Escrever é fazer sexo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O novo website da Sulzer Equipe Internet | Julho 2012.
Advertisements

Support.ebsco.com EBSCOhost Pesquisa básica para usuários corporativos Tutorial.
TUTORIAL BASE DE DADOS SCIENCE DIRECT Elaborado por:
EBSCOhost Pesquisa básica para bibliotecas acadêmicas
Melhores práticas de Search Engine Optimization (SEO) Curso: Publicidade e Propaganda FACHA – Faculdades Hélio Alonso Setembro 2011 LUIZ AGNER MÍDIAS.
Obtendo informações sobre o Portal Localizando uma publicação.
Como organizar um, sem esquecer nada
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Conhecendo o VS2008: Windows Forms X Web Forms X Web Services
Laboratório de Informática Imagens 1º Semestre 2010 > PUCPR > BSI Bruno C. de Paula.
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
Ficha de Leitura.
CINAHL Tutorial de Pesquisa Básica
Janeiro/2009Professora Janilse Vasconcelos Blog. Janeiro/2009Professora Janilse Vasconcelos O Blog, é um diário na Web, que pode complementar o ensino.
Encontro Construindo um Web Site com o Nvu
Interfaces gráficas e Interfaces Web
Por quê escrever, sem ninguém lê?
Tutorial de utilização do
Fernanda Barroso Abril,2006
Search Engine Optimization
Webwriting Aline Cristina M. de Moura Alline Oliveira de Abreu
MANUAL NOVA INTRANET 2010 IMPORTANTE! IMPORTANTE!
Antes de iniciar o trabalho com esse site, é necessário criar uma conta de , no gmail, e todos do grupo devem ter esse endereço, login e senha. Todos.
Pastoral da Comunicação
Elaborar uma boa Apresentação
TUTORIAL. Acervo digital de obras de referência (dicionários e enciclopédias) com acesso ao texto completo e busca textual. Contempla diversas áreas do.
Professora: Rosana Santos
Qualidade em Apresentações Eletrônicas
Criando Apresentações
Dicas para pesquisas no Google
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
1: nome e descrição da marca, produto ou serviço
Layout.
TUTORIAL. Acervo de 47 jornais especialmente selecionados pela British Library para melhor representar o século XIX. Inclui jornais nacionais e regionais.
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
LOGIN Para acessar o sistema, digite em seu browser:
Marketing Digital E-Commerce Publicidade na web Visibilidade – Eye Tracking Melhores Maneiras para elaboração de Marketing Curso: Criação e desenvolvimento.
SEO PPC Página de resultados do Google Clientes.
Criatividade e anúncio em tempos de rede
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
WEBSITE Como utilizar um site Assistente de Criação
Tutorial Área Restrita do Anunciante Tutorial Área Restrita do Anunciante.
Luiz Antonio Torres, Maio/2014
PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES
PARA GERENCIAR O TEXTO NA INTERNET Produção e distribuição de conteúdo jornalístico na Web.
Dicas para Apresentações
ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DO UÍGE E-BOOKS : CONCEITOS BASICOS E FASES DE IMPLEMENTAÇÃO Eng. AMOUSSOU DOROTHÉE Msc. em Electrónica e Automação UNIVERSIDADE.
Planear um Website Principais etapas.
A Era da Informação Web Webwriting é o conjunto de técnicas para a distribuição de conteúdos em ambientes digitais.
GOOGLE DOCS 3º ATIVIDADE FORMULÁRIOS TUTORIAL GOOGLE DOCS.
TÍTULO INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Mobile Catalog Gerenciador de conteúdo web e mobile 2009.
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Aplicativos Web – Web Design Ensino Médio Integrado Ana Paula Alves de Lima.
Teremos nesta aula: 31 de julho de 2015 Aula 1 – OBJETIVOS DO MÓDULO Apostila: DESENVOLVIMENTO DE SITES 1 – 7 regras pra o desenvolvimento de um bom site.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Departamento de Administração Campus: Coração Eucarístico Tópicos Especiais I - Estratégias.
Karine Alessandra Córdova
Marketing de Busca Professora: Aline.  Marketing de conteúdo ou marketing de busca (SEM) as vezes de misturam.  Marketing de busca é otimizar, melhorar.
Fernando Feltrin Criando uma revista Fernando Feltrin
HTML Prof. Geyson Silva.
TUTORIAL. SABIN AMERICANA Esta base é formulada conforme a bibliografia de Joseph Sabin, bibliófilo americano que viveu entre 1821 e Com.
TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO EM PROSA
Tecnologias Aplicadas à Capacitação e ao Desenvolvimento de Pessoas Profª Msc. Adriana Silva.
Tutorial DynaMed Plus support.ebsco.com.
Acesso à Plataforma SNELIS Sistemas e Recursos da Plataforma SNELIS Clique aqui.
Sistema HelpDesk Sistemas e Recursos da Plataforma SNELIS Clique aqui.
FICHAMENTO.
1. Use títulos objetivos Os títulos do seus posts são os principais itens que farão seu blog aparecer mais no Google, então capriche neles! ;D Evite títulos.
Transcrição da apresentação:

Escrever é fazer sexo

Webwriting Logo, quando você criar qualquer coisa para o meio digital – seja um site, um CD-Rom, uma campanha de banners, etc –, tenha sempre em mente que, de uma forma ou de outra, deverá proporcionar algum tipo de prazer para seu público-alvo “Orgasmos e escovas de dentes: o povo quer prazer” – Eco Moliterno – Webinsider http://webinsider.uol.com.br/index.php/2008/09/21/orgasmos-e-escovas-de-dente-o-publico-quer-prazer/

Webwriting Definições 3

“Redação online criativa” Webwriting “Redação online criativa” Bruno Rodrigues 1ª edição do livro 4

Webwriting É um conjunto de técnicas que auxiliam na criação e distribuição de conteúdo em ambientes digitais Bruno Rodrigues atualmente 5

Webwriting Ambientes digitais? INTERNET, INTRANET, EXTRANET, CD/DVD-ROM, DISPOSITIVOS MÓVEIS (IPHONE, SMARTPHONES, PALM, PSP), TV DIGITAL, PEN DRIVE, ETC, ETC, ETC. 6

Dicionário do Trabalho Vivo/USP Webwriting “Profissional que atua em mídias digitais, tendo como objeto de trabalho não só o texto propriamente dito, mas também toda e qualquer informação textual ou visual que seja veiculada. Sua preocupação não deve estar restrita à qualidade e criatividade do texto mas também a questões ligadas à organização e a facilidade de acesso à informação.” Dicionário do Trabalho Vivo/USP 7

Webwriting Quem “criou”? 8

Webwriting Crawford Kiliam, Nick Usborne David Mill Bruno Rodrigues Ana Erthal Quem são “os caras”? 9

Mas então o que é Webwriting? 10

Não é uma escrita jornalística Não é uma redação publicitária Webwriting Não é uma escrita jornalística Não é uma redação publicitária 11

Webwriting É uma mistura das duas. Não é uma escrita jornalística Não é uma redação publicitária É uma mistura das duas. 12

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS Texto informativo/persuasivo Webwriting ALGUMAS CARACTERÍSTICAS Texto informativo/persuasivo Para convencer o usuário a prosseguir na leitura Vocação para ser “vendedor” – no sentido de incitar à ação Uso do imperativo: “Preencha o cadastro” “Veja outros exemplos” 13

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS Webwriting ALGUMAS CARACTERÍSTICAS - Deve ser atraente (“escrever é fazer sexo”, lembra?) 14

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS - Se concentrar no essencial da informação Webwriting ALGUMAS CARACTERÍSTICAS - Se concentrar no essencial da informação (“snack culture”) 15

Webwriting “O leitor não lê. Escaneia.” 16

Estudo de Jackob Nielsen com 232 usuários visitando centenas de sites Webwriting Padrão de leitura em F Estudo de Jackob Nielsen com 232 usuários visitando centenas de sites 17

Webwriting Eye-tracking http://googleblog.blogspot.com/2009/02/eye-tracking-studies-more-than-meets.html

Webwriting Textos “escaneáveis” Títulos Sub-títulos Links Palavras-chave Listas, bullets, ícones

Ao escrever texto para mídias digitais: Webwriting Ao escrever texto para mídias digitais: O OBJETIVO É CATIVAR O LEITOR, GANHAR SUA ATENÇÃO 20

Ao escrever texto para mídias digitais: Webwriting Ao escrever texto para mídias digitais: PENSE O CONTEÚDO PENSE NO TODO PENSE NAS PESSOAS 21

com quem você está falando.” Webwriting “Você precisa saber com quem você está falando.” Bob Levinson 22

Somos caçadores de informações Webwriting Somos caçadores de informações

o tempo que o usuário utiliza para procurar algo numa página Webwriting Segundo Nielsen, o tempo que o usuário utiliza para procurar algo numa página é 26 segundos

O tempo e o espaço são reduzidos Webwriting Em ambientes digitais O tempo e o espaço são reduzidos

Tem pouco tempo e espaço? Webwriting O que você faz quando Tem pouco tempo e espaço?

tem pouco tempo e espaço? Webwriting O que você faz quando tem pouco tempo e espaço?

tem pouco tempo e espaço? Webwriting O que você faz quando tem pouco tempo e espaço?

tem pouco tempo e espaço? Webwriting O que você faz quando tem pouco tempo e espaço?

Segundo Nielsen, o texto deve ser Webwriting Segundo Nielsen, o texto deve ser OBJETIVO CONCISO ESCANEÁVEL http://www.useit.com/papers/webwriting/writing.html

Webwriting Escreve de modo objetivo, O que você faz quando tem pouco tempo e espaço? Escreve de modo objetivo, tentando ser criativo e persuasivo, destacando os pontos principais e conduzindo o leitor

Webwriting Os três princípios: OBJETIVIDADE VISIBILIDADE NAVEGABILIDADE

Preferencialmente textos curtos Webwriting OBJETIVIDADE Ir direto ao ponto Preferencialmente textos curtos

http://www2. petrobras. com. br/portal/frame_ri. asp http://www2.petrobras.com.br/portal/frame_ri.asp?pagina=/ri/port/index.asp&lang=pt&area=ri

http://www.sadia.com.br/sobre-a-sadia/

http://www. portalccaa. com. br/main. asp http://www.portalccaa.com.br/main.asp?Team={6B64C78E-DC91-4F4B-8057-6B9D7DB2BF8A}

Se a informação pedir, use outros recursos: Webwriting OBJETIVIDADE Não reprima seu texto Se a informação pedir, use outros recursos: Links TabContainer Accordion Tooltip Flash

Webwriting Links

Webwriting Tabcontainer http://mattberseth2.com/demo/Default.aspx?Name=JQuery+TabContainer+Theme+with+Tab+Transition+Animations&Filter=All

Webwriting Tootip http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=pt-BR&sl=en&tl=pt&u=http://jquery.bassistance.de/tooltip/demo/&rurl=translate.google.com.br&anno=2&usg=ALkJrhjau-Lj6wVulMS0wK_B-GWeceXdWw

Webwriting Accordion http://www.marghoobsuleman.com/jQuery-common-accordion http://templateseacessorios.blogspot.com/2010/07/blogtoc-em-forma-de-menu-acordion.html

Webwriting Flash

Webwriting Flash http://www.usiminas.com/irj/servlet/prt/portal/prtroot/pcd!3aportal_content!2fusiminas!2fcomum!2fconteudo!2fiviews!2fbr.com.su.i.iview.JAI_iView_Publica_do_KM/prtl_hs/SolucoesUsiminas/NovoSite/pt/index.html

Webwriting Pense o conteúdo em camadas OBJETIVIDADE Trabalhe uma idéia a cada parágrafo (se o raciocínio for longo, desdobre em mais de um parágrafo) Planeje, fragmente, fracione, divida o conteúdo em páginas, links, áreas e seções

http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1484622-9356,00-RECEITA+FEDERAL+INFORMA+QUE+ESTE+SERA+O+ULTIMO+ANO+DO+IR+VIA+FORMULARIO.html

http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1452052-9356,00-RECEITA+AMPLIA+ATENDIMENTO+PARA+CONTRIBUINTE+QUE+CAIU+NA+MALHAFINA.html

Webwriting Objetividade é dar a informação completa OBJETIVIDADE - Como fazer isso depende do seu planejamento e da sua criatividade

http://www. usiminas. com/irj/servlet/prt/portal/prtroot/pcd http://www.usiminas.com/irj/servlet/prt/portal/prtroot/pcd!3aportal_content!2fusiminas!2fcomum!2fconteudo!2fiviews!2fbr.com.su.i.iview.JAI_iView_Publica_do_KM/prtl_hs/SolucoesUsiminas/NovoSite/pt/index.html

Webwriting VISIBILIDADE Dê destaque às informações mais importantes Em mídias digitais, o texto também tem uma função visual

Webwriting VISIBILIDADE Uso de listas, bullets, ícones Informações em série, dados numéricos, Tópicos de um mesmo assunto, Itens que merecem destaque

Webwriting VISIBILIDADE - Se precisar, seja “redundante” (com as buscas orgânicas, o usuário entra por todo lado)

Webwriting NAVEGABILIDADE Imagine-se como um guia turístico Primeiro, capture a atenção e o interesse do usuário Depois, dê a ele opções de saber mais

Evite links para sites externos utilizar textos que sejam auto-explicativos, com informações suficientes sobre o conteúdo do endereço apontado. não usar expressões como “Clique aqui”. utilizar textos que sejam auto-explicativos, com informações suficientes sobre o conteúdo do endereço apontado. não usar expressões como “Clique aqui”. Webwriting NAVEGABILIDADE Evite excesso de links Evite links para sites externos

Webwriting NAVEGABILIDADE utilizar textos que sejam auto-explicativos, com informações suficientes sobre o conteúdo do endereço apontado. não usar expressões como “Clique aqui”. utilizar textos que sejam auto-explicativos, com informações suficientes sobre o conteúdo do endereço apontado. não usar expressões como “Clique aqui”. Webwriting NAVEGABILIDADE Utilizar títulos de links que sejam auto-explicativos, com informações suficientes sobre o conteúdo apontado. Apontar exatamente para o conteúdo descrito no link. Não usar expressões como “Clique aqui”. Usar o atributo ALT (do código HTML) com o significado das imagens

Atividade para próxima aula: com os princípios apresentados Webwriting Atividade para próxima aula: Encontrar na web uma página que não se encontra nos padrões de Webwriting e reescrever o texto de acordo com os princípios apresentados