Reconexão por Caminhos Marcone Jamilson Freitas Souza Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRASP Greedy Randomized Adaptive Search Procedures
Advertisements

Relaxação Adaptativa Marcone Jamilson Freitas Souza Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto
Iterated Local Search (ILS)
Maximização de Funções usando Simulated Annealing
Inteligência Computacional para Otimização
Inteligência Computacional para Otimização
Weka Universidade de Waikato - Nova Zelândia
VIII Espectroscopia luz luz Método envolve: excitação detecção Fontes
Lista 3!!!.
Lista 3!!!.
Computação: Cursos, Atuação e Interação Profissional Marcos José Santana Departamento de Ciências de Computação e Estatística ICMC-USP - São Carlos.
Método de diferenças finitas para problemas lineares
FORTRAN 90 Denise Yumi Takamura.
SIMULAÇÃO E ANÁLISE DE TENSÕES RESIDUAIS TÉRMICAS EM CILINDROS Eleir Mundim Bortoleto Cristiano Fernandes Lagatta Roberto Martins de Souza.
Validação do Algoritmo de Backprojection aplicado a Tomografia de Impedância Elétrica com o Uso de Problema Direto Fernando Silva de Moura Pai Chi Nan.
Vetores (2) Continuação.
Introdução Materiais e métodos Referências Por ser uma forma simples e barata de acumular energia, as baterias chumbo ácido vem ganhando destaque desde.
O USO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS COMO AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Bolsista: Ana Paula Scheffer Voluntária Orientador: Prof. Dr. Milton.
AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DOS COMPOSTOS POLIFENÓLICOS FLAVONÓIDES E TANINOS DE FOLHAS DE Eucalyptus grandis, MYRTACEAE. Sabrina Freitas de OLIVEIRA. Iniciação.
1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Diretoria de Hospitais Universitários Federais e Residências em Saúde Coordenação-Geral dos Hospitais.
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
1. Equivalência entre portas 2. Derivação de expressões booleanas 3
Criptografia Quântica : Um Estudo
Gustavo Vieira Pereira
Protocolos Criptográficos. Múltiplas chaves em RSA Para RSA, escolhe-se dois números, e e d, tal que e. d = 1 mod (p-1).(q-1) Entretanto, também pode-se.
Os dez mandamentos para o bem planejar
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
Processamento de Imagens
Profa. Graziela Santos de Araújo Algoritmos e Programação II, 2010
Geração de Código Algoritmo de Escalonamento de instruções – List Scheduling.
Diretoria de Ensino – Região de Mogi Mirim. Questões de múltipla escolha: elaboradas por professores e analisadas por especialistas; pré-testadas; realiza.
Banco de Dados I Profa. Jiani Cardoso 2/2005
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Regionalização via Skater
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Resultados parciais dos trabalhos da Comissão Qualis Periódicos Helenice Jane Cote Gil Coury José Ângelo Barela Maria Cecília Iorio Martinelli Assessoria:
Prof: Sensor de temperatura Prof:
Ibn sina (Avicena ) Necessidade e contingência.
Técnicas de Amostragem
Capitulo 3 Técnicas de Diagnóstico CT-282 Tutores Inteligentes Diego Ajukas.
Adriana da Silva Jacinto CT-282 Prof. Dr.Parente Técnicas de diagnóstico 1º semestre 2005.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
CES-11 LAB 03 Bitmap Quadtree
Técnicas de Diagnóstico. Objetivo Caracterizar técnicas de diagnóstico para o modelo do estudante Caracterizar técnicas de diagnóstico para o modelo do.
TA 733 A – Operações Unitárias II
FERRAMENTAS DE CRIATIVIDADE
Luciana Maria Gregolin Dias Orientador: Prof. Dr. Marcelo Gomes de Queiroz Tipo de Trabalho: Iniciação Científica.
BlastPhen Aluno: Ricardo Nishikido Pereira
A Importância da Computação Científica Profa. Dra. Marli de Freitas Gomes Hernandez UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS CENTRO.
Ewaldo Luiz de Mattos Mehl
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Aula04 - Modelagem da Histerese Magnética Jean Vianei Leite Maio de 2010.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
Representações na base decimal e binária
8.EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS Parte 5
Resolução de Sistemas Não-Lineares- Parte 1
Sistemas Lineares Parte 2
Resolução de Sistemas Lineares- Parte 1
Arquitetura de ComputadoresProf a Luiza Mourelle Apesar da evolução tecnológica, as CPUs continuam mais rápidas que a memória. O problema não é tecnológico,
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
Listas Lineares.
Recursividade Estrutura de Dados.
Otimização Aplicada ao Dimensionamento e Operação de Reservatórios
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA INGESTÃO ALIMENTAR DE ATLETAS POR MEIO DO ÍNDICE DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ADAPTADO (IASA) Viviane Mariotoni.
Internet Aula 03. Histórico Durante a guerra fria, os EUA tiveram a necessidade de interligar laboratórios que trabalhavam para os militares; Essa interligação.
04:27 Introdução Tipos de Fluxo de Dados e de Arquivos Manipulação de Arquivos em Java Classes FileReader e FileWriter Classes FileInputStream e FileOutputStream.
Sistemas de Informação Prof. Me. Everton C. Tetila Modelo de dados relacional Banco de Dados I.
Introdução Ciência da Computação estudo de algoritmos –ÊNFASE ao estudo de DADOS armazenamento manipulação refinamento (a partir de dados cru) estrutura.
ArrayList e Genéricos Profs. PROG2 - UNISINOS.
PATH-RELINKING Path-Relinking, melhoramento em tempo e qualidade da solução Path-Relinking, explora trajetórias conectando soluções.
Transcrição da apresentação:

Reconexão por Caminhos Marcone Jamilson Freitas Souza Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto

Reconexão por Caminhos (Path Relinking) Estratégia que faz um balanço entre intensificação e diversificação; Proposta por Glover (1996), vinculada ao método Busca Tabu Considera um par de soluções (s 1, s 2 ), sendo uma delas considerada solução guia e a outra a solução de partida, chamada solução corrente O objetivo é partir da solução corrente e chegar à solução guia por meio da adição na solução corrente de atributos da solução guia

Reconexão por Caminhos (Path Relinking) Em cada iteração do procedimento é colocado um atributo da solução guia A solução corrente sofre, então, uma busca local onde se fixam os atributos da solução guia que já foram incorporados à solução corrente O procedimento termina quando se chega à solução guia, isto é, quando a solução corrente tem todos os atributos da solução guia

Reconexão por Caminhos (Path Relinking)

Originalmente (Glover, 1996), explorava trajetórias que conectavam soluções elite (soluções de boa qualidade) obtidas durante a busca realizada pelo método Busca Tabu Pode ser aplicada em duas estratégias: Pós-otimização entre todos os pares de soluções elite Intensificação a cada ótimo local obtido após a fase de busca local (considerada mais eficiente)

Reconexão por Caminhos (Path Relinking) A lista de soluções elite é normalmente de tamanho fixo, tipicamente 5 Critérios para entrar na lista: Solução melhor que a melhor; Solução melhor que a pior solução do conjunto elite e que diferencia em um certo percentual dos atributos das demais soluções elite O objetivo do segundo critério é evitar soluções muito parecidas

Reconexão por Caminhos (Path Relinking) Na estratégia de intensificação durante a busca local, aplica-se a reconexão aos pares (s 1, s 2 ), onde s 1 é um ótimo local e s 2 uma solução elite. Reconexão por Caminhos forward Caminha de uma solução pior para uma solução melhor Reconexão por Caminhos backward ( Mais eficiente ) Caminha de uma solução melhor para uma pior