REUNIÃO PÚBLICA COM INVESTIDORES - Resultados do 2T07 - Apresentação: Sr. José Rubens de la Rosa - CEO Sr. Carlos Zignani - Diretor de RI Sr. José A. Valiati - Dir. de Controladoria e Finanças Sr. João Luiz Borsoi - Gerente de RI Porto Alegre, 8 de agosto de 2007.
Agenda Visão Geral Visão Setorial Desempenho Operacional Perspectivas Corporação Marcopolo
A EMPRESA
O QUE É A MARCOPOLO: Fundada em 1949 Área Construída Total Brasil e Exterior 225.000 m² Área Total Brasil e Exterior 1.888.000 m² Capacidade de Produção Brasil 75 un/dia Brasil e Exterior 110 un/dia Nº de Colaboradores 2T07 Brasil 9.353 Brasil e Exterior 11.240 Número de Fábricas Brasil 4 Exterior 5 Receita Líquida 2T07 R$ milhões 540,0 Lucro Líquido 2T07 R$ milhões 29,4 continua ... 4
Uma das maiores fabricantes mundiais de carrocerias Líder no Brasil com mais de 40% de participação de mercado Mundialmente uma das mais reconhecidas marcas do setor Tecnologia de fabricação de ponta Produção integrada de quase todas as peças Completa linha de produtos: rodoviários, urbanos, midi, micro e miniônibus 5
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
CORPORAÇÃO Comitês Acionistas Conselho de Herdeiros Conselho Fiscal Executivo Estratégias Conselho de Administração Auditoria Interna Comitês Auditoria e Riscos Auditoria Externa RH e Ética CEO Diret. Estratégia Novos Mercados & Marketing Negócio Ônibus (Caxias, Ciferal, Colômbia, México, África do Sul) Operações Internacionais (China / Índia / Rússia) Negócio LCV Negócio Plásticos Banco Moneo Diretoria de Controladoria & Finanças Diretoria de Administração Service Providers Negócios 7
LOCALIZAÇÃO GLOBAL … Golitsino - Rússia Coimbra - Portugal Changzhou - China Monterrey - México Bogotá - Colômbia Dharwad - Índia Rio de Janeiro - Brasil Johannesburg - África do Sul Caxias do Sul - Brasil Rio Cuarto - Argentina 8
PRESENÇA GLOBAL: 9
Linha completa de produtos Design próprio PONTOS FORTES: Tecnologia Linha completa de produtos Design próprio Processos/sistemas produtivos Comercialização/Logística Presença global: diversificação de mercados Produtos customizados Custos Competitivos Verticalização Recursos humanos/treinamento/motivação Economias de escala/grandes volumes continua ... 10
Filosofia de valor adicionado e Balanced Scorecard (BSC) Rentabilidade Filosofia de valor adicionado e Balanced Scorecard (BSC) Governança Corporativa Nível II Bovespa Conselho de Administração Comitês do Conselho de Administração Conselho de Herdeiros Código de Conduta Conselho Fiscal Desempenho (2002/2006): Aumento no Lucro Líquido: 2,5 vezes Aumento no Valor de Mercado: 2,8 vezes Valorização das Ações: 2,8 vezes 11
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO: RÚSSIA: mercado de ônibus Produção Total: 25.000 un/ano Produção RUSPROMAUTO: 18.500 unidades (entre 5 a 6 mil unidades de rodoviários usados são importados anualmente da Europa) Market Share RUSPROMAUTO: entre 70% e 75% (não inclui Vans) Dados da JOINT VENTURE Receitas: 2007 175 unidades US$ 15 milhões 2008 400/500 unid. US$ 40/50 milhões 2009 750/1.000 unid. US$ 80/100 milhões continua ... 12
ÍNDIA: mercado de ônibus 2006 Produção Total: 52.500 unidades Produção TATA Motors: 25.500 unidades Market Share TATA: entre 48% e 49% (Fonte: Tata Motors 2006 - Financial Statements - pg. 7). Dados da JOINT VENTURE Receitas: 2008 US$ 72 milhões 2009 US$ 140 milhões 2010 US$ 220 milhões 2011 US$ 275 milhões 2012 US$ 395 milhões 13
Agenda Visão Geral Visão Setorial Desempenho Operacional Perspectivas Corporação Marcopolo
PRODUÇÃO BRASILEIRA (unidades) e MERCADO EXTERNO (%): +3,6% +19,7% Fonte: Fabus/Simefre 16
MARKET SHARE NA PRODUÇÃO BRASILEIRA (%): (*) Fonte: Fabus/Simefre (*) Irizar, Maxibus. 17
Agenda Visão Geral Visão Setorial Desempenho Operacional Perspectivas Corporação Marcopolo
Composição da Produção Total PRODUÇÃO TOTAL (unidades físicas): Produção Total Composição da Produção Total +8,5% 17.000 16.456 15.670 ME +30,7% 4.590 3.871 3.513 MI 19
Composição da Receita Líquida Total RECEITA LÍQUIDA TOTAL (R$ Milhões): Receita Líquida Total Composição da Receita Líquida Total +14,3% 2.000,0 1.709,1 1.750,3 ME +29,0% 540,0 395,4 418,6 MI 20
Lucro e Margem Operacional LUCRO BRUTO, OPERACIONAL (R$ Milhões) E MARGENS (%): Lucro e Margem Bruta Lucro e Margem Operacional +28,2% +45,0% +36,2% +26,3% 21
EBITDA Ajustado e Margem LUCRO LÍQUIDO, EBITDA AJUSTADO (R$ Milhões) e MARGENS (%): Lucro e Margem Líquida EBITDA Ajustado e Margem +46,6% +36,7% +21,5% +50,2% 22
Endividamento Financeiro INVESTIMENTOS DE CAPITAL E ENDIVID. FINANCEIRO (R$ Milhões): Investimentos Endividamento Financeiro 157,4 152,6 110,3 86,5 19,2 Nota: = Segmento Financeiro = Segmento Industrial 23
MARCOPOLO NO NÍVEL 2 DA BOVESPA: Composição Acionária Marcopolo vs Ibovespa (Base em 30/06/2007) jun/06 set/06 dez/06 mar/07 jun/07 R$ 3,48 36.630 pontos R$ 7,32 54.392 pontos POMO4 = + 110,3% IBOVESPA = + 48,5% 24
RESULTADO CONSOLIDADO (R$ Milhões): 25
Agenda Visão Geral Visão Setorial Desempenho Operacional Perspectivas Corporação Marcopolo
Receita líquida: R$ 2,0 bilhões, crescimento de 14,3% sobre 2006. PERSPECTIVAS: Em face do atual desempenho da economia, dos negócios realizados no período de janeiro a junho de 2007 e o volume atual da carteira de pedidos que ultrapassam as expectativas, a Companhia alterou as previsões consolidadas do ano de 2007, para: Receita líquida: R$ 2,0 bilhões, crescimento de 14,3% sobre 2006. Produção física: 17.000 unidades, crescimento de 8,5% sobre 2006. 27
CENÁRIOS E VISÃO PARA O 2S07 PERSPECTIVAS: CENÁRIOS E VISÃO PARA O 2S07
Agenda Visão Geral Visão Setorial Desempenho Operacional Perspectivas Corporação Marcopolo
FÁBRICAS
CAXIAS DO SUL/RS - BRASIL ANA RECH CAXIAS DO SUL/RS - BRASIL 31
CAXIAS DO SUL/RS - BRASIL PLANALTO CAXIAS DO SUL/RS - BRASIL 32
DUQUE DE CAXIAS/RJ - BRASIL CIFERAL IND. DE ÔNIBUS LTDA. DUQUE DE CAXIAS/RJ - BRASIL 33
MARCOPOLO INDÚSTRIA DE CARROÇARIAS LTDA. COIMBRA - PORTUGAL 34
SUPERPOLO S/A - NOVA PLANTA EM BOGOTÁ 35
JOHANNESBURG – SOUTH ÁFRICA MARCOPOLO SOUTH ÁFRICA (PTY) LTD. JOHANNESBURG – SOUTH ÁFRICA 36
POLOMEX S.A. DE C.V. MONTERREY - MÉXICO 37
LINHA DE PRODUTOS
RODOVIÁRIOS
PARADISO 1200 PARADISO 1350 PARADISO 1800 DD PARADISO 1550 LD 40
IDEALE 770 VIAGGIO 1050 IDEALE 770 ANDARE 1000 (motor dianteiro) VIAGGIO 1050 IDEALE 770 (motor traseiro) ANDARE 1000 41
MULTEGO (México) 42
URBANOS
VIALE TORINO VIALE ARTICULADO 44
GRAN VIALE ARTICULADO GRAN VIALE 45
CITMAX 46
MIDI & MICROÔNIBUS
SENIOR MIDI 48
SENIOR TURISMO SENIOR URBANO 49
MINIÔNIBUS
(motor Euro III - mercado nacional) VOLARE W9 (motor Euro III - mercado nacional) VOLARE ESPECIAL (ambulância) VOLARE A5 (motor Euro II - modelo p/exportação) 51
www.marcopolo.com.br Carlos Zignani João Luiz Borsoi Contato - Equipe de RI: Carlos Zignani Diretor Relações com Investidores carlos.zignani@marcopolo.com.br Tel: (54) 2101-4115 João Luiz Borsoi Gerente Relações com Investidores joao.borsoi@marcopolo.com.br Tel: (54) 2101-4660 www.marcopolo.com.br 52
Importante: Nossas estimativas e declarações futuras têm por embasamento, em grande parte, expectativas atuais e projeções sobre eventos futuros e tendências financeiras que afetam, ou podem afetar o nosso negócio. Muitos fatores importantes podem afetar adversamente nossos resultados, tais como previstos em nossas estimativas e declarações futuras. As palavras “acreditamos”, “podemos”, “visamos”, “estimamos” e outras palavras similares têm por objetivo identificar estimativas e projeções. As considerações sobre estimativas e declarações futuras incluem informações atinentes a resultados e projeções, estratégias, planos de financiamentos, posição concorrencial, ambiente setorial, potenciais oportunidades de crescimento, os efeitos de regulamentações futuras e os efeitos da concorrência. Tais estimativas e projeções referem-se apenas à data em que foram expressas, sendo que não assumimos a obrigação de atualizar publicamente ou revisar quaisquer dessas estimativas em razão da ocorrência de nova informação, eventos futuros ou de quaisquer outros fatores, ressalvada a regulamentação vigente a que nos submetemos, em especial às Instruções CVM 202 e 358. 53