Função Exponencial.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VIII Espectroscopia luz luz Método envolve: excitação detecção Fontes
Advertisements

Caracterização térmica de filmes de cobre por termo-refletância Carolina Abs Caracterização térmica de filmes de cobre por termo-refletância Carolina Abs.
Lista 3!!!.
Lista 3!!!.
Modelo planetário: errado Elétrons são descritos por meio de funções de onda Mecânica Quântica : probabilidades.
Transporte em Nanoestruturas. I) Transporte balístico Um material unidimensional (confinado em duas dimensões) transporta carga quando uma voltagem é
PGF5001 – Mecânica Quântica 1 Prof. Emerson Passos.
Prof. Celso Gramática.
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
CLIMATOLOGIA NO BRASIL
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Introdução a Resolução Numérica de Equações Diferenciais Ordinárias
INTRODUÇÃO À GEOMETRIA DO ESPAÇO-TEMPO
 MORAL DA HISTÓRIA?? Nesse caso, os e - de maior  contribuição importante   pressão do gás; é a chamada PRESSÃO DE DEGENERESCÊNCIA. ►►
3.9.6: O Campo de Radiação em ET
VI: EQUILÍBRIO RADIATIVO
GEOMETRIA DE ESPAÇOS CURVOS
1 3.5: Equilíbrio Termodinâmico Equilíbrio Termodinâmico parâmetros termodinâmicos (P,T) constantes A existência de equilíbrio termodinâmico (ET) ou E.T.
FA-023 – Adequação Trator-implemento
Desempenho de Tratores aula 3
Revisão para a Trimestral 1
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar EDUCAÇÃO UM COMPROMISSO DE TODOS SEDUCSEDUC Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra.
Tema 1 Considerando o texto acima e outras informações sobre catástrofes no período chuvoso brasileiro, elabore uma dissertação, com cerca de 20 linhas,
PROFESSOR: MARCELO ALANO. REVISÃO PARA 3º ANO
Técnicas de Processamento Imagens
Geração de Código Otimizações independentes de máquina.
PotenCial ElÉTRICO Universidade Federal do Paraná
Água. Alguns conceitos de hidrologia.
CRISTALIZADOR Equipamento: Acadêmica: Jaque B Viacelli
Sensor de Proximidade Capacitivo
Prof: Encoder Angular Prof:
Física Quântica Exercícios
Capítulo IX – Ponteiros 9.1 – Introdução 9.2 – Relação entre ponteiros e variáveis indexadas 9.3 – Alocação dinâmica de memória 9.4 – Variáveis indexadas,
Materiais Propriedades mecânicas Reologia.
CARACTERIZAÇÃO DE PARTÍCULAS
TA 733 A – Operações Unitárias II
Transferência de Calor em Interfaces de Sistemas Não-Isotérmicos
Sedimentação Universidade Estadual de Campinas
TA 733 A – Operações Unitárias II
TA 534 – FENÔMENOS DE TRANSPORTE Transferência de massa
TA 733 A – Operações Unitárias II
TA 733 A – Operações Unitárias II Transferência de Calor
TA 733 A – Operações Unitárias II
Probabilidade Modelo matemático para incerteza Desenvolvimento relativamente recente –Cardano (século XVI) –Pascal (século XVII) Peter Bernstein, Against.
Probabilidade e Esperança Condicional
Probabilidade Modelo matemático para incerteza Desenvolvimento relativamente recente –Cardano (século XVI) –Pascal (século XVII) Peter Bernstein, Against.
Estatística Dados valores (amostras) de variáveis aleatórias X 1, X 2,..., X n, cuja distribuição conjunta é desconhecida, inferir propriedades desta distribuição.
Mecânica dos Materiais TA-431 FEA/Unicamp
Modelos de Iluminação e Tonalização
Igor S. França Rocha. A Energia e suas Fontes Fontes de Energia Renováveis Fontes de Energia Não-Renováveis Conclusões.
ÁSIA ASPECTOS FÍSICOS.
BlastPhen Aluno: Ricardo Nishikido Pereira
Já definimos o coeficiente angular de uma curva y = f(x) no ponto onde x = x 0. Derivadas Chamamos esse limite, quando ele existia, de derivada de f em.
Teorema do Confronto Se não pudermos obter o limite diretamente, talvez possamos obtê-lo indiretamente com o teorema do confronto. O teorema se refere.
Resolução de Sistemas Lineares- Parte 1
Aluno: Wagner Silva Ferreira
Nordeste Sub-regiões 1- Meio-norte 2- Sertão 3- Agreste
Função Afim O propósito desta sessão é estudar a função afim por meio de atividades interdisciplinares e contextualizadas. Pretende-se: analisar a dependência.
Função Logarítmica.
Prof: Graciano Notação Científica.
DINÂMICA CLIMÁTICA.
CLIMATOLOGIA.
Otimização Aplicada ao Dimensionamento e Operação de Reservatórios
Por que se utiliza panela de pressão para cozinhar alimentos?
Introdução à Mecânica Bibliografia:
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO
Visão Computacional Shape from Shading e Fotométrico Eséreo
Prof. André Laurindo Maitelli DCA-UFRN
1 Seja o resultado de um experimento aleatório. Suponha que uma forma de onda é associada a cada resultado.A coleção de tais formas de ondas formam um.
8. Uma Função de duas Variáveis Aleatórias
Transcrição da apresentação:

