ENGENHOS HIDRÁULICOS E O HOMEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Lista 3!!!.
Advertisements

Lista 3!!!.
SISTEMA BINÁRIO Hardware de Computadores. SISTEMA BINÁRIO Hardware de Computadores.
PROGRESSÃO ARITMÉTICA P.A.
Transporte em Nanoestruturas. I) Transporte balístico Um material unidimensional (confinado em duas dimensões) transporta carga quando uma voltagem é
PGF5001 – Mecânica Quântica 1 Prof. Emerson Passos.
Prof. Celso Gramática.
LEITURA DE IMAGENS.
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
Prof. Celso Gramática Prof. Celso
VI: EQUILÍBRIO RADIATIVO
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini
Desempenho de Tratores aula 3
Criptografia Quântica : Um Estudo
Gustavo Vieira Pereira
Os dez mandamentos para o bem planejar
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Aprendizagem Psicologia da Educação Profª Dinamara Selbach Turmas 301N – 302N Março/2013.
I Seminário Educação e Tecnologia A Informática e a Educação Escolar A GESTÃO DE LABORATÓRIOS PÚBLICOS DE INFORMÁTICA FÁBIO FERRENTINI SAMPAIO NÚCLEO DE.
PROFESSOR: MARCELO ALANO. REVISÃO PARA 3º ANO
Repensando a Avaliação da Aprendizagem
Sindrome de down Atividades físicas – benefícios Interação/companheirismo Promove socialização/ relações de convívio Melhoria na qualidade de vida Através.
Diretoria de Ensino – Região de Mogi Mirim. Questões de múltipla escolha: elaboradas por professores e analisadas por especialistas; pré-testadas; realiza.
PotenCial ElÉTRICO Universidade Federal do Paraná
Introdução Software para Laboratórios de Análises Clínicas
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Sensor Magnético de Efeito HALL
Prof: Encoder Angular Prof:
Técnicas de Amostragem
Sistemas de Tutoria Inteligente (STI) Visam proporcionar instrução de forma adaptada a cada aprendiz. STIs adaptam o processo de instrução a determinadas.
Matemática e Educação Ambiental.
01/08/20061 CT-282 Tutores Inteligentes ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA.
Função Gráficos. Domínio e imagem no gráfico.
Materiais Propriedades mecânicas Reologia.
CARACTERIZAÇÃO DE PARTÍCULAS
TA 733 A – Operações Unitárias II
Sedimentação Universidade Estadual de Campinas
Transferência de Calor por Radiação Térmica
TA 733 A – Operações Unitárias II
TA 733 A – Operações Unitárias II
TA 733 A – Operações Unitárias II
TA 733 A – Operações Unitárias II Transferência de Calor
Mecânica dos Materiais TA-431 FEA/Unicamp
Tema I TEMA DE DISCUSSÃO I Prof. Dr. Marcio Lobo Netto 1 o. Período / 2004 Escola Politécnica da USP MBA EPUSP em Gestão e Engenharia do Produto EP018.
CONCLUSÕES A apresentação deste poster ocorrerá na I Jornada da ABEAD na Paraíba que acontecerá do dia 03 à 05 de novembro de 2010 no Hotel Caiçara em.
Já definimos o coeficiente angular de uma curva y = f(x) no ponto onde x = x 0. Derivadas Chamamos esse limite, quando ele existia, de derivada de f em.
Teorema do Confronto Se não pudermos obter o limite diretamente, talvez possamos obtê-lo indiretamente com o teorema do confronto. O teorema se refere.
M e d A d m i n. Quem é o público alvo da ideia? Profissionais vinculados à área da saúde, em particular, àqueles responsáveis pela administração de medicamentos,
Representações na base decimal e binária
Sistemas Lineares Parte 2
Resolução de Sistemas Lineares- Parte 1
Desempenho A rápida taxa de melhoria na tecnologia de computadores veio em decorrência de dois fatores: avanços na tecnologia utilizada na construção.
7. INTEGRAÇÃO NUMÉRICA Parte 1
Recursividade Estrutura de Dados.
Marco Antonio Montebello Júnior
PROJETO DE P & D ANEEL /2005 CELESC/UNISUL USO DA TURFA PARA TRATAMENTO DE ÓLEO DE TRANSFORMADORES.
Função Exponencial.
Material Dourado Como Recurso Para o Ensino de Produtos Notáveis
Introdução à Probabilidade
FREQUÊNCIA CARDÍACA EXERCÍCIO FÍSICO
Colégio PORTINARI 2011 Educação Física BEM ESTAR!!!!!!!
Frações Professor: Graciano Pianezzer Beletti.
Por que se utiliza panela de pressão para cozinhar alimentos?
Introdução à Mecânica Bibliografia:
Seleção de conteúdos Curso de Atualização Pedagógica – Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN)
Prof. André Laurindo Maitelli DCA-UFRN
1 Seja o resultado de um experimento aleatório. Suponha que uma forma de onda é associada a cada resultado.A coleção de tais formas de ondas formam um.
8. Uma Função de duas Variáveis Aleatórias
ENGENHOS HIDRÁULICOS E O HOMEM Renato Calegari Professor-Aluno : Renato Calegari Estadual Técnica José Cañellas Professor da Escola Estadual Técnica José.
Transcrição da apresentação:

