HISTÓRICO DO MONITORAMENTO NO INPE:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O papel do Ministério das Cidades na Gestão Integrada de Riscos
Advertisements

Biomas brasileiros.
REUNIÃO DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DA OBT Programas Interinstitucionais e a OBT Programa de Zoneamento Ecológico Econômico do Brasil.
André Luís Bier Longhi Salatiel Alves de Araujo
Programa Amazônia: PRODES DETER
SISTEMA DE DETECÇÃO DO DESFLORESTAMENTO DA AMAZÔNIA LEGAL
A distribuição do desmatamento na Amazônia: vetores, áreas críticas e mapeamento de fronteiras Ane Alencar Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia.
Valeriano, D.M. Shimabukuro, Y.E. Duarte, V. Anderson, L.O.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS – CCHN DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA DEFESA DE MONOGRAFIA.
Geomática Aplicada à Gestão de Recursos Hídricos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
O USO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS
IV UFRJ AMBIENTÁVEL - Rio de Janeiro 21 a 23 de Outubro de 2008 ECORREGIÃO XINGU-TAPAJÓS – PRINCIPAIS VETORES DO DESMATAMENTO NO MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA,
USO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (SIG)
AULA DE PREVISÃO DE TEMPO
Fundamentos de Geoprocessamento
O projeto Premiação O projeto Dados coletados pelo Inpe apontam que as queimadas no país representam a maior contribuição brasileira para o chamado "efeito.
PRINCÍPIOS BÁSICOS EM GEOPROCESSAMENTO
Iana Alexandra Alves Rufino Professor Adjunto – UFCG
Sistemas de Informação Geográfica e de Apoio à Decisão
Modelagem e Simulação de Sistemas Ambientais
SISTEMA DA INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
ZCIT.
CLIMAS DO BRASIL Tempo e Clima no Brasil Cavalcanti et al. (2009)
Catálogo de Imagens Histórico: 1973 : início das atividades da DGI; destinada a processar os dados de satélites de sensoriamento remoto, cuja recepção.
MONITORAMENTO DE DESMATAMENTOS E QUEIMADAS FLORESTAIS EM RORAIMA
Orto-mosaico em cores naturais contínuo de 2,5m
MAPA DA VEGETAÇÃO DA AMAZÔNIA DA AMERICA DO SUL
GEOPROCESSAMENTO e fotointerpretação
Programa do INPE de Monitoramento da Amazônia por Satélites
I Encontro Nacional sobre Geoprocessamento no Setor Elétrico
Sistema de Planejamento e Monitoramento Territorial
Importância e Uso da Rede Agrometeorológica no Estado de São Paulo: INFOSECA Centro de Monitoramento e Mitigação de Seca e Adversidades Hidrometeorológicas.
ANÁLISE DE RISCO E TENDÊNCIA CLIMÁTICA DEFESA CIVIL DE SÃO PAULO JANEIRO DE 2012.
Proposta Técnica Preliminar
SECRETARIA EXECUTIVA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS
METODOLOGIA PARA DETECTAR E DEFINIR A IDADE DA REBROTA ( ANOS 1980, 1990, 2000 e 2007 ) PRODUTO 2: REBROTA.
Análise dia 15 de maio de 2014.
DISCIPLINA: SR, Geoprocessamento I e II e Cartografia A tecnologia do Geoprocessamento – Aplicações e Potencialidades 12/3/ Aula 5.
Benedito C. Silva IRN / UNIFEI.  As redes hidrológicas são geralmente públicas, com exceção das algumas redes telemétricas de empresas de energia  Redes.
Atividades de Monitoramento e
Monitoramento do Desmatamento da Amazônia por Satélite
Prof Daniel Veras Sensoriamento Remoto Prof Daniel Veras
SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS HÍDRICOS
MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Coordenação Geral de Observação da Terra - OBT Programa Institucional.
Problemas Ambientais Brasileiros
PROGRAMA NOVAS FRONTEIRAS GEOPROCESSAMENTO E MINISTÉRIO PÚBLICO AMBIENTAL.
Monitoramento Automático de Parâmetros Hidrológicos na Bacia do Rio Purus, AM - HIDROPURUS - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC/INPE.
Biomas Brasileiros INTRODUÇÃO
PROJETO BADDAM MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais Coordenação Geral de Observação da Terra - OBT Programa.
Estimativa de desmatamento da Amazônia no período Belem, 06 Dez 2006 Licença de Uso: Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento.
Banco de dados do projeto MilênioLBA Análise, tratamento e disponibilização O uso da informática é fundamental para o desenvolvimento dos projetos de pesquisas.
Monitoramento do Desmatamento da Amazônia por Satélite: Estimativas 2005 e Previsão 2006 Gilberto Câmara Diretor, INPE.
Reunião Banco do Brasil Projetos TerraClass Amazônia
Monitoramento do Desmatamento da Amazônia por Satélite
Classificação Climática
MONITORAMENTO CLIMATOLÓGICO DO ESTADO DE SÃO PAULO- ORIVALDO BRUNINI PESQUISADOR IAC PRESIDENTE – FUNDAG FUNDAG- COMITÊS- SAA/IAC CATI.
PRINCÍPIOS BÁSICOS EM GEOPROCESSAMENTO
Causas econômicas do desmatamento na Amazônia: evidência empírica dos anos 2000 VIII Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica Cuiabá, 05/08/2009.
Cartografia Temática Cartografia Temática
Sensores e Satélites de Sensoriamento Remoto
Sistema de Detecção em do Desmatamento em Tempo Real (Deter) – Junho de 2010 Ministério do Meio Ambiente Ministério da Ciência e Tecnologia.
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
Resultados Neste estudo de caso, a análise de riscos foi feita no TerraMA 2 utilizando a precipitação acumulada nas últimas 24 horas fornecida pelo Hidroestimador.
Estimativa de desmatamento da Amazônia no período Brasília, 26 Out 2006 Licença de Uso: Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento.
GRUPO 2  Dagilson  Emerson Lucio  Orione Pereira  Reginaldo Ramos.
Faculdade de Engenharia de Minas Gerais – Campus Gameleira INSTITUTO EDUCACIONAL “CÂNDIDA DE SOUZA” Graduação em Engenharia de Agrimensura Anderson Santos.
TerraMA 2 - Plataforma para monitoramento, análise e alerta a extremos ambientais Eymar S.S. Lopes 16/03/2012.
Atualizações no modelo numérico de mudança climática Eta da representação da cobertura da terra no Nordeste do Brasil Padrões e Processos em Dinâmica de.
Transcrição da apresentação:

