EAC Sistemas de Informações Empresariais

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Transcrição da apresentação:

EAC 445 - Sistemas de Informações Empresariais Prof. Edson Luiz Riccio Profa. Marcia Calvano Adaptado de Hall, James A. , Accounting Information Systems – 2005 – FEA/USP

Sistemas de Informação Tradicionais Montados com base em funções, níveis organizacionais e processos de negócios diferentes que não “conversam” entre si. Gerentes podem encontrar dificuldades para reunir os dados que precisam para ter um visão geral e abrangente das operações da organização. Pessoal de vendas não pode informar, no momento do pedido, se existe estoque para os itens pedidos, os clientes não podem acompanhar o andamento de seus pedidos, a produção não consegue se comunicar facilmente com finanças para planejar nova produção.

O que é ERP? Software aplicativo, multi-modular, que possibilita a gestão da empresa de forma integrada. Características: Pacote comercial – terceirização Incorporam modelos de processos de negócios (best practices) Sistemas de informação integrados Utilizam BD corporativo Possuem grande abrangência funcional Requerem procedimentos de ajuste para que possam ser utilizados em determinada empresa SI que sincroniza, integra e controla em tempo real os processos de uma empresa pelo emprego de TI avançada. Concebido dentro do conceito de Sistema de Informação Único para toda a empresa. É composto por módulos integrados por um único BD e configurados para atender às necessidades específicas de cada organização.

ERP Planejamento Produção Suprimentos Produção Vendas Fornecedores Troca de Informações com entidades externas eletrônica/ convencional ERP Integração entre os módulos Planejamento Produção Suprimentos Produção Vendas Fornecedores Clientes RH Contabilidade Faturamento Contas a Pagar Tesouraria Contas a Receber Fonte: Swicker, Ronaldo; Souza, César Alexande

Benefícios e Problemas dos Sistemas ERP Características Benefícios Problemas Pacotes Comerciais Redução dos custos de informática; Foco na atividade principal da empresa; Atualização tecnológica permanente, por conta do fornecedor. Dependência do fornecedor; Empresa não detém o conhecimento sobre o pacote. Modelos de Processos Difunde o conhecimento sobre best practices; Facilita a reengenharia de processos; Impõe padrões Necessidade de adequar o pacote à empresa; Necessidade de alterar processos empresariais; Alimenta a resistência à mudança.

Benefícios e Problemas dos Sistemas ERP Características Benefícios Problemas Sistemas Integrados Redução de retrabalho e inconsistência; Redução de mão de obra relacionada a processos de integração de dados; Maior controle sobre a operação da empresa; Eliminação de interfaces entre sistemas isolados; Melhoria na qualidade da informação; Contribuição para a gestão integrada; Otimização global dos processos da empresa. Mudança cultural da visão departamental para a visão de processos; Maior complexidade de gestão da implementação; Maior dificuldade na atualização do sistema, pois exige acordo entre vários departamentos; Um módulo não disponível pode interromper o funcionamento dos demais; Alimenta a resistência à mudança.

Benefícios e Problemas dos Sistemas ERP Características Benefícios Problemas Usam BD corporativo Padronização informações e conceitos; Eliminação discrepâncias entre informações de diferentes departamentos; Melhoria na qualidade da informação; Acesso a informações para toda a empresa. Mudança cultural →“dono da informação” → “responsável pela informação”; Mudança cultural para uma visão de disseminação de informações dos departamentos por toda a empresa; Alimenta resistência à mudança.

Benefícios e Problemas dos Sistemas ERP Características Benefícios Problemas Grande abrangência Funcional Eliminação manutenção de múltiplos sistemas; Padronização de procedimentos; Redução de custos de treinamento; Interação com um único fornecedor. Dependência de um único fornecedor; Se o sistema falhar, toda a empresa pode parar.

Origem dos ERP´s Princípio da década de 1960: início da utilização de TI no controle dos processos empresariais: Aplicações esparsas e isoladas; Integração entre os diversos sistemas: operador das máquinas; Sincronismo e a integração entre atividades das empresas baseavam-se somente nas ações dos empregados. Contabilidade, folha de pagamento, vendas, contas a receber, contas a pagar, controle de estoques, etc.

Origem ERP’s Década de 1960: Introdução em larga escala dos computadores eletrônicos e das linguagens de programação; Início da utilização de banco de dados → soluções parcialmente integradas → antecessores do ERP’s.

Origem ERP’s BOMP – Processador de Lista de Materiais Início da década de 1960; Indústria de manufatura → Departamento de Engenharia de Produtos; Oferecia padronização na criação, arquivamento, manutenção e fornecimento de qualquer informação referente à composição dos produtos e ao cálculo das necessidades de materiais; Quantidade de produto acabado → cálculo das necessidades de cada peça, item, conjunto ou sub-conjunto, a partir da estrutura do produto. DBOMP. Exemplo: softwares desenvolvidos pela IBM.

