Leis de Isaac Newton.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Primeira Lei de Newton.
Advertisements

Terceira Lei de Newton.
Professor: Marcelo Alano
Mecânica Vetorial para Engenheiros Dinâmica
PRINCÍPIOS DE DINÂMICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
Leis de Newton "Se consegui ver mais longe que os outros, foi porque me ergui sobre os ombros dos gigantes que me precederam" - Isaac Newton, referindo-se.
Dinâmica Rosângela Moreira.
O que você deve saber sobre
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
EXERCÍCIO AS 3 LEIS DE NEWTON
DINÂMICA Quando se fala em dinâmica de corpos, a imagem que vem à cabeça é a clássica e mitológica de Isaac Newton, lendo seu livro sob uma macieira. Repentinamente,
Física Leis de Newton.
DINÂMICA Parte da mecânica que estuda as causas do movimento e de que forma um corpo influência o movimento do outro.
Aula 9° ANO Professor : Diego
DINÂMICA.
Mecânica Estudo dos Movimentos.
OS FUNDAMENTOS DA FÍSICA
FÍSICA PROF. Antônio Carlos REVISÃO.
Forças e Leis de Newton.
Escola Secundária João da Silva Correia
DINÂMICA DO MOVIMENTO Prof. Raphael Carvalho.
Prob. 1: Qual deve ser o momento linear de uma partícula, de massa m, para que a energia total da partícula seja 3 vezes maior que a sua energia de repouso.
LEIS DE NEWTON 1ª LEI – INÉRCIA:
Psicoacústica Fundamentos de Acústica
Leis de Newton.
Leis de Newton do Movimento
FORÇA
Leis do movimento Professor: Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva
-LEIS DE NEWTON-.
MECÂNICA DANIEL SENTO SÉ.
As Leis de Newton.
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências – 4º bim – º ano
Leis de Newton.
Física Dinâmica – Leis de Newton Eduardo Kilder e Ilan Rodrigues.
LEIS DE NEWTON.
Definição de Grandeza física
1) O que é Cinemática? Parte da Física que se ocupa em estudar os movimentos, independente de suas causas.
Dinâmica Força e Movimento
MQL Dinâmica e Leis de Newton
Leis de Newton O início de nossa sociedade
DINÂMICA FORÇA.
Exercícios de Planos e Atritos
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
LEIS DE NEWTON.
DINÂMICA.
LEIS DE NEWTON Bruno Sepulveda.
Isaac Newton atribuiu como a causa do movimento, a aplicação da força.
Força de atrito com o solo Força de resistência do ar
Clique na imagem acima e assista ao vídeo sugerido
1) (PUC-RIO 2008) A primeira Lei de Newton afirma que, se a soma de todas as forças atuando sobre o corpo é zero, o mesmo… a) terá um movimento uniformemente.
Leis de Newton Prof. Ademir Amaral.
CEEP NEWTON FREIRE MAIA Leis de Newton e suas Aplicações PROFESSOR: ADEMIR DISCIPLINA: FÍSICA TURMA: 1 ANO.
Laboratório de Física Os fiilosofos da antiguidade ficavam perplexos com o movimetno dos objetos.
Unidade 1 – Movimentos na Terra e no Espaço
Professor: Fábio Jaime Raimundo
FORÇAS.
LEIS DE NEWTON FÍSICA 1.
Estática Estática Histórico
Professora Paula Melo Silva
2.5 Lei da Inércia. 2.5 Lei da Inércia No corredor de um autocarro em repouso, encontra-se uma bola: Sobre o corpo atuam duas forças: A resultante.
2.4 Lei Fundamental da Dinâmica
Cinemática Professor John Disciplina Física A.
FORÇAS. FORÇAS Nem é montagem! 1ª Lei de Newton.
Leis de Newton Primeira Lei de Newton Também conhecida como a lei da inércia, trata a respeito das condições de equilíbrio das partículas. Uma partícula.
1 CURSO: Engenharia Civil DISCIPLINA: Mecânica da Partícula PROFº: MSc. Demetrius Leão CURSO: Engenharia Civil DISCIPLINA: Mecânica da Partícula PROFº:
Física I 2009/2010 Aula 01 Forças e Movimentos I.
LEIS DE NEWTON MARCOS JÚNIOR JOSIANO FREITAS 20 DE SETEMBDO DE 2012.
FORÇA E MOVIMENTO Prof. Bruno Farias
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2015/01 Dinâmica Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia.
Transcrição da apresentação:

Leis de Isaac Newton

A primeira lei de Newton Lei da Inércia A primeira lei de Newton

Lei da Inércia A primeira lei de Newton diz que todo corpo tende a manter o seu movimento. Se em repouso, irá permanecer em repouso, desde que não haja forças atuando sobre este corpo, ou se elas estiverem em equilíbrio.

