CURRÍCULO PERMANENTE – PLANEJAMENTO E GESTÃO NO PODER JUDICIÁRIO 2013 TRF4ª R - EMAGIS – FLORIANÓPOLIS/MAIO O processo eletrônico e as transformações no.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

REUNIÃO NACIONAL DE MULHERES DIRETORAS DA FORÇA SINCAL.
Propriedades físicas representativas de
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Política de Incentivo no Âmbito do Programa Nacional de DST e Aids
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
ENCONTRO NACIONAL DOS ADMINISTRADORES TRIBUTÁRIOS Belém, 19 de setembro de 2011 Jorge Castro SEFAZ/MA Representante do CONFAZ na SE/CGSN FISCALIZAÇÃO.
Revenda Legal em números
PROGRESSÃO ARITMÉTICA P.A.
Treinamento GP3 USP – GEFIM Abril de 2004 Alcides Pietro, PMP.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Carlos Henrique Gaguim Governador Susana Salazar Secretária da Educação e Cultura.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI Uso do Portal de Compras Governamentais pelos Municípios Alexandre.
ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DO PROCESSO DE EXECUÇÃO FISCAL Londrina, 5 de outubro de 2012 Márcia Cotta Procuradora-Chefe da Fazenda Nacional no Paraná
Curso: Turma Recursal - Módulo de Atualização
Tendências e Perspectivas para a Justiça Federal Eduardo Tonetto Picarelli.
Seminário sobre Execução Fiscal
CURRÍCULO PERMANENTE – PLANEJAMENTO E GESTÃO NO PODER JUDICIÁRIO 2013 TRF4ª R - EMAGIS – FLORIANÓPOLIS/MAIO Normas e Diretrizes do PDG Lei /2006.
Tribunal Regional Federal da 4ª Região
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
Conhecendo o Tribunal de Contas da União João Manoel da Silva Dionisio Secretário de Controle Externo Santa Catarina João Manoel da Silva.
O controle do Ministério Público como fiscal da lei Junho/2005.
O Ministério Público no controle da Administração Paulo Gustavo Guedes Fontes Procurador da República Mestre em Direito Público.
O TCU e o controle dos gastos públicos
Diálogo Público O TCU em conversa com o cidadão O controle externo na visão da Universidade Federal do Amapá Macapá, AP- 19 e 20/08/ 2004 Por: João Brazão.
O CONTROLE DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO COMO FISCAL DA LEI MAURO CICHOWSKI DOS SANTOS Procurador da República.
1 CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. 2 TCU Executivo Controle Interno Judiciário Controle Interno Legislativo Controle Interno O Modelo de Controle.
PRÉ PROVA – BANCO DO BRASIL
TECNOLOGIA DE VINHOS.
Programa de Capacitação em Projetos Culturais. O QUE É? Capacitação continuada de agentes culturais dos setores público e privado, para a elaboração e.
Ministério do Meio Ambiente 28, 29 e 30 de novembro Brasilia Fortalecendo o Sistema Nacional do Meio Ambiente Ministério da Educação.
ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA E DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO - SEAGRI.
Legislação Eleitoral e Eleições Sistema Majoritário: Presidente, Governador, Prefeito e Senador Um turno: maioria simples dos votos. Só é aplicado.
Edital de Licitação - Bandas F, G, I e J Emb. Ronaldo Mota Sardenberg
SIMONE SCHOLZE Superintendente Executiva Salvador/BA
TE 043 CIRCUITOS DE RÁDIO-FREQÜÊNCIA
CURSO DE POLÍCIA JUDICIÁRIA ELEITORAL ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL Dra. JOANA DOS SANTOS MEIRELLES Diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Amazonas.
App mobile de voluntariado com Geolocalização
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
4 – Estudo do ITCMD.
Evolução das Normas de Cadastramento
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
MELHOR EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
Renda até 2 SM.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO II – Nº 10.
Feriados Legendas Contato na CORED Sair AMGOUVEIA
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 11.
Audiência Pública – Serviços de Telecomunicações Câmara dos Deputados – Comissão de Fiscalização Financeira e Controle Audiência Pública Qualidade do Serviço.
VERIFICAÇÃO DE CRONOTACÓGRAFOS
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 7.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 9.
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
Núcleo de Mídia – Comercial Ranking Nacional de Circulação - Domingos Evolução Mês* 3,38% 2,20% 1,39% 1,13% -4,84% 0,49% -6,16% -0,07% -0,71% 0,27% 0,43%
Projeto Medindo minha escola.
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
Estatística Aula 9 – 28/02/2011.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Portos Terminais de Uso Privado 2º Anúncio Público Secretaria de Portos.
Título do evento José Autran Teles Macieira Auditor-Chefe Acompanhamento de Auditorias 2011 Reunião Plenária da RBMLQ-I 22 a 24/11/2011.
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
Transcrição da apresentação:

CURRÍCULO PERMANENTE – PLANEJAMENTO E GESTÃO NO PODER JUDICIÁRIO 2013 TRF4ª R - EMAGIS – FLORIANÓPOLIS/MAIO O processo eletrônico e as transformações no sistema judiciário: balanço das conquistas e dos desafios a serem enfrentados Juiz Federal Sérgio Tejada Garcia Coordenador do processo eletrônico do TRF-4ª Região

NÃO VAI FALTAR PAPEL Então para que processo eletrônico?

A CRISE DA JUSTIÇA

A Justiça no limite do impossível Em 22/4/98 o Estado de São Paulo abria manchete nesses termos para indicar que o Supremo Tribunal Federal havia distribuído no ano anterior processos, ou processos por julgador

São Paulo: Fila de 22 milhões de processos aguarda julgamento no Estado A falta de juízes é uma das explicações para o acúmulo de ações; em média, há 10 mil por magistrado. Em 2007, 7 milhões de pessoas foram atendidas pelo judiciário paulista Em dez anos, o total de processos no Tribunal de Justiça de SP aumentou 400% Fonte:

CONSTITUIÇÃO FEDERAL (EC 45/04) Art. 5º, LXXVIII: a todos, no âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação Art. 93, XV: a distribuição de processos será imediata, em todos os graus de jurisdição

reformas processuais mais varas mais juízes mais servidores mais recursos financeiros mais do mesmo AS AÇÕES PARA COMBATER A INEFICIÊNCIA DO PODER JUDICIÁRIO

PERGUNTA-SE: ESSAS PROVIDÊNCIAS TEM SIDO SUFICIENTES PARA RESOLVER O PROBLEMA DA LENTIDÃO DA JUSTIÇA?

"Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes" (Albert Einstein)

Fé na Justiça Revista Veja, 09/03/2008 O desafio do Judiciário é se reestruturar. Não adianta só aumentar o número de juízes e varas. A longo prazo, isso não funciona Ministra Ellen Gracie

HÁ ALGO A SER FEITO EM RELAÇÃO À CRISE ALÉM DA PERDA DE TEMPO TENTANDO EXPLICÁ-LA? A primeira grande reforma que deve ocorrer no Judiciário, e sem dúvida a mais importante de todas, é a mudança de mentalidade (Dalmo de Abreu Dallari)

Faz-se necessário mudar a forma de gestão: Juiz tradicional é um gestor do processo Juiz moderno deve ser um gestor do Judiciário COMO FAZER? -Planejamento -Formas alternativa de solução de controvérsias -Uso intenso da tecnologia

DIFICULDADES PARA USO DA TECNOLOGIA NA JUSTIÇA TECNOLOGIA NA JUSTIÇA Há um pouco de conservadorismo e muito apego aos formalismos tradicionais Por que não fazer citação pela internet ou SMS? CPC, art. 222: A citação será feita pelo correio, para qualquer comarca do País, exceto: ………

A sentença poderá ser datilografada e neste caso o juiz a rubricará em todas as folhas. Código Penal, art. 388

O papel é burocrático por natureza O processo físico contribui para o emperramento do aparato judicial brasileiro

Ex. O Supremo Tribunal Federal determinou a digitalização do processo do mensalão para possibilitar seu julgamento

A Lei nº /2001, Lei dos Juizados Especiais Federais, foi a mola propulsora da modernização da Justiça Federal: Introduziu conciliação na Justiça Federal Autorizou os tribunais a organizar serviço de intimação das partes e de recepção de petições por meio eletrônico (Art. 8º, § 2º)

Tempo neutro do processo 70% 30% Tempo nobre Burocracia Tempo do processo propriamente dito QUAL É O DIFERENCIAL DO PROCESSO ELETRÔNICO?