ENGENHOS HIDRÁULICOS E O HOMEM Professor-Aluno : Renato Calegari Professor da Escola Estadual Técnica José Cañellas Frederico Westphalen, RS -Brasil

Aplicações práticas do Teorema de Pascal TEMA PROPOSTO Aplicações práticas do Teorema de Pascal

OBJETIVOS dos temas propostos Induzir o aluno a analisar o tema sob diferentes perspectivas ao seu alcance; Integrar os conteúdos de física com os de outras áreas do conhecimento; Desenvolver no aluno uma atitude crítica.

A NARRATIVA DO PROFESSOR SOBRE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO TEMA PROPOSTO

Em sala de aula questionei os alunos quanto ao funcionamento dos equipamentos hidráulicos utilizados para erguer veículos em postos de combustível e também sobre o sistema de direção hidráulica, adotando o polígrafo elaborado para esse fim, e dispondo da sala de aula como ambiente de aprendizagem. Como levei a esse ambiente algumas experiências e equipamentos, dispensei o uso do laboratório da escola.

Em uma aula anterior questionei o assunto a ser abordado, induzindo-os a pesquisar o tema, tanto em jornais e revistas como na internet, de forma a desenvolver na aula seguinte uma discussão em grupo.

Em uma aula prática, levei os alunos a uma oficina mecânica bem como a um posto de combustível, de modo a propiciar a visualização dos conceitos desenvolvidos em sala de aula.

Esta experiência em particular foi desenvolvida devido ao fato de envolver o uso de um equipamento já conhecido da maioria dos alunos, instigando seu interesse. A relação entre o manuseio e a experimentação prática com o equipamento, é a responsável pelo estabelecimento de conexões com o conhecimento pré-adquirido, resultando no processo que culmina com a aprendizagem.

O elevador hidráulico pôde ser usado pelos alunos para um poder erguer o outro, permitindo perceber a força necessária para erguer o colega. No decorrer da aula houve interação entre alunos–equipamento, professor-alunos, alunos-alunos, envolvendo debates.

Aproveitei o fato de já ter exercido a profissão de mecânico de automóveis e estabeleci conexões entre o conteúdo da disciplina e a parte prática. Os resultados obtidos pelos alunos foram expressos em tabelas e divulgados nos murais da escola.

A principal dificuldade que enfrentei no desenvolvimento do conteúdo deveu-se ao fato de envolver um único equipamento (a plataforma hidráulica) disponível para uma turma inteira de alunos, fato esse que desencadeou conversas e distração na sala.

A principal dificuldade enfrentada pelos alunos ocorreu quando efetuaram cálculos matemáticos. Esses envolveram principalmente o trabalho com áreas e comprimentos. Dentre os quais, a área do círculo era considerada a mais difícil de avaliar.

FIGURA DEMONSTRATIVA DO ELEVADOR HIDRÁULICO

FOTO DA TURMA COM O EQUIPAMENTO EM SALA DE AULA

CONTEÚDO DE HIDROSTÁTICA e PRINCÍPIO DE PASCAL DESENVOLVIDO NAS AULAS.

Indagações Analisar os conhecimentos prévios dos alunos através de questionamentos orais, tais como: Você conhece uma oficina mecânica ou posto de gasolina? Você já visualizou a elevação de um automóvel em um destes locais? Qual é o equipamento responsável pela elevação do automóvel? Como funciona?

Alguns exemplos de sistemas hidráulicos: prensa hidráulica; macaco hidráulico; elevador hidráulico; freio automotivo; direção hidráulica.

Princípio de Pascal Ao analisar os sistemas hidráulicos existentes em uma oficina mecânica, constatamos na prática a aplicabilidade do Princípio de Pascal. Quando um automóvel em movimento é freado, o motorista realiza uma força relativamente pequena em relação à força necessária para travar as rodas. Explicamos esse fato através do Princípio de Pascal.

O Princípio de Pascal afirma que os líquidos em equilíbrio estático transmitem um acréscimo de pressão integralmente para todos os pontos e direções deste líquido. O Princípio de Pascal apresenta muitas outras aplicações práticas, quase todas caracterizadas pelo termo "hidráulico". Como exemplo, podemos mencionar o macaco hidráulico, o freio hidráulico e a prensa hidráulica, entre outros.

Vejamos um exemplo de prensa hidráulica: Devido ao fato de, ao obedecerem o Princípio de Pascal, esses dispositivos serem capazes de exercer grandes forças a partir de forças de entrada relativamente pequenas, nos leva a denominá-los de “multiplicadores de força”, isto é, como a pressão decorre da aplicação de força em dada superfície, para acréscimo de pressões iguais teremos força maior onde a área for maior. Vejamos um exemplo de prensa hidráulica:

F2 F1 S1 S2 Segundo Pascal temos:

perda em deslocamento.” Assim, relativamente à prensa hidráulica, pode-se afirmar que: “o ganho na intensidade da força, resulta em uma perda em deslocamento.” Isso decorre do fato de o trabalho realizado ser sempre o mesmo: W1 = W2 F1 x h1 = F2 x h2

∆V = ∆h1.S1 e ∆V = ∆h2.S2 Logo: ∆h1.S1 = ∆h2.S2 Observando a figura, notamos que o volume ∆V do líquido deslocado no recipiente da direita, após o movimento dos êmbolos, passa a ocupar o recipiente maior. Como ∆V é sempre o mesmo, e as superfícies possuem áreas S1 e S2 diferentes, então as alturas dos êmbolos também serão diferentes. Sendo ∆h1 e ∆h2 os deslocamento dos dois êmbolos temos: ∆V = ∆h1.S1 e ∆V = ∆h2.S2 Logo: ∆h1.S1 = ∆h2.S2

Portanto, na prensa hidráulica, os deslocamentos dos êmbolos são inversamente proporcionais às respectivas áreas

a força que deve ser aplicada no tubo 1 para equilibrar o carro; Exemplo Na prensa hidráulica da figura, os diâmetros dos tubos 1 e 2 são , respectivamente, 4 cm e 40 cm. Sendo o peso do carro igual a 10.000 N, determine: 1 2 a força que deve ser aplicada no tubo 1 para equilibrar o carro; o deslocamento do nível de óleo no tubo 1, quando o carro sobe 20 cm.

Resolução a) A área da secção transversal do êmbolo é dada por A=π x R2, onde R é o raio do tubo. Como o raio é igual à metade do diâmetro, temos R1 =2 cm e R2 =20 cm. Como R2 = 10 x R1 , a área A2 é 100 vezes a área A1, pois a área é proporcional ao quadrado do raio. Portanto A2 = 100 x A1 . Como as pressões são iguais e o fluído é incompressível, temos:

b) Para obter o deslocamento ∆h1 aplicamos: ∆h1 x A1 = ∆h2 x A2 ∆h1 x A1 = 0,2 m x 100 x A1 ∆h1 = 20 m (2000 cm)

AULAS EXPERIMENTAIS

Transmissão de pressão nos líquidos ASSUNTO: Transmissão de pressão nos líquidos OBJETIVO: Verificar se a pressão exercida sobre um líquido se transmite em todas as direções e sentidos MATERIAL: - 1 balão – 1 alfinete – água de torneira PROCEDIMENTO: 1°) realizar 2 furos no balão. 2°) colocar debaixo da torneira e abrir a torneira para que a água entre no balão. 3°) realizar mais furos no balão e repetir o 2° procedimento.

Princípio de Pascal – Elevador Hidráulico ASSUNTO: Princípio de Pascal – Elevador Hidráulico OBJETIVO: Verificar o Princípio de Pascal; Determinar as forças aplicadas nos êmbolos; Determinar os deslocamentos dos êmbolos; Determinar a área dos êmbolos. MATERIAL: -Dois amortecedores de suspensão de automóvel, com diferentes diâmetros, que servirão como êmbolos; - Tubulações de freio de automóvel, para comunicação dos êmbolos; - Armação de ferro para sustentação do conjunto; - Duas chapas de ferro para a sustentação de pesos nos êmbolos. PROCEDIMENTO: 1°) Coloque um corpo de peso 50 N no êmbolo maior; 2°) Exerça uma força no êmbolo menor; 3°) Repita a experiência utilizando corpos de diferentes pesos em qualquer um dos êmbolos.

Exercício 1) Deseja-se construir uma prensa hidráulica que permita exercer no êmbolo maior uma força de 5,0 x 103 N, quando se aplica uma força de 50 N no êmbolo menor, cuja área é de 20 cm2 . Nesse caso a área do êmbolo maior deverá ser de: a) 2,0 x 10 cm2 b) 2,0 x 102 cm2 c) 2,0 x 103 cm2 d) 2,0 x 104 cm2 e) 2,0 x 105 cm2

Resolução O Princípio de Pascal afirma que as pressões em todos os pontos de um líquido são iguais. Como, por definição, pressão é a razão entre uma força e uma área, então:

Exercício 2) Numa prensa hidráulica, o êmbolo menor tem área de 10 cm2 enquanto o êmbolo maior tem sua área de 100 cm2. Quando uma força de 5N é aplicada no êmbolo menor, o êmbolo maior se move. Pode-se concluir que: a) a força exercida no êmbolo maior é de 500 N. b) o êmbolo maior desloca-se mais que o êmbolo menor. c) os dois êmbolos realizam o mesmo trabalho. d) o êmbolo maior realiza um trabalho maior que o êmbolo menor. e) O êmbolo menor realiza um trabalho maior que o êmbolo maior.

O item b também é falso, pois: Resolução O item a é falso pois: O item b também é falso, pois: Isto é, o êmbolo maior desloca-se menos que o menor!

Por outro lado, o volume do fluído deslocado entre os êmbolos é igual: O item c é a resposta correta, pois pelo Princípio de Pascal, a pressão em todos os pontos do líquido é a mesma: (1) Por outro lado, o volume do fluído deslocado entre os êmbolos é igual: (2) Substituindo-se (2) em (1) temos finalmente que: Conseqüentemente os itens d e e são falsos!

Exercício 3) Na figura, os êmbolos A e B possuem áreas de 80 cm2 e 20 cm2, respectivamente. Despreze os pesos dos êmbolos e considere o sistema em equilíbrio. Sendo a massa do corpo colocado em A igual a 100 kg, determine: a) A massa do corpo colocado em B. b) Qual será o deslocamento do corpo em A se deslocarmos o corpo B em 20 cm para baixo ?

Resolução a) Lembrando que pressão representa a razão entre uma força e uma área, e que pelo Princípio de Pascal a pressão é constante em todos os pontos do líquido, temos:

b) Lembrando que o líquido é incompressível, então um elemento de volume deslocado no tubo B corresponderá a um volume igual de líquido que chega ao tubo A. Como o volume de um cilindro é a área da base (S) vezes a altura (h), então:

Exercício 4) As áreas dos pistões do dispositivo hidráulico da figura mantêm a relação 50:2. Verifica-se que um corpo de peso P, colocado sobre o pistão maior, é equilibrado por uma força de 30 N no pistão menor, sem que o nível de fluido nas duas colunas se altere. De acordo com o princípio de Pascal, o peso P vale: a) 20 N b) 30N c) 60 N d) 500 N e) 750 N

Resolução Pelo enunciado da questão, temos: Valendo-se do Princípio de Pascal, temos que a pressão em todos os pontos de um líquido em repouso é constante, então: