do homem em Marte e às guerras da fome? Veremos e ouviremos a (in)feliz notícia de que o homem foi finalmente clonado ou apertou o tão temido botão que a tudo e a todos elimina à distância?

7.  Século da montagem em série: o precioso tempo que se gasta para fazer uma carroça já é coisa do passado. Hoje carros "pingam" por minuto; bicicletas, remédios, roupas, também. Bens materiais e espirituais se equivalem na linha de montagem. A palavra também é coisa (5ª doença?). 8.  Século dos limites: estresse, depressão, fragilidade, neurose, enfarte; apogeu da inteligência e da burrice humanas expressas em paradoxos abundantes; exacerbação do poder, do estrelismo realçados pela egolatria e pela busca insana de um brilho fugaz; sucateamento das emoções e aniquilamento das paixões; poderio do medo e da desordem, da conspiração; consagração do golpe, do roubo, do assassinato mesquinho e "politicamente correto" (6ª doença?).   proposta extraída do sítio: http://www.propostasderedacao.com.br/2011/10/nesta-proposta-de-redacao-vamos.html