Redes para Automação Industrial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Distribuídos
Advertisements

Tópicos Especiais em Sistemas Distribuídos
Capitulo 6: Entrada e Saída
Redes de Computadores José Pacheco de Almeida Prado
Computação Distribuída
Introdução à organização de computadores e sistemas operacionais
CAPÍTULO Sistemas de supervisão 2. Sistema SCADA
CAPÍTULO 6 1. Computação reconfigurável
CAPÍTULO Sistemas concentrados e distribuídos
Tele-Processamento e Redes (Redes de Computadores) Prof. Fábio Moreira Costa Universidade Federal de Goiás Instituto de Informática Curso de Ciência da.
CONCEITO BÁSICO DE REDE
Aspectos e Aplicações de INTERNET
Redes para Automação Industrial Capítulo 1: Automação Industrial
Luiz Affonso Guedes DCA-CT-UFRN
REDES COMPUTADORES. Permitem à aplicação enviar dados para todos os hosts de uma rede. É identificado pelo último endereço possível na rede.
Cartão Nacional da Saúde
Sistema Cliente-servidor ou Sistema Client-server
ALMIR RIBEIRO CRISTIANO PEREIRA FABIO SALVADOR FERNANDA BONFIM JUAN CALEU RONALDO SANTOS
Aula 7 – A Internet e a nova estrutura de TI
Gestão Corporativa da Energia Elétrica Sistema de Gerenciamento de Energia Visando a gestão corporativa da energia elétrica.
1 Modelos de Sistemas Distribuídos. Introdução - Dificuldades e ameaças para SD. Grande variação na utilização de SD )carga de trabalho e requerimentos.
Desenvolvimento de uma simulação dinâmica de uma coluna de destilação monitorada por instrumentos inteligentes Aluno: Alexandre Magno Pimentel Pinheiro.
REDES DE COMPUTADORES Comparativo dos modelos ISSO/OSI x TCP/IP
Tópicos de Sistemas de Informação A
TELEPROCESSAMENTO E REDES DE COMPUTADORES
Sistemas Operacionais
Introdução à Automação Industrial
Conexões de Rede. Objectivo(s) Instalar redes locais Conteúdos Definição de modelo de rede Tipos de rede e de ligação Configuração do adaptador de rede.
Tópicos especiais em controle inteligente e distribuído Professor: Jorge Dantas de Melo Rafael Marrocos Magalhães.
Medidor Eletrônico de Insumos
Introdução à Automação
CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA – AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Evolução dos Sistemas de Automação
Prof. Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.
Redes de computadores Interligação de máquinas diferentes, através de conexões físicas (cabos metálicos, fibras óticas)
Arquitetura de Redes de Computadores
FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO Aula 01
Redes de Computadores I Curso de Análise de Sistemas Celso Cardoso Neto 2013.
Zeque - Grad. CC1 Sistemas Operacionais Curso de Ciência da Computação da UFPE Prof. José Queiroz - ZEQUE.
Prof. Rafael Folha SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO SISTEMA DE.
Redes de Computadores I 1º Semestre Plano de Ensino Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE.
Sistemas Distribuídos
Protocolo MODBUS [ Slide de Abertura com a presença de outras logomarcas ] A segunda opção é a mais apropriada para a presença de mais de duas marcas.
Modelo OSI Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
Desenvolvimento de Software Dirigido a Modelos
Rede de Computadores MATA59 – Redes de Computadores I Universidade Federal da Bahia Instituto de Matemática Departamento de Ciência da Computação.
Programação Lógica Introdução a Automação Definição de Lógica
Rhodia Poliamida e Especialidades Ltda.
Elementos de automação industrial Aula 03 Prof. Diovani Milhorim
Interface de comunicação entre uma rede Foundation Fieldbus e uma planta simulada Aluno: Victor Leonardo Cavalcante Melo da Silva Orientador: Prof. Jorge.
Elementos de Informática
Sistemas Operacionais
UCSal – Bacharelado em Informática Banco de Dados Profa. Semíramis Assis
Informática Industrial N8INF
Sistemas Distribuídos Nadilma Nunes Aula Inicial – Apresentação da disciplina.
Leandro Clementino Almeida.  Anos 50 - Sistemas Operacionais tipo Lote:  Aumentar a capacidade de processamento de programas  Usuário ia ao computador.
Laboratório B – Sistemas Supervisórios N8LB9
Laboratório B – Sistemas Supervisórios N8LB9 Prof. Dr. Cesar da Costa 3.a Aula: Driver de Comunicação e Comunicação OPC.
Redes de Computadores Apresentação da Disciplina.
Revisão Comunicação; Protocolo; Conceitos e Elementos de uma Rede;
Prof. Dr. Mário Luiz Tronco
ECA-703 AUTOMAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS
Automação de sistema de visão sobre plataforma Rover com integração através de software LabVIEW®. Objetivo: Integrar o sistema LabVIEW ® com câmera IP/Wireless.
Redes de Computadores e Aplicações IGOR ALVES. Objetivos Entender os conceitos básicos sobre comunicação de dados; Diferenciar os modelos de referência.
FUNDAMENTOS TEÓRICOS Patrícia Teixeira Davet Pelotas, 22 de junho de 2012.
Ementa de disciplina Redes de Computadores 2º Ano – Técnico Integrado ao Ensino Médio.
Elipse CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO.
PCS2038 – Conceitos Gerais de Automação 1º Quadrimestre de Érico Nikaido Pedro Cavalcante Redes De Comunicação Para Sistemas De Automação Industrial.
PCS2038 – Conceitos Gerais de Automação 1º Quadrimestre de Leandro Moles de Matos Tárik Savietto Feres Arquitetura MAP (Manufacturing Automation.
Sistemas de Informações Fundamentos da Computação 9. Sistemas Operacionais Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Transcrição da apresentação:

Redes para Automação Industrial Luiz Affonso Guedes DCA-CT-UFRN 2005.1

Objetivos da Disciplina Estudo sistêmico de sistemas de automação industrial. Contextualizar a importância de redes de comunicação no âmbito de automação industrial. Caracterizar os requisitos necessários de redes de comunicação para aplicações industriais. Estudo de padrões de redes para automação industrial Fieldbus OPC Estudo de caso: projeto e ou implementação de uma rede industrial.

Conteúdo Programático Capítulo 1: Introdução Definição, caracterização e classificação Exemplos de redes de comunicação para automação industrial Requisitos demandados por aplicações industriais Capítulo 2: Introdução à Automação Industrial Definição e caracterização de relevância Elementos básicos da automação industrial Tipo de soluções de automação industrial Problemas e desafios associados com a automação

Conteúdo Programático Capítulo 3: Revisão de Redes de Computadores Definições básicas e classificação Modelo OSI/ISO Arquitetura TCP/IP Redes Locais: Ethernet, Can, Modbus Capítulo 4: Redes Fieldbus Definições básicas Modelo em camadas Características de hardware e software Principais blocos funcionais Exemplos de aplicação

Conteúdo Programático Capítulo 5: OPC Foundation Introdução, classificação e propriedades Capítulo 6: Projeto de Redes Industriais Procedimento de projeto e avaliação de redes industriais

Referências Bibliográficas Referências na Internet.

Avaliação Primeira Avaliação: Prova Teórica Segunda Avaliação: Trabalho Terceira Avaliação: Projeto Prático

Perspectiva do Curso O quê se esperar do curso O quê não se esperar do curso Linhas associadas Automação industrial Sistemas distribuídos Sistemas inteligentes

Visão Geral O problema

Visão Técnica

Níveis de Abstração do Problema Nível de Processos Físicos Nível de Sensores e Atuadores Nível de Controle Direto: PC, CLP Supervisão Gerência Nível de Rede de Comunicação Geração de informação estratégica Visualização, configuração e armazenamento e variáveis Tecnologias e protocolos de comunicação Algoritmos PID, fuzzy, lógica de relé,etc Eletrônica de potência, transdutores, acio. pneumático, etc Motores, robôs, caldeiras, etc.

Níveis de Tecnologias do Problema

Estrutura da automação industrial Gerência de Informação Rede de Comunicação de Dados Local Processo Físico 1 Sensores Atuadores Condicionamento de sinais Controlador Local 1 Processo Físico n Controlador Local n . . . Supervisor Base de Dados

Visão Geral Monitorar e ou acionar dispositivos físicos remotamente

O Problema de Controle A/D D/A Sensores Atuadores . . . Processo Físico Sensores Atuadores A/D D/A Relógio Externo Controle Direto Registro De Dados Gerência de Informação Interface Homem/Máquina Base de Dados . . . Terminais, impressoras, etc.

Evolução da Automação Industrial

Desafios da Automação Industrial Redes determinísiticas e tolerantes a falha Interoperabilidade: busca por padronização Algoritmos de controle eficientes Algoritmos de detecção e previsão de falhas Sistemas de gerência de informação Diminuição de custo Escalabilidade

Redes Fieldbus

OPC Foundation

OPC Foundation