Eric Zompero Revista Food Express – março/2001

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os fenômenos atmosféricos
Advertisements

1.1 O que está acontecendo com o clima no planeta?
Sistema de Arrefecimento dos Motores
Conforto Térmico em Ambientes Climatizados
LUIZ ARMANDO ERTHAL DVSP / DEQS / SESA - PR
SINTOMAS E EFEITOS DO CALOR
Metais Não Estruturais
Higiene e problemas sociais
Calor e Frio Norma Espanhola.
HIGIENE DO TRABALHO “O MESTRE TEM A RESPONSABILIDADE DE FAZER COM QUE O ALUNO DESCUBRA, NÃO O CAMINHO PROPRIAMENTE DITO, MAS AS VIAS DE ACESSO A ESSE CAMINHO,
2º Ano CENSA Prof. Jane Ilce
RISCOS FÍSICOS RUÍDO 1) O que é som? 2) Características do som:
Conservação de Energia em Sistemas de Condicionamento Ambiental Conforto Térmico em Ambientes Climatizados Adaptado de material originalmente criado pelo.
TEMPO E CLIMA.
Ar condicionado e qualidade do ar em hospitais - Norma NBR
Ricardo Alexandre Veiga Gimenes
Perspectivas Interdisciplinares sobre a Cidade
Mestranda: Maria Isabel Mota Carneiro
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
OBJETIVOS DA VENTILAÇÃO
CLIMATOLOGIA.
Segurança nas Vibrações sobre o Corpo Humano
Semana 9 Torres de Arrefecimento e Condensadores Evaporativos
Higiene e Segurança no Trabalho
20 Perguntas
Conservação de Energia
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Energia limpa.
6ª aula CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
NÃO troca calor com o meio externo
CONFORTO TÉRMICO na Arquitetura e no Urbanismo
GEOGRAFIA I – 3º BIMESTRE
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
Sistemas de ventilação e condicionamento do ar
‘ESTRUTURA DO CENTRO CIRÚRGICO
NO AMBIENTE DE TRABALHO
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Métodos de controle da poluição atmosférica
Ventilação aplicada à Engenharia de Segurança do Trabalho
Ar O Sopro da Vida metros metros Semanas sem comida Dias sem água Minutos sem oxigênio Semanas sem comida Dias sem água Minutos sem oxigênio.
Climatologia.
Transmissão de calor Tipos de Cobertura Índices de Conforto Térmico
Ventilação Natural (VN)
Conforto Ambiental: Iluminação.
MSc. Ana Beatriz Ribeiro
TERMORREGULAÇÃO E EXERCÍCIO
O que é clima? O clima é caracterizado pela repetição das condições de umidade e temperatura em um determinado lugar ao longo de um período de observação.
Arquitetura Bioclimática
Qualidade do Ar POLUIÇÃO: Acúmulo de substâncias que causam alterações no ar, ocasionando prejuízos ao local e a saúde humana. POLUENTES: Todas substância.
Materiais x Equipamentos
Proteção Respiratória.
Nome: Alice Nascimento e Ana Laura Espinosa
Alexandra Stumpf Lorenzo Barbosa
Ar O Fôlego da Vida.
DETALHES DE CONSTRUÇÃO:
Camadas da Atmosfera e Dinâmica dos Ventos
Dinâmica Climática.
Módulo III - Métodos de Preservação da Carne
Dinâmica respiratória no exercício
VENTILAÇÃO INDUSTRIAL
23/10/20081 Higiene Industrial Por: Bruno Cotta Danilo Sobral Filipe Campos José Francisco da Silva FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA.
RISCOS DE EXPOSIÇÃO AOS AGENTES FÍSICOS Marcos Barbosa Horta – Engenheiro de Segurança TEMPERATURAS EXTREMAS.
PÓS-COLHEITA SECAGEM DE GRÃOS E GRÃOS SEMENTES
ARQUITETURA E URBANISMO - FJN CONFORTO AMBIENTAL 1 Arquitetura Bioclimática MAGNO COELHO 11/03/
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
SETOR PÚBLICO SETOR COMERCIAL  SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO ◦ Refrigerar materiais e produtos, como alimentos e bebidas, química, etc. ◦ Uso de tecnologias.
Trabalho realizado por: Jessica Monteiro nº15 9ºb.
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Transcrição da apresentação:

Eric Zompero Revista Food Express – março/2001 Kamila Abelha Luciana Bueno Conforto Ambiental em Eric Zompero Revista Food Express – março/2001

O que é conforto ambiental?

No ... Temperaturas entre 22 e 38ºC, podendo chegar a 42ºC, além de sol muito forte. Agradável na praia... Desagradável na hora de comer!

O que muitas vezes se encontra... Ambientes quentes, úmidos, com ventilação inadequada e sujeitos a inúmeras fontes de calor. Muitas vezes, o cliente vai mesmo assim, por não encontrar muitas opções. A falta de conforto prejudica a frequência do cliente no restaurante!

Preocupação com os funcionários Cozinhas insalubres (quentes, úmidas e com perigos físicos aos que a freqüentam) podem gerar processos trabalhistas

O Corpo Humano Homem = ser homeotérmico (temperatura próxima de 37ºC) Propriedade que acarreta em grande consumo de energia, da qual 80% se dissipa (em repouso, são dissipados cerca de 75 W) Conforto térmico teórico = 22 a 26ºC Em um ambiente desfavorável, o sistema é muito solicitado = Fadiga termo-higrotérmica

Fadiga Termo-higrotérmica Reduz a capacidade de trabalho – aumento de 20 para 30ºC reduz em 30% o rendimento do trabalhador Causa dor e irritação nos olhos e garganta, dificuldades respiratórias, fadiga, letargia, dificuldade de concentração, etc. Respiração e transpiração geram agentes biologicamente nocivos (vapor d’água e gás carbônico)

Energia dissipada em restaurantes Em pé, trabalho leve: 145 W Lavando pratos: 175 W Trabalho médio: 225 W Garçom: 290 W Esforço máximo: 850 a 1400 W Lâmpadas: incandescentes têm 90% da energia dissipada em calor, fluorescentes têm 75% Equipamentos: 60% de calor em relação à sua potência nominal.

Aspectos Arquitetônicos que contribuirão para a diminuição do desconforto térmico

“Arquitetura Bioclimática” Ventilação natural e artificial Necessidade da renovação do ar Promover a remoção do calor acumulado, vapor acumulado, odores, poluentes, fumaça e poeira Vantagem da ventilação natural: não há consumo de energia

Fatores de produção e eficácia da ventilação natural Dimensões e posicionamento das aberturas Ventilação dinâmica (ação dos ventos) Ventilação térmica (diferenças de temperatura, pressão, densidade do ar interno e externo) Ventilação higiênica (acúmulo de vapores e ar quente) Ventilação de conforto

Ventilação mecânica: fatores de avaliação de conforto térmico Conhecer clima local Elementos que diminuam a condutância térmica superficial Ambientes com pouca circulação de ar: cozinhas Equipamentos: ventilação diluidoras – exaustão, insuflação ou sistema misto

Equipamentos Exaustão: exaustores helicoidais (renovação do ar ambiente); exaustores axiais para a extração do ar viciado; exaustores centrífugos (para extrair fumaças, odores e gorduras) Ventiladores de teto com circulação higiênica superior Ar condicionado (tipo split, condicionamento central, dutos para distribuição, bocas de ar)