Metodologia de Desenvolvimento de portais Abordagem Rita Paulino Visa prover o pesquisador de um maior conhecimento sobre o tema ou problema de pesquisa em perspectiva. Por isso, é apropriada para os primeiros estágios da investigação, quando a familiaridade, o conhecimento e a compreensão do fenômeno por parte do pesquisador são, geralmente, insuficientes ou inexistentes. (Mattar, 1999)
Levantamento de informações para a produção de portais na Web 1.Reunião com o cliente (pesquisa exploratória) –Coleta de informações sobre as atividades da empresa ou instituição. Procura-se identificar através dessa coleta o que o cliente deseja, o que pode ser oferecido pela equipe desenvolvedora e quais as soluções mais adequadas para cada caso. Entrevistas, pesquisa de opinião. 2.Informações que devem fazer parte do escopo do projeto Objetivo e definição do problema. Público-alvo – a definição de um site deve levar em consideração os conceitos básicos de qualquer plano de comunicação, ou seja, deve responder às seguintes perguntas para conhecer o seu objetivo e público-alvo, e a partir daí conhecer o conteúdo adequado: –Para quem? Para quê? O quê? Como? e Quando?
Levantamento de informações para a produção de portais na Web Informações institucionais ou empresariais que devem conter o site. Serviços oferecidos no site. Haverá informações dinâmicas no site. Haverá enquetes ou pesquisas on-line. Haverá serviços restritos (sistema de segurança, cadastro de usuários, login e senha).
Levantamento de informações para a produção de portais na Web Informações em relação ao design que devem fazer parte do escopo do projeto: –padrão de cores que identificam a instituição; –uma logomarca definida; –material gráfico para seguir um padrão; –portal que vai dispor de informações através de áudio e vídeo; –explicar ao cliente que a primeira idéia deverá ser apresentada em forma de layout inicial, podendo ser apenas rabiscos em papel, mas que serão muito importantes no processo de definição da interface.
Levantamento de informações para a produção de portais na Web Informações em relação à divulgação e publicidade on-line – política de banner – que devem fazer parte do escopo do projeto: –padrões ofertados (full banner 468x60 pixels, banner médio 181x60 pixels e banner pequeno 120x60 pixels); –quantidade de espaços publicitários a serem dispostos; –política de comercialização de banners; –política de demonstração de banners.
Levantamento de informações para a produção de portais na Web 3.Estudo de caso Nesta etapa, procura-se analisar a maioria de sites relacionados com a atividade do cliente, estudando-se os pontos positivos e negativos de cada site. 4.Levantamento teórico Reunir o que há de melhor em tecnologia e em estudos que possam oferecer uma solução para o problema do cliente, acrescentar novidades, se possível, e em seguida fazer um rascunho do que será oferecido na proposta. 5.Anteprojeto Proposta de site em modo texto, com uma descrição do que se pretende fazer, com seções e subseções, análise de banco de dados e tecnologias, prazos de desenvolvimento, forma de trabalho e cronograma.
Levantamento de informações para a produção de portais na Web 6. Aceite Ajustes da proposta. 7. Projeto final Estruturação do conteúdo em modo texto, de acordo com os padrões da arquitetura da informação. Nesta fase é adequada a apresentação de layout que mostre a navegação e a disposição gráfica da informação, a definição da estrutura do banco de dados e a tecnologia a ser adotada. 8. Coleta de material É importante recolher textos e material visual da empresa, para estudo e verificação das possibilidades de reutilização ou de criação dentro de uma mesma identidade visual. Obs.: Dependendo do cliente e do porte do projeto, pode-se contratar um fotógrafo e um ou mais profissionais para compor o texto do site (jornalistas, redatores, professores e profissionais da Língua Portuguesa). A redação de textos em especial é um tópico complicado, pois muitas vezes o cliente não possui textos adequados ao contexto e não entende a necessidade de um redator profissional.
Levantamento de informações para a produção de portais na Web 9. Aprovação dos layouts (html) e desenvolvimento de um protótipo de navegação O material coletado deve conter os layouts e um protótipo de pelo menos uma seção e uma subseção de menus, para que o cliente possa conhecer a navegação do site. 10. Desenvolvimento dos programas acessórios Os programas acessórios podem utilizar as tecnologias ASP, PHP CGI, JSP ou scripts, assim como animações, gravação e edição de sons. O Web Server deve ser escolhido e preparado para que essas tecnologias funcionem corretamente. Obs.: É importante estruturar os arquivos utilizados no desenvolvimento do site em diretórios apropriados, para que todos da equipe entendam o que está acontecendo, de forma a possibilitar referência rápida no futuro e recuperação de arquivos fonte para alterações. (Visual SourceSafe)
Levantamento de informações para a produção de portais na Web 11.Análise e implementação da base de bados, ou Datawarehouse De acordo com as necessidades do cliente, o site deve ter uma estrutura de banco de dados que dê suporte a serviços e à própria dinamicidade do site. 12.Implementação das páginas Inclusão dos conteúdos, com desenvolvimento dos links específicos em cada página e programação dos serviços oferecidos no site. 13.Apresentação (off-line) Apresentação off-line para análise e aprovação final do cliente.
Levantamento de informações para a produção de portais na Web 14.Instalação (off-line) Versão do site para testes off-line e avaliações. 15.Lançamento do site ao público Uma data prévia deve ser divulgada para apresentação do site ao público. 16.Divulgação Em mecanismos de buscas, a divulgação pode ser feita desde o início do desenvolvimento para a coleta de uma base de dados de s dos usuários, no caso de utilização de uma página que informe que o site está sendo desenvolvido e/ou reformulado. Assim, os usuários poderão se cadastrar para serem avisados de que o site está on-line.
Levantamento de informações para a produção de portais na Web 17.Campanha de Marketing Dependendo do porte do projeto, em paralelo pode haver o desenvolvimento de uma campanha de marketing e a divulgação do site, com compra de espaços publicitários na própria rede ou em outras mídias. Isso é fundamental para o sucesso do site.