Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA Divisão de Ciência de Engenharia Eletrônica e Computação EE-09 Inteligência Artificial Prof. Adilson Marques.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REDES NEURAIS ARTIFICIAIS: uma aplicação do tipo perceptron multilayer na identificação de impressões digitais Acadêmico: José Mário Pereira Dantas Orientador:
Advertisements

COMANDO DA AERONÁUTICA INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA
Inteligência Artificial - IA
EE - 09 Inteligência Artificial Prof. Dr. Adilson Marques da Cunha
Agenda Introdução Justificativa Objetivo Detecção de Spam
Administração de Sistemas de Informação
INTELIGÊNGIA COMPUTACIONAL
Lógica Matemática e Computacional 1.1 – Inteligência Artificial
Introdução à Programação uma Abordagem Funcional Programação I Prof.ª Claudia Boeres CT VII - Sala 32 Departamento de Informática Centro.
Prof.ª Adriana dos Santos Caparróz Carvalho
É o conjunto de ciências que se interessam pelo sistema nervoso: de que ele é feito, como varia entre animais, como funciona, como se desenvolve, como.
Redes Neurais Artificiais
Seminário do grupo de pesquisa em IHC do DIMAp-UFRN
Reconhecimento de Padrões Dissimilaridade
Cérebro Artificial Intelligence, a modern approach
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
Inteligência Artificial
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
Conceitos Básicos de Informática INTRODUÇÃO À TERMINOLOGIA BÁSICA
Prof. Dr. Cairo L. Nascimento Jr.
Prof. Dr. Cairo L. Nascimento Jr.
DATA MINING Inteligência Artificial
Relatório do TCC Desenvolvimento do Trabalho: Deverá ser seguida uma Metodologia de Desenvolvimento (ciclo de vida) para sua categoria de trabalho; Requisitos.
Padrões de Reconhecimento Débora Ap. Rodrigues Chagas
Tecnologia da Informação Orientação a Aspectos
Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
Fundamentos de Engenharia de SW
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Inteligência Artificial
Redes Neurais Prof. Alex F. V. Machado.
Inteligência Artificial
Aprendizado de Máquina - Introdução
Aprendizagem de Máquina “Learning a Neural Tree” Paulo Amorim - prfa.
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
Marcílio C. P. de Souto DIMAp/UFRN
Pesquisa Operacional Conceitos básicos.
Aquisição de Conhecimento
Perfil e Gerenciamento Como Fatores de Sucesso no Teletrabalho.
UMA ESTRATÉGIA DE REDE NEURAL APLICADA À GAME ESTILO BEAT’EM UP Mendes,T.M. e Almeida, A.G. RESUMO O projeto consiste no desenvolvimento de um jogo 2D.
ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Mineração de Dados: Introdução
Uma Interface em Linguagem Natural em Português para Pergunta-Resposta na Web Grupo de Inteligência Computacional Mestrado em Ciência da Computação Aluno:
Biometria Reconhecimento de Assinaturas
Engenharia de Software
HAC 1 MD - junho/2008 Tecnologias de suporte à Mineração de Dados Gerenciamento de dados Data Warehouse OLAP Arquiteturas Visualização Sistemas de Suporte.
Sistemas Especialistas Probabilísticos -SEP Sílvia Modesto Nassar Departamento de Informática e de Estatística - INE Centro Tecnológico.
Aprendizado da rede O aprendizado, na maioria das vezes, constitui no ajuste do conjunto de pesos de modo que a rede consiga executar uma tarefa específica.
Luana Bezerra Batista Redes Neurais Luana Bezerra Batista
Feature Learning for Image Classification via Multiobjective Genetic Programming Seminários de Inteligência Artificial Felipe de Paula Wanderley Barros.
KDD E MINERAÇÃO DE DADOS
Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão: Engenharia Eletrônica e Computação CSC - PDTL Disciplina: CE 230 – Qualidade, Confiabilidade e Segurança.
Gestão do Conhecimento e da Informação
Classificação de Textos
Introdução à Inteligência Artificial Prof. Cláudio M. N. A. Pereira.
Rogério Ishibashi Orientador: Cairo L. Nascimento Jr.
Disciplina: Administração e Finanças Prof. Ms Marcos A. Ribeiro
Redes Neurais Artificiais Prof. Júlio Cesar Nievola PPGIA – PUCPR Especialização em Inteligência Computacional.
Projeto de Banco de Dados
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Grupo: Amora Figueiredo Érika Diniz
Introdução à Inteligência Artificial
Inteligência artificial (IA)
Detecção de tráfego Skype na Web através de Redes Neurais Artigo Original: Freire, P. E., Ziviani, A., and Salles, R. M. (2008). Detecting skype flows.
Mineração de Dados Classificação Felipe Carvalho – UFES 2009/2.
Introdução a IA Julio Cesar Pereira Antunes Inteligência Artificial 2007 / 1.
Objetivo Este projeto destina-se ao estudo e à elaboração de modelos neurais artificiais, com o auxílio do programa Matlab. O objetivo principal deste.
P ESQUISA O PERACIONAL – A ULA 2 Prof. Marcos Antonio Estremote.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Universidade do Sul de Santa Catarina Ciência da Computação Técnicas de Inteligência Artificial Aula 08 Conjuntos Difusos Max Pereira.
Transcrição da apresentação:

Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA Divisão de Ciência de Engenharia Eletrônica e Computação EE-09 Inteligência Artificial Prof. Adilson Marques da Cunha Área de Pesquisa : Padrões de Reconhecimento Sistema Especialista: Reconhecimento de Imagens do VANT Débora Aparecida Rodrigues Chagas

Roteiro Área de Pesquisa Sistema Especialista Conclusão Introdução Objetivo O Que é Relações Métodos Aplicações Sistema Especialista CHA Tabela de Decisão Decisão no ExSinta Conclusão

Área de Pesquisa dentro da Inteligência Artificial Reconhecimento de Padrões - RP

Introdução A habilidade do ser humano em reconhecer e classificar objetos sempre impressionou e continua a impressionar os cientistas. Desde os primórdios da computação, a tarefa de implementar algoritmos emulando essa capacidade humana, tem-se apresentado como a mais intrigante e desafiadora !

Objetivo Descrever o que é, e como funciona o Reconhecimento de Padrões e como ele utiliza a Inteligência Artificial – IA.

O que é O Reconhecimento de Padrões (RP) é a ciência que trata da classificação e descrição de objetos. Um projeto de RP envolve normalmente:   Extração de características dos objetos a classificar (ou a descrever);   Seleção das características mais discriminativas;  Construção de um classificador (ou descritor). 

Relações São múltiplas e importantes as relações de RP com outras disciplinas, em particular da área da Informática: Processamento de sinal e imagem Teoria da Otimização e da Estimação Inteligência Artificial Aprendizagem Automática (machine learning) Mineração de Dados (data mining and knowledge discovery) Sistemas Adaptativos Modelagem Neuronal (artificial neural networks) Teoria dos Autômatos Conjuntos Difusos (fuzzy sets) Modelagem Estrutural Linguagens formais

Métodos Conforme o tipo de objetos a classificar (ou descrever) o projeto de RP usa algum (ou alguns) dos seguintes principais  métodos ou abordagens: Abordagem estatística: A abordagem clássica, historicamente mais antiga, denominada por "Teoria da Decisão". Assume que as características das classes se regem por determinados modelos probabilísticos. Abordagem sintática: Procura descrever a estrutura dos padrões usando inter-relações de características descritoras básicas denominadas primitivas. Abordagem neuronal: Abordagem tipo "caixa petra" que procura determinar um mapeamento ótimo entre entradas e saídas inspirando-se em modelos de neurônios do cérebro. Abordagem difusa: Abordagem que tem em conta o grau de incerteza por vezes inerente a características e a classificações, usando a Teoria dos conjuntos difusos para modelar esse grau de incerteza. Existem ainda outras abordagens, com parentesco com alguma das anteriores.

Aplicações Classificação de dados, reconhecimento e descrição de objetos, análise de cenas são tarefas importantes em muitas aplicações de software (e também de hardware). As técnicas de Reconhecimento de Padrões têm, assim, um vasto leque de aplicações num grande número de áreas científicas e tecnológicas, nomeadamente no projeto e desenvolvimento de sistemas inteligentes, que constituem o cerne do investimento tecnológico atual. 

Sistema Especialista: Reconhecimento de Imagens no VANT

Objetivo Determinar se a qualidade da imagem capturada pelo VANT é confiável e determinar através do Reconhecimento de Imagens se o alvo oferece risco para o VANT, a partir daí, ele deve decidir se deve ou não atacar.

Carta Hierárquica de Atributos - CHA CHAR Carta Hierárquica de Atributos - CHA

Tabela de Decisão

Demonstração no ExSinta

Conclusões Através do Reconhecimento de Padrões, os computadores vem substituindo tarefas que antes só poderia ser feita pelo ser humano, com uma velocidade e uma eficiência maior; e Através do ExSinta foi possível construir e testar o sistema especialista proposto.