Tempo neutro do processo 70% 30% Tempo nobre Burocracia Tempo do processo propriamente dito QUAL É O DIFERENCIAL DO PROCESSO ELETRÔNICO?

O PROCESSO ELETRÔNICO DA JUSTIÇA FEDERAL DA 4ª REGIÃO

Processo eletrônico da Justiça Federal da 4ª Região O processo eletrônico da Justiça Federal da 4ª Região teve início no ano de 2002, nos juizados especiais – Sistema e- Proc (v1) Outubro de 2009 – Processo eletrônico é estendido para a Justiça Comum Federal – Sistema e-Proc v2 Fevereiro de 2010 – concluída instalação do e-Proc v2 em toda a Justiça Federal de 1º Grau (100% dos novos processos passaram a ser virtuais) Abril de 2010 – TRF 4ª Região implantou o e-Proc v2

GASTOS COM O PROCESSO ELETRÔNICO DA 4ª REGIÃO – e-Proc V2 - Investimento de aproximadamente 26 milhões de reais Aquisição de sistemas de armazenamento de documentos e metadados (storages e CAS), aquisição de novos computadores e de 2ª tela para os existentes Melhoria das redes de comunicação (links) Aquisição de scanners Aquisição de equipamentos e serviços variados NÃO HÁ CUSTO PARA DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA FACE À UTILIZAÇÃO DE TÉCNICOS DA JUSTIÇA FEDERAL DA 4ª REGIÃO (TRF, JFSC, JFPR, JFRS)

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DO SISTEMA CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DO SISTEMA Todo o sistema desenvolvido em software livre Linguagem PHP, sistema operacional Linux e banco de dados MySQL Propriedade do Tribunal, podendo ser cedido gratuitamente para qualquer país ou órgãos da Justiça Exemplos: CNJ e Tribunal de Justiça de Tocantins

A MODERNIZAÇÃO DA JUSTIÇA FEDERAL DA 4ª REGIÃO CONSTRUÍDA POR MUITAS MÃOS SISTEMA DE PARCERIAS Tribunal Regional Federal e Seções Judiciárias da Justiça Federal da 4ª Região Ordem dos Advogados do Brasil - OAB Ministério Público Federal (cedeu 2 servidores de TI) Advocacia Geral da União Procuradoria Geral da Fazenda Nacional Procuradoria Geral Federal Advocacia da Caixa Econômica Federal Conselhos regionais (ex. COREN) Polícia Federal Magistrados e servidores da Justiça Federal da 4ª Região

PROCESSO ELETRÔNICO JUDICIAL DA JUSTIÇA FEDERAL DA 4ª REGIÃO CONJUNTO DE SISTEMA ESPECIALISTAS INTEGRADOS E-Proc (v1 e v2) GEDPRO (Gestão de documentos processuais e de sessões de julgamento) SMWeb (Serviço de Mandados e informações automáticas para o Banco Nacional de Mandos de Prisão - CNJ ) Vpost (Expedição de cartas - Certificação automática nos autos) SIAPE – Sistema de Acompanhamento de penas Projeto XXI – Audiências por videoconferência Sustentação oral por videoconferência

Sustentação Oral por Vídeoconferência por Vídeoconferência)

E-Proc v2 - Abrangência Sistema único para todas as classes, competências e graus de jurisdição para toda a 4ª Região Aplicação na Justiça Federal Comum de Primeiro Grau e no Tribunal Regional Federal da 4ª Região Aplicação nos Juizados Especiais Federais, nas Turmas Recursais e na Turma Regional de Uniformização Funcionando em todas as classes e matérias processuais: cível, administrativo e criminal Aplicação para recursos em geral, agravos e incidentes Inquéritos da Polícia Federal totalmente eletrônicos Execução criminal totalmente eletrônica – penas restritivas de direitos e penas privativas de liberdade (Penitenciária Federal de Catanduvas – desde 08/04/2013)

