Aula 16 Nematelmintos I.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Platelmitos.
Advertisements

Filo dos Nematelmintos
PLATELMINTOS E NEMATELMINTOS
Platelmintos Nematelmintos
Nematelmintos - Vermes Cilíndricos
FILO DOS NEMATÓDEOS OS VERMES CILÍNDRICOS.
FILO NEMATHELMINTES.
NEMATELMINTES.
ANIMAIS PSEUDOCELOMADOS
Filo Nematelmintos Características:
VERMES PLATELMINTOS E NEMATÓDEOS – UT 12
Filo Nemathelminthes: vermes cilíndricos
Filo Nematoda.
Filo Nematelmintos Exemplos: Ascaris lumbricoides e Wuchereria bancrofti. Folhetos embrionários: triploblásticos. Celoma: pseudocelomados. Simetria bilateral.
Filo dos Nematelmintos
“Vermes de corpo cilíndrico”
NEMATELMINTOS Animais de corpo vermiforme, fino e tubular. Simetria bilateral. Triblásticos, pseudocelomados. Os nematelmintos podem ter vida livre ou.
Filo Anelida (Anelídeos)
Nematoda.
Filo Nematodea (Nematelmintos)
Nematódeos parasitas do ser humano
PLATELMINTOS “Vermes chatos”
FILOS ANIMAIS.
Platelmintos e Nematelmintos Verminoses Características
ANELÍDEOS, PLATELMINTOS E NEMATELMINTOS
Ensino Fundamental 7º Ano – Ciências
Nematelmintos ou vermes cilíndricos
Anelídeos Filo Nematoda Prof.: Gilmar Marques.
PLATELMINTOS “Vermes chatos”
Helmintos.
ANIMAIS INVERTEBRADOS NEMATÓDEOS
ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS PLATELMINTOS E NEMATELMINTOS
Platelmintos Vermes achatados.
Prof.: Samuel Bitu Biologia 2 Cap.15 e 16 – Platelmintos.
Professora: Gurgel Filho
Ascaridíase Vitor Alexandre.
FILO NEMATODA: NEMÁTODES/ NEMATELMINTOS
Biologia 2 Cap.:17 - Nematelmintos Prof.: Samuel Bitu.
Biologia Profº André Maia FILO Anelida.
Biologia Ivan,Rodolfo,Bruno 2M1
Aula 14 Platelmintos I.
Filo Platelmintos.
Foto do personagem Jeca Tatu, de Monteiro Lobato
Filo dos Nematelmintos
NEMATÓDEOS.
Colégio Maria Imaculada
Platelmintos e Nematelmintos
Caracterização São helmintos de corpo cilíndrico, não segmentado, revestidos por uma cutícula quitinosa; podem ser de vida livre ou parasitas. Simetria.
NEMATELMINTOS Simone B. Bolognini.
Grupo: Eduarda Viliod , Ingrid Campos , Letícia Maria e Pedro Achê
Características Gerais
Pré-Vestibular Anglo – Viçosa Aula: Nematóides
Nematódeos parasitas do ser humano
Reino Animal Nematódeos Leonardo.
Características Gerais
Aschelmintos Filo Nematoda
ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS PLATELMINTOS E NEMATELMINTOS
Filo Platelmintos Solitárias, Planárias, esquistossomos
Filo Nematelminto   Ø    Características: Animal de corpo fino e tubular são triblásticos, pseudocelomados e com simetria bilateral. Ø    Habitat: Animais.
PLATELMINTOS E NEMATELMINTOS
Professora: Roberta Fontoura
FILO NEMATELMINTHES OU
NEMATELMINTES.
PLATELMINTES.
FILO ASQUELMINTOS OU NEMATELMINTOS
vermes de corpo cilíndrico
Platelmintos e Nematelmintos
DOENÇAS CAUSADAS POR NEMATELMINTES
Doenças causadas por Nematódeos
Transcrição da apresentação:

Aula 16 Nematelmintos I

Principais característica Os nematódeos, ou nematelmintos, são vermes de corpo cilíndrico, afilado nas extremidades, semelhantes a um fio (nema = fio). São parasitas de seres humanos, animais e plantas, tendo grande importância em saúde. Existem cerca de 10.000 espécies descritas. Podem ser encontrados em grande quantidade no solo, na água e como parasitas.