Origem ERP’s PICS – Sistema de Informações e Controle de Produção: Final década 1960 e início da década 1970; Mainframe, empresa industrial; Mensurações físicas dos eventos, das atividades e dos produtos → também continha informações de custos; Contabilidade e Finanças: externa ao sistema; Modular → cada área ou parte do processo; Operava no modo de lotes.

Origem ERP’s COPICS – Sistema de Informação e Controle da Produção Orientado para Comunicações Meados da década de 1970; Mainframe e grande quantidade de funções on line; Acréscimo de vários módulos, entre eles o MRP – Material Requirements Planning e o Cost Planning & Control; Não possuía módulos para finanças, contabilidade, RH, vendas, distribuição, área fiscal, orçamentos, etc.

Origem ERP’s MRP I e MRP II – Planejamento das Necessidades de Material: Indústria manufatureira; Melhoria de desempenho: MRP II → integração das áreas de manufatura com as demais áreas da empresa; Variável de decisão. funções financeiras, contábeis e de marketing são conectadas com as funções de fabricação;

ERP’s Década de 1970: início do desenvolvimento; Mais recente de uma série de soluções criadas pela indústria de TI no esforço de prover uma solução única e abrangente para os problemas de sincronismo e integração dos processos de uma empresa; Evolução natural das soluções oferecidas pela TI para os problemas de controle e gestão de uma empresa. Mudança de tecnologia em relação ao MRP. Boom de vendas: globalização e bug do milênio.

ERP´s Segunda metade da década de 1990: ápice de vendas; Atualmente: uso intenso da internet no comércio eletrônico e novos tipos de relacionamentos interempresariais

Principais Aplicações ERP Online Transaction Processing (OLTP) Sistema de processamento das transações; Executa as atividades operacionais diárias da empresa; Executa tarefas críticas através de consultas simples ao BD operacional; Decisões estruturadas: repetitivas, rotineiras, envolvem um procedimento pré-definido.

Principais Aplicações ERP Online Analytical Processing (OLAP) - Business analysis applications Análise multidimensional dos dados; Ferramenta para a tomada de decisão (decisão não-estruturada ou semi-estruturada) – investigação analítica de associações complexas de dados; Inclui ferramenta para decisão, modelagem, arquivo de informações, relatórios e análises ad-hoc e análises condicionais.

Configuração do Sistema ERP: Rede cliente - servidor Dois estágios Um único servidor concentra tanto as aplicações quanto o BD; Usado especialmente em rede locais (LANs).

Two-Tier Client Server First Tier User Presentation Layer Application and Database Layer Server Second Tier Server Applications Database Two-Tier Client Server

Configuração do Sistema ERP: Rede cliente - servidor Três estágios Usuários acessam os aplicativos no servidor que então inicia conexão com o servidor do BD; Usado especialmente em redes remotas (WANs).

Three-Tier Client Server User Presentation Layer First Tier Applications Application Server Second Tier Application Layer Database Database Server Database Layer Third Tier Three-Tier Client Server

ERP with OLTP and OLAP Client Server using Data Warehouse User Presentation Layer First Tier OLTP Applications OLAP Applications OLTP Server OLAP Server Second Tier Application Layer Operations Database Operations Database Server Data Warehouse Data Warehouse Server Database Layer Third Tier ERP with OLTP and OLAP Client Server using Data Warehouse

O que é Data Warehouse? BD relacional ou multi-dimensional que armazena dados correntes e históricos de potencial interesse dos gerentes. Os dados são extraídos periodicamente de fontes internas (BD operacional, sistemas legados) ou externas (serviços de informação pública). BD construído para pesquisas rápidas, arquivos, consultas ad-hoc. Fácil uso. Não é essencial → separação do BD operacional e BD data warehouse. Os dados que serão explorados não devem ser acessados diretamente da base operacional da empresa: evitar prejudicar a performance da rede. OLAP – On Line Analitical Processing. Tecnologia empregada na Data Warehouse. Tecnologia OLAP – forma de armazenamento. On line somente a consulta, que pode ser alterada pelo próprio usuário. Guardar os dados nas várias sequências em que serão analisados e também já totalizados. Grande redundância. É comum guardar no Data Warehouse dados do passado e também dados alheios à base operacional, obtidos em pesquisas de mercado, de empresas especializadas ou da internet.

Data Warehouse Process 5 estágios essenciais do processo de data warehouse: Criar modelos de dados para o data warehouse Extrair os dados Acertar os dados extraídos Transformar os dados nos modelos Carregar os dados no BD do data warehouse

ERP System ERP System Business Enterprise Data Warehouse Legacy Systems ERP System On-Line Analytical Processing (OLAP) Bolt-On Applications (Industry Specific Functions) Suppliers Customers Core Functions [On-Line Transaction Processing (OLTP)] Sales & Distribution Business Planning Shop Floor Control Logistics Operational Database Customers, Production, Vendor, Inventory, etc.