UD de Sorocaba/ Iperó UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Recursos Computacionais Antonio Martins.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Advertisements

SISTEMA BINÁRIO Hardware de Computadores. SISTEMA BINÁRIO Hardware de Computadores.
FORTRAN 90 Denise Yumi Takamura.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
SQL-3. Novo contexto e necessidade de : Manipular imagens Outros tipos de dados além de texto e números Recuperação de dados mais complexos Níveis distintos.
Introdução ao Fortran 4/abril/2006. Pseudocódigo Compreensão do problema Elaboração da lógica de resolução Tradução da lógica para pseudocódigo.
Custos XP x Custos Tradicionais André Chinvelski.
Atividade de Hoje: Fazer uma Reportagem ou Jornalzinho Equipes de 4 pessoas: 3 alunos e um monitor A atividade será dividida em 2 partes: –PARTE 1 : Preparação.
Sistemas Operacionais
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Arquiteturas de 4, 3, 2, 1 e 0 endereços.
1. Equivalência entre portas 2. Derivação de expressões booleanas 3
Criptografia Quântica : Um Estudo
Teste Funcional de Software
Gustavo Vieira Pereira
Compressão por Hardware
Slide 1 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Serviços do Middleware Treinamento em GRADEp – junho de 2005 GT GRADEp Middleware GRADEp Serviços.
Slide 1 Rede Nacional de Ensino e Pesquisa Treinamento em Gradep - junho 2005 Serviço Collector Treinamento no GRADEp Serviço Collector CollectorDemo e.
Servidores e Programação Web Redes de Computadores.
Geração de Código Algoritmo de Escalonamento de instruções – List Scheduling.
Arquitetura de Computadores I
Conceitos iniciais Hardware/Software
Introdução Software para Laboratórios de Análises Clínicas
Página de entrada A página de entrada, ou a index, representa um convite para o seu site.
Aula 12 - CONFIGURAÇÃO DO SETUP
Campus de Sorocaba UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Recursos Computacionais Antonio Martins.
Recursos Computacionais
Funções de um computador
"Tudo o que acontece, acontece em algum lugar." Gilberto Câmara - INPE Gilberto Câmara - INPE.
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Segurança de Dados no MAER.
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Mario Blanco Gerente de Novas Linhas de Produtos Positivo Informática Dispositivos móveis de leitura de conteúdos.
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Capítulo XI Noções de Estruturas de Dados.
Jumpers 1. O que são Jumpers
Memórias 1. Definição de Memórias: Divisão – Leitura e Escrita
1. Função: - Criar meios para que o processador possa comunicar-se com todos estes componentes com a maior velocidade e confiabilidade possíveis. - Na.
Capítulo I – Conceitos Primários 1.1 – Estrutura de um computador 1.2 – Informações manipuladas por um computador 1.3 – Evolução das linguagens de programação.
O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE VERDANA, TAMANHO 66, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO SOBRENOME, Autor 1., SOBRENOME, Autor 2…., Verdana, 32, negrito,
I – Informação Digital – Tema de Discussão Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
I – Descrição da Infraestrutura Tecnológica Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018 O Produto Internet e suas Aplicações.
I – Informação Digital – Trabalho Grupo Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP-018 – O Produto Internet e suas Aplicações.
Simulado Técnico Judiciário – TRE SP Informática.
Agente de Telecomunicações Polícia Civil - SP
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS
ALOCAÇÃO DINÂMICA DE MEMÓRIA
Administração de Sistemas de Informação
Organização de Sistemas de Computadores
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
Capítulo 1 Introdução 1.1 O que é um sistema operacional
Recursividade Estrutura de Dados.
Comandos básicos do MS-DOS
Marco Antonio Montebello Júnior
The Data Warehouse Toolkit
Prof: Graciano Notação Científica.
Curso de Programação em C++ Universidade Federal do Ceará Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil Prof: Evandro Parente Junior Monitor:
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Internet Aula 03. Histórico Durante a guerra fria, os EUA tiveram a necessidade de interligar laboratórios que trabalhavam para os militares; Essa interligação.
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
Conceitos Básicos de Redes de Computadores e acesso a Internet
Redes para Automação Industrial Capítulo 1: Automação Industrial
Sistemas Operacionais e Windows XP Aula 04 – DCA0302.
04:27 Introdução Tipos de Fluxo de Dados e de Arquivos Manipulação de Arquivos em Java Classes FileReader e FileWriter Classes FileInputStream e FileOutputStream.
Sistemas de Informação Prof. Me. Everton C. Tetila Modelo de dados relacional Banco de Dados I.
Introdução Ciência da Computação estudo de algoritmos –ÊNFASE ao estudo de DADOS armazenamento manipulação refinamento (a partir de dados cru) estrutura.
IFAC1 Hardware e software.
Soluções Básicas em informática
COMPONENTES DO COMPUTADOR E SUAS FUNÇÕES. PLACA MÃE A placa-mãe é o principal componente de um computador, pois ela é responsável por interligar todos.
Transcrição da apresentação:

UD de Sorocaba/ Iperó UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Recursos Computacionais Antonio Martins

Agenda A Informática e o computador A Informática e o computador Planilhas Eletrônicas Planilhas Eletrônicas Gráficos Gráficos A Internet A Internet A WEB A WEB

Agenda A Informática e o computador A Informática e o computador Planilhas Eletrônicas Planilhas Eletrônicas Gráficos Gráficos A Internet A Internet A WEB A WEB

Bases tradicionais da economia: Bases tradicionais da economia: Terra Terra Trabalho Trabalho Capital Capital Novo elemento econômico: Novo elemento econômico: Informação Informação

Por que a matemática é importante para a informática?

Não se pode ver os elétrons Não se pode ver os elétrons A lógica computacional é baseada na lógica matemática A lógica computacional é baseada na lógica matemática Os endereçamentos trabalham com operações de números Os endereçamentos trabalham com operações de números A exibição em uma tela de computador só é possível se forem feitas manipulações matemáticas A exibição em uma tela de computador só é possível se forem feitas manipulações matemáticas A manipulação dos dados em um computador depende da base 2 e suas operações A manipulação dos dados em um computador depende da base 2 e suas operações

Por que usar um computador? Velocidade Velocidade Confiabilidade Confiabilidade Capacidade de armazenamento Capacidade de armazenamento Produtividade Produtividade Tomada de decisões Tomada de decisões Redução de custos Redução de custos

Harware x Software Hardware – componentes físicos que compõe um computador Software – componentes lógicos que permitem a execução de tarefas em um computador

AMD_PC - SEMPRON MEMÓRIA DDR HD 40 Gb GRAVADOR DE CD REDE 10/100, SOM E VÍDEO OnBoard FAX MODEM 56Kb MONITOR 15" WINDOWS XP HOME INSTALADO IMPRESSORA MULTIFUNCIONAL (Imprime, Copia e Escaneia)

Entrada Saída

Por dentro de um computador

Memória Principal Unidade Central de Processamento Barramento Memória de Massa Entrada Saída RAM HD, CD Processador

Custo Capacidade de armazenamento Cache Memória Principal Disco Magnético CD-ROM DVD Tempo de acesso

Internet

AMD_PC - SEMPRON MEMÓRIA DDR HD 40 Gb GRAVADOR DE CD REDE 10/100, SOM E VÍDEO OnBoard FAX MODEM 56Kb MONITOR 15" WINDOWS XP HOME INSTALADO IMPRESSORA MULTIFUNCIONAL (Imprime, Copia e Escaneia) Processador RAM HD Entrada/Saída Internet

Agenda A Informática e o computador A Informática e o computador Planilhas Eletrônicas Planilhas Eletrônicas Gráficos Gráficos A Internet A Internet A WEB A WEB

Exemplo (ex_notas.xls)

Tarefas - Planilha

Tipos de Dados As informações que são inseridas ou manipuladas no Excel, obrigatoriamente são colocadas nas células. Esses dados podem ser de vários tipos, vejamos os mais importantes. Numéricos: são números de diversos formatos podendo ser positivos ou negativos. O alinhamento padrão dos dados numéricos é à direita, podendo ser eventualmente alterado. Numéricos: são números de diversos formatos podendo ser positivos ou negativos. O alinhamento padrão dos dados numéricos é à direita, podendo ser eventualmente alterado. Exemplos: , ,00 Textos: é qualquer tipo de dado que possa ser digitado, como frases, títulos, nomes, endereços, etc... O texto só não pode começar por = ou +. Textos: é qualquer tipo de dado que possa ser digitado, como frases, títulos, nomes, endereços, etc... O texto só não pode começar por = ou +. Data e Hora: são dados específicos para especificação de data e hora, estes dados possuem um formato próprio que pode variar de acordo com o padrão escolhido. Data e Hora: são dados específicos para especificação de data e hora, estes dados possuem um formato próprio que pode variar de acordo com o padrão escolhido. Exemplos: 08/03/60 28/FEV./99 23:59:59

