Curso de Programação em C++ Universidade Federal do Ceará Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil Prof: Evandro Parente Junior Monitor: Renato Peixoto Abril/2007
Módulo I – Programação Estruturada Introdução Características básicas Decisões condicionais Laços Vetores e matrizes Ponteiros Funções Estruturas Entrada e saída Aplicações
Introdução C++ é uma evolução da linguagem C C++ Criada por Bjarne Stroustrup na década de 80 (http://www.research.att.com/~bs/) C++ É uma linguagem de aplicação geral. Contém a linguagem C (padrão ANSI). Suporta abstração de dados. Suporta programação orientada a objetos. Suporta programação genérica (templates).
Introdução C++ é um linguagem compilada. Compiladores livres para C++ Linux: g++ (http://gcc.gnu.org/) Windows: Cygwin (http://www.cygwin.com/) Dev-C++ (http://www.bloodshed.net/devcpp.html) Compilador Arquivos fonte Executável
Introdução C++ é uma linguagem padronizada (ANSI/ISO) Organização e comandos da liguagem. Bibliotecas (entrada/saida, matemática, STL, etc.) Independência de plataformas Windows 98/NT/2000/Me/XP Unix Solaris/IRIX/AIX/Linux Macintosh Os arquivos fonte (.cpp e .h) não precisam ser modificados.
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Esquema de um programa C++ Um programa C++ é dividido em funções: As definições/declarações no interior funções são locais. As definições/declarações fora das funções são globais. Todo programa precisa ter uma função chamada main Esta função é a primeira a ser chamada quando um programa é executado. Sintaxe: // exemplo.cpp int main(void) { Bloco de comandos return(0); } Comentário Espaço global Função principal O símbolo ; indica fim de linha
Biblioteca padrão Conjunto de funções/operadores pré-definidos. Precisa incluir (#include) a biblioteca antes de usar. Matemática (math.h/cmath) sqrt, exp, log, sin, cos, tan, asin, acos, ... Entrada/Saída (stdio.h/iostream) Leitura e impressão. Manipulação de arquivos (texto/binários). Tempo (time.h/ctime) Medição e manipulação de datas e tempo. Cadeias de caracteres (string.h/string) Manipulação de palavras, textos, etc. Standard Template Library (STL) Estruturas de dados: vetores, listas, árvores, ... Algoritmos: ordenação, procura, ...
Exemplo Biblioteca padrão de E/S // programa1.cpp #include <iostream> using namespace std; int main(void) { cout << "Primeiro programa em C++!\n"; return(0); // Sucesso } Biblioteca padrão de E/S Evita conflito com nomes da bib. padrão