A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupo: Eduarda Viliod , Ingrid Campos , Letícia Maria e Pedro Achê

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupo: Eduarda Viliod , Ingrid Campos , Letícia Maria e Pedro Achê"— Transcrição da apresentação:

1 Grupo: Eduarda Viliod , Ingrid Campos , Letícia Maria e Pedro Achê
Trabalho de Ciências Filo dos Nematelmintos Grupo: Eduarda Viliod , Ingrid Campos , Letícia Maria e Pedro Achê

2 Principais Características
Este filo é formado de vermes cilíndricos afilados nas extremidades sem segmentação e de dimensões muito variadas. Eles são vermes, que seu próprio nome já indica sua característica nema=fino. Alguns deles são muito pequenos podem medir menos de 1 centímetro,mas já algumas lombrigas podem medir até 40 centímetros de comprimento. A maioria das especies desse filo vive no corpo do homem, os que vivem livre(terra e agua)não medem mais que 1 centímetro.

3 Ambiente Os nematelmintos de vida livre habitam o solo úmido, a areia dos desertos e das praias, a água estagnada, o mar. Os parasitas infestam os animais e as raízes, frutos, outras partes das plantas e o homem.

4 Representantes Os asquelmintos (que já foram classificados como Aschelminthes, Nemathelminthes, Nematelmintos ou Pseudocoelomata)Entre os asquelmintos, o grupo mais numeroso e de maior importância para o homem é a classe Nematoda, à qual muitos autores atribuem a categoria de filo (filo Nematelminthes). Dentre os parasitas podem ser citados a lombriga, o ancilóstomo, o oxiúro, o bicho geográfico e a filária.

5 Alimentação É o primeiro filo na escala evolutiva a apresentar sistema digestivo completo (com boca e ânus). O alimento é ingerido pela boca (na parte anterior do corpo) e é empurrado por uma faringe curta e musculosa até o intestino, onde os alimentos são semidigeridos e englobados pelas células da parede intestinal, onde terminam de ser digeridos (digestão extra e intracelular). O material não digerido é eliminado pelo ânus.Os que parasitam plantas se alimentam da seiva e do conteúdo das células; e os que parasitam animais destroem células, para nutrirem-se de seu conteúdo, ou retiram alimento do muco do tubo digestivo

6 Tipo de Respiração Sistema respiratorio ausente. Nas espécies de vida livre a respiração é aeróbia; as trocas são feitas por difusão através da pele. Nos parasitas a respiração é anaeróbia(ocorre na ausência de oxigênio).

7 Esqueleto Há uma ampla cavidade cheia de fluido, que serve como “esqueleto hidrostático”, pois mantém a forma do animal e proporciona sustentação, facilitando ainda a distribuição de substâncias (como nutrientes, resíduos e gases).

8 Forma e Tipo de Reprodução
A reprodução é sexuada . Animais de sexos separados com dimorfismo sexual. Fêmeas com grande fertilidade e existência de estágios larvários. Os espermatozóides, que não têm flagelos, deslocam-se por movimentos amebóides, e a fecundação é interna. São ovíparos.

9 Fontes nematelmintos/filo-nematelmintos-4.php


Carregar ppt "Grupo: Eduarda Viliod , Ingrid Campos , Letícia Maria e Pedro Achê"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google