Fórmulas: são expressões que permitem cálculos e operações precisas e rápidas de uma forma simples. Nelas podemos trabalhar com números, endereços de células, textos, condições, etc... Todas as fórmulas no Excel devem iniciar pelo sinal de igual =. Fórmulas: são expressões que permitem cálculos e operações precisas e rápidas de uma forma simples. Nelas podemos trabalhar com números, endereços de células, textos, condições, etc... Todas as fórmulas no Excel devem iniciar pelo sinal de igual =. OperadorUtilizado paraExemplo +AdiçãoB1+B7 -SubtraçãoX4-9 *MultiplicaçãoC9*D4 /DivisãoD7/A2 ^PotenciaçãoG5^9 %Percentual235*10%

OperadorDescriçãoExemplo >MaiorF5>H7 <MenorD4<H3 =IgualG5=H6 <>DiferenteG5<>C10 >=Maior ou Igual14>=D2 <=Menor ou Igual13<=G6 Operadores lógicos

Funções: o Excel possui funções pré-definidas que facilitam cálculos e tarefas, das mais diversas formas. Uma função bastante usada é a soma de um conjunto de números As funções devem ser iniciadas com o sinal de igual =, assim como as fórmulas. Normalmente são seguidas de um ou mais parâmetros, dependendo da função. Essas funções podem ser escritas com a ajuda do Assistente de Função do Excel Exemplos: =Soma(A1:A10) =Média(A1:A10) (botão AutoSoma)

Exemplo (ex_notas2.xls)

Tarefas - Funções

Tarefas (notas_gr.xls) Fazer média ponderada (0,3*NT+0,7*NP) Fazer média ponderada (0,3*NT+0,7*NP) Fazer gráfico das médias Fazer gráfico das médias Fazer histograma da nota da Prova 1 Fazer histograma da nota da Prova 1 Fazer avaliação final Fazer avaliação final Fazer formatação condicional Fazer formatação condicional

Agenda A Informática e o computador A Informática e o computador Planilhas Eletrônicas Planilhas Eletrônicas Gráficos Gráficos A Internet A Internet A WEB A WEB

Introdução ao uso do Wgnuplot O Wgnuplot é um software de simples utilização dedicado a visualização gráfica de funções. Este software funciona a partir de comandos de linha e contêm em sua interface alguns itens de menu e botões de comando para facilitarem o seu uso. Pode-se usar o Wgnuplot para graficar funções a partir de suas expressões matemáticas utilizando o comando plot como, por exemplo: plot x+1, onde x é interpretado como sendo a variável independente.

Introdução ao uso do Wgnuplot Pode-se também fazer gráficos a partir de um conjunto de pontos armazenados em um arquivo. Neste caso o arquivo deve ter o seguinte formato em cada linha: valor da variável independente TAB valor da variável dependente Por exemplo: Foi criado um arquivo chamado teste.txt usando-se o Bloco de Notas (este arquivo não pode ter formato proprietário como os.doc criados pelo MS Word) com o seguinte formato: e salvo na pasta c:\tmp.

Exemplo

Exercício

Agenda A Informática e o computador A Informática e o computador Planilhas Eletrônicas Planilhas Eletrônicas Gráficos Gráficos A Internet A Internet A WEB A WEB

A Internet O maior e mais bem desenvolvido sistema de rede. O maior e mais bem desenvolvido sistema de rede. Conecta usuários do mundo inteiro. Conecta usuários do mundo inteiro. Não é realmente uma rede, mas, sim, Não é realmente uma rede, mas, sim, uma coleção de milhares de redes. uma coleção de milhares de redes.

servidor

Conectando-se Para acessar a Internet, é necessário conectar-se a um computador servidor. Para acessar a Internet, é necessário conectar-se a um computador servidor. O servidor recebe, processa e transmite informações. O servidor recebe, processa e transmite informações. Os computadores usam um padrão para se comunicarem. Os computadores usam um padrão para se comunicarem.padrão É necessário um provedor de serviços da Internet – Internet Service Provider (ISP). É necessário um provedor de serviços da Internet – Internet Service Provider (ISP).Internet Service Provider Internet Service Provider

Serviços Busca de Informações Busca de Informações Reuniões virtuais Reuniões virtuais Correio Eletrônico Correio Eletrônico

Agenda A Informática e o computador A Informática e o computador Planilhas Eletrônicas Planilhas Eletrônicas Gráficos Gráficos A Internet A Internet A WEB A WEB

A World Wide Web Um subconjunto da Internet. Um subconjunto da Internet. De fato, um padrão para exibir e transmitir informações. De fato, um padrão para exibir e transmitir informações. Site Web: uma localização na Web. Site Web: uma localização na Web. Home page: a página principal de um site Web. Home page: a página principal de um site Web.

Exercício com o Google