Semana 9 Torres de Arrefecimento e Condensadores Evaporativos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema de Arrefecimento dos Motores
Advertisements

Análise Energética para Sistemas Abertos (Volumes de Controles)
Transferências de energia
Psicrometria O que é? Psicrometria: estudo das misturas de ar e vapor d´água, isto é, o estudo do ar úmido (no limite, estudo de misturas binárias nas.
Elementos Básicos de Elétro-Hidráulica
FEM – Faculdade de Engenharia Mecânica
INTRODUÇÃO À PSICROMETRIA
Semana 8 Válvulas de Expansão Termostáticas
TA 733 A – Operações Unitárias II
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA ARREFECIMENTO
Secador de Ar por Refrigeração CPX
Calor e TEMPERATURA.
Transmissão de Calor.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Compressor Alternativo
Compressor Elétrico CPB
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UFBA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA SISTEMAS TÉRMICOS Marcelo José Pirani.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
TRANSFERÊNCIA DE CALOR
Geradores de Vapor Caldeiras
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Processos de Transmissão de Calor
Sistemas Prediais de Suprimento de Água Quente
Capítulo 10 :Misturas de gases Ar úmido
3. Regime Transitório (ou transiente)
Termologia – Temperatura e Calor.
“O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA”
Válvulas de Bóia. Válvulas de Bóia Válvula de Expansão de Pressão Constante.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
A Segunda Lei da termodinâmica em Volumes de Controle
Condensadores resfriados a ar
Transferência de Energia - exercícios
Nevoeiros de Advecção Referências:
Quem somos. A empresa Cold Time (nome fantasia,razão social Olycruz serv. de refrigeração e ar condicionado-EPP) está no mercado há 16 anos fundada em.

Business Development / Corporate
REFRIGERAÇÃO.
ENERGIA, TRABALHO, POTÊNCIA
Ar condicionado.
Entropia e 2º Lei da Termodinâmica.
Propagação(transmissão) do calor
Máquinas térmicas.
Colhedora de Cana John Deere 3520
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
Compressores Estacionários CPD
Compressores Estacionários CPC
MSc. Ana Beatriz Ribeiro
Compressores Estacionários CPA
Lembrando do que ainda não vimos...
TRABALHO E CALOR.
ENTROPIA.
FENÔMENOS DE TRANSPORTES II
Exemplo 2 (Bocal). Vapor entra em um bocal operando em regime permanente com p1 = 40 bars, T1 = 400oC, e uma velocidade de 10 m/s. O vapor escoa através.
Materiais x Equipamentos
RESFRIAMENTO E AQUECIMENTO GEOTÉRMICO
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
Calor e temperatura Calor: É uma forma de energia térmica em trânsito, ou seja, está sempre se transferindo de um corpo com maior temperatura para um corpo.
Comportamento em função de parâmetros dimensionais e operacionais.
ENG309 – Fenômenos de Transporte III
Caldeiras T Automação e Controle industrial.
Geração Geotérmica Graduando: Lucas da Cunha Ferreira
EQUIPAMENTOS SUPLEMENTARES. RESERVATÓRIOS; ACUMULADORES HIDRÁULICOS; FILTROS; TROCADORES DE CALOR; MANÔMETROS; TERMÔMETROS; OUTROS.
Trocadores de Calor Casco e Tubos – Correção da DTML
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA CIÊNCIA, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO.
Compressores Elétricos CPA 2008 Produtos de Alta Performance. Desenvolvidos para você !
PROCESSOS FUNDAMENTAIS DE CONDICIONAMENTO DE AR. São os processos psicrométricos: 1.Mistura Adiabática de duas quantidades de Ar Úmido; 2.Aquecimento.
Transcrição da apresentação:

Semana 9 Torres de Arrefecimento e Condensadores Evaporativos Sistemas de Refrigeração e Condicionamento de Ar (SRAC B) Prof. Anastacio

Torres de arrefecimento As torres de arrefecimento têm como função arrefecer a água utilizada na condensação dos fluidos refrigerantes.

Torres de arrefecimento As torres de resfriamento são equipamentos utilizados para o resfriamento de água industrial, como aquela proveniente de condensadores de usinas de geração de potência, ou de instalações de refrigeração, trocadores de calor, etc. A água aquecida é gotejada na parte superior da torre e desce lentamente através de “enchimentos” de diferentes tipos, em contracorrente com uma corrente de ar frio (normalmente à temperatura ambiente). No contato direto das correntes de água e ar ocorre a evaporação da água, principal fenômeno que produz seu resfriamento.

Torres de arrefecimento

Torres de arrefecimento

Torres de arrefecimento

Torres de arrefecimento

Componentes das Torres de arrefecimento ventilador motor do ventilador borrifador de água enchimento filtro tanque de água

Ventilador

Borrifador de água

Enchimento

Tipos de Torres de arrefecimento São classificadas de acordo com método de mover o ar no seu interior: corrente de ar natural corrente de ar forçada corrente de ar induzido

Capacidade de resfriamento A capacidade de resfriamento de uma torre de arrefecimento é dada pela equação Onde: ag é a densidade da água, Qag é a vazão da água circulada pela torre cp é o calor específico da água Te é a temperatura de entrada da água na torre e Ts é a temperatura de saída da água.

Exemplo de cálculo de capacidade Considere que uma torre de arrefecimento opere com uma vazão de 2000 litros de água por hora e que o diferencial de temperatura de sua entrada e saída seja de 7C. Calcule qual a capacidade da torre de arrefecimento em TR. (1TR = 3,517kW , cag=4,186 kJ/kg) Qtorre = magua x Cagua x (Te – Ts) magua = 2000 l/h = 0,553 kg/s Qtorre = 0,553 x 4,186 x 7 = 16,27 kW Qtorre = 4,628 TR

Condensadores Evaporativos Uma instalação com condensador evaporativo dispensa condensador normal. É uma composição de um condensador e torre numa só peça. É constituído por uma carcaça, serpentina de condensação, ventiladores, motor dos ventiladores, bomba d’água e motor, distribuidor de água e borrifadores, bandeja de água, torneira de bóia, abertura de entrada e saída de ar, entrada de gás quente, receptor de refrigerante, saída de refrigerante líquido e dreno. Obs. A capacidade do condensador evaporativo é função da temperatura de bulbo úmido do ambiente enquanto que a capacidade de um condensador a ar é função da temperatura de bulbo seco.

Condensadores Evaporativos Economia de energia: Condensadores Evaporativos oferecem economia de energia quando comparados com outros processos nas seguintes proporções: Condensador x Resfriador a ar: 30% de economia; Condensador x Torre de Resfriamento/trocador de calor: 15% de economia. Princípio de funcionamento: Fluído a ser resfriado (gás a ser condensado) circula internamente pela serpentina de troca térmica. A água circula pelo lado externo. O ar é aspirado em contra corrente resfriando a água por evaporação, que resfria os tubos. Baixo custo de operação: • custo de implantação de um condensador é menor do que outros tipos de equipamentos • condensador evaporativo já incorpora bombas, tubos, válvulas e serpentinas de troca térmica. • "É de fácil manutenção" pois a carcaça é de fiberglass desmontável e de fácil acesso aos internos.