Função Exponencial

Objetivos analisar a relação exponencial existente entre a pressão atmosférica e a altitude; verificar os efeitos gráficos quando se alteram os parâmetros da função y=b.acx+e+d. É interessante observar que funções desse tipo inicialmente decrescem rapidamente e depois tendem a se estabilizar, ou inicialmente parecem estáveis e em seguida crescem rapidamente.

Perfil da pressão do ar na atmosfera Tempo previsto: 3h

O ar exerce uma força sobre as superfícies com as quais tem contato, devido ao contínuo bombardeamento das moléculas que compõem o ar contra tais superfícies. A pressão do ar é a medida de tal força por unidade de área. Embora a atmosfera não tenha paredes, ela é confinada na base pela superfície de terra - oceano e no topo pela força da gravidade, que impede sua fuga para o espaço exterior. Portanto, a pressão atmosférica em uma dada posição é usualmente definida como o peso por unidade de área da coluna de ar acima desta posição.

À medida que a altitude aumenta, a pressão diminui, pois diminui o peso da coluna de ar acima. Como o ar é compressível, diminui também a densidade com a altura, o que contribui para diminuir ainda mais o peso da coluna de ar. Inversamente, quando a altitude diminui, aumenta a pressão e a densidade. Sabemos que o ar é compressível, isto é, seu volume e sua densidade são variáveis. A força da gravidade comprime a atmosfera de modo que a máxima densidade do ar (massa por unidade de volume) ocorre na superfície da Terra.

A pressão da atmosfera numa determinada altitude é simplesmente o peso da coluna de ar com área de seção reta unitária, situada acima daquela altitude. No nível do mar a pressão média é de 101,325 KPa (quilo-Pascal), que corresponde a um peso de 1kg de ar em cada . O decrescimento da pressão do ar com a altura pode ser expresso pela seguinte equação: onde x é a altura em quilômetros, Ps é a pressão na superfície e H é uma constante.

Assim: , x em quilômetros. A constante H é chamada “escala de altura” e é calculada a partir de outras constantes e da temperatura média da atmosfera. Em geral, adota-se H=8 km. Assim: , x em quilômetros. Com base na leitura do texto anterior e das informações adicionais constantes nos itens abaixo, use o programa Winplot para construir os gráficos e analisá-los.

1) Analisando o texto anterior e a relação existente entre pressão atmosférica e altitude, responda abaixo: 1.1) A pressão atmosférica máxima sempre está associada à altitude ao nível do mar? 1.2) A pressão atmosférica pode assumir valores negativos? Por quê? 1.3) A altitude pode assumir valores negativos? Explique:

2) O Mar Morto está localizado na fronteira entre Israel e Jordânia, na região considerada como a maior depressão absoluta do mundo (400 metros abaixo do nível do mar). Recebe este nome porque nenhum peixe ou planta aquática sobrevive no ambiente altamente salino de suas águas, que possui concentração de sal cerca de dez vezes maior do que a de outros mares. 2.1) Considerando a pressão atmosférica na região do Mar Morto, você acha que ela é maior ou menor do que pressão ao nível do mar? Justifique:

2.2) Construa o gráfico da pressão atmosférica em função da altitude e, usando o menu <Misc> e [tabelas], descubra qual é a pressão atmosférica ao nível do Mar Morto. 3) O Monte Everest é a montanha mais alta do mundo e localiza-se na Cordilheira do Himalaia, na fronteira entre o Nepal e o Tibete. A última medição oficial foi feita em 2005 por meio de ondas de rádio. Nesta ocasião, ficou constatada a altitude oficial de 8844,43 metros. Encontre, aproximadamente, a pressão atmosférica no alto do Monte Everest.

