Trabalho Final de Padrões de Projeto Alessandro Inhur Wünsch, Gustavo Rafael Valiati e Rodolfo Seffrin
Sistema para Gestão de Oficinas Mecânicas Objetivos do sistema: Controlar as ordens de serviço: através do registro de uma ordem de serviço, controlar o cliente, mecânico, data da ordem, data de pagamento, peças e os serviços realizados; Controlar o estoque: o estoque é alimentado através da entrada de peças (implantação de estoque) e a saída de peças (fechamento das ordens de serviço);
Padrões utilizados Template Method Abstract Factory Command State
Template Method Definição: definir o esqueleto de um algoritmo em uma operação, postergando alguns passos para as subclasses. Template Method permite que subclasses redefinam certos passos de um algoritmo sem mudar a estrutura do mesmo. GAMMA, Erich; HELM, Richard; JOHNSON, Ralph; VLISSIDES, John. Padrões de Projeto. Porto Alegre: Bookman, 2000.
Template Method
Abstract Factory Definição: fornecer uma interface para criação de famílias de objetos relacionados ou dependentes, sem especificar suas classes concretas. GAMMA, Erich; HELM, Richard; JOHNSON, Ralph; VLISSIDES, John. Padrões de Projeto. Porto Alegre: Bookman, 2000.
Abstract Factory
Command Definição: encapsula uma solicitação como um objeto, o que lhe permite parametrizar outros objetos com diferentes solicitações, enfileirar ou registrar solicitações e implementar recursos de cancelamento de operações GAMMA, Erich; HELM, Richard; JOHNSON, Ralph; VLISSIDES, John. Padrões de Projeto. Porto Alegre: Bookman, 2000.
Command
State Definição: permite que um objeto altere seu comportamento quando seu estado interno muda. O objeto parece ter mudado de classe. GAMMA, Erich; HELM, Richard; JOHNSON, Ralph; VLISSIDES, John. Padrões de Projeto. Porto Alegre: Bookman, 2000.
State
Singleton Definição: garantir que uma classe tem apenas uma instância e definir um ponto de acesso global para a mesma GAMMA, Erich; HELM, Richard; JOHNSON, Ralph; VLISSIDES, John. Padrões de Projeto. Porto Alegre: Bookman, 2000.
Singleton