A Prática da Educação Ambiental – dos princípios às atitudes

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1990.
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 .
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Passado por: Adaptado para slide por:
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-Entre - falou DEUS. Então, você gostaria de me entrevistar? -Se tiver um tempinho, disse eu. Sonhei que tinha marcado uma entrevista com DEUS. DEUS sorriu.
1. Levante com o Sol para orar. Ore sozinho. Ore com freqüência. O Grande Espírito o escurará você, ao menos, falar.
Transcrição da apresentação:

A Prática da Educação Ambiental – dos princípios às atitudes Prof. Dr. Valdo Barcelos – UFSM-PPGE-MOVER: Educação Intercultural e Movimentos Sociais-UFSC. vbarcelos@terra.com.br

“A situação de conhecer como se conhece é tradicionalmente elusiva em nossa cultura ocidental ...Geralmente nossa vida pessoal é cega a si mesma. É como se um tabu nos dissesse: é proibido conhecer o conhecer. Não saber como se constitui nosso mundo de experiências, próximo de nós, é uma vergonha. Há muitas vergonhas no mundo, essa ignorância está entre as piores” (Maturana, 1995:67)

“Não nascemos amando nem odiando ninguém em particular “Não nascemos amando nem odiando ninguém em particular. Como então aprendemos isso? Como o ser humano é capaz de odiar com tanta virulência, a ponto de destruir os outros, mesmo à custa de sua própria destruição na tentativa? Ele começa a aprender isso já na sua própria família?” (MATURANA, 1995:15)

“A aceitação do outro é aceitação do outro no presente – não é aceitação num sentido genérico, universal...Se estou com meu filho nos braços e estou pensando no que tenho que fazer para ganhar a vida, não estou com meu filho nos braços. A criança sabe disso, segura meu rosto e diz: “Mas papai, estou aqui com você!” (MATURANA, 2001: 97).

“Uma criança que cresce no respeito por si mesma pode aprender qualquer coisa e adquirir qualquer habilidade se o desejar” (MATURANA, 2002:12).

“A tarefa da educação escolar é permitir e facilitar o crescimento das crianças como seres humanos que respeitam a si próprios e os outros com consciência social e ecológica, de modo que possam atuar com responsabilidade e liberdade na comunidade a que pertencem” (MATURANA, 2002:13)

A competição exige que se queira derrotar o outro. Ela só ocorre quando isto for desejável. Somos levados a planejar essa competição. Tal fenômeno não se dá no âmbito biológico não-humano

Algumas Atitudes para mudar as Práticas de Educação Ambiental

Andar mais Andar mais devagar Andar mais distraído

Despreocupar-se Predispor-se Ter mais cuidado

Escutar mais Escutar a si próprio Escutar o outro Escutar o presente

Conversar mais Conversar mais devagar Conviver mais

Praticar a lentidão Cultivar o olhar Olhar devagar Olhar o presente Olhar como olhamos

Recolher-se Praticar o acolhimento

Cultivar a sensibilidade Buscar a delicadeza Buscar o singelo Buscar o detalhe

Deixar-se cativar

Praticar a responsabilidade consigo com o outro

Praticar o esquecimento Esquecer-se

Aprender a experiência Viver a experiência Cultivar a experiência

Cultivar a espontaneidade Julgar menos Desabituar-se

Ter atitudes

Buscar a felicidade! Não precisamos de filósofos gregos mortos, de psicanalistas ou de cientistas para ajudar a entender o prazer. Sabemos quando o sentimos...no toque, no sorriso, na delícia de um banho quente, na beleza de um por-do-sol...(Dalai Lama).