Viscosidade A viscosidade corresponde à resistência de um líquido em fluir (escoar) por uma superfície ou duto. Não está diretamente relacionada com a.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Exemplo I – Um carro com massa inicial M0 é feito por um tubo de área A com um comprimento horizontal L e uma altura h0. Na sua extremidade tem uma válvula.
Advertisements

Equação de Bernoulli para fluidos ideais
Equação de Bernoulli para fluidos reais
HIDRODINÂMICA A Hidrodinâmica é a parte da Física que estuda as
I. DESCRIÇÃO DO ESCOAMENTO DOS FLUIDOS:
Mecânica dos Fluidos Escoamentos.
Mistura Rápida “Operação destinada a dispersar produtos químicos na água a ser tratada, em particular no processo de coagulação” (NBR12216/1992). Apostila.
Quando um fluido está em movimento seu fluxo ou escoamento pode ser:
Notas de aula Aula 6 Viscosidade Alexandre Suaide Notas de aula
REOLOGIA DOS FLUIDOS.
REOLOGIA DOS FLUIDOS.
Elementos Básicos de Elétro-Hidráulica
Fundamentos da Cinemática dos Fluidos
Revisão: Propriedades Básicas dos Fluidos
Forças hidráulicas em usinas hidrelétricas
Esforços de Massa e de Superfície
Fundamentos da Cinemática dos Fluidos
Transferência de Calor em Interfaces de Sistemas Não-Isotérmicos
HIDROSTÁTICA.
ESCOAMENTO EM ENCANAMENTOS E CONDUTOS
Exercícios de instalações de bombeamento
Forças hidráulicas em usinas hidrelétricas
Fenômenos de Transporte I Aula teórica 03
-Uma bomba retira água de um resevatório através de um tubo de aspiração de 150 mm de diâmetro. A extremidade do tubo de aspiração está 2 m abaixo da superfície.
Escoamentos, Regime laminar e turbulento
HIDROSTÁTICA HIDRODINÂMICA IVAN SANTOS. HIDROSTÁTIC A É a parte da Hidráulica que estuda os líquidos em repouso, bem como as forças que podem ser aplicadas.
Cap. 6 – Escoamento de fluidos incompressíveis e invíscidos
Segunda lista de exercícios TM-240
Terceira lista de exercícios V
Reologia Adriano Maio 2006.
Capítulo 7 Medição de Vazão
Medidores de pressão, velocidade e vazão
CENTRIFUGAÇÃO.
TA 631 – OPERAÇÕES UNITÁRIAS I
Análise Dimensional e Semelhança
Transformação Sistema para Volume de Controle
Cap.9 - Escoamento Externo
Gabarito TE-3S - Mecânica dos Fluidos
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
FERNANDA FERREIRA Doutoranda em Engenharia Química
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
TRABALHO E CALOR.
Vazão de gases e de líquidos
Instrumentação Medição de Vazão
Biorreatores agitados mecanicamente
F.T I Aula 4.
Aula 01 – Apresentação da Disciplina
Mecânica dos Fluidos. Aulas Cap. 4.
Fenômenos dos Transportes
Dinâmica II Aula Síntese
DINÂMICA II (Experiência do óleo). Ligando as aulas Efeito do ar foi desprezível? Como o fluído é deslocado? KP50&NR=1.
MECÂNICA DOS FLUIDOS Os líquido e os gases são fluidos
DINÂMICA II (Experiência do óleo).
HIDRODINÂMICA Conceitos iniciais
Exemplo: tubulação 1, bifurcando-se em duas outras que transportam 4 e 5 m3/s, respectivamente. Qual a velocidade na tubulação 1?
Professor: Marivaldo Mendonça
MÉTODOS ANALÍTICOS OFF-LINE
HIDRODINÂMICA (Dinâmica dos fluidos)
Síntese da segunda parte estudada
Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional.
Princípios de Hidrodinâmica
Viscosidade A viscosidade corresponde à resistência de um líquido em fluir (escoar) por uma superfície ou duto. Não está diretamente relacionada com a.
CT-13 Comissão Técnica de Vazão
sólido líquido gasoso Fluidos
ESCOAMENTO EM MEIOS POROSOS
Experimento 5 - Viscosidade
Hidrodinâmica Aula 10 (1 0 Sem./2016) 1 Prof. Helio Salim de Amorim.
Introdução ao Fenômeno de Transporte de Fluidos
Professora: Edirsolange. O UNIVERSO E SUA COMPOSIÇÃO Composição fundamental do universo: Matéria; Carga Elétrica; Espaço; Tempo (M) (Q) (L) (T) Matéria:
Transcrição da apresentação:

Viscosidade A viscosidade corresponde à resistência de um líquido em fluir (escoar) por uma superfície ou duto. Não está diretamente relacionada com a densidade do líquido, que é a relação massa/volume. Por exemplo, o óleo de soja utilizado para cozinhar é mais viscoso que a água, embora seja menos denso que esta. Classificação dos viscosímetros 1. Viscosímetro de escoamento do líquido 2. Viscosímetro de cisalhamento (corpo imerso)

1.1 Viscosímetro de orifício (Copo Ford) A viscosidade é medida pelo tempo que um volume fixo de líquido gasta para escoar através de um orifício. Normalmente empregado para determinar viscosidade de tintas, adesivos, óleos lubrificantes, etc. O copo Ford é fornecido com um conjunto de orifícios-padrão feitos de bronze polido. Os orifícios de número 2, 3 e 4 são utilizados para medir líquidos de baixa viscosidade, na faixa de 20 a 310 centistokes. Os de número 5, 6, 7 e 8 são usados para líquidos de viscosidade superior a 310 cst.

Imagem de um viscosímetro de orifício ou de copo.

Imagem de um viscosímetro de orifício com adaptadores de diferentes diâmetros de orifício.

1.2 Viscosímetro capilar A viscosidade é medida pela velocidade de escoamento do líquido através de um tubo capilar de vidro.

μ1 μ2 ρ1. t1 ρ2 . t2 = A viscosidade é obtida pela expressão: onde: μ1 é a viscosidade do líquido em teste μ2 é a viscosidade do líquido referência ρ1 é a densidade do líquido em teste ρ2 é a densidade do líquido referência t1 é o tempo de escoamento do líquido em teste t2 é o tempo de escoamento do líquido referência

Imagem de um viscosímetro capilar tipo Cannon-Fenske.

Algumas concepções do viscosímetro de escoamento capilar.

2.1 Viscosímetro de esfera A viscosidade é medida pela velocidade de queda de uma esfera dentro de um líquido colocado em um cilindro vertical de vidro. g, D, ρs, ρf e V são, respectivamente, a aceleração da gravidade, o diâmetro da esfera, a densidade da esfera, a densidade do fluido e a velocidade terminal de queda livre.

Imagens de viscosímetros de esfera.

2.2 Viscosímetro rotacional A viscosidade é medida pela velocidade angular de uma parte móvel separada de uma parte fixa pelo líquido. A parte fixa é, em geral, a parede do próprio recipiente cilíndrico onde está o líquido. A parte móvel pode ser no formato de palhetas ou um cilindro.

Imagem de um viscosímetro rotacional. Parte fixa (recipiente) Parte móvel (cilindro) Imagem de um viscosímetro rotacional.

Imagem de um viscosímetro rotacional. ? Parte móvel (cilindro) Parte fixa (recipiente) Diferentes cilindros (de acordo com a viscosidade do líquido)

2.3 Viscosímetro de ressonância É praticamente um sensor de viscosidade. Constitui um medidor de viscosidade em linha. A parte ativa do sensor é uma haste de vibração, a qual é mantida em oscilação em sua frequência de ressonância por uma tensão elétrica constante. A amplitude da vibração varia de acordo com a viscosidade do produto em que a haste está imersa. Faixa de medição de 0,1-10 mPa.s a 1000-1.000.000 mPa.s

Imagem de um viscosímetro de ressonância. ? Detalhe da haste vibratória Imagem de um viscosímetro de ressonância.

Imagem de um viscosímetro de ressonância com dispositivo de leitura.

Viscosímetro capilar de linha Empregado para se determinar a viscosidade de líquidos em escoamento em regime laminar e hidro-dinamicamente desenvolvido. Q, L, ∆P e D são, respectivamente, a vazão volumétrica, a distância entre as tomadas de pressão, a diferença de pressão e o diâmetro do tubo capilar.

Medição de viscosidade em bioprocessos - Viscosímetro rotacional Parâmetro utilizado em cálculo de dimensionamento de tubo de espera de esterilizador contínuo Parâmetro utilizado em cálculo de dimensionamento de centrífugas para separação de células Parâmetro utilizado para a determinação de caracte-rísticas fluido-dinâmicas de meios (importância em transmissão de potência e agitação e aeração de meios de fermentação) Parâmetro utilizado em dimensionamento de tubulações e bombas para transferência de meios Medida utilizada para caracterizar formação de produtos em meios de fermentação (polímeros, p.e.)