EXERCÍCIO AS 3 LEIS DE NEWTON

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aristóteles Galileu Newton
Advertisements

Primeira Lei de Newton.
Professor: Marcelo Alano
Mecânica Vetorial para Engenheiros Dinâmica
PRINCÍPIOS DE DINÂMICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
Relatividade Restrita
Estudo das causas do movimento
O que você deve saber sobre
Leis de Isaac Newton.
DINÂMICA Quando se fala em dinâmica de corpos, a imagem que vem à cabeça é a clássica e mitológica de Isaac Newton, lendo seu livro sob uma macieira. Repentinamente,
Física Leis de Newton.
DINÂMICA Parte da mecânica que estuda as causas do movimento e de que forma um corpo influência o movimento do outro.
Aula 9° ANO Professor : Diego
DINÂMICA.
Mecânica Estudo dos Movimentos.
OS FUNDAMENTOS DA FÍSICA
FÍSICA PROF. Antônio Carlos REVISÃO.
Questões - Física Prof.: Haroldo Candal.
Da Terra à Lua FQA Leis de Newton Prof.ª Marília Peres
Escola Secundária João da Silva Correia
EX. 5 EX. 6 ou h = 88,4cm ± 0,6%.
DINÂMICA DO MOVIMENTO Prof. Raphael Carvalho.
Al.1.2 “Será necessário uma força para que um corpo se mova?”
1ª Lei de Newton – Lei da Inércia
Material de Apoio Interacção Gravítica.
Prob. 1: Qual deve ser o momento linear de uma partícula, de massa m, para que a energia total da partícula seja 3 vezes maior que a sua energia de repouso.
LEIS DE NEWTON 1ª LEI – INÉRCIA:
Física Geral e Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
LEIS DO MOVIMENTO Dinâmica Leis do Newton Conceito de Força
Leis de Newton.
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
Leis de Newton do Movimento
FORÇA
Leis do movimento Professor: Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva
-LEIS DE NEWTON-.
MECÂNICA DANIEL SENTO SÉ.
As Leis de Newton.
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências – 4º bim – º ano
Leis de Newton.
Exercício 01 Considerando as alternativas abaixo, assinale a(s) correta(s) com relação à Gravitação: (001) Um astronauta, durante sua estada em um planeta.
3 Módulo Sistemas de referência inerciais e não inerciais.
Definição de Grandeza física
1) O que é Cinemática? Parte da Física que se ocupa em estudar os movimentos, independente de suas causas.
Seguinte.
MQL Dinâmica e Leis de Newton
O gráfico que se segue traduz o movimento retilíneo de um corpo de massa 3Kg.
DINÂMICA FORÇA.
Física QUESTÃO 01 – (UVA – )
Exercícios de Planos e Atritos
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
Revisão Avaliação Mensal Ciências 4º bimestre
Dinâmica - Leis de Newton - Atrito - Plano Inclinado.
LEIS DE NEWTON.
DINÂMICA.
LEIS DE NEWTON Bruno Sepulveda.
Isaac Newton atribuiu como a causa do movimento, a aplicação da força.
Até agora descrevemos apenas os movimentos  cinemática As forças são as causas das modificações no movimento. Seu conhecimento permite prever o movimento.
Força de atrito com o solo Força de resistência do ar
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
Clique na imagem acima e assista ao vídeo sugerido
1) (PUC-RIO 2008) A primeira Lei de Newton afirma que, se a soma de todas as forças atuando sobre o corpo é zero, o mesmo… a) terá um movimento uniformemente.
CEEP NEWTON FREIRE MAIA Leis de Newton e suas Aplicações PROFESSOR: ADEMIR DISCIPLINA: FÍSICA TURMA: 1 ANO.
Professor: Fábio Jaime Raimundo
Princípio da Inércia.
2.5 Lei da Inércia. 2.5 Lei da Inércia No corredor de um autocarro em repouso, encontra-se uma bola: Sobre o corpo atuam duas forças: A resultante.
2.4 Lei Fundamental da Dinâmica
Cinemática Professor John Disciplina Física A.
Leis de Newton Primeira Lei de Newton Também conhecida como a lei da inércia, trata a respeito das condições de equilíbrio das partículas. Uma partícula.
FORÇA E MOVIMENTO Prof. Bruno Farias
Transcrição da apresentação:

EXERCÍCIO AS 3 LEIS DE NEWTON

Em 1687, Isaac Newton (cientista, físico e matemático inglês), publicou o livro Philosophiae Naturalis Principia Mathematica – Os princípios matemáticos da Filosofia Natural. Nele, Newton descreveu leis que explicavam comportamentos relativos ao movimento e força de objetos físicos. As leis de Newton são três.

1ª lei de Newton: Princípio da Inércia: Um corpo em movimento, tende a permanecer em movimento. Assim como, um corpo em repouso, tende a permanecer em repouso. 2ª lei de Newton: A força resultante que age em um corpo é proporcional a aceleração que adquire. 3ª lei de Newton: Quando um objeto exerce força sobre um segundo, ele reage e exerce sobre o primeiro, uma força de igual intensidade e direção, no entanto no sentido oposto.

1 – Numa partícula estão aplicadas apenas duas forças, de intensidades respectivamente iguais a 6N e 8N. Determine a intensidade da resultante quando as forças: a) tem a mesma direção e o mesmo sentido b) tem sentidos contrários

2 - A respeito do conceito da inércia, assinale a frase correta:    a) Um ponto material tende a manter sua aceleração por inércia.  b) Uma partícula pode ter movimento circular e uniforme, por inércia.  c) O único estado cinemático que pode ser mantido por inércia é o repouso.  d) Não pode existir movimento perpétuo, sem a presença de uma força.  e) A velocidade vetorial de uma partícula tende a se manter por inércia; a força é usada para alterar a velocidade e não para mantê-la.      3 - O Princípio da Inércia afirma:    a) Todo ponto material isolado ou está em repouso ou em movimento retilíneo em relação a qualquer referencial.   b) Todo ponto material isolado ou está em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme em relação a qualquer referencial.   c) Existem referenciais privilegiados em relação aos quais todo ponto material isolado tem velocidade vetorial nula.    d) Existem referenciais privilegiados em relação aos quais todo ponto material isolado tem velocidade vetorial constante.    e) Existem referenciais privilegiados em relação aos quais todo ponto material isolado tem velocidade escalar nula.   

4 - Um homem, no interior de um elevador, está jogando dardos em um alvo fixado na parede interna do elevador. Inicialmente, o elevador está em repouso, em relação à Terra, suposta um Sistema Inercial e o homem acerta os dardos bem no centro do alvo. Em seguida, o elevador está em movimento retilíneo e uniforme em relação à Terra. Se o homem quiser continuar acertando o centro do alvo, como deverá fazer a mira, em relação ao seu procedimento com o elevador parado?   a) mais alto; b) mais baixo; c) mais alto se o elevador está subindo, mais baixo se descendo; d) mais baixo se  o elevador estiver descendo e mais alto se descendo; e) exatamente do mesmo modo.      5 - As estatísticas indicam que o uso do cinto de segurança deve ser obrigatório para prevenir lesões mais graves em motoristas e passageiros no caso de acidentes. Fisicamente, a função do cinto está relacionada com a:   a) Primeira Lei de Newton; b) Lei de Snell; c) Lei de Ampère; d) Lei de Ohm; e) Primeira Lei de Kepler.   

6 - As leis da Mecânica Newtoniana são formuladas em relação a um princípio fundamental, denominado:         a) Princípio da Inércia; b) Princípio  da Conservação da Energia Mecânica; c) Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento; d) Princípio da Conservação do Momento Angular; e) Princípio da Relatividade: "Todos os referenciais inerciais são equivalentes, para a formulação da Mecânica Newtoniana".    7 - Um ônibus percorre um trecho de estrada retilínea horizontal com aceleração constante. no interior do ônibus há uma pedra suspensa por um fio ideal preso ao teto. Um passageiro observa esse fio e verifica que ele não está mais na vertical. Com relação a este fato podemos afirmar que:    a) O peso é a única força que age sobre a pedra.  b) Se a massa da pedra fosse maior, a inclinação do fio seria menor.  c) Pela inclinação do fio podemos determinar a velocidade do ônibus.  d) Se a velocidade do ônibus fosse constante, o fio estaria na vertical.   e) A força transmitida pelo fio ao teto é menor que o peso do corpo.  

8 - Uma força foi aplicada a um corpo cuja massa é de 60 kg e imprimiu uma aceleração de 24 m/s2. Determine a intensidade dessa força. 9 - Quando um força de 36N é aplicada em um corpo de 6kg, qual é a aceleração adquirida por ele?

10 - Qual o peso de um corpo de massa igual a 10kg: a) Na superfície da Terra (g = 9,8m/s²); b) Na superfície de Marte (g = 3,724m/s²).