SPRING WEB 3.0 http://www.dpi.inpe.br/proarco

HISTÓRICO DO MONITORAMENTO NO INPE: INPE possui 10 anos de experiência na recepção, processamento e distribuição de dados sobre queimadas gerados a partir das imagens do satélite NOAA, Arquivo ASCII contendo localização geográfica (Lat/Long) dos focos, inicialmente distribuído por telex, fax e, mais recentemente, através da internet, Produtos simples (gif) na Internet contendo o total de focos em cada passagem, Informação estatística. Difícil utilização pelos órgãos de combate.

HISTÓRICO DO MONITORAMENTO NO INPE: Fonte:Embrapa/MNA

PRINCIPAIS MOTIVAÇÕES PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROARCO: Incêndio de Roraima Primeiro trimestre de 1998 Devastação de aprox. 13.000 Km2 de floresta Problemas climáticos (El Nino) Deficiências no monitoramento (apenas uma estação de recepção), previsão e combate Área de floresta afetada

PRINCIPAIS MOTIVAÇÕES PARA A IMPLANTAÇÃO DO PROARCO: Após este acontecimento, verificou-se que somente estes dados não eram suficiente para que os órgãos responsáveis pelas atividades de combate a incêndios realizassem suas tarefas, já que em determinada época do ano, chegam a ser detectadas mais de 3000 focos em um único dia, sendo praticamente impossível planejar e efetivar qualquer atividade de combate. Para tornar as ações de prevenção e combate mais eficientes, fez-se necessário desenvolver uma metodologia que promovesse a integração de um conjunto de dados que permitissem o monitoramento tais como: mapas de risco de incêndio (construídos a partir de um modelo que sobrepõe dados sobre usos agrícolas do solo, anomalia de chuva, temperatura/umidade do ar, tipo de vegetação etc); mapas de previsão de incêndio e sistema de alerta; mapas diários das áreas onde foram detectados focos de calor sobrepostos a base cartográfica (divisa municipal, principais vias de acesso, hidrografia etc), a mapas de vegetação e a imagens de maior resolução (Landsat 5/7)

Sistema SIG SPRING/INPE RESUMO ESQUEMÁTICO DO SISTEMA PROARCO: Antena NOAA Imagem NOAA Sistema SIG SPRING/INPE Produtos CPTEC Dados Meteorológicos Internet / SPRING WEB Tomada de Decisão IBAMA/órgãos competentes para atividades de combate Antena de Cuiabá Imagem TM

Área de maior enfoque no Projeto - Amazônia Legal ARCO DO DESFLORESTAMENTO 47 Cenas LANDSAT das áreas críticas, (concentra aprox: 75% do desmatamento na Amazônia)

Produtos na Internet Visualização via SPRING WEB/INPE - Aplicativo em Java que visualiza dados geográficos pela web Dados disponíveis para os estados da Amazônia e por região para o restante do Brasil

Base Cartográfica Sede de Município Limite de Município Principais rios Principais estradas

Dados Meteorológicos Temperatura máxima Umidade relativa Número dias s/ precipitação Precipitação acumulada 3 a 5 mm 5 a 7 mm 7 a 10 mm 10 a 15 mm

Vegetação Cerrado Campinarana Ombrófila Densa Ombrófila Aberta Pioneiras Contato Não Floresta Estacional Água

Imagens de Satélite Mosaico de 110 imagens do satélite LANDSAT 5/TM, Bandas 543 (atualizado anualmente)

Focos de Calor Extraídos diariamente das imagens do NOAA (aprox. 19h, 03h e 06h)

Análise Integrada dos Dados Vegetação Base Cartográfica Município com maior qtde de focos

Imagem LANDSAT de 1999 Base cartográfica Focos de Calor

Mapa de Risco Células com focos de calor Análise do risco baseado em : Número de Focos Déficit Hídrico Vegetação Temperatura Máxima Umidade Relativa Células com focos de calor Mapa de Risco Mínimo Baixo Médio Alto Crítico

Focos Acumulados Mapa contendo focos de calor acumulados mensalmente

Mosaico Spot Vegetação Síntese de 10 imagens de Jullho 2001

OUTROS PRODUTOS: Número de focos em cada passagem

OUTROS PRODUTOS: Totalizações; estatísticas

OUTROS PRODUTOS: Mapa de Risco; precipitação; temperatura

OUTROS PRODUTOS: Focos extraídos do satélite GOES

RECUROS ALOCADOS (exclusivo nas atividades de monitoramento)