Lei da Inércia Se em movimento, permanecerá em movimento até que haja uma força contrária que faça o corpo parar. Se não houver força contrária a velocidade será constante e o movimento retilíneo.

Princípio da Inércia

Princípio da Inércia

Lei da Inércia – A massa dos corpos pode interferir? Quanto maior a massa de um corpo maior a sua inércia, ou seja, maior é sua tendência de permanecer em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme. Portanto, a massa é a característica que mede a inércia de um corpo.

Exemplos: Um trem metrô quando dá a sua arrancada para dar partida ao seu movimento, as pessoas que estão em repouso tendem a ficar em repouso indo então para trás, quando o trem inicia o movimento.

Quando um motoqueiro está em movimento e para bruscamente com a sua moto, ele é arremessado para frente, pois todo corpo que está em movimento tende permanecer em movimento.

Um foguete quando lançado ao espaço tem a sua força inicial dando o seu movimento, mas como no espaço não tem força contrária, ele pode desligar seus propulsores e continuar em velocidade constante no espaço, pois não tem nenhuma força que o faça parar.

Lei Fundamental da Dinâmica A segunda lei de Newton

Lei Fundamental da Dinâmica Todo corpo precisa de uma força para se movimentar e outra para parar. Quanto maior for o massa, maior deverá ser a intensidade da força, para poder variar o movimento. Quanto maior a variação de velocidade maior a força.

Lei Fundamental da Dinâmica Essa lei diz que a soma de todas as forças que atuam sobre um corpo é igual a força resultante deste. É essa força resultante que indicará a direção e o sentido em que o corpo se moverá. Quando uma força resultante está presente numa partícula, esta adquire uma aceleração na mesma direção e sentido da força, segundo um referencial inercial.

F = força (N) Unid. de força no S.I: (N) Newton m = massa (kg) a = aceleração (m/s2)

Lei Fundamental da Dinâmica Como força é uma grandeza vetorial, para encontrarmos a força resultante é necessário fazer uma soma vetorial. Se a força resultante for nula, , o corpo estará em repouso (equilíbrio estático) ou em movimento retilíneo uniforme (equilíbrio dinâmico).

Exemplos da 2º Lei de Newton Por exemplo, se um bloco escorrega, descendo um plano inclinado com atrito, teremos o seguinte diagrama de corpo livre para o bloco: A aceleração adquirida por um corpo é diretamente proporcional à intensidade da resultante das forças que atuam sobre o corpo, tem direção e sentido dessa força resultante e é inversamente proporcional à sua massa.

-Quando um corpo executa um movimento circular com velocidade constante surge uma força central cuja aceleração tem sentido para o centro da circunferência.

A terceira lei de Newton Lei da Ação e Reação A terceira lei de Newton

3a Lei da Ação e Reação "Para toda força que surgir num corpo como resultado da interação com um segundo corpo, deve surgir nesse segundo uma outra força, chamada de reação, cuja intensidade e direção são as mesmas da primeira mas, cujo sentido é o oposto da primeira."

Propriedades do par ação/reação Estão associadas a uma única interação, ou seja, correspondem às forças trocadas entre apenas dois corpos; Têm sempre a mesma natureza (ambas de contato ou ambas de campo), logo, possuem o mesmo nome ("de contato" ou "de campo"); É indiferente atribuir a ação a uma das forças e a reação à outra.

Propriedades do par ação/reação Estas forças são caracterizadas por terem: -Mesma direção -Sentidos opostos -Mesma intensidade -Aplicadas em corpos diferentes, logo não se anulam. - Uma força nunca aparece sozinha. Elas sempre aparecem aos pares (uma delas é chamada de ação e a outra, de reação).

De campo:

Por contato:

Exemplos: Ação/Reação

Exemplos: Ação/Reação