Aula 10 – Revisão comandos do Linux

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
27/03/09 04:32 PM Prof. Roberto Amaral 1 Sistema de Arquivos O sistema de arquivo do Linux é hierárquico. A base da árvore é o diretório raiz (/). O sistema.
Advertisements

REVISÃO DE INFORMÁTICA
Administração de sistemas operacionais
Administração de sistemas operacionais
Sistemas Operacionais PLATAFORMA LINUX
Administração de sistemas operacionais
Componente Curricular Sistemas Operacionais - SOP
Configuração de um servidor FTP
Prof. João Paulo de Brito Gonçalves
Prof. João Paulo de Brito Gonçalves
Prof. João Paulo de Brito Gonçalves Sistema de Arquivos - COMANDOS DE VISUALIZAÇÃO, BUSCA E LOCALIZAÇÃO Campus - Cachoeiro Curso Técnico de Informática.
Processos no Unix e Linux
Profa. Ligia Flávia Antunes Batista
Exercícios de Roteamento BackBone IP
Exercícios de Roteamento BackBone IP
Cenário 1 eth eth eth eth A R B A R B vlan2.
Exercício Roteamento Linux
Configuração TCP-IP.
Trabalhando com Linux.
Primeira aula de laboratório
Colégio Técnico Vila Branca
Hardening Linux
27/03/09 03:44 PM Prof. Roberto Amaral Linux Grenciamento de Arquivos.
Comandos para navegação no Sistema de Arquivos
Interpretador Online.
Servidor HTTP (Apache)
Prof. André Leon S. Gradvohl, Dr.
INFORMÁTICA BÁSICA.
Sistema Operativo de Rede Prof. António dos Anjos
Ubuntu Day [ SAMBA ] (Servidor de Compartilhamento de Arquivos e Impressoras) Sistema utilizado: Ubuntu Rodrigo Almeida Costa.
Administração de Redes Cisco I
MANUAL CORPORATE.
Software Livre O software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído.
Entendendo uma Shell Existem 6 terminais para serem utilizados, para habilitar cada um pressione crtl+alt+ F1 (...F6). Adicionar um usuário em modo gráfico.
Introdução A informatização crescente nas instituições públicas e privadas, a disseminação de diversas tecnologias de redes e o uso cada vez maior de sistemas.
Configuração de Rede Linux
Sistemas Operacionais
SSH – Secure SHell.
Linux Descendente do Unix
07/04/2017 Linux Ubuntu 2.
07/04/2017 Linux Comandos básicos.
Sistemas Operacionais
09/04/2017 Linux Comandos básicos.
Usuários e Grupos Usuário: alguém que possui conta, internamente é tratado como um número (UID) que é a identificação do usuário (USER ID). Cada usuário.
Comandos Ubuntu/Linux Michelle Nery
PROF PAULO MAXIMO, MSc OSs.
Sistemas Operacionais PLATAFORMALINUX PLATAFORMALINUX Jean Morais 3ºSINA/07.
SISTEMA OPERACIONAL DE CÓDIGO ABERTO (LINUX) Prof. Glauber Alexandre.
PCI- Primeira Aula de Laboratório Profa. Mercedes Gonzales Márquez.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede – AULA 03 Prof. Gabriel Silva.
Iº Workshop Linux da Unijorge
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
Pet computação UFPE Aula de apoio aos feras: Introdução ao UNIX.
UNIESP – Sistemas de Informação Práticas de Formação I Aula 10 Prof. Carlos Alberto Seixas.
LINUX. O que é LINUX  Linux é um termo utilizado para se referir a sistemas operacionais que utilizem o núcleo Linux  O Linux foi desenvolvido pelo.
Permissões de Acesso No Linux há três modelos de controle de acesso básicos: Read, Write e Execution. Veja um exemplo de permissão básica na figura.
Prof. Glauber Alexandre
SICII (Sistemas Operacionais) – Prof. Alberto  Comandos de console (Linux)
Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Faculdade de Computação Linux – Prática Regiane Kawasaki
Comandos DOS DOS – O MS-DOS ou prompt de comando pode ser iniciado pelo caminho. Inciar> Todos os programas> Acessórios> Prompt de Comando Ou através do.
Evoluindo em comandos Unix / Linux Cid Rodrigues de Andrade No site acima encontram-se dados sobre licenciamento e forma.
Duvidas Frequentes 09/01/2009. Atualizando o SISMOURA.
 Laboratório de Graduação  Destinado a alunos dos cursos de Ciência e Engenharia da Computação  Horário de funcionamento: ◦ De segunda a sexta de 8h.
Sistemas Operacionais de Redes Introdução ao Linux IGOR ALVES.
Comandos Básicos do Linux Prof. Alberto Felipe. Os Sistemas Operacionais de hoje, incluindo o Linux, são todos baseados em interface gráfica, com o uso.
Aula 03 – 08/11/ – Introdução à Linux modo texto - Porquê console? - Como acessar o modo texto - Comandos básicos.
Sistemas Operacionais de Redes Configurações de rede IGOR ALVES.
Sistemas Operacionais Comandos de Linux Ubuntu
ELEMENTOS DE INFORMÁTICA
Sistemas Operacionais – Linux
Transcrição da apresentação:

