Início da Novena 05/10/2007.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SÓ CHECANDO. Música: Sarah Brightman – La Califfa
Advertisements

Jesus faz milagres. Leste no Evangelho como Jesus curava os enfermos e se preocupava com os que tinham necessidades?
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
5ª Visita Diagnóstico Rápido Participativo - Mapeamento com os homens - 03/06/2007.
Diagnóstico Rápido Participativo
1ª Visita 12/09/2006.
No início da alvorada o número de congadeiros e de acompanhantes da Festa ainda era bastante reduzido. A presença aí era sobretudo de mulheres, que como.
No quintal de Seu Zeca, pouco antes do início do ensaio e mais tarde que a hora marcada para que este começasse, Seu Zeca falava a Seu Dola da necessidade.
2ª Visita Ensaio da Festa 17/09/2006.
Perguntei se todas iam a alvorada, Dona Maria respondeu que: “ – Nóis é os primeiro, a festa é nossa, uai.” Daí Dona Ana e Dona Regina, falam por si. Disseram.
Após o almoço foi-se em cortejo buscar em suas respectivas casas a “Princesa Velha”, a “Princesa Nova”, a “Rainha Nova”, o “Príncipe Velho”, o “Príncipe.
Festa do Rosário e 14/10/07. Quando cheguei ao distrito, no sábado as 18 horas e 40 minutos, Seu Dola conversava na porta de sua casa com um rapaz.
4ª Visita Festa de doze pra treze. 12/05/2007. Cheguei na Festa do dia doze pra treze, que é assim chamada pelos membros do grupo de Congado, às vinte.
Posteriormente a esta homenagem houve ainda a entrada na Igreja de uma mulher junto com sua filha, estas estavam doando para a Igreja uma imagem de Nossa.
Desta rua retornamos até chegar à Igreja. Ao nos aproximarmos desta, o sino tocava anunciado a chegada da banda para o início da celebração. Neste percurso.
O grupo se dividiu em duas filas. Quando perguntei se poderia fotografar e gravar tudo, responderam-me que eu poderia ficar a vontade, teria apenas que.
No intervalo entre uma música e outra, Seu Dola anunciou que a irmandade havia sido convidada para participar das festividades de aniversário da cidade.
Da casa de Juquita fomos até a casa do Rei e da Rainha que repassaram a coroa no último ano, que fica na Rua Argina Silvino. Estes dois são genro e filha.
Após o levantamento do mastro, o grupo de Congado deslocou-se da Igreja rumo à Rua São Lourenço. Neste percurso, o grupo foi acompanhado por um grande.
Tente ler sem chorar!!!.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
A Boneca e a Rosa.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
O PODER DA ORAÇÃO.
A Cadeira.. A Cadeira.. A filha de um homem pediu a um sacerdote que fosse a sua casa rezar uma oração para o seu pai, que estava muito doente. Quando.
UM ANJO EM MINHA VIDA Edmen. UM ANJO EM MINHA VIDA Edmen.
Rolagem automática...aguarde Nossa história inicia-se no ano de 1939, pouco antes do começo da Segunda Guerra Mundial...
A senhora Alice Couteault, nascida Alice Gourdon (1917), de Bouillé Loretz (79), foi aceita, devido à sua enfermidade, numa peregrinação diocesana à.
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
A BONECA.
3ª Visita Festa do Rosário /10/2006.
Maria a Bem-Aventurada
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Colacio.j COLACIO. J SLIDES APRESENTA LIGUE O SOM...
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Só observando ! Música: Sarah Brightman – La Califfa.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Ame enquanto é tempo... PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!
A BONECA 002 Colacio.j.
O Tapetinho vermelho.
A CADEIRA VAZIA Apoie para começar. Cliquez pour débuter.
Leia e tente não chorar Exatamente na véspera de Natal, eu corri ao mercado para comprar os últimos presentinhos, que eu não havia conseguido comprar antes.
Procurando o verdadeiro autor
TAPETINHO VERMELHO TAPETINHO VERMELHO. TAPETINHO VERMELHO TAPETINHO VERMELHO.
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Tapetinho Vermelho.
O Santo Padre na missa desta terça-feira (28 de Janeiro de 2014) falou sobre a fecundidade da oração de louvor. Ao comentar a primeira leitura, extraída.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Autor desconhecido Formatado por Leonil
A vida havia sido dura para Ananias naqueles últimos tempos. Já havia perdido dois empregos, havia ficado doente. No aniversário do filho não tinha.
TEMAS BÍBLICOS.
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
Deus é o primeiro, o melhor e último”.
COLACIO. J SLIDES APRESENTA LIGUE O SOM... Click para mudar de slide Colacio.j 001.
EDELWEISS By Búzios Slides Automático
A Boneca e a Rosa Branca.
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
Bom dia! Costumo no meio da tarde dar uma volta a pé, para refrescar as idéias (como dizem o pessoal do interior) e ontem saí dar uma volta e perto da.
SITUAÇÃO 1 A professora do Infantil 4 apresentou às crianças vários materiais, jogos, numerais e letras. Sentada no chão, ela começou a questionar as.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
VOCÊ ACREDITA NA FIDELIDADE MASCULINA? Um jovem casal foi convidado para uma festa a fantasia.
Uma pobre mulher morava numa humilde casinha com a sua neta muito doente. Como não tinha dinheiro sequer para levá-la a um médico, e vendo que, apesar.
FICA CONNOSCO, SENHOR Os discípulos de Emaús.
Sua Santidade o Papa João Paulo II, faleceu no dia 2 de abril de 2005, hás 21:37, hora local. No dia seguinte, ele nos agraciou com a mensagem a seguir.
Transcrição da apresentação:

Início da Novena 05/10/2007

Como é comum nos eventos festivos do Congado em São José do Triunfo, a novena antecedendo a Festa do Rosário iniciou-se em frente a casa de Seu Zeca numa sexta-feira pouco antes das dezenove horas com a reza de um Pai Nosso. Em seguida, a banda cantou músicas fazendo referências ao início da novena e a tomada da rua pela irmandade. Daí deslocou-se até a Igreja onde realizar-se-ia uma missa marcando o início da novena. Antes mesmo que o grupo adentrasse na Igreja se cantou a primeira música, que fazia referência à Maria mas não tocava em nada no nome de Nossa Senhora do Rosário. Neste momento, o padre também não havia realizado sua entrada na Igreja, a missa iniciou-se com a entrada deste junto aos ministros da eucaristia e de comentaristas da celebração.

Posteriormente, o grupo de Congado adentrou pela Igreja com seus tambores entoando músicas que remetiam ao “mito fundador” da Festa. A entrada do grupo foi anunciada pela comentarista da missa, que explicou sucintamente o sentido da festividade, na primeira fala do padre o sentido da missa foi ratificado, “início da novena de Nossa Senhora do Rosário, nossa mãezinha do céu.” Daí em diante os rumos da missa seguiram sentidos completamente divergentes à festividade. Nem a primeira leitura, nem o evangelho (e seus comentários pelo padre) ou as preces, momentos da missa que fogem do rito comum de todos os dias, fizeram referência ao grupo ou à N. S. do Rosário. A irmandade durante o momento “oficial” da missa também não se “manifestou” nenhuma vez. Somente após a benção final o grupo pode fazer suas cantorias e realizar algumas embaixadas, isto dentro da Igreja junto às pessoas que ainda lá permaneciam, um número considerável.

Neste momento, após a missa, o grupo antes de recolher a bandeira que encontrava-se junto a imagem da imagem de Nossa Senhora do Rosário, cantou uma música que explicava sobre este ato: “Minha bandeira, oh minha bandeirinha. Ela é sagrada, salve Rainha.” Neste momento todos os componentes da banda foram até a imagem da Santa, tocaram-na e fizeram o sinal da cruz, alguns até beijaram-na. Em seguida, as mulheres presentes e alguns homens que não compunham a banda realizaram o mesmo ritual. Ao sair da Igreja o grupo fez alguns desenhos espaciais em seu pátio. Aí foi cantado: “Olha lá no céu, olha lá no céu. Olha lá no céu, olha lá no céu. O Rosário de Maria olha lá no céu.”

No momento em que eu observada a banda cantando esta música, chegou perto de mim um homem que aparentava ter por volta de trinta anos. Este, ao dirigir-me a palavra disse: “Como é linda está coisa não é mesmo? Participar eu não participo, mas tudo que eu posso fazer para ajudar eles pela prefeitura eu faço; tava querendo até ver se eu fazia umas camisas pra eles este ano, mas não sei se vai dar.” Até então este homem não tinha me dado chance de dizer nenhuma palavra, ele aparentava ser morador do distrito e ser bem próximo dos participantes da banda; também é negro e parece ter algum vínculo empregatício com a prefeitura. Resmunguei qualquer coisa concordando com a afirmação dele e ele prosseguiu: “E você pensar que tem pessoas entre 77 e 3 anos na banda, é uma coisa linda, e estes meninos então... Tem dias que não é período de Festa e estes meninos saem na rua, uns quase vinte, batucando numas latas e passeando por estas ruas tudo, diz que tão fazendo Festa”. Depois disso ele se despediu de mim e disse que tinha de ir a um lugar qualquer.

Juquita também aproximou-se de mim para fazer elogios à banda Juquita também aproximou-se de mim para fazer elogios à banda. Neste momento, começou num tom nostálgico a contar algumas das características antigas da Festa. Contou ele que antigamente o grupo ia a pé até Airões para o levantamento do mastro e para participar da festa; contou que atravessavam toda Viçosa com marmita na mão e que demoravam muito para chegar até este destino. Juquita contou ainda que no passado eles iam bastante até a Festa de São Geraldo, mas que para esta localidade iam de trem, quando este ainda circulava na região. Questionei a Juquita sobre a confecção dos cartazes fazendo propaganda da Festa deste ano em São José do Triunfo. Ele contou que quem mandou confeccioná-los foi a Igreja e que ele ficou muito satisfeito com o resultado.

O grupo ao deixar o pátio da Igreja seguiu em cortejo até a casa de Seu Dola e posteriormente até a de Seu Zeca. No momento de chegada da banda em frente a casa deste último, um carro começou a insistir grosseiramente para passar pela rua que por hora era ocupada pela irmandade. Como ali nenhum fiscal fazia-se presente, este processo tornou-se ainda mais complicado. Seu Zeca foi quem tentou retirar a banda da rua para que o terno não fosse cortado pelo carro, que acelerava fazendo bastante barulho, mas sem sair do lugar. Seu Zeca ficou muito nervoso falando bastante alto: “Por que este carro não passa por outra rua? Tem que vir justamente para esta que nóis tá?”

Ao finalizar o evento, o grupo rezou um Pai Nosso e uma Ave Maria Ao finalizar o evento, o grupo rezou um Pai Nosso e uma Ave Maria. Esta última oração rezaram em nome de Sirlei, irmã de Dona Maria, Rainha Conga. Neste momento de finalização do primeiro dia de novena o grupo cantou mais algumas músicas: “Oh minha Nossa Senhora, Senhora da Conceição. Acabou a nossa Festa, acabou a procissão.” “A banda vai, vai recolher. Com muita alegria olê, lê; com muito prazer”. O evento finalizou-se de vez com Seu Dola fazendo um discurso chamando atenção para os compromissos necessários de se ter com a Senhora do Rosário, já que era bastante reduzido o número de componentes da banda presentes. Seu Dola puxou então uma música: “A Senhora do Rosário, a mãe da consolação, merece nosso respeito e consideração. Se vai sair um dia avisa por caridade, o seu nome tá escrito no livro da irmandade.” Foi a última manifestação da banda naquele dia.