Roberto Landell de Moura Pioneiro das Telecomunicações

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA. Você acredita no poder da mente
Advertisements

Evolução do rádio e digitalização
A revolução da informação: da imprensa à Internet
Princípios da Telefonia
Universidade Federal do Amapá Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa Curso de especialização em Mídias na Educação Módulo II: Rádio.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 02
Instituto Rio Branco - IRBr
Oficina de Pesquisa na Rede
O texto jornalístico Profa. Roseane Andrelo Profa. Lígia Beatriz.
Quando eu quero falar com Deus
Padre-cientista ROBERTO LANDELL DE MOURA
Deus em nossas vidas By
Por Ivan Dorneles Rodrigues Semana Landell de Moura
AS CRIANÇAS SÃO PURAS NA FÉ.
O Quebra-cabeça.
Radiodifusão: a quarta dimensão da propaganda*
A FORÇA DE UM ABRAÇO Criação: Simone Pereira Rodrigues Texto: Desconheço a Autoria / Fotos:
R Á D I O UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Literatura de informação no Brasil.
Eras Culturais – por Lucia Santaella
Textos para leitura A nova televisão brasileira.
Maria a Bem-Aventurada
Consertando o Mundo....
A 11 de Outubro de 1904, Landell de Moura conseguia a patente nº 771
O País do Silêncio, o País do Futuro, o nosso País, onde tudo será diferente porque tudo será ao contrário da atualidade.
Revolução Industrial Aluno(a): Cassiane Côrtes Foletto
PORQUE IR Á IGRELA ? Anchieta Mendes.
Movimento cria site para que Landell de Moura seja reconhecido como pioneiro das telecomunicações O padre-cientista brasileiro Roberto Landell de Moura.
Técnico em Informática
O que é Comunicação?.
Prado Slides – Cidreira / RS Outro dia, um amigo fez um comentário que me deixou pensativo... disse que eu era um eterno sonhador e que deveria pensar.
Nosso objetivo Interesse político Interesse econômico Ignorância Obstáculos:
Tecnologias da Informação e Comunicação
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA. Você acredita no poder da mente
O Profeta.
Estudo para reunião de célula
Capítulo 2 Planejamento da comunicação integrada de marketing
Criação: Simone Pereira Rodrigues Texto: Roberto Crema.
Guglielmo Marconi.
A História da Comunicação e sua Evolução
Fotos: TUDO BRANCO Texto: FELICIDADE.
COLACIO. J SLIDES APRESENTA LIGUE O SOM... Click para mudar de slide Colacio.j 001.
Centro de Divulgação da Astronomia
"Os pais fazem dos filhos, involuntariamente, algo semelhante a eles, a isso denominam “educação”, nenhuma mãe duvida, no fundo do coração, que ao ter.
Como tudo começou Guerra Fria ( EUA x URSS) – Satélite Sputnik;
VINCENT VAN GOGH ADIMIRE AS OBRAS! OUÇA PIAZZOLLA!
Rádio Pirata Anos 50/60 Jovens ingleses, inconformados com o monopólio estatal, e revoltados com a programação das emissoras oficiais, resolveram montar.
História do Rádio.
Aula 1 Comunicação.
COMUNICAÇÕES É o conjunto de meio técnico e materiais usados para transmissão de mensagens (ligações) faladas e escritas.
Onde Deus levanta outra geração
Prof. Nilton Cesar de Oliveira Borges
Eu sou um poeta.
História da Comunicação:
COLACIO. J SLIDES APRESENTA LIGUE O SOM... Colacio.j 001 Click para mudar slide.
Rádio e Jornal Impresso. Alunos: Lívia Maria, Ana Paula Tebas e Fábio Kennup.
História da Comunicação:
O Porquê… Os jornais, a rádio e a televisão têm um papel importante na informação e educação sobre o mundo à nossa volta. Os jornalistas nem sempre têm.
Os meios de comunicação: tipos, importância e evolução
Processadores de informação -Genéticos -Neurais -Culturais máquinas da vida plantas animais informática homem.
LINHA DO TEMPO TELEVISÃO.
Consertando o Mundo... “Um cientista, muito preocupado com os problemas do mundo, passava dias em seu laboratório, tentando encontrar meios de melhorá-los.
SISMUC E SISMMAC1 HISTÓRICO DAS MOBILIZAÇÕES DO ICS: ► ► Os sindicatos de servidores reivindicaram e conseguiram que em 2006 fosse formado um.
Texto retirado do filme, QUEM SOMOS NÓS? (What the bleep do we know) Um questionamento revolucionário feito pelos mais renomados cientistas atuais,
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Importância para o século XXI.
VOCÊ É UMA PESSOA SORTUDA!!! Você acredita no poder da mente? No poder do pensamento positivo? No poder da vibração? Da energia que emanamos e que nos.
Conversa com Deus. Um dia, Deus, muito insatisfeito com a humanidade e os seus pecados, decidiu pôr fim em tudo. Deus reuniu então todos os líderes mundiais.
Fábio Rodrigues STC 5 DR4-Contexto macroestrutural.
Evolução da Televisão Morgana Mattos Garcia.
Introdução: - A evolução da comunicação Elaborado por: Ricardo Magalhães & Pedro Santos & IINE Inês Teixeira.
Transcrição da apresentação:

Roberto Landell de Moura Pioneiro das Telecomunicações

As primeiras experiências de Landell de Moura 1889. Proclamação da República altera profundamente as relações Igreja-Estado. Ciência x religião 1893. Solicita subsídios à Igreja para desenvolver aparelhos de comunicação sem fio. Negado 1893-94. Realiza primeiras experiências, antes de Marconi: radiotelegrafia e radiotelefonia. Faz tudo sozinho. É o sábio que inventa, o engenheiro que projeta e o operário que fabrica as peças. 1899. O Estado de S.Paulo noticia, em 16 de julho, experiências no bairro de Santana, zona norte da capital paulista 1900. Jornal do Commercio (RJ) relata experiência, em 3 de junho, entre a avenida Paulista e o alto de Santana: 8 km em linha reta

Locais das experiências pioneiras Entre a Avenida Paulista e o alto de Santana: 8 km. Landell convida autoridades, imprensa e cientistas. Buscava patrocínio para desenvolver as suas invenções. Não recebeu nenhum apoio e destruíram os seus aparelhos.

Quem inventou o rádio... Landell ou Marconi ?

Se rádio é voz humana... Para o Canadá, o físico Reginald Aubrey Fessenden é o verdadeiro inventor do rádio e não Marconi. “A primeira transmissão da palavra sem fio foi conseguida em dezembro de 1900”, declarou o cientista, em 1915 No dia 23 de dezembro de 1900, Fessenden enviou uma mensagem de som para Mr. Thiessen. Em 1906, ele transmitiu a voz e o som de um fonógrafo Padre Landell enviou mensagens de voz sem fio em julho de 1899 e em junho de 1900, com registros da imprensa Outros pioneiros na radiotelefonia: Valdemar Poulsen (1902) e Quirino Majorana (1903) Marconi transmitiu a voz pela primeira vez em 1914 Who Invented Radio? A Canadian? Radio's First Voice...Canadian! Reginald Aubrey Fessenden: Over a Century of Radio Dec. 24, 1906: The Day Radio as We Now Know It was Created Welcome to the World's Most Viewed Fessenden Website

Patentes no Brasil e nos EUA Patente brasileira: 1901 3 patentes nos EUA: 1904

Landell e os outros cientistas 1904 Landell já recomendava, nas cartas patentes, o uso de ondas curtas para aumentar a distância das transmissões Também transmitia mensagens através da luz, o mesmo princípio das fibras ópticas Desenvolveu o projeto da Televisão – The Telephotorama ou A Visão à distância Precursor do teletipo e um dos pioneiros do controle remoto pelo rádio. The Patent Office at Washington Marconi só reconheceu o valor da utilização das ondas curtas em 1916 As fibras ópticas foram desenvolvidas a partir dos anos 1980 Primeira demonstração prática da TV: 1926 O Teletipo é de 1928. Tesla criou o controle remoto pelo rádio no final do século XIX.

