Business Process Management e Workflow - jBPM Aluno: Filipe Ferraz Salgado Orientador: Francisco Reverbel Novembro 2006.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
2008 LCG/UFRJ. All rights reserved. 1 Standard Template Library STL Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti.
Advertisements

Modelagem computacional no ensino de Física
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Processo de Software Técnico Subsequente – Módulo III.
Banco de Dados Aula 01: Conceitos Básicos
Técnicas e Projeto de Sistemas André Mesquita Rincon Introdução a Engenharia de Software – Parte 1 Técnico.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Prof. Celso Gramática.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO PARALELA
DRS*. Selecionar a opção correspondente ao Departamento Regional de Saúde (DRS) na qual o local de execução do projeto encontra-se localizada (de I a.
Introdução à Lógica de Programação
Custos XP x Custos Tradicionais André Chinvelski.
Críticas sobre Extreme Programming Francisco Hillesheim.
Trac é uma ferramenta open source e de interface web para controle de projetos de desenvolvimento de software. O objetivo do software é ajudar o desenvolvedor.
O USO DE ATIVIDADES PRODUTIVAS COMO AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL Bolsista: Ana Paula Scheffer Voluntária Orientador: Prof. Dr. Milton.
ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS
UML - Unified Modeling Language
Universidade Federal da Bahia – Centro de Processamento de Dados – Preview Computadores 1 Uma Ferramenta Orientada a Modelos para Geração de Aplicações.
Universidade Federal da Bahia – Centro de Processamento de Dados – Preview Computadores 1 Uma Ferramenta Orientada a Modelos para Geração de Aplicações.
VI: EQUILÍBRIO RADIATIVO
Sistemas Operacionais
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Teste Estrutural de Software
Servidores e Programação Web Redes de Computadores.
Profa. Graziela Santos de Araújo Algoritmos e Programação II, 2010
Geração de Código Cap. 8. Introdução Fase final para um compilador Entrada é uma representação intermediária do código fonte e a saída é um programa para.
O Fluxo de Testes © Alexandre Vasconcelos
Serviços Integrados na Arquitetura da Internet Apresentação: Fernando Nadal.
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
CFCs José RafaelRA: LívioRA: MuriloRA: Vinícius Araújo RA:
Arquitetura de Sistemas de Informação
Instrumentação de Sistemas - INS
ENCONTRO NACIONAL DE TECONOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA OS MUNICÍPIOS e do SOFTWARE PÚBLICO BRASILEIRO 1º Encontro Banco de Talentos.
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
CT-300 – Seminário de Tese 1/25 Um Framework Padrão para Simulação de Modelos de Robôs Móveis de Robôs Móveis Juliano A. Pereira Prof. Carlos H. C. Ribeiro.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
CSC E-CNS CE-235 Sistemas Embarcados de Tempo Real 2° Semestre de 2006 Componente de Software de Computador de Comunicação, Navegação, Vigilância CSC E-CNS.
Segurança de Dados no MAER.
Gerenciamento de Dados Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA CE-245 Tecnologias da Informação Professor Adilson Marques da Cunha Aluna: Michelle.
Tendência do Food Service: Oferecer alimentação Saudável
Sistemas de Informação Capítulo 3
X3D - AUTORIA Jorge Ferreira Franco Laboratório de Sistemas Integráveis - LSI - USP Disciplina - Realidade Virtual.
Conceitos e características dos Projetos
Trabalho de Formatura - MAC499 Bruno Takahashi C. de Oliveira Projeto: Omnitty Orientador: Prof.
Filipe Ferraz Salgado Orientador: Francisco Reverbel Tipo de Trabalho: Estágio Supervisionado Após a criação do pacote com a versão 3.1 do jBPM, surgiu.
Alexandre Eiki Onishi Supervisor(IME): Prof. Siang Wun Song
BlastPhen Aluno: Ricardo Nishikido Pereira
Mac-499 Trabalho de Formatura Supervisionado
Trabalho de Formatura Supervisionado – MAC499 Aluno: Danilo Toshiaki Sato Orientador: Marco Dimas Gubitoso Estágio: Mai/2002 – Dez/2003.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
UERJ - Agosto 2000© Oscar Luiz Monteiro de Farias1 Bancos de Dados Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática.
Linguagens Formais e Tradutores Linguagens Regulares (Revisão)
Tecnologia para Web JavaScript Enrique Pimentel Leite de Oliveira
Sistema de Planejamento da Produção
Recursividade Estrutura de Dados.
Adriano Santiago Wilber Garcia Pereira
Curso em CD-ROM Como Atender Bem SLIDES MODELO ALEATÓRIOS.
Orientação a Objetos Uma Introdução à Programação Orientada a Objetos
Entendendo as definições de classe
Unified Modeling Language
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Sistemas Operacionais e Windows XP Aula 04 – DCA0302.
04:27 Introdução Tipos de Fluxo de Dados e de Arquivos Manipulação de Arquivos em Java Classes FileReader e FileWriter Classes FileInputStream e FileOutputStream.
Sistemas de Informação Prof. Me. Everton C. Tetila Modelo de dados relacional Banco de Dados I.
Objetos Distribuídos - Programação Distribuída Orientado a Objetos Luiz Affonso Guedes.
Programação Concorrente com Thread Java
Introdução Ciência da Computação estudo de algoritmos –ÊNFASE ao estudo de DADOS armazenamento manipulação refinamento (a partir de dados cru) estrutura.
APRESENTAÇÃO SISTEMAS INTEGRADOS DE MANUFATURA
Alisson Rafael Appio SOP aplicado em um jogo tipo de corrida usando a arquitetura cliente e servidor Alisson Rafael Appio
Transcrição da apresentação:

Business Process Management e Workflow - jBPM Aluno: Filipe Ferraz Salgado Orientador: Francisco Reverbel Novembro 2006

Motivação Hoje em dia as empresas estão, cada vez mais, buscando maneiras de automatizar suas tarefas, sempre visando aumentar o lucro e diminuir os gastos. Ex.: Compras on-line, s, etc...

Motivação O controle do fluxo de trabalho através de gerenciadores é mais uma dessas maneiras que vem sendo adotada nas empresas. Através desse controle é possível: saber onde está o gargalo de um determinado processo agilizar a execução dos processos reorganizar a estrutura empresarial

Introdução Business Process Management (BPM) X Workflow: BPM tem uma abrangência maior do que workflow Além das interfaces do sistema, implica também assuntos organizacionais

Introdução Workflow Management System (WFMS) Gerenciador que recebe uma descrição formal para que possa controlar a execução dos fluxos de trabalho e, eventualmente, atribuir tarefas a pessoas e aplicativos. Conceitos básicos: definição de processo, instância de processo, variáveis de contexto,...

Introdução Casos de uso 1. EAI – integrar aplicações dedicadas 2. Processos automatizados – substituição de procedimentos por escrito pelos processos 3. Parte de um software – adicionar o workflow em uma aplicação

Conceitos Interfaces de um WFMS: Definição – Colocar as definições em uso Execução – Usuários e sistemas possam agir nas instâncias dos processos. Principais métodos: começar processo e sinalizar fim de um estado Aplicação – Interação entre WFMS e sistemas externos Monitoração – logs

Conceitos Camadas da definição de processo: De Estado – especificar os estados e o fluxo de controle. Obs.: swimlanes De Contexto – armazenar dados em variáveis De Lógica de programação – trechos de código a serem executados De Interface de usuário – interação do usuário com o WFMS

Conceitos Especificações As definições de processo seguem especificações para que os WFMS possam aceitá-las Hoje em dia existem muitas especificações o que sugere que os padrões de workflow ainda estão se desenvolvendo Algumas tentativas de padronização: Workflow Management Coalition (WfMC)

WFMS X RDBMS

Exemplo

jBPM Uma das implementações de gerenciadores de workflow disponíveis atualmente Características: Open source Java Editor gráfico MySQL

Conclusões Os gerenciadores precisam de definições para controlar um processo Essas definições seguem especificações Ainda não há um padrão para as especificações, por isso, existem muitas ferramentas de workflow Mesmo assim, já existem bons gerenciadores