ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os caminhos da gestão da saúde em MS
Advertisements

SEMINÁRIO ESTADUAL DA POLÍTICA DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO PNAN 10 ANOS
Controle da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal na Atenção Básica
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA
Saúde e Prevenção nas Escolas
XXIX CONGRESSO NACIONAL DO CONASEMS BRASILIA – JULHO
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
II Conferência Estadual de Saúde Mental
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO COORDENAÇÃO DO CUIDADO POR CICLO DE.
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
POLÍTICA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
O NASF NO MATRICIAMENTO DAS EQUIPES DE REFERÊNCIA CEARÁ, 2013.
Oficina de Trabalho da Rede de Atenção Oncológica
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
III CONGRESSO DA CPLP VIH/SIDA.ITS LISBOA 17/18/19 MARÇO Financiamento, Monitoramento e Avaliação das Ações das Organizações da Sociedade Civil no Brasil.
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
Política Estadual de Promoção e Desenvolvimento da
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
Bolsa Família na Saúde e Brasil sem Miséria
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
1 1.
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
Desafio da Gestão Intersetorial na Segurança Alimentar e Nutricional
DOCUMENTOS UTILIZADOS
Foco de Atuação: Atenção Básica
QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA
Reunião Ordinária COSEMS/MG 20/08/2014. FUNDAMENTOS LEGAIS Portaria n.º 424 de 19 de março de 2013 – que redefine as diretrizes para a organização da.
VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL - SISVAN
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
CONSTRUINDO REDES DE ATENÇÃO AO CÂNCER INFANTOJUVENIL I Fórum de Oncologia Pediátrica do Rio de Janeiro Maria Auxiliadora Gomes – Superintendência de.
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
Atenção Básica em Saúde
SAÚDE MATERNO INFANTIL
Saúde Integral da Criança
Departamento de Nutrição
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – AVANÇOS E DESAFIOS
Atenção: Recomendamos o material a seguir apenas com o objetivo de divulgar materiais de qualidade e que estejam disponíveis gratuitamente. Profª. Drª.
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS EM CRECHE FILANTRÓPICA DE BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS FERNANDES, L.1 GUIMÃRAES, M.P.S.
Curso Vigilância em Saúde nas Redes de Atenção à Saúde
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
Política Nacional de Aleitamento Materno
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Tatiana Marinho de Oliveira Machado
Estratégia de Saúde da Família
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
PACTO PELA VIDA E EM DEFESA DO SUS
OFICINA DE PLANEJAMENTO
NAS – NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE SOU – SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
Coordenação Nacional de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Análise de Situação de Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério.
Plano de Atenção Oncológica: o lugar da Oncologia Pediátrica
Programa Bolsa Família
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
NUTRIÇÃO E SAUDE PUBLICA PAULA CAMPOS
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA COORDENAÇÃO-GERAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO Informe sobre as iniciativas.
Oficina 2: O Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde nos Municípios, SC. GESTÃO por RESULTADOS: o processo de planejamento no SUS. GESTÃO por RESULTADOS:
Secretaria Estadual de Saúde de Tocantins
Outubro de 2015 SITUAÇÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA – PBF NA BAHIA: Condicionalidades de Saúde
Transcrição da apresentação:

ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE

PROPÓSITO

PRINCÍPIOS

PROGRAMAS

Atribuições das equipes de saúde no Programa Bolsa Família na Saúde O pré-natal das gestantes; O retorno para a consulta após o parto; A orientação alimentar; Monitoramento do crescimento e desenvolvimento das crianças; Monitoramento da vacinação infantil.

SISVAN - concebido sobre três eixos: I - formular políticas públicas; II - planejar, acompanhar e avaliar programas sociais relacionados a alimentação e nutrição; e III - avaliar a eficácia das ações governamentais. Dessa forma cumpre seu papel em auxiliar os gestores públicos na gestão de políticas de alimentação e nutrição. Na saúde o SISVAN é um instrumento para obtenção de dados de monitoramento do Estado Nutricional e do Consumo Alimentar das pessoas que frequentam as Unidades Básicas do SUS.

Programa Peso Saudável Ano 2011 - Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis no Brasil (2011-2022) - prevê ações voltadas para os trabalhadores no ambiente de trabalho. Em março de 2013, foram publicadas as portaria nº 424 (GM/MS,19/03/2013), que redefine as diretrizes para a organização da prevenção e do tratamento do sobrepeso e obesidade como linha de cuidado prioritária da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas; Portaria nº 3 (GM/MPOG, 25/03/2013), que institui as diretrizes gerais de promoção da saúde do servidor público.

O Programa Peso Saudável tem como objetivo prevenir o ganho de peso corporal entre trabalhadores adultos. Além disso, pretende incentivar a adoção de uma rotina de auto monitoramento do peso; estimular a adoção de práticas alimentares mais saudáveis; e estimular a prática de atividade física. Avaliação do estado nutricional – IMC Cadastro Orientações referentes ao seu estado nutricional e orientações de alimentação saudável e atividade física Um mês após o cadastro o participante do programa deverá se pesar e fazer novo registro Será acompanhado durante um ano.

Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A Portaria MS nº 729/2005 Objetivos Conduta (Público alvo) Operacionalização do programa Metas Resultados alcançados Medidas importantes na prevenção da DVA

Programa Nacional de Suplementação de ferro Portaria MS nº 730/2005 Objetivos NutriSUS Plano para inserção em creches do Programa Saúde na Escola (PSE) Conduta (Público alvo) c/ adesão ao PSE. Tem caráter intersetorial (Saúde e Educação) Atividade com pais Monitoramento

Atenção Nutricional à Desnutrição Infantil - ANDI Portaria 2.387/2012 Objetivos Agenda de compromissos Financiamento (2 anos/ 03 repasses) Municípios do Estado do Ceará

ATIVIDADES Rede amamenta e alimenta Brasil Alimentação e Câncer Guia alimentar para população brasileira Curso de aperfeiçoamento - Organização da Vigilância Alimentar e Nutricional Seminários de atualização Visitas técnicas Pesquisa Produção de material Monitoramento e avaliação

Principais desafios e agenda de enfrentamento Sensibilizar a totalidade dos municípios cearenses para a implementação da Política Estadual de Alimentação e Nutrição; Apoiar os municípios no alcance das metas pactuadas para os indicadores de A e N; Contribuir para a consolidação da Segurança Alimentar e Nutricional e o DHAA.

CONTATOS Núcleo de Atenção Primária - NUAP GT Promoção à Saúde - Alimentação e Nutrição vilma.oliveira@saude.ce.gov.br luisa.oliveira@saude.ce.gov.br Fone: 3101.5204/3101.5155