PROCESSO ELETRÔNICO JUDICIAL DA JUSTIÇA FEDERAL DA 4ª REGIÃO CONJUNTO DE SUBSISTEMAS PROCESSO ELETRÔNICO JUDICIAL DA JUSTIÇA FEDERAL DA 4ª REGIÃO CONJUNTO DE SUBSISTEMAS Processo eletrônico propriamente dito Inquérito policial Sistema de conciliação virtual Fórum de conciliação (virtual) Contadoria descentralizada Agravo eletrônico de processo físico MNI – Modelo Nacional de Interoperabilidade Integração com outros sistemas – MPF – AGU – PFN – CEF - COREN

E-Proc V2 CONJUNTO DE SUBSISTEMAS Escritório virtual do advogado Escritório virtual de advogados pessoa jurídica Procuradoria virtual – Advocacia pública Procuradoria virtual – Ministério Público Federal – MPF Delegacia virtual da Polícia Federal Painel de autoridade federal Painel da agência do INSS Painel da procuradoria Caixa Econômica Federal Painel do servidor Painel do diretor de secretária Painel do magistrado

PROCESSO ELETRÔNICO JUDICIAL DA JUSTIÇA FEDERAL DA 4ª REGIÃO INTEGRAÇÃO COM OUTROS ÓRGÃOS MNI – Modelo Nacional de Interoperabilidade PROCESSO ELETRÔNICO JUDICIAL DA JUSTIÇA FEDERAL DA 4ª REGIÃO INTEGRAÇÃO COM OUTROS ÓRGÃOS MNI – Modelo Nacional de Interoperabilidade Integração com o STF – Remessa e retorno de recursos extraordinários e agravos eletrônicos Integração com a Turma Nacional de Uniformização Integração com o STJ – Remessa e retorno de recursos especiais e agravos eletrônicos Integração com a Advocacia Pública (AGU – Advocacia Geral da União e PRF – Procuradoria Regional Federal e Procuradoria da Fazenda Nacional) Integração com o Ministério Público Federal Integração com a CEF – Caixa Econômica Integração com o COREN Integração com o Sistema Nacional de AJG/CJF

RESULTADOS COM O PROCESSO ELETRÔNICO DA JUSTIÇA FEDERAL DA 4ª REGIÃO

Seção Judiciária do Paraná Seção Judiciária do Rio Grande do Sul Seção Judiciária de Santa Catarina Total das Seções Judiciárias da 4ª Região TRF Total Geral 4ª Região SEÇÕES JUDICIÁRIAS e-ProcV1e-ProcV2TOTAL Distribuí- dos Em tramita- ção Distribuí- dos Em trami- tação Distribuí- dos Em tramita- ção NÚMEROS DO PROCESSO ELETRÔNICO NA JUSTIÇA FEDERAL DA 4ª REGIÃO

Processos Eletrônicos Distribuídos 1º grau 4ª Região - out/2009 até dez/2012 Procs.Distribuídose-Proc V1e-Proc V2 Paraná Rio Grande do Sul Santa Catarina Seções Judiciárias TRF Total Geral

Processos em tramitação 4ª Região – Janeiro de 2013 Procs.em tramitaçãoJEFOrdinário% JEF Paraná ,21% Rio Grande do Sul ,65% Santa Catarina ,78% Seções Judiciárias ,49% Procs.em tramitaçãoFísicosEletrônicos % proc. Físicos Paraná ,85% Rio Grande do Sul ,96% Santa Catarina ,60% Seções Judiciárias ,04% TRF ,46% Total Geral ,39%

Distribuição por estado

ECONOMIA PROCESSOS DISTRIBUÍDOS EM TOTAL DE PROCESSOS ECONOMIA/INSUMOS R$ SERVIDORES ENVOLVIDOS COM DISTRIBUIÇÃO E REDISTRIBUIÇÃO DE PROCESSOS DURANTE UM ANO

