objetiva a unificação da escrita na comunidade dos países lusófonos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOVA ORTOGRAFIA Fique de.
Advertisements

REFORMA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Nova Ortografia da língua portuguesa
Grupo 2 MUDANÇAS NAS REGRAS DE ACENTUÇÃO:.
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
MUDANÇAS NO PORTUGUÊS DO BRASIL COMO ERA... COMO FICOU.
A Reforma Ortográfica - uma bagunça organizada!
A REFORMA ORTOGRÁFICA DA LÍNGUA PORTUGUESA
LÍNGUA PORTUGUESA ACENTUAÇÃO GRÁFICA 1º. ANO/ EM Maj Lilavati
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Acentuação 1.
O que propõe a reforma ortográfica
Reforma Ortográfica.
ACORDO ORTOGRÁFICO NOVAS REGRAS.
REFORMA ORTOGRÁFICA.
Em janeiro de 2009 entra em vigor o novo acordo ortográfico
ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa
Língua Portuguesa Profª. Valéria ACENTUAÇÃO
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
NOVA ORTOGRAFIA Orientações sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e a Nova Ortografia.
ACENTUAÇÃO GRÁFICA Prof. Alfonse Rabay.
O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Simplificando as diretrizes do novo acordo ortográfico da língua portuguesa José Geraldo Pereira Baião (Mestre em linguística pela UnB)
Nova ortografia da língua portuguesa
Acentuação Gráfica.
Colégio Santa Dorotéia Professora Fernanda Mello Ferrary
Acordo Ortográfico.
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
Sistema de Informação – Português Instrumental
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Ao utilizar o material, favor manter as informações autorais
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
By Professor Christiano
Acentuação Gráfica.
Profª Vera Cunha. Vigência Vigência – a partir de 1º de janeiro de Transição Transição – 4 anos, de 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de.
ACENTUAÇÃO – O QUE MUDOU
ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Cursinho Vitoriano Aulas de Gramática – tarde Profª Beatriz
Professora: Zenilda Gonçalves Martins
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
ACENTUAÇÃO GRÁFICA Prof. Alfonse Rabay.
MINICURSO Noções da nova gramática Profª. Msc. Rejane Marques.
Reforma Ortográfica.
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Reforma Ortográfica Desde o dia 1ª de janeiro de 2009 entraram em vigor no Brasil as novas regras ortográficas da língua portuguesa. Resultado de acordo.
Desafio Ortográfico Reforma Ortográfica.
Reforma Ortográfica GUIA PRÁTICO Por Juceli e Araci.
A Reforma Ortográfica - uma bagunça organizada!. A partir de 2008 deverá entrar em vigor a reforma ortográfica que torna a língua portuguesa um idioma.
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa PROF- OLAVO MARTINS ARI DE SÁ.
Rio sem discurso Um poema heraclitiano.
Novo Acordo Ortográfico Assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990.
Nova Ortografia Mudanças e Perspectivas
A Reforma Ortográfica - uma bagunça organizada! A partir de 2008 deverá entrar em vigor a reforma ortográfica que torna a língua portuguesa um idioma.
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
REFORMA ORTOGRÁFICA Elaborado por Andréia Armesto Serpa
Tipos de Acentos e Acentuação Gráfica
E.E.JOSÉ MARIA HUGO RODRIGUES PROFº.: EDUARDO LINGUA PORTUGUESA.
Acordo ortográfico da língua portuguesa. Pasquale Cipro Neto MEIA-SOLA ORTOGRÁFICA "Sou contra o acordo. Sei que isso é um tiro no próprio pé, pois, se.
Língua Portuguesa Acordo Ortográfico. Aspectos Positivos O Novo Acordo Ortográfico, em vigor desde janeiro de 2009, gera polêmica entre gramáticos, escritores.
A NOVA REFORMA ORTOGRÁFICA (DECRETO LEGISLATIVO Nº. 54)
Acordo Ortográfico. A partir de 2008 deverá entrar em vigor o acordo ortográfico que torna a língua portuguesa um idioma único em todo o mundo. Elas afetam.
A Reforma Ortográfica - uma bagunça organizada! Vá clicando...
ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA. OBJETIVOS DO ACORDO 1)Fixar e delimitar as diferenças entre os falantes da língua; 2)Criar uma comunidade com.
Mudanças no alfabeto O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w e y. O alfabeto completo passa a ser: A B C D E F G H I J K.
NOVOACORDOORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA. Antes era assim Agora... k, w e y não eram consideradas letras do alfabeto. Foram acrescentados ao idioma.
1ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Transcrição da apresentação:

objetiva a unificação da escrita na comunidade dos países lusófonos. REFORMA ORTOGRÁFICA Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa - em vigor no Brasil desde 1º de janeiro de 2009; objetiva a unificação da escrita na comunidade dos países lusófonos.

REFORMA ORTOGRÁFICA

REFORMA ORTOGRÁFICA Os países têm até 2012 para se adaptar às novas regras de ortografia, obrigatórias a partir de 2013 – por enquanto, as duas formas são aceitas. O que muda de verdade?

Você pensa que a reforma ortográfica é novidade? Saiba que não! HISTÓRICO Você pensa que a reforma ortográfica é novidade? Saiba que não! Os países de língua portuguesa já fizeram vários acordos para tentar unificar a escrita. O primeiro Acordo Ortográfico foi celebrado entre Brasil e Portugal em 1931, mas deixou muitas questões em aberto. No Brasil, esse acordo resultou no Formulário Ortográfico de 1943.

Histórico: HISTÓRICO Em 1945, houve a segunda tentativa de unificação. O Acordo se tornou lei em Portugal, entretanto não foi ratificado pelo Congresso Nacional Brasileiro, que manteve o Formulário Ortográfico anterior. Novos acordos entre Brasil e Portugal começaram a vigorar em 1971 e 1973, porém davam ênfase à alteração dos acentos gráficos, especialmente os diferenciais.

Histórico: HISTÓRICO Outros esforços dos dois países foram frustrados em 1975 e 1986, porque houve resistência na supressão do acento gráfico nas palavras proparoxítonas. Em 1988, foi elaborado o Anteprojeto de Bases da Ortografia Unificada da Língua Portuguesa, que resultou, em 1990, no Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O documento foi assinado em Lisboa por representantes oficiais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe.

HISTÓRICO Depois de conquistar a independência, Timor-Leste aderiu ao Acordo em 2004. No dia 29-09-08, o Presidente Lula assinou o Decreto nº 6.583/08, que aprovou o Acordo Ortográfico.

K, W, Y Na prática, as letras k, w e y são usadas em várias situações, como na escrita de símbolos de unidades de medida (Ex.: km, kg) e de palavras e nomes estrangeiros (Ex.: show, William)

TREMA Não se usa mais o trema, exceto em nomes próprios estrangeiros ou derivados, como por exemplo: Müller, mülleriano, Hübner, hüberiano etc. ANTES DEPOIS Cinqüenta cinquenta Freqüente frequente Qüinqüênio quinquênio Seqüência sequência Tranqüilo tranquilo

assembléia assembleia idéia ideia jóia joia colméia colmeia ACENTUAÇÃO Perdem o acento os ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba). ANTES DEPOIS assembléia assembleia idéia ideia jóia joia colméia colmeia estréia estreia platéia plateia apóia (v. apoiar) apoia apóio (v. apoiar) apoio

ACENTUAÇÃO Perdem o acento o i e o u tônicos nas palavras paroxítonas, quando eles vierem depois de ditongo. ANTES DEPOIS feiúra feiura baiúca baiuca Bocaiúva Bocaiuva

Ex.: tuiuiú, tuiuiús, Piauí. ACENTUAÇÃO Atenção: O acento permanece se a palavra for oxítona e o i ou o u estiverem em posição final (mesmo quando seguidos de s). Ex.: tuiuiú, tuiuiús, Piauí.

ACENTUAÇÃO Perdem o acento as palavras terminadas em êem e ôo(s). ANTES DEPOIS abençôo abençoo enjôo enjoo vôo voo crêem creem dêem deem dôo doo lêem leem magôo magoo perdôo perdoo

Ele foi ao Pólo Norte. Ele foi ao Polo Norte. ACENTUAÇÃO Perdem o acento diferencial as duplas: pára/para, péla(s)/pela(s), pólo(s)/polo(s), pêlo(s)/pelo(s), pêra/pera. ANTES DEPOIS Ele foi ao Pólo Norte. Ele foi ao Polo Norte. Ele pára o carro. Ele para o carro. Ele gosta de jogar pólo. Ele gosta de jogar polo. Comi uma pêra. Comi uma pera.

Permanece o acento diferencial: 1) Nas duplas: - pôde/pode ACENTUAÇÃO Atenção: Permanece o acento diferencial: 1) Nas duplas: - pôde/pode Ex.: Ontem, ele não pôde sair mais cedo, mas hoje ele pode. - pôr/por Ex.: Vou pôr o livro na estante que foi feita por mim.

Ex.: Ele tem dois carros. / Eles têm dois carros. ACENTUAÇÃO 2) No plural dos verbos ter e vir, assim como das correspondentes formas compostas (manter, deter, reter, conter, convir, intervir, advir etc.). Ex.: Ele tem dois carros. / Eles têm dois carros. Ele vem de Sorocaba. / Eles vêm de Sorocaba. Ele mantém a palavra. / Eles mantêm a palavra. Ele convém aos estudantes. / Eles convêm aos estudantes. Obs: * É facultativo o uso do acento circunflexo para diferenciar as palavrasforma/fôrma. Ex.: Qual é a forma da fôrma do bolo? * O circunflexo sai da palavra côa (do verbo coar).

ACENTUAÇÃO Perde o acento o U tônico das formas verbais rizotônicas (com acento na raiz) nos grupos que e qui/gue e gui. ANTES DEPOIS ele argúi ele argui apazigúe apazigue averigúe averigue obliqúe oblique

auto-retrato autorretrato anti-social antissocial HÍFEN Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com as letras r ou s, que serão duplicadas. ANTES DEPOIS auto-retrato autorretrato anti-social antissocial extra-regimento extrarregimento ultra-som ultrassom contra-regra contrarregra

Ex.: hiper-requisitado; inter-regional; super-resistente. HÍFEN Atenção: Mantém-se o hífen quando os prefixos hiper, inter e super se ligam a elementos iniciados por r. Ex.: hiper-requisitado; inter-regional; super-resistente.

antiinflamatório anti-inflamatório arquiinimigo arqui-inimigo HÍFEN Usa-se o hífen quando o prefixo termina com a mesma vogal que inicia o segundo elemento. ANTES DEPOIS antiinflamatório anti-inflamatório arquiinimigo arqui-inimigo microondas micro-ondas microônibus micro-ônibus

auto-escola autoescola contra-indicação contraindicação HÍFEN Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal diferente da que inicia o segundo elemento. ANTES DEPOIS auto-escola autoescola contra-indicação contraindicação extra-oficial extraoficial infra-estrutura infraestrutura semi-árido semiárido

Ex.: coocupante, cooptar. HÍFEN Atenção: Não se usa o hífen com o prefixo co, ainda que o segundo elemento comece pela vogal o. Ex.: coocupante, cooptar.

manda-chuva mandachuva pára-quedas paraquedas HÍFEN Não se usa hífen em palavras compostas que, pelo uso, passaram a formar uma unidade. ANTES DEPOIS manda-chuva mandachuva pára-quedas paraquedas pára-quedismo paraquedismo