Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Exercícios Resolvidos
Advertisements

Programa das Aulas 20/09/05 - Apresentação da disciplina
Objetivo Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
REUNIÃO NACIONAL DE MULHERES DIRETORAS DA FORÇA SINCAL.
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Missão: Zelar pela boa e regular aplicação dos recursos
Palestras, oficinas e outras atividades
Prof Silvio Ribeiro ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS.
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
Audiência Pública Hospitais Federais Rio de Janeiro
1. 2 Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA e do.
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
Controle de Recursos Públicos
Como o terceiro setor pode participar no controle do recurso público
O Controle na visão das Unidades Gestoras DIÁLOGO PÚBLICO - TCU/MG
A Experiência do TCU junto aos CAEs Outubro/2004 TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado da Paraíba.
DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal ESTRUTURA DO CONTROLE.
Sistemas Corporativos do Estado de Minas Gerais
REGISTRO DE PREÇOS.
UMEC GESTÃO FINANCEIRA.
Questionário de Avaliação Institucional
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
Provas de Concursos Anteriores
Secretaria Executiva do Núcleo Sistêmico Segurança(SENS)
Departamento de Material e Serviços Auxiliares
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
SEMINÁRIO DE DIREITO ELETRÔNICO
Controladoria-Geral da União 1 Fiscalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE CONTROLADORIA REGIONAL DA UNIÃO EM ALAGOAS.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Portal da Transparência Seção Copa 2014 Cenário Atual e Novas Perspectivas.
Fórum de Secretários Executivos
Superintendência de Serviços Administrativos Diretoria de Material
Governo do Estado do Espírito Santo
01 - Vezes que visitou o Rio de Janeiro Média ponderada: 1,82 vezes Base filtro: não mora no Grande Rio de Janeiro (254 entrevistas)
O Plano "Não basta destruir o que sobra;
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
Informação em Saúde Suplementar Florianópolis, maio de 2007.
Informação em Saúde Suplementar Natal, setembro de 2007.
José Alberto Ribeiro Carvalho
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
Projeto Agilizar Licitações
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
01. Conceitos Básicos e definições
Curso: Cerimonial, Protocolo e Eventos
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
Soluções de Inteligência de Negócios para o Judiciário - TJMS IV Encontro de Gestores do SAJ - São Paulo - SP Leonardo Torres de Lima Secretaria de Tecnologia.
Auditoria Interna do Inmetro – Audin
Controladoria-Geral da União DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE Palestrante: Secretário Federal de Controle Interno Local: Tribunal de Contas da União.
PROJETO DE AUTOMAÇÃO RESIDÊNCIAL
Controladoria-Geral da União DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Atuação dos agentes de Controle Social
Controladoria-Geral da União Visão Geral do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal O pior do Brasil era a Corrupção Ela nunca foi tão combatida.
Principais Irregularidades detectadas pelo Tribunal de Contas do Estado na fiscalização do FUNDEB Palestrante: Diretora de Controle Externo do TCE Dilce.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Transcrição da apresentação:

Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal

Controladoria-Geral da União 2 Sumário INTRODUÇÃO PRINCIPAIS PROBLEMAS DETECTADOS NOS SORTEIOS LINHA BÁSICA DE ATUAÇÃO DA CGU CONTRIBUIÇÕES DA CGU NAS AÇÕES DE CAPACITAÇÃO, MOBILIZAÇÃO E DE CONTROLE SOCIAL

Controladoria-Geral da União OBJETO INEXISTENTE 02 - OBJETO DIFERENTE DO PACTUADO 03 - INOBSERVÂNCIA DAS ESPECIFICAÇÕES CONTRATUAIS 04 - PREÇOS SUPERIORES AOS PRATICADOS PELO MERCADO 05 - COMPRAS MAL FEITAS/LICITAÇÕES VICIADAS 06 - OBRAS PARALISADAS 07 - DEFICIENTE ATUAÇÃO DOS CONSELHOS 08 - AUSÊNCIA DE LICITAÇÃO 09 - AUSÊNCIA DE CONTRAPARTIDA 10 - AUSÊNCIA DE CONTROLES BÁSICOS 11 - ARMAZENAMENTO IMPRÓPRIO

Controladoria-Geral da União 4 PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar Falta de fornecimento da merenda escolar devido, principalmente, a atrasos nos procedimentos licitatórios. Gêneros Alimentícios com prazos de validade vencidos, devido à: aquisição em quantidade superior à demanda; ou recebimento de alimentos com prazo de validade reduzido/a expirar. Armazenagem inadequada dos alimentos. Fracionamento e/ou direcionamento da licitação.

Controladoria-Geral da União 5 5 Conselhos de Alimentação Escolar: - Baixa freqüência de visitas às escolas. - Falta de orientação às escolas sobre a aquisição, recepção e armazenagem dos alimentos e elaboração do cardápio - Pouca participação nos processos licitatórios, em relação à definição na quantidade e qualidade dos alimentos, na escolha dos alimentos para elaboração do cardápio e na vistoria das condições de armazenagem. - Baixo número de reuniões do CAE e falta de registro em ata. - Composição inadequada do Conselho de Alimentação Escolar - Inexistência de estrutura adequada para funcionamento do Conselho

Controladoria-Geral da União 6 PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola - Desconhecimento da existência do PDDE pelas escolas. - Não distribuição de produtos adquiridos com recursos do PDDE às escolas. - Falta de levantamento das necessidades das escolas, adquirindo-se materiais sem utilidade para as escolas. - Aquisições de materiais/produtos em desacordo com o previsto no Programa. - Não apresentação da Prestação de Contas.

Controladoria-Geral da União 7 CONTRIBUIÇÃO DA CGU NA CAPACITAÇAO, MOBILIZAÇÃO E CONTROLE SOCIAL

Controladoria-Geral da União 8 LINHAS BÁSICAS DE ATUAÇÃO DA CGU CGU ORIENTADORA CONTROLE SOCIAL SANCIONATÓRIA

Controladoria-Geral da União 9 CGU Capacitação de Agentes Municipais em Gestão e Controle de Recursos Públicos Ações Orientadoras:

Controladoria-Geral da União 10 Ações Orientadoras: Detalhar as ações da CGU Geral e no Estado Capacitação de Agentes Municipais

Controladoria-Geral da União 11 CGU Capacitação de Agentes Municipais em Gestão e Controle de Recursos Públicos Manual de Controle para Gestores Municipais Ações Orientadoras:

Controladoria-Geral da União 12 Manual de Controle para Gestores Municipais:

Controladoria-Geral da União 13

Controladoria-Geral da União 14 Ações Orientadoras: CGU Capacitação de Agentes Municipais em Gestão e Controle de Recursos Públicos Manual de Controle para Gestores Municipais Orientação para implantação de Controle Interno em Estados e Municípios Roteiro de Orientação aos Prefeitos (sendo elaborado). Resultado das Fiscalizações.

Controladoria-Geral da União 15 CGU Mobilização e Capacitação de Lideranças e Conselheiros Locais Estímulo ao Controle Social:

Controladoria-Geral da União 16 Lei de 06/02/2001 TÍTULO V DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO DO PODER EXECUTIVO FEDERAL Art. 24. Compete aos Órgãos e as Unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal: (...) XI - Criar condições para o exercício do Controle Social sobre os programas contemplados com recursos oriundos dos orçamentos da União.

Controladoria-Geral da União 17 Controle Social = controle do Estado pela sociedade, mediante a participação dos cidadãos.

Controladoria-Geral da União 18 PROJETOS DE MOBILIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PARA O CONTROLE SOCIAL

Controladoria-Geral da União 19 Conte ú dos a serem abordados na capacita ç ão de Gestores, Conselheiros e Lideran ç as procedimentais: Licitações e Contratos, Convênios, Guarda e Controle de Medicamentos e Alimentos, Planejamento e Orçamento e Programas de Fundos Federais conceituais e atitudinais: Estado e Administração Pública, Ética e Transparência no Serviço Público, O Papel do Agente Público, Representatividade, Legitimidade e Autonomia no Papel do Conselheiro

Controladoria-Geral da União 20 CGU Mobilização e Capacitação de Lideranças e Conselheiros Locais Portal da Transparência e Consulta Convênios Estímulo ao Controle Social:

Controladoria-Geral da União 21 Portal da Transparência

Controladoria-Geral da União 22

Controladoria-Geral da União 23

Controladoria-Geral da União 24

Controladoria-Geral da União 25 Consulta Convênio

Controladoria-Geral da União 26

Controladoria-Geral da União 27 Consulta Convênio

Controladoria-Geral da União 28

Controladoria-Geral da União 29 CGU Mobilização e Capacitação de Lideranças e Conselheiros Locais Portal da Transparência e Consulta Convênios Concurso de Monografias Estímulo ao Controle Social

Controladoria-Geral da União 30

Controladoria-Geral da União 31

Controladoria-Geral da União 32 CGU Mobilização e Capacitação de Lideranças e Conselheiros Locais Portal da Transparência Concurso de Monografias Estímulo ao Controle Social: Cartilha Olho Vivo no Dinheiro Público, lançada em dezembro de 2004

Controladoria-Geral da União 33

Controladoria-Geral da União 34

Controladoria-Geral da União 35

Controladoria-Geral da União 36 Considerações Finais Incrementar o controle social envolve o reconhecimento dos desafios e o trabalho contínuo para superá-los. Tudo sob a permanente inspiração do ideal democrático.

Controladoria-Geral da União 37 Endereços da CGU