ECONOMIA PROCESSOS DISTRIBUÍDOS EM TOTAL DE PROCESSOS ECONOMIA/INSUMOS R$ SERVIDORES ENVOLVIDOS COM DISTRIBUIÇÃO E REDISTRIBUIÇÃO DE PROCESSOS DURANTE UM ANO

ECONOMIA Segundo dados da Seção Judiciária do Paraná, recente digitalização de processos físicos, resultou em cerca de 7 toneladas de papel, liberando 331,46 metros lineares de estantes. Se considerarmos cerca de processos de 1º Grau distribuídos no e-procV2, podemos projetar uma economia de cerca de 500 toneladas de papel e 23 Km lineares de estantes

ECONOMIA Se considerarmos cerca de processos distribuídos desde o início do e-Proc, podemos projetar uma economia de cerca de 956 toneladas de papel e 45 Km lineares de estantes Considerando armários de 3 metros de largura com 5 prateleiras cada, necessitaríamos de para armazenar esses processos. Para abrigar armários necessitaríamos de um prédio de m2, ou seja, de 100 metros de largura por 180 metros de comprimento Custo do prédio alugado = R$ ,00/mês

Advogados cadastrados No Eproc (Jan/2013) Estado Sigla Advogados Rio Grande do Sul RS Paraná PR Santa Catarina SC São Paulo SP Rio de Janeiro RJ 580 Minas Gerais MG 397 Distrito Federal DF 354 Mato Grosso do Sul MS 212 Goiás GO 206 Mato Grosso MT 170 Ceará CE 72 Bahia BA 67 Pernambuco PE 64 Espírito Santo ES 54 Tocantins TO 50 Rondônia RO 41 Pará PA 36 Paraíba PB 28 Acre AC 27 Amazonas AM 26 Rio Grande do Norte RN 25 Roraima RR 22 Piauí PI 18 Sergipe SE 17 Maranhão MA 16 Alagoas AL 11 Amapá AP 1 TOTAL Sociedades de Advogados48

Advogados cadastrados No Eproc (Abr/2013) Sociedades de Advogados48 Estado Sigla Advogados Rio Grande do Sul RS Paraná PR Santa Catarina SC São Paulo SP Rio de Janeiro RJ 616 Minas Gerais MG 422 Distrito Federal DF 395 Mato Grosso do Sul MS 230 Goiás GO 216 Mato Grosso MT 182 Bahia BA 84 Ceará CE 77 Pernambuco PE 71 Espírito Santo ES 57 Tocantins TO 50 Rondônia RO 46 Pará PA 39 Rio Grande do Norte RN 29 Acre AC 28 Paraíba PB 28 Amazonas AM 26 Roraima RR 25 Piauí PI 20 Maranhão MA 18 Sergipe SE 17 Alagoas AL 13 Amapá AP 1 TOTAL76.524

Entidades atuantes Por tipo de representação ProcuradoriasAdvogados Paraná Rio Grande do Sul Santa Catarina TRF

HoraAcessos 00: : :009 03:008 04:004 05:005 06: : : : : : : : : : : : : : : : : :00114 Total13.942

Quantidade de Processos Distribuídos - por hora

JUSTIÇA FEDERAL Rio Grande do Sul- processos distribuídos

JUSTIÇA FEDERAL Rio grande do Sul - Tempos médios entre a distribuição e sentença – CÍVEL

JUSTIÇA FEDERAL Rio grande do Sul - Tempos médios entre a distribuição e sentença - CRIMINAL

JUSTIÇA FEDERAL Paraná - processos distribuídos

JUSTIÇA FEDERAL Paraná - Tempos médios da distibuição até primeira sentença - CÍVEL

JUSTIÇA FEDERAL Paraná - Tempos médios da distibuição até primeira sentença - CRIMINAL

JUSTIÇA FEDERAL Santa Catarina - processos distribuídos

JUSTIÇA FEDERAL Santa Catarina - Tempos médios da distribuição até primeira sentença

TRF4 - processos distribuídos

TRF4 - média de dias entre a distribuição e o primeiro julgamento – AGRAVOS DE INSTRUMENTO

TRF4 - média de dias entre a distribuição e o primeiro julgamento – APELÇÕES CÍVEIS

