EXPANSIONISMO MARÍTIMO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS GRANDES NAVEGAÇÕES SÉCULO XV
Advertisements

A AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA
“OS REIS ABSOLUTISTAS QUERIAM CADA VEZ MAIS RIQUEZAS”
GRANDES NAVEGAÇÕES Busca de novas terras (expansão agrícola, extrativista e comercial) e riquezas (inexistentes ou raras na Europa) Burguesia – novos mercados.
EXPANSIONISMO MARÍTIMO
Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré Professora: Kátia Duarte
EXPANSÃO MARÍTIMA INTRODUÇÃO
A Expansão Marítima Navegando por Mares Desconhecidos.
3.1- Colônias no contexto mercantilista
Expansão Marítima Européia (Século XV)
Uma corrida em busca do enriquecimento através do comércio e da criação de colônias.
Por :Natania Nogueira Professora de História
MERCANTILISMO.
Aula, em PowerPoint, do capítulo 41 – A expansão Comercial e Marítima Européia. Conteúdo: Século XV: situação da Europa na época das Grandes Navegações.
O Expansionismo Europeu
A aplicação do Absolutismo e As Grandes Navegações
Expansão marítimo e comercial européia
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
Expansão ultramarina europeia.
Expansão Marítima Portuguesa Professor Ulisses Mauro Lima
TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO
As Grandes Navegações Durante os séculos XV e XVI, os europeus, principalmente portugueses e espanhóis, lançaram-se nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico.
A EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPEIA DOS SÉCULOS XV E XVI
As bases históricas do Subdesenvolvimento ( I )
COLÉGIO CEME Profº Bergson Morais Vieira Disciplina: História
Expansão marítimo-comercial ibérica
Capítulo 10 O mercantilismo e a colonização da América
Aula 1 – As Grandes Navegações
EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL EUROPEIA
Expansão Marítima Européia Professor Ulisses Mauro Lima
Aula 2 - Descobrimento e Período Pré-Colonial ( )
TRANSIÇÃO DO FEUDALISMO PARA O CAPITALISMO
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
Aula 2 – Conquista e Colonização do Brasil
Colégio Integrado de Campo Mourão Professor: Thiago Veronezzi
EUROPA ANTES DO BRASIL.
A Expansão Marítima Portuguesa
Antigo sistema Colonial
Expansão marítimo-comercial portuguesa
Expansão Marítimo-Comercial Européia
Expansão marítimo e comercial européia
A Expansão Portuguesa.
A EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL EUROPEIA
EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPÉIA
A Expansão Marítima Navegando por Mares Desconhecidos.
Formação do Reino de Portugal 1137
Expansão marítima.
ESTADO ABSOLUTISTA MERCANTILISMO
As Grandes Navegações Expansão Comercial e Marítima Européia
Expansão Ultramarina Européia
Expansão marítimo e comercial européia
Rotas das grandes navegações europeias do século XVI
Portugal nos Séculos XV e XVI
Expansão Marítima e Comercial
“Criação de Produções Multimédia com POWERPOINT”
Prof. Dr. Fábio Carlos da Silva
Grandes Navegações Cap. 11 P Conjuntura Proporcionante do Pioneirismo. O pioneirismo Português- Fatores A- localização geográfica: confluência.
Expansão Marítima Européia
Expansão Ultramarina Européia
AS GRANDES NAVEGAÇÕES Professora Elaine.
Expansão Comercial e Marítima Europeia
Expansão Marítima Européia
O sentido da colonização brasileira e as razões do êxito
A EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL EUROPEIA
Portugal e a Europa. A Europa Católica Desde a Idade Média a Igreja Católica havia consolidado seu predomínio sobre a Europa Ocidental Desde a Idade Média.
MERCANTILISMO – Aula 35. Com a Formação do Estado moderno, e rei tendo poder absoluto respaldado pela igreja católica, para proteger os interesses da.
A Europa e o descobrimento da América História da América Latina Professor Renato Carneiro.
IDADE MODERNA Prof. Iair MERCANTILISMO E EXPANSÃO MARÍTIMA AS GRANDES NAVEGAÇÕES OU EXPANSÃO MARÍTIMA: Definição: período em que as nações.
Prova de classe: Gabarito 4º bimestre 14/10/13. Questão 1º A No processo de expansão ultramarina, Portugal foi pioneiro na navegação pelo oceano Atlântico.
Transcrição da apresentação:

EXPANSIONISMO MARÍTIMO Os europeus motivados pelo desejo de expandir suas atividades comerciais, partiram pelos oceanos em direção a terras distantes e desconhecidas, tinham como objetivos ter acesso direto ao comércio de especiarias e descobrir terras produtoras de metais preciosos. Nesse tempo o comércio de especiarias era monopolizado pelos italianos, deixando insatisfeitas as burguesias dos demais países europeus, que em parceria com os Estados nacionais realizaram o Expansionismo Marítimo e Comercial Europeu.

A descoberta e ocupação de novas terras proporcionaram o desenvolvimento do sistema colonial, que devido às diferenças geográficas foi empreendido de forma diferenciada pelos países europeus, gerando diversificadas formas de colonização. Portugueses e espanhóis foram os que mais se destacaram nesse processo de Expansionismo e Colonialismo.

Para os povos que viviam nas áreas dominadas pelos europeus, além de milhões de mortos, suas formas de organização foram destruídas, e um novo modelo foi construído, para a tender a ambição dos europeus, dispostos a tudo para conseguirem metais preciosos e gêneros tropicais, que lhes proporcionassem bons lucros.

EXPANSIONISMO MARÍTIMO: O QUE É PRESCISO NAVEGAR ERA PRECISO. . . para descobrir um novo caminho. Cada instituição social, política e religiosa ( Estado/ burguesia/nobreza e Igreja) da época tinha um sentido para navegar.

O SENTIDO DE NAVEGAR Para o Estado teria como objetivo garantir e aumentar o seu poder. Para os burgueses tinha como objetivo garantir lucros. Para a nobreza tinha como objetivo conquistar honra lutando a serviço do rei. Para a Igreja o objetivo era conquistar para a religião as almas dos “infiéis” e pagãos.

CONSEQUÊNCIAS Queda do monopólio árabe-italiano no Mediterrâneo Transferência do eixo comercial Extremismo da população nativa Início da Revolução Industrial Início da revolução dos preços (Processo inflacionário da economia européia em relação à grande introdução de ouro e prata provenientes da América) 

TECNOLOGIA A partir do século XV as cidades marítimas desenvolveram ou apoderaram de instrumentos para a navegação em alto-mar (bússola, astrolábio, caravelas, quadrante, mapas) possibilitando essa grande aventura dos países ibéricos (Portugal e Espanha). Mas o grande responsável pelo sucesso da empresa foi o novo HOMEM, aventureiro e adequado a essa tarefa.

RAZÕES DO PIONEIRISMO PORTUGUÊS Formação precoce do Estado Nacional. Existência de uma poderosa e ambiciosa classe burguesa. Progresso náutico mais intenso com a presença da Escola de Sagres. Pobreza do solo. Situação geográfica favorável. País de formação cristã. Experiência com o mar, devido o exercício da atividade pesqueira.

CONSEQUÊNCIAS DO EXPANSIONISMO EUROPEU Distensão das rotas comerciais. Deslocamento do eixo econômico do Mediterrâneo para o Atlântico. A multiplicação das companhias de comércio. Aperfeiçoamento das instituições financeiras. Perda pelas cidades italianas do monopólio comercial oriental. Valorização do capital comercial.

Fortalecimento dos Estados Nacionais. Desenvolvimento do tráfico de escravos. Europeização das áreas conquistadas. Extermínio de milhões de índios. Grande acúmulo de capitais nas mãos da burguesia. Revolução dos preços do século XVI.

COLONIALISMO EUROPEU TIPOS DE COLÔNIAS: EXPLORAÇÃO E POVOAMENTO

COLÔNIAS DE EXPLORAÇÃO Estrutura econômica dependente, voltada para as necessidades do mercado externo. Predomínio do latifúndio e do trabalho compulsório. Monopólio do comércio colonial pela metrópole. Estrutura social hierarquizada, excludente em relação aos setores coloniais. Dominação política metropolitana centralizada.

COLÔNIAS DE POVOAMENTO Estrutura econômica autônoma e auto-suficiente. Predomínio de agricultura diversificada, realizada em pequenas propriedades. Desenvolvimento da produção artesanal/ manufatureira e do comércio. Trabalho livre e familiar, eventualmente a “servidão por contrato”. Estrutura social dinâmica e diversificada. Estrutura política autônoma: auto-governo.

COMPONENTES MATHEUS ROCHA MARCUS VINÍCIUS CALEBE PEIXOTO PEDRO GABRIEL JOÃO PEDRO