4) Para que altitude, aproximadamente, a pressão atmosférica corresponde à metade da pressão ao nível do mar? 5) Considere a função f(x)=ax e use animação no parâmetro a para responder aos itens abaixo: 5.1) Qual é o formato do gráfico de f(x) quando a = 1? 5.2) Qual é o formato do gráfico de f(x) quando a = 0?

5.2.1) Explique o porquê de o gráfico não estar definido para x<0, quando a = 0: 5.3) Faça a assumir valores negativos. O que você observa? 5.4) Faça a assumir valores entre 0 e 1. As funções associadas a esses gráficos são crescentes ou decrescentes? 5.5) Ao aumentar os valores de a de 0 a 1, as curvas tendem a se abrir ou a se fechar?

5. 6) Faça a assumir valores maiores do que 1 5.6) Faça a assumir valores maiores do que 1. As funções associadas a esses gráficos são crescentes ou decrescentes? 5.7) Ao aumentar os valores de a de 1 a 10, por exemplo, as curvas tendem a se abrir ou a se fechar? 5.8) Justifique por que a curva representada pela função y=ax sempre intercepta o eixo y em y=1. 5.9) O gráfico de f(x)=ax intercepta o eixo x? Justifique:

6) Considere a função f(x)=b 6) Considere a função f(x)=b.2x e use animação no parâmetro b para responder aos itens abaixo: 6.1) Faça b assumir os valores -1, 1, -2, 2, -3 e 3. Que relação existe entre o valor de b e o intercepto y? 6.2) Construa no mesmo plano cartesiano os gráficos de f(x)=b.2x e g(x)= - b.2x. Observe que ao variar b, percebe-se facilmente uma simetria de ambos os gráficos em relação a um dos eixos coordenados. Qual eixo?

7) No item 6.2, você percebeu que g(x)= - f(x) faz com que os gráficos sejam simétricos em relação a um determinado eixo. Tomando f(x)=ax e g(x)=a-x, observa-se que g(x)=f(-x). Construa os gráficos de f e g e verifique se existe simetria entre os gráficos. Em caso afirmativo, diga em relação a qual eixo coordenado.

8) Considere a função f(x)=2cx e use animação no parâmetro c para responder aos itens abaixo: 8.1) Faça c assumir valores entre 0 e 5. À medida que x cresce, o que acontece com y? 8.2) Faça c assumir valores entre -5 e 0. À medida que x cresce, o que acontece com y?

9) Considere a função f(x)=2x+d e use animação no parâmetro d para responder aos itens abaixo: 9.1) Ao variar o parâmetro d (teste d>0, d<0 e d=0), note que o gráfico não sofre deformações e movimenta-se numa certa direção. Observando as atividades anteriores, que nome você poderia dar a esse movimento? 9.2) A função g(x)=2x intercepta o eixo y no valor 1. Qual é o intercepto -y da função f(x) =2x+d?

9.3) Considere f(x)=(½)x+d. Qual seu intercepto-y? 9.4) O que acontece com o gráfico de f(x)+k em relação ao gráfico de f(x), quando k>0 e k<0, respectivamente? 9.5) Esse tipo de transformação altera o conjunto imagem da função? Explique:

10) Considere a função f(x)=2x+e e use animação no parâmetro e para responder aos itens abaixo: 10.1) Ao variar o parâmetro e (teste e>0, e<0 e e=0), note que o gráfico não sofre deformações e movimenta-se numa certa direção. Observando as atividades anteriores, que nome você poderia dar a esse movimento? 10.2) Quando e>0, em que sentido desloca-se o gráfico? 10.3) Quando e<0, em que sentido desloca-se o gráfico?

10.4) Caso a base de f(x)=(½)x+e , os resultados obtidos em 10.2 e 10.3 continuam válidos? 10.5) O que acontece com o gráfico de f(x+k) comparado ao gráfico de f(x), quando k>0 e k<0, respectivamente? 10.6) Esse tipo de transformação altera o conjunto imagem da função? Explique: