Linguagem C Estruturas de Seleção.

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Transcrição da apresentação:

Linguagem C Estruturas de Seleção

Estrutura de um Programa em C Tudo em um arquivo .c /*Diretivas de Pré-processamento*/ #include .... #define .... /*Declarações Globais*/ /*Protótipos de Funções*/ /* Função principal – marca o início da execução do programa*/ int main( ) { declarações locais; comandos; .... } /*Funções*/ Tipo função1 (declaração de parâmetros){ /*declarações locais;*/ /*comandos;*/ }

Tradução – Portugol para C Início /*Calculo do perímetro e a área de uma circunferência*/ inteiro R; real Perm, Area, PI; PI ← 3.14159; Escreva(“Valor do raio:”); Leia(R); Perm ← 2 * PI * R; Area ← PI*R**2; Escreva(“Perímetro:”); Escreva(R); Escreva(“Área: “)‏ Escreva(Area); Fim; #include <stdio.h> #include <math.h> int main(void){ int R; float Perm, Area, PI; PI = 3.14159; printf(“Entre com o valor do raio:”); scanf(“ %d”,&R); Perm = 2 * PI * R; Area = PI* pow(R,2); printf(“Perímetro: %.2f\n”,Perm); printf(“Área: %.2f\n”,Area); }

Funções de Entrada/Saída A função printf: Sintaxe da chamada printf("expressão de controle", lista de argumentos); Expressão de controle caracteres impressos na tela + cód. de formatação dos argumentos; Lista de argumentos: expressões, variáveis ou constantes; Exemplo: Algoritmo: Escreva("O valor da variável é"); Escreva(Y); Em C: printf("O valor da variável é %d\n", Y ); /*se Y é int*/ ou printf("O valor da variável é %f\n", Y ); /*se Y é float*/

Funções de Entrada/Saída A função scanf Sintaxe da chamada scanf("expressão de controle", lista de argumentos); Expressão de controle: caracteres lidos do teclado + cód. de formatação dos argumentos Lista de argumentos: endereços das variáveis a serem lidas Operador de Endereço &: Exemplo : &Nfilhos Exemplo: Algoritmo: leia(A,B ); Em C: scanf("%d %d”,&A, &B); /*se A e B são int */ ou scanf("%f %f”,&A, &B); /*se A e B são float */

Estrutura de Seleção Estrutura de seleção se (condição for Verdade) então //comando1; /*ou bloco de comandos;*/ fim_se; if (condição != 0) //não vai ; { //comando1; /*ou bloco de comandos;*/ }

Estrutura de Seleção Exemplo #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main()‏ { int a; //Declaração de variável printf(“Digite um número:\n”); scanf(“%d”,&a); if (a > 10) //não vai ; printf(“O numero é maior que 10\n”); } printf(“Fim\n”);

Estrutura de Seleção Estrutura de seleção composta se (condição for Verdade) então comando1; {ou bloco de comandos}; senão fim_se; if (condição != 0) //não vai ; { comando1; {ou bloco de comandos}; } else //não vai ;

Estrutura de Seleção Exemplo #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(){ int a; //Declaração de variável printf(“Digite um número:\n”); scanf(“%d”,&a); if (a > 10) //não vai ; { printf(“O numero é maior que 10\n”); } else //não vai ; printf(“O número é menor ou igual a 10\n”); printf(“Fim\n”);

Estrutura de Seleção Estrutura de seleção encadeada se (condição1 for Verdade) então se (condição2 for Verdade) então se (condição3 for Verdade) então //comando1; /*ou bloco de comandos*/ fim_se; if (condição1 != 0) //não vai ; { if (condição2 != 0) //não vai ; if (condição3 != 0) //não vai ; //comando1 /*ou bloco de comandos*/ }

Exemplo #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(){ int a; //Declaração de variável printf(“Digite um número:\n”); scanf(“%d”,&a); if (a > 10) //não vai ; { if (a < 20) //não vai ; if ((a % 2) == 0) //não vai ; printf(“O numero é maior que 10, menor que 20 e par\n”); } printf(“Fim\n”);

Estrutura de Seleção Estrutura de seleção encadeada composta se (condição1 for Verdade) então se (condição2 for Verdade) então se (condição3 for Verdade) então /*bloco de comandos*/ senão fim_se; //condição 3 fim_se; //condição 2 fim_se; //condição 1 if (condição1 != 0) //não vai ; { if (condição2 != 0) //não vai ; if (condição3 != 0) //não vai ; /*bloco de comandos*/ } else

Exemplo #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(){ int a; //Declaração de variável printf(“Digite um número:\n”); scanf(“%d”,&a); if (a > 10) { //não vai ; if (a < 20) { //não vai ; if ((a % 2) == 0) { //não vai ; printf(“O numero é maior que 10, menor que 20 e par\n”); } else{ printf(“O numero é maior que 10, menor que 20 mas não é par\n”); printf(“O numero é maior que 10, mas maior que 20\n”); printf(“Fim\n”);

Estrutura de Seleção Estrutura de múltipla escolha escolha (X)‏ caso E1: /*bloco de comandos*/ caso E2: caso E3: caso Contrário: //pode ser omitido fim_escolha; switch (X)‏ { case E1: /*bloco de comandos*/ break; case E2: case E3: default: //pode ser omitido }

Exemplo #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(){ char escolha; //Declaração de variável printf(“Menu:\n”); printf(“A - Arquivo\n”); printf(“E - Editar\n”); printf(“S - Sair\n”); printf(“Digite sua opção:”); scanf(“%c”,&escolha); switch(escolha){ case ‘A’: printf(“Abrindo arquivo...\n”); break; case ‘E’: printf(“Abrindo edição...\n”); case ‘S’: printf(“Saindo...\n”); default : printf(“Opção Inválida\n”); break; } printf(“Fim\n”);

Exercícios 1) Fazer um programa para ler um número e imprimir uma mensagem informando se ele é positivo, negativo ou igual a zero. 2) Refaça o programa para calcular as raizes de uma equação do segundo grau através da fórmula de Báscara, dando respostas diferentes para os casos: delta menor que zero, igual ao zero ou maior que zero. 3) Um código está correto se for maior que 119, ou menor e igual a 46. Escrever um programa em C que teste este valor e some 1 no código se ele estiver errado. 4)Ler um número de 1 a 7 indicando o dia da semana.O programa deve imprimir o dia em extenso e uma mensagem dizendo se é dia útil ou final de semana. Por exemplo, se for digitado 1, o programa imprime: Domingo - final de semana. Se for digitado 2, o programa imprime: Segunda - dia útil e assim por diante.

Exercícios 5) Escreva um programa que receba um número e responda se é par ou impar. 6) Dados 3 valores X, Y, Z verificar se eles podem ser os comprimentos dos lados de um triângulo e, se forem, verificar se é triângulo equilátero, isósceles ou escaleno. Propriedades - o comprimento de cada lado de um triângulo é menor do que a soma dos outros 2 lados Equilátero - 3 lados iguais Isósceles - 2 lados iguais Escaleno - 3 lados diferentes 7) Faça um programa em C que receba 3 números inteiros digitados pelo usuário e os mostre de forma ordenada na tela.