TRF4 - média de dias entre a distribuição e o primeiro julgamento – APELAÇÕES CRIMINAIS

PORCENTAGEM DE PROCESSOS ELETRÔNICOS NA JUSTIÇA FEDERAL EM 2011, SEGUNDO O CNJ FONTE: JUSTIÇA EM NÚMEROS 2012 (CNJ)

PORCENTAGEM DE PROCESSOS ELETRÔNICOS NA JUSTIÇA FEDERAL EM 2011, SEGUNDO O CNJ FONTE: JUSTIÇA EM NÚMEROS 2012 (CNJ)

O PROCESSO ELETRÔNICO FOI MUITO CRITICADO INICIALMENTE PELOS OPERADORES DO DIREITO

Passa o trabalho da Justiça para os advogadosÉ rápido demais: o processo necessita de um tempo de maturação O processo eletrônico é inseguro O processo eletrônico não é confiável As peças eletrônicas são difíceis de ler processo físico é mais confortável O processo eletrônico é prejudicial à saúde As críticas ao processo eletrônico:

É muito caro (quem vai pagar essa conta? A viúva?) O processo eletrônico limita a atuação dos advogados e procuradores = sé virtual, para que economizar em bytes? Os advogados não tem computador Como serão periciados os documentos falsos com autos eletrônicos? O processo eletrônico escraviza As críticas ao processo eletrônico:

Quem disse que o processo tem que estar concluído em três ou quatro meses? Não é mais fácil dobrar o STJ? O processo eletrônico terceiriza a jurisdição. Cria o julgamento no escuro Processo eletrônico baixa a qualidade da jurisdição – crise de identidade da Justiça Quem garante que os testemunhos são analisados As críticas ao processo eletrônico:

Essas críticas são decorrentes do conservadorismo? Ou seria uma visão egoística do processo? - Geralmente não se faz um paralelo entre o processo físico e o eletrônico para verificar vantagens e desvantagens - Raramente se pondera quais as vantagens e desvantagens para o destinatário do processo: o jurisdicionado

NA JUSTIÇA FEDERAL DA 4ª REGIÃO ESSE TEMA ESTÁ TOTALMENTE SUPERADO

HOJE O QUE VEMOS SÃO CRÍTICAS CONSTRUTIVAS E SEMPRE VOLTADAS PARA O APERFEIÇOAMENTO DO SISTEMA DE PROCESSO ELETRÔNICO DA JUSTIÇA FEDERAL DA 4ª REGIÃO

Evoluir o Sistema de processo eletrônico para torná-lo cada vez mais amigável e melhorar o conforto para os usuários internos e externos Readequar o e-Proc para melhorar o aproveitamento dos recursos tecnológicos modernizar a estrutura física e jurídica da Justiça Federal da 4ª Região para aproveitar cada vez mais as vantagens dos recursos tecnológicosds QUAIS SÃO OS NOVOS DESAFIOS?

11/03/ :30h

11/03/2013 – 12:00h MAIS 398 PROCESSOS

26/04/2013 – 10:00h MAIS PROCESSOS

17/05/2013 – 10:00h MAIS PROCESSOS

17/05/2013 – 10:30h MAIS 66 PROCESSOS

17/05/2013 – 10:00h MAIS 495 PROCESSOS

PROCESSO ELETRÔNICO JUDICIAL DA JUSTIÇA FEDERAL DA 4ª REGIÃO NOVOS DESAFIOS PROCESSO ELETRÔNICO JUDICIAL DA JUSTIÇA FEDERAL DA 4ª REGIÃO NOVOS DESAFIOS GEDPRO E-PROC E-PROC TRIBUNAL GRU automática INTEROPERABILIDADE – STF/STJ/JURISDIÇÃO DELEGADA INTEGRAÇÃO SIAPEN/DEPEN INTEGRAÇÃO COM O SISCRIM (SISTEMA DE PERÍCIAS DA POLÍCIA FEDERAL)

SITUAÇÃO INICIAL SITUAÇÃO INICIAL

SITUAÇÃO ATUAL

Juiz Sérgio Renato Tejada Garcia OBRIGADO!!!!