Aula 10 – Revisão comandos do Linux

cd - Este comando nos permite se deslocar entre a árvore de diretórios do sistema. Exemplo: "cd /" para ir ao diretório raiz. "cd" para ir ao seu diretório pessoal. "cd .." para acessar um diretório de nível acima do atual. “cd -” para voltar ao diretório que se encontrava antes de mudar. Para navegar através múltiplos níveis de diretórios em só comando, use por exemplo, "cd /var/www", que o levará diretamente ao sub-diretório /www do diretório /var.

CP – copiar arquivos e diretórios exemplo: cp origem destino MKDIR – Cria pasta Definição: é um utilitário para criar diretório no console do sistema operacional Linux. LS – Lista arquivos e pastas   Definição: é um utilitário para lista diretório e arquivos no console do sistema operacional Linux.

RMDIR – Apaga diretório vazio Definição: é um utilitário para apagar diretório que esteja vazio no console do sistema operacional Linux. RM – Apaga arquivos e diretórios Definição: é um utilitário para apagar arquivos e também diretórios no console do sistema operacional Linux. MV – Move arquivos e pastas  Definição: é um utilitário para mover arquivos ou diretórios no console do sistema operacional Linux. Ex.: Movendo a pasta aula05 para aula03 root@jptgomes:~# mv aula05 aula03

PWD – Mostra em qual diretório que você se encontra. Definição: é um utilitário que mostra em qual diretório que você se encontra no console do sistema operacional Linux TOUCH – Criar um arquivo vazio.  Ex.: root@jptgomes:~# touch aula.txt ECHO – Imprime um texto em tela.  Ex.: root@jptgomes:~# echo ola

CLEAR – Limpa tela  Ex.: root@jptgomes:~# clear   FIND – Localiza um arquivo ou diretório root@jptgomes:/# find -name aula.txt ./root/aula.txt ./root/aula/aula.txt LOCATE – Localiza um arquivo ou diretório por index. root@jptgomes:/# locate aula.txt /root/aula.txt /root/aula/aula.txt

ifconfig – Permite configurar as interfaces de rede, sendo o comando utilizado na inicialização do sistema para configuração destas interfaces. Caso nenhum argumento seja passado junto ao comando, o mesmo apenas irá exibir o estado das interfaces atualmente definidas. Exemplos: “sudo ifconfig eth0” para exibir o estado e informações da interface de rede eth0. “sudo ifconfig eth1 down” para desativar a interface de rede eth1. “sudo ifconfig eth1 up” para ativar a interface de rede eth1. “sudo ifconfig eth0 192.168.3.1 netmask 255.255.255.0 up” para configurar a interface de rede eth0 com endereço IP 192.168.3.1 e máscara da rede 255.255.255.0, ativando-a.

halt, reboot, shutdown: Respectivamente encerra, reinicializa e encerra ou reinicializa o sistema. Ex.: “sudo halt” para encerrar o sistema. “sudo reboot” para reiniciar imediatamente o sistema. Este comando equivale aos comandos “sudo init 6” e “sudo shutdown -r now”. “sudo shutdown -h now” para encerra o sistema imediatamente. “sudo shutdown -h +15” para encerrar o sistema daqui a 15 minutos. “sudo shutdown -r 20:30 'O sistema será reiniciado as 20:30 horas!'” para reiniciar o sistema as 20:30 horas enviando a mensagem "O sistema será reiniciado as 20:30 horas!" a todos usuários logados.

su - Mudar de usuário Nano – editar texto Ex.: nano <nome do arquivo>