Outras invenções: Televisão Projeto: 1904 Oficial: 1926

Outras invenções: Teletipo Projeto: 1904 Oficial: 1928

A contribuição de Landell nas telecomunicações Transmissão de sons - Rádio e Telégrafo imagens - TV e textos – Telex ou Teletipo

Outra descoberta: efeito Kirlian Experiência: 1907 Oficial: 1939

De volta ao Brasil... I No final de 1904, com 3 patentes norte-americanas e 1 brasileira nas mãos - já sonhando em patentear a transmissão de imagens e textos - Padre Landell solicitou 2 navios da Marinha ao governo do presidente Rodrigues Alves para fazer experiências de comunicação sem fio - rádio e telegrafia. A que distância? A maior possível... Com tecnologia importada da Alemanha (Telefunken), o Brasil entrou na era da telegrafia sem fio, em 28 de fevereiro de 1905. O encouraçado Aquidaban transmitiu a primeira mensagem oficial de código Morse. Logo, o país iria adquirir novas estações telegráficas, importando tecnologia também das companhias Marconi, CGR e Poulsen-Lourenz.

De volta ao Brasil... II Padre Landell solicitou recursos ao Governo de São Paulo para colocar no mercado o rádio e o telégrafo sem fio A Petição do padre-cientista foi lida no plenário da Assembléia Legislativa em 16 de dezembro de 1905 Em 30 de julho de 1906, o pedido foi arquivado!

A República reconheceu Landell ou ele ajudou a valorizar a República? De 1909 até 1922, o irlandês J.C. Oakenfull escreveu, em inglês, diversos livros do tipo retratos do Brasil, sob os auspícios da Comissão Governamental Brasileira de Propaganda e Expansão Econômica Objetivo: promover o país - uma nascente República - no exterior No capítulo dedicado à ciência, Oswaldo Cruz, Santos Dumont, Vital Brasil, Landell...

Réplicas do rádio de Landell Em 7 de Setembro de 1984, o então governador do RS, Jair Soares, falou através da réplica do rádio construída pela equipe da Cientec Em 2004, o funcionário público Marco Aurélio Moura construiu em Porto Alegre uma nova réplica do Transmissor de Ondas, patenteado nos EUA em 1904 As duas réplicas do rádio funcionam!

Um homem à frente do seu tempo 1894 -1896: “Dai-me um movimento vibratório tão extenso quanto a distância que nos separa dessas terras que rolam sobre as nossas cabeças ou nossos pés, e eu farei chegar a minha voz até lá” – Roberto Landell de Moura 1969: “Este é um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a humanidade” – Neil Armstrong. As imagens e sons do homem na Lua foram transmitidas pela TV e pelo rádio para todo o planeta

É hora de mudar a história oficial e reparar uma injustiça www.mlm.landelldemoura.qsl.br Selo dos Correios – 21/1/2011 Inscrição no Livro dos Heróis da Pátria Cidadão Paulistano - 17/5/2011

Conexão MiniCom A revista eletrônica do Ministério das Comunicações www.conexaominicom.mc.gov.br Quarta, 16 de Março de 2011 Santo de casa não faz milagre Para o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, as criações e o trabalho do padre devem ser reconhecidos no Brasil. “Tivemos um grande inventor em nosso país, mas infelizmente ele não foi valorizado como deveria em sua época, pela falta de interesse do próprio governo e também pela ignorância da população, que não via com bons olhos as experiências do padre Landell de Moura”, avalia o ministro. Paulo Bernardo reforça que o Ministério das Comunicações apoia o reconhecimento do padre como inventor do rádio e acredita que o Movimento Landell de Moura é uma iniciativa importante na divulgação dos trabalhos e da história do inventor: “Precisamos trabalhar para que o padre Landell seja verdadeiramente reconhecido pelos brasileiros como o pai do rádio e pelas contribuições científicas que deu ao mundo moderno. Acredito que a atuação do movimento é importante para alcançar esse objetivo”.