Probabilidade Modelo matemático para incerteza Desenvolvimento relativamente recente –Cardano (século XVI) –Pascal (século XVII) Peter Bernstein, Against.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Probabilidade Modelo matemático para incerteza
Advertisements

While While Condição // comandos End While. Exemplos While Var contador As Integer contador = 0 While (contador < 10) contador += 1 console.ConsoleWrite(contador)
Lista 3!!!.
Lista 3!!!.
Algoritmos em Grafos Celso C. Ribeiro Caroline T. Rocha.
SISTEMA BINÁRIO Hardware de Computadores. SISTEMA BINÁRIO Hardware de Computadores.
PROGRESSÃO ARITMÉTICA P.A.
Modelo planetário: errado Elétrons são descritos por meio de funções de onda Mecânica Quântica : probabilidades.
FAP 181 Grandezas Grandezas Físicas Físicas Como ? Treinamento Treinamento Experimental Experimental Problema Problema O que ? Medir Medir Teoria Teoria.
PGF5001 – Mecânica Quântica 1 Prof. Emerson Passos.
Prof. Celso Gramática.
Disciplina: Atividade Física Relacionada à Saúde
Introdução a Resolução Numérica de Equações Diferenciais Ordinárias
FORTRAN 90 Denise Yumi Takamura.
Vetores (2) Continuação.
INTRODUÇÃO À GEOMETRIA DO ESPAÇO-TEMPO
 MORAL DA HISTÓRIA?? Nesse caso, os e - de maior  contribuição importante   pressão do gás; é a chamada PRESSÃO DE DEGENERESCÊNCIA. ►►
APLICAÇÕES DA INFORMÁTICA NA PESQUISA
Algoritmos com laços (ou seja, com conjuntos de instruções que devem ser executados repetidas vezes)
Criptografia Quântica : Um Estudo
(Como implementar multiplicação e divisão uma vez só :-)
Protocolos Criptográficos. Múltiplas chaves em RSA Para RSA, escolhe-se dois números, e e d, tal que e. d = 1 mod (p-1).(q-1) Entretanto, também pode-se.
PROCESSO CIVIL E ECONOMIA Direito, Economia e Desenvolvimento Escola da Magistratura do TRF4ªR Curitiba-PR 7 de junho de 2013 PROCESSO CIVIL E ECONOMIA.
PROFESSOR: MARCELO ALANO. REVISÃO PARA 3º ANO
Técnicas de Processamento Imagens
Banco de Dados I Profa. Jiani Cardoso 2/2005
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER 202 Aula 01 - ANO 2013 Camilo Daleles Rennó
Física Quântica Exercícios
Introdução à Estatística
Técnicas de Amostragem
PRÉ PROVA – BANCO DO BRASIL
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2013 Capítulo III Comandos de Controle.
CES-10 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Aulas Práticas – 2013 Capítulo XI Encadeamento de Estruturas por Ponteiros.
1. Função: - Criar meios para que o processador possa comunicar-se com todos estes componentes com a maior velocidade e confiabilidade possíveis. - Na.
Função Gráficos. Domínio e imagem no gráfico.
O Ensino de Probabilidade
O Ensino de Probabilidade Paulo Cezar Pinto Carvalho IMPA.
Probabilidade e Esperança Condicional
Intervalos de confiança Sejam X 1, X 2, …, X n i.i.d. com distribuição F. Um intervalo de confiança de nível 1– para é um par de estatísticas [T 1 (X),
Variáveis Aleatórias Uma variável aleatória associa um número real a cada resultado de um experimento aleatório. Mais precisamente…
O Ensino de Probabilidade
Probabilidade Modelo matemático para incerteza Desenvolvimento relativamente recente –Cardano (século XVI) –Pascal (século XVII) Peter Bernstein, Against.
Esperança Idéia: a esperança (ou valor esperado) de uma v.a. é o valor médio que se espera obter ao se repetir um experimento aleatório um grande número.
Estatística Dados valores (amostras) de variáveis aleatórias X 1, X 2,..., X n, cuja distribuição conjunta é desconhecida, inferir propriedades desta distribuição.
Modelos de Iluminação e Tonalização
5W1H.
Já definimos o coeficiente angular de uma curva y = f(x) no ponto onde x = x 0. Derivadas Chamamos esse limite, quando ele existia, de derivada de f em.
Teorema do Confronto Se não pudermos obter o limite diretamente, talvez possamos obtê-lo indiretamente com o teorema do confronto. O teorema se refere.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Aula04 - Modelagem da Histerese Magnética Jean Vianei Leite Maio de 2010.
Interpolação Introdução Conceito de Interpolação
8.EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS Parte 5
7. INTEGRAÇÃO NUMÉRICA Parte 1
7. ANUIDADE PERIODICA – MONTANTE NO MODELO BÁSICO
Recursividade Estrutura de Dados.
Marco Antonio Montebello Júnior
Função Exponencial.
Introdução à Probabilidade
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
Principais Modelos Discretos Josemar Rodrigues AULA:
Otimização Aplicada ao Dimensionamento e Operação de Reservatórios
Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
Introdução Ciência da Computação estudo de algoritmos –ÊNFASE ao estudo de DADOS armazenamento manipulação refinamento (a partir de dados cru) estrutura.
1 Seja o resultado de um experimento aleatório. Suponha que uma forma de onda é associada a cada resultado.A coleção de tais formas de ondas formam um.
8. Uma Função de duas Variáveis Aleatórias
Exercícios de revisão.
Aula 12: Probabilidade Prof. Diovani Milhorim
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ Noções de probabilidades Professor: Junir Antonio Lutinski
Probabilidade Marcelo Pessoa.
Estatística amintas paiva afonso.
PROBABILIDADE para LEC
Transcrição da apresentação:

Probabilidade Modelo matemático para incerteza Desenvolvimento relativamente recente –Cardano (século XVI) –Pascal (século XVII) Peter Bernstein, Against the Gods

Primeira Tentativa Espaço amostral ( ): resultados possíveis para um experimento aleatório. Probabilidade: número não negativo atribuído a cada um destes resultados, de modo que a soma seja 1 (intuição: frequência a longo prazo)

Primeira Tentativa Adequado para o caso discreto = { 1, 2,...} p 1 +p = 1 Para cada A, P(A) = i A P( i )

Como atribuir probabilidades? Estatística: estimar através de frequência observada Explorar simetria: modelos equiprováveis = { 1, 2,..., n } p 1 = p 2 =... = p n = 1/n Moedas, bolas em urnas, cartas, dados, etc

Exemplo Uma moeda honesta é lançada 3 vezes. Qual é a probabilidade de sair 2 caras? Espaço amostral: = {0, 1, 2, 3} (número de caras) Probabilidade de sair 2 caras = P({2}) = ¼.

Exemplo Uma moeda honesta é lançada 3 vezes. Qual é a probabilidade de sair 2 caras? Espaço amostral: = {0, 1, 2, 3} (número de caras) Probabilidade de sair 2 caras = P({2}) = ¼.

Exemplo Uma moeda honesta é lançada 3 vezes. Qual é a probabilidade de sair 2 caras? Espaço amostral: = {ccc, cck, ckc, kcc, ckk, kck, kkc, kkk} Probabilidade de sair 2 caras = P({cck, ckc, kcc}) = 3/8.

Observação É óbvio que kkk e ckc têm a mesma chance de ocorrer? E kkkkkkkkkk e ckkckckckk? Mega-sena: e ? Nassim Taleb, Fooled by Randomness

Exemplo Uma urna tem 6 bolas idênticas, numeradas de 1 a 6. Dois jogadores se alternam retirando bolas da urna. O primeiro a tirar o 6 vence. É preferível ser o primeiro ou o segundo a jogar? Qual é a chance de vitória de cada um? Dois casos: –Sem reposição –Com reposição

Sem reposição

Chances iguais de vitória = {permutações de 1, 2, …, 6} (equiprováveis) O número de permutações em que o 6 ocorre nas posições pares é igual ao número de permutações em que ocorre em posição ímpar

Com reposição

= {1, 2, 3, 4, …} (lançamento em que o 6 sai pela primeira vez) [1 o vence] = {1, 3, 5, …} P({1}) = 1/6 P({3}) = 5/6. 5/6. 1/6 P({5}) = 5/6. 5/6. 5/6. 5/6. 1/6 P(1 o vence) =

Exemplo: programa de prêmios

O candidato deve trocar de porta ou permanecer com a escolhida?

Exemplo: programa de prêmios Solução: deve trocar, porque se não trocar só ganha se acertar a porta, o que ocorre com probabilidade 1/3.

Caso contínuo Roleta real, com números de 0 a 360. Qual é a probabilidade de tirar resultado igual a 316,43? Qual é a probabilidade de tirar resultado igual a maior que 300?

Caso contínuo Roleta real, com números de 0 a 360. Qual é a probabilidade de tirar resultado igual a 316,43? zero Qual é a probabilidade de tirar resultado igual a maior que 300? 1/6

Caso contínuo Probabilidade de eventos não pode ser calculada simplesmente somando as probabilidades associadas a pontos de Necessidade de atribuir probabilidades diretamente aos subconjuntos de Mas não a todos os subconjuntos (Teoria da Medida)

Modelo Probabilístico Revisado Espaço amostral ( ): conjunto de resultados possíveis para um experimento aleatório. -álgebra de eventos ( A ): subconjuntos de aos quais se atribui probabilidade. A, A A A c A, A i A A i A Probabilidade (P): função definida em A P(A) 0, P( ) =1, P( A i ) = i P(A i ) (A i disjuntos 2 a 2)

Consequências P(A c ) = 1 – P(A) P( ) = 0 A n A P(A n ) P(A)

Caso discreto A = todos os subconjuntos de Probabilidades p i atribuídas aos eventos unitários { i } (como antes)

Caso contínuo = R A = menor -álgebra que contém todos os intervalos ( -álgebra de Borel) Probabilidades atribuídas aos intervalos (ou aos intervalos da forma (–, x]) (tipicamente através da integral de uma função de densidade) Por exemplo, no caso da roleta:

Probabilidade Condicional Probabilidade condicional do evento A na certeza do evento B Tudo se passa como se, na certeza de B, B fosse o novo espaço amostral.

Exemplo Um dado é lançado 2 vezes. Dado que a soma é 4, qual é a probabilidade condicional de ter saído 1 no primeiro lançamento? = {(1,1), …, (6, 6)} A = [1 no 1 o ] = {(1, 1), …, (1, 6)} B = [soma 4] = {(1, 3), (2, 2), (3, 1)} A B = {(1, 3)}

Observação De, resulta: P(A B) = P(B). P(A | B) = P(A). P(B | A) A e B são independentes quando P(A B) = P(A). P(B)

Exemplo Em uma urna há 6 bolas brancas e 4 pretas. As bolas são retiradas sequencialmente, sem reposição.

Exemplo 1) Probabilidade de a 1 a bola retirada ser branca?

Exemplo 2) Probabilidade de a 1 a bola retirada ser branca e a 2 a preta?

Exemplo 3) Probabilidade de a 2 a bola retirada ser preta?

Exemplo 4) Probabilidade de a 1 a bola retirada ter sido preta sabendo que a 2 a foi branca?

Teoremas Sejam B 1, B 2, … disjuntos 2 a 2 tais que B i = Probabilidade Total Bayes

Exemplo Em uma população, 1% das pessoas têm uma certa doença. Um exame para esta doença tem probabilidade de falso-positivo igual a 2% e de falso negativo igual a 1%. Se uma pessoa escolhida ao acaso é examinada e o exame dá positivo, qual é a probabilidade de que ela tenha a doença?

Solução Dados: P(Doente) = 0.01 P(Positivo|Doente) = 0.99 P(Positivo|Doente c ) = 0.02 Pede-se: P(Doente|Positivo)

Solução D DcDc P P 0,01 0,99 0,01 0,02 0,98

Solução D DcDc P P 0,01 0,99 0,01 0,02 0,98