Bacterioses Prof. Roberto Machado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bactérias prof Sanvido.
Advertisements

Reino Monera Prof. Valéria
As principais portas dos agentes infecciosos
Biologia - AUGUSTA BASTOS
DSTS (DOENÇAS SEXUALMENTETRANSMISSÍVEIS)
DOENÇAS CAUSADAS POR BACTERIAS
REINO MONERA.
Autótrofas, Heterótrofas. Anaeróbicas e aeróbicas.
DOENÇAS SEXUALMETE TRANSMISSIVEIS (DSTs) ? ? ?
Célula Procariótica Prof. M. Sc. Fábio Henrique Oliveira Silva fabio
Doenças sexualmente transmissíveis
HERPES.
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES ENSINO FUNDAMENTAL II 7 º ANO
Doenças Sexualmente Transmissíveis
TUBERCULOSE.
Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
COCOS GRAM- NEGATIVO NEISSERIAS.
O Ar e a Saúde Contaminação do Ar.
Biologia 2 Cap. 07 Doenças humanas causadas por bactérias
Doenças bacterianas Biologia Prof. João Paulo Gurgel.
As bactérias.
DOMÍNIO: BACTÉRIA e ARCHAEA
Armas Químicas e Biológicas
Doenças Bacterianas Carol 1º ano EM.
Vírus e Bactérias. Vírus e Bactérias PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS VÍRUS: Não possui estruturas celulares (membrana plasmática, citoplasma, etc.).
OLÁ A CLINICA DR. VIETE FREITAS CONVIDA TODOS A CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE AS VACINAS BÁSICAS DO CALENDÁRIO INFANTIL.
BACTERIOSES Prof. Dagoberto N. de Avila Biologia
Meningite.
Ciências O solo e a saúde do corpo – cap. 7 (6ª série)
A Organografia estuda a forma externa dos órgãos vegetais superiores.
DOENÇAS BACTERIANAS Prof. Ana Luiza Nunes.
O reino de seres vivos mais simples da Terra
GONORREIA Causador: Neisseria gonorrhoeae
TUBERCULOSE O que é? Processo de disseminação da tuberculose
DDS sobre Leptospirose
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS – DST’S
Doenças de pele.
Doenças Infecto-Contagiosas Gonorreia Herpes Genital
DOMÍNIO: BACTÉRIA e ARCHAEA
DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS
Tuberculose.
Doenças Causadas por Bactérias
DST/AIDS.
Difteria Definição: Doença infecciosa aguda
Febre Tifóide e Hanseníase
SÃO AS CAMPEÃS DA EVOLUÇÃO
BACTERIOSES Prof. Dagoberto N. de Avila Biologia
Trabalho de Português Doenças sexualmente transmissíveis que mais atingem os jovens hoje x década de 80 Julia Dantas Lucca Tokarski Manuella Freitas.
Infeções sexualmente transmissíveis
Grandes epidemias: um passado presente
2º ano- Ensino Médio Biologia- Professora Vanesca 2016
Bactérias META Apresentar as características inerentes às bactérias, bem como suas estruturas básicas e diversidade metabólica para que o aluno perceba.
GONORREIA Causador: Neisseria gonorrhoeae
Prevenção contra doenças e gravidez indesejada
Reino Monera: Bactérias e Cianobactérias
DS... O quê??? Essa História em Quadrinhos foi criada para falar, de uma forma dinâmica e leve, sobre coisas importantes como amizade, sexualidade, relacionamento,
REINO MONERA E BACTERIOSES
Bactérias Aula 1 Professora Natália. A célula bacteriana Micro-organismos unicelulares Procariontes Isoladas ou colônias 4 componentes fundamentais.
DOENÇAS CAUSADAS POR BACTÉRIAS
Ciências O solo e a saúde do corpo – cap. 5 (6ª série)
Transcrição da apresentação:

Bacterioses Prof. Roberto Machado

GONORRÉIA SÍFILIS PNEUMONIA TÉTANO TUBERCULOSE FEBRE TIFÓIDE BOTULISMO MENINGITE MENINGOCÓCICA CÓLERA HANSENÍASE DIFTERIA e COQUELUCHE

Gonorréia É causada pelo gonococo (Neisseriagonorrhoeae), bactéria transmitida por contato sexual. Provoca dor, ardência e pus ao urinar. Os sintomas são pouco evidentes nas mulheres, o que dificulta o tratamento, com evolução para DIP (Doença Inflamatória Pélvica), que compromete as tubas uterinas e pode causar esterilidade.A infecção pode atingir também a região da orofaringe e anorretal como resultado de práticas sexuais oral e anal. Em cerca de 1 a 3% dos indivíduos com gonorréia assintomática não tratada, o gonococo invade a corrente circulatória dando origem à infecção gonocócica disseminada, manifestada através de artrites, endocardites, meningites e lesões cutâneas. O tratamento deve ser feito sob orientação médica.

Sífilis É causada pelo Treponema pallidum (espiroqueta), Transmitido, geralmente, por contato sexual (pode passar também da mãe para o feto pela placenta). Um sinal característico da doença é o aparecimento, próximo aos órgãos sexuais, de uma ferida de bordas endurecidas, indolor (o "cancro duro"), Sem tratamento, a doença pode apresentar sérias consequências e comprometer diversos órgãos e o sistema nervoso, provocando paralisia progressiva e morte.

Pneumonia A maioria das pneumonias é provocada pela bactéria Streptococcus pneumoniae. Começa com febre alta, dor no peito ou nas costas e tosse com expectoração. O médico deve ser consultado

Tétano Causado pelo bacilo Clostridium tetani, que pode penetrar no organismo por ferimentos na pele ou pelo cordão umbilical do recém-nascido quando cortado com instrumentos não esterilizados. O doente apresenta dor de cabeça, febre e contrações musculares, que provocam rigidez na nuca e na mandíbula. Ha casos de morte por asfixia. A vacinação e os cuidados médicos (é aplicado soro antitetânico em caso de ferimento suspeito) são essenciais.

Tuberculose Principal causa de mortes no final do século XIX e início do século XX, segue sendo a infecção mais importante causadora de mortes em adultos no mundo por um único agente infeccioso. Um dos mais significativos e completos estudos sobre a tuberculose foi realizado pelo alemão Robert Koch (1843-1910). Em 1927, Arlindo de Assis aplicava pela primeira vez a BCG oral em recém nascidos Causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), compromete, em geral, os pulmões. O doente apresenta tosse persistente, emagrecimento, febre, fadiga e, nos casos mais avançados, hemoptise (expectoração com sangue). As medidas preventivas incluem vacinação das crianças - a vacina é a BCG (bacilo de Calmet Guérin) - e melhorias dos padrões de vida das populações mais pobres. A infecção ocorre através de partículas infectantes e o tratamento é feito com antibióticos. Estima-se que 1,7 bilhão de pessoas estejam infectadas pelo Mycobacterium tuberculosis, sendo esta doença responsável por cerca de 7% de todas as mortes ocorridas na terra. No Brasil, anualmente ocorrem cerca de 5.000 mortes por tuberculose

FEBRE TIFÓIDE Causada pela Salmonella typhi, Provoca úlceras no intestino, diarréia, cólica e febre. O tratamento é feito com antibióticos. A prevenção inclui vacinas e melhoria das condições sanitárias da população.

BOTULISMO Intoxicação grave provocada pelo Clostridium botulinum ou por seus esporos, presentes em alimentos contaminados. Essa bactéria produz uma toxina que afeta o sistema nervoso, provocando tremores, vômitos e fraqueza muscular progressiva, que pode evoluir para paralisia respiratória e morte. Há maior número de casos por consumo de conservas caseiras do que de alimentos industrializados. Não se deve consumir alimentos com cheiro estranho ou enlatados em que a lata esteja em mau estado de conservação ou estufada.

Meningite meningocócica Infecção das meninges (membranas que envolvem o cérebro e a medula) causada pelo meningococo. Os sintomas iniciais são febre alta, náuseas, vômitos e rigidez dos músculos da nuca (o doente não consegue encostar o queixo no peito). A hospitalização deve ser imediata, com tratamento à base de antibióticos, pois a doença pode ser fatal. Alguns vírus podem provocar meningite.

Cólera

Hanseníase Em 1873 o cientista norueguês Gerhard Henrik Amauer Hansen associou o microorganismo Mycobacterium leprae com a doença humana, a partir de biópsias de lesões cutâneas. Causada pelo bacilo de Hansen (Mycobacterium leprae), causa lesões na pele, nas mucosas e nos nervos (o doente apresenta falta de sensibilidade na pele). A bactéria afeta predominantemente a pele, as vias aéreas superiores, o sistema nervoso periférico e os olhos, podendo levar à cegueira. A lepra tuberculóide é caracterizada por lesões cutâneas e nervosas localizadas e limitadas, .A lepra lepromatosa apresenta lesões generalizadas com uma carga multibacilar de 10 10 bacilos por grama de tecido, com período de incubação variando entre oito e doze anos.

Difteria Muitas vezes fatal, é causada pelo bacilo diftérico, acometendo principalmente crianças. Surge uma membrana branca na garganta, acompanhada de dor, febre, dificuldade de falar e engolir. O tratamento deve ser feito o mais rápido possível. A vacina antidiftérica esta associada à antitetânica e à antipertussis (contra a coqueluche) na forma de vacina tríplice.

Coqueluche Doença típica de crianças causada pela Bordetella pertussis. O doente apresenta tosse característica, e o tratamento consiste em repouso, boa alimentação e, se o médico achar necessário, antibióticos e sedativos para a tosse.

REFERÊNCIAS http://www.mundoeducacao.com.br/upload/conteudo_legenda/19e097d16d11c427659e7355ee091df7.jpg http://1.bp.blogspot.com/_NupbWI2XxeA/Red2IDUfAWI/AAAAAAAAAE8/GNetBMk-lXo/s400/0810.%2520Raiz%2520ramificada.jpg http://thales.cica.es/rd/Recursos/rd99/ed99-0574-02/partes_de_la_raiz.jpg http://www.sobiologia.com.br/figuras/Reinos4/raiz.jpg http://www.brasilescola.com/upload/e/Raiz%20suporte.jpg http://www.brasilescola.com/upload/e/raiz%20tabular.jpg http://farm3.static.flickr.com/2270/2396624655_2681d8168e.jpg?v=0 http://static.hsw.com.br/gif/rainforest-epiphyte2.jpg http://www.brasilescola.com/upload/e/beterraba(1).jpg http://www.editorasaraiva.com.br/eddid/CIENCIAS/explorando/6_forma_funcao.html http://www.nucleodeaprendizagem.com.br/tronco.jpg http://portalsaofrancisco.com.br/alfa/folha/imagens/folha-36.jpg

Produção e diagramação Conteúdo Roberto Machado Produção e diagramação Roberto Machado Revisão final Roberto Machado