Escrever é fazer sexo
Webwriting Logo, quando você criar qualquer coisa para o meio digital – seja um site, um CD-Rom, uma campanha de banners, etc –, tenha sempre em mente que, de uma forma ou de outra, deverá proporcionar algum tipo de prazer para seu público-alvo “Orgasmos e escovas de dentes: o povo quer prazer” – Eco Moliterno – Webinsider http://webinsider.uol.com.br/index.php/2008/09/21/orgasmos-e-escovas-de-dente-o-publico-quer-prazer/
Webwriting Definições 3
“Redação online criativa” Webwriting “Redação online criativa” Bruno Rodrigues 1ª edição do livro 4
Webwriting É um conjunto de técnicas que auxiliam na criação e distribuição de conteúdo em ambientes digitais Bruno Rodrigues atualmente 5
Webwriting Ambientes digitais? INTERNET, INTRANET, EXTRANET, CD/DVD-ROM, DISPOSITIVOS MÓVEIS (IPHONE, SMARTPHONES, PALM, PSP), TV DIGITAL, PEN DRIVE, ETC, ETC, ETC. 6
Dicionário do Trabalho Vivo/USP Webwriting “Profissional que atua em mídias digitais, tendo como objeto de trabalho não só o texto propriamente dito, mas também toda e qualquer informação textual ou visual que seja veiculada. Sua preocupação não deve estar restrita à qualidade e criatividade do texto mas também a questões ligadas à organização e a facilidade de acesso à informação.” Dicionário do Trabalho Vivo/USP 7
Webwriting Quem “criou”? 8
Webwriting Crawford Kiliam, Nick Usborne David Mill Bruno Rodrigues Ana Erthal Quem são “os caras”? 9
Mas então o que é Webwriting? 10
Não é uma escrita jornalística Não é uma redação publicitária Webwriting Não é uma escrita jornalística Não é uma redação publicitária 11
Webwriting É uma mistura das duas. Não é uma escrita jornalística Não é uma redação publicitária É uma mistura das duas. 12
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS Texto informativo/persuasivo Webwriting ALGUMAS CARACTERÍSTICAS Texto informativo/persuasivo Para convencer o usuário a prosseguir na leitura Vocação para ser “vendedor” – no sentido de incitar à ação Uso do imperativo: “Preencha o cadastro” “Veja outros exemplos” 13
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS Webwriting ALGUMAS CARACTERÍSTICAS - Deve ser atraente (“escrever é fazer sexo”, lembra?) 14
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS - Se concentrar no essencial da informação Webwriting ALGUMAS CARACTERÍSTICAS - Se concentrar no essencial da informação (“snack culture”) 15
Webwriting “O leitor não lê. Escaneia.” 16
Estudo de Jackob Nielsen com 232 usuários visitando centenas de sites Webwriting Padrão de leitura em F Estudo de Jackob Nielsen com 232 usuários visitando centenas de sites 17
Webwriting Eye-tracking http://googleblog.blogspot.com/2009/02/eye-tracking-studies-more-than-meets.html
Webwriting Textos “escaneáveis” Títulos Sub-títulos Links Palavras-chave Listas, bullets, ícones
Ao escrever texto para mídias digitais: Webwriting Ao escrever texto para mídias digitais: O OBJETIVO É CATIVAR O LEITOR, GANHAR SUA ATENÇÃO 20
Ao escrever texto para mídias digitais: Webwriting Ao escrever texto para mídias digitais: PENSE O CONTEÚDO PENSE NO TODO PENSE NAS PESSOAS 21
com quem você está falando.” Webwriting “Você precisa saber com quem você está falando.” Bob Levinson 22
Somos caçadores de informações Webwriting Somos caçadores de informações
o tempo que o usuário utiliza para procurar algo numa página Webwriting Segundo Nielsen, o tempo que o usuário utiliza para procurar algo numa página é 26 segundos
O tempo e o espaço são reduzidos Webwriting Em ambientes digitais O tempo e o espaço são reduzidos
Tem pouco tempo e espaço? Webwriting O que você faz quando Tem pouco tempo e espaço?
tem pouco tempo e espaço? Webwriting O que você faz quando tem pouco tempo e espaço?
tem pouco tempo e espaço? Webwriting O que você faz quando tem pouco tempo e espaço?
tem pouco tempo e espaço? Webwriting O que você faz quando tem pouco tempo e espaço?
Segundo Nielsen, o texto deve ser Webwriting Segundo Nielsen, o texto deve ser OBJETIVO CONCISO ESCANEÁVEL http://www.useit.com/papers/webwriting/writing.html
Webwriting Escreve de modo objetivo, O que você faz quando tem pouco tempo e espaço? Escreve de modo objetivo, tentando ser criativo e persuasivo, destacando os pontos principais e conduzindo o leitor
Webwriting Os três princípios: OBJETIVIDADE VISIBILIDADE NAVEGABILIDADE
Preferencialmente textos curtos Webwriting OBJETIVIDADE Ir direto ao ponto Preferencialmente textos curtos
http://www2. petrobras. com. br/portal/frame_ri. asp http://www2.petrobras.com.br/portal/frame_ri.asp?pagina=/ri/port/index.asp&lang=pt&area=ri
http://www.sadia.com.br/sobre-a-sadia/
http://www. portalccaa. com. br/main. asp http://www.portalccaa.com.br/main.asp?Team={6B64C78E-DC91-4F4B-8057-6B9D7DB2BF8A}
Se a informação pedir, use outros recursos: Webwriting OBJETIVIDADE Não reprima seu texto Se a informação pedir, use outros recursos: Links TabContainer Accordion Tooltip Flash
Webwriting Links
Webwriting Tabcontainer http://mattberseth2.com/demo/Default.aspx?Name=JQuery+TabContainer+Theme+with+Tab+Transition+Animations&Filter=All
Webwriting Tootip http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=pt-BR&sl=en&tl=pt&u=http://jquery.bassistance.de/tooltip/demo/&rurl=translate.google.com.br&anno=2&usg=ALkJrhjau-Lj6wVulMS0wK_B-GWeceXdWw
Webwriting Accordion http://www.marghoobsuleman.com/jQuery-common-accordion http://templateseacessorios.blogspot.com/2010/07/blogtoc-em-forma-de-menu-acordion.html
Webwriting Flash
Webwriting Flash http://www.usiminas.com/irj/servlet/prt/portal/prtroot/pcd!3aportal_content!2fusiminas!2fcomum!2fconteudo!2fiviews!2fbr.com.su.i.iview.JAI_iView_Publica_do_KM/prtl_hs/SolucoesUsiminas/NovoSite/pt/index.html
Webwriting Pense o conteúdo em camadas OBJETIVIDADE Trabalhe uma idéia a cada parágrafo (se o raciocínio for longo, desdobre em mais de um parágrafo) Planeje, fragmente, fracione, divida o conteúdo em páginas, links, áreas e seções
http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1484622-9356,00-RECEITA+FEDERAL+INFORMA+QUE+ESTE+SERA+O+ULTIMO+ANO+DO+IR+VIA+FORMULARIO.html
http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1452052-9356,00-RECEITA+AMPLIA+ATENDIMENTO+PARA+CONTRIBUINTE+QUE+CAIU+NA+MALHAFINA.html
Webwriting Objetividade é dar a informação completa OBJETIVIDADE - Como fazer isso depende do seu planejamento e da sua criatividade
http://www. usiminas. com/irj/servlet/prt/portal/prtroot/pcd http://www.usiminas.com/irj/servlet/prt/portal/prtroot/pcd!3aportal_content!2fusiminas!2fcomum!2fconteudo!2fiviews!2fbr.com.su.i.iview.JAI_iView_Publica_do_KM/prtl_hs/SolucoesUsiminas/NovoSite/pt/index.html
Webwriting VISIBILIDADE Dê destaque às informações mais importantes Em mídias digitais, o texto também tem uma função visual
Webwriting VISIBILIDADE Uso de listas, bullets, ícones Informações em série, dados numéricos, Tópicos de um mesmo assunto, Itens que merecem destaque
Webwriting VISIBILIDADE - Se precisar, seja “redundante” (com as buscas orgânicas, o usuário entra por todo lado)
Webwriting NAVEGABILIDADE Imagine-se como um guia turístico Primeiro, capture a atenção e o interesse do usuário Depois, dê a ele opções de saber mais
Evite links para sites externos utilizar textos que sejam auto-explicativos, com informações suficientes sobre o conteúdo do endereço apontado. não usar expressões como “Clique aqui”. utilizar textos que sejam auto-explicativos, com informações suficientes sobre o conteúdo do endereço apontado. não usar expressões como “Clique aqui”. Webwriting NAVEGABILIDADE Evite excesso de links Evite links para sites externos
Webwriting NAVEGABILIDADE utilizar textos que sejam auto-explicativos, com informações suficientes sobre o conteúdo do endereço apontado. não usar expressões como “Clique aqui”. utilizar textos que sejam auto-explicativos, com informações suficientes sobre o conteúdo do endereço apontado. não usar expressões como “Clique aqui”. Webwriting NAVEGABILIDADE Utilizar títulos de links que sejam auto-explicativos, com informações suficientes sobre o conteúdo apontado. Apontar exatamente para o conteúdo descrito no link. Não usar expressões como “Clique aqui”. Usar o atributo ALT (do código HTML) com o significado das imagens
Atividade para próxima aula: com os princípios apresentados Webwriting Atividade para próxima aula: Encontrar na web uma página que não se encontra nos padrões de Webwriting e reescrever o texto de acordo com os princípios apresentados