Tubo musculodérmico São animais triblásticos (possuem os 3 folhetos germinativos: ectoderme, mesoderme e endoderme), e pseudocelomados. O corpo desses vermes é coberto por uma cutícula protetora muito resistente, produzida pela epiderme, composta principalmente de colágeno. Essa cutícula protege contra as enzimas produzidas pelo sistema digestório do organismo hospedeiro. A epiderme é composta por uma camada de células simples. A musculatura dos nematódeos é composta por uma única camada de células que se distribui longitudinalmente pelo corpo. Essa musculatura lisa é responsável pelos movimentos desses animais. Provocam flexões dorsoventrais.

Sistema digestório completo Os nematódeos são os primeiros animais a apresentarem sistema digestório completo, ou seja, possuem boca e ânus. A boca possui lábios ao redor. Esses lábios possuem papilas sensoriais, dentes ou placas cortantes. Os parasitas alimentam-se de produtos pré-digeridos pelo hospedeiro, mas há também espécies fitófagas e carnívoras.

Sistema excretor Possuem uma célula especializada, com um formato que lembra a letra H. Possuem dois canais longitudinais, que percorrem a lateral do corpo do verme, unidas por um canal transversal, que emite um ducto que elimina excretas pelo poro excretor. A principal excreta desses animais é a amônia.

Sistema nervoso Possuem dois cordões nervosos que percorrem o corpo do animal, ventral ou longitudinalmente. Da faringe partem os cordões nervosos. O cordão nervoso dorsal é responsável pela função motora, enquanto a ventral é sensorial e motora, sendo considerada a mais importante.

Reprodução São animais dióicos, em sua grande maioria, possuem sexos separados. Apresentam dimorfismo sexual, ou seja, a fêmea é diferente do macho. Normalmente os machos são menores e sua porção posterior é afilada e curva, para facilitar a cópula. A fecundação é cruzada e o desenvolvimento é indireto.

Parasitoses: ascaridíase, ancilostomíase, oxiurose, tricocefalose e elefantíase Ascaridose ou Ascaridíase: Parasita -  Ascaris lombricóides; Sintomas - Cólicas, náuseas, vômitos, oclusão intestinal (não consegue defecar), quando em grande número. Transmissão - Alimentos contaminados por ovos. Fêmea: 35 a 40 cm; macho 15 a 35 cm; Até chegar ao intestino/ 2 meses, e as larvas passa por órgãos como fígado e pulmão/irritação, tosse, febre baixa e falta de ar; tornam-se adultas, acasalam, ovos saem junto com as fezes do homem;

Enterobiose ou oxiurose Doença intestinal causada por Enterobius vermiculares, verme pequeno; Macho com 3 a 5 mm e fêmea com 8 a 12mm; Ingestão de ovos; Verme se fixa no intestino, produz inflamação, náusea e dores abdominais; Sintoma mais típico: coceira da região anal, quando hospedeiro se deita e o calor da cama ativa os parasitas.

Medidas preventivas Para evitarmos essas doenças, higiene e saneamento básico é fundamental: *lavar bem os alimentos antes de consumi-los; *beber apenas água tratada (filtrada ou fervida) *manter sanitários limpos; *lavar as mãos antes das refeições e após ira ao banheiro; *tratar os doentes e portadores assintomáticos; *não usar excrementos, como fertilizantes; *andar calçado.

Obs. Não há sistema respiratório e circulatório. Espécies de vida livre: Respiração cutânea e aeróbia; Espécies parasitas